2

Como chegar em Phi Phi

Renata Campos | 9.3.17 |
dicas da tailandia


O título desse post bem que poderia ser: Como chegar no Paraíso!
Porque Phi Phi é o que afinal? Um paraíso, oras!

É bem verdade que a Tailândia tem outras tantas praias paradisíacas. Infelizmente, não consegui conhecer tudo. Longe disso, aliás. Além de Phi Phi conheci apenas Railay Beach, outra praia ali próxima e também paradisíaca. Mas já estou louca pra voltar e explorar melhor a região.

Como todo paraíso que se preze chegar lá não é tarefa das mais fáceis. Não que seja difícil, até porque tem várias outras praias tailandesas nas quais o acesso é bem mais complicado. Mas é meio chatinho e demorado, já que envolve vários meios de transporte: avião + carro/bus + barco. Ou você achou que era só pegar um avião e pronto? Nananinanão! Pra chegar ao paraíso é preciso um pouquinho mais de esforço.

Você já deu uma olhadinha onde Phi Phi fica no mapa? Então olha só a foto abaixo. Phi Phi é essa mini ilha no meio do mar de Andaman . Os aeroportos mais próximos estão em Phuket e em Krabi. Então, você precisa pegar um voo de Bangkok, ou qualquer lugar ali próximo, pra uma dessas 2 cidades e então pegar um táxi ou um ônibus e depois um ferry pra, aí sim, chegar em Phi Phi.

mapa de phi phi
Mapa de localização de Phi Phi

Considere gastar, no mínimo, umas 3 horas aí nessa brincadeira. Isso sem considerar o tempo de espera entre um transporte e outro! E nem o tempo do voo, claro! Portanto, não faça muitos planos para o dia de chegada e nem pro dia de partida, pois ele será praticamente perdido. Fique atento também aos horários dos voos para conjugá-los com os horários do ferry e evitar ter que passar uma noite desnecessariamente em Phuket ou em Krabi, caso não seja esse seu objetivo.

Abaixo, eu explico mais detalhadamente como chegar em Phi Phi a partir de PhuketKrabi e até mesmo Railay (que foi o que eu fiz) e Ko Lanta.


CHEGANDO EM PHI PHI A PARTIR DE PHUKET


Phuket é um dos destinos de praias mais famosos da Tailândia. Tem até aeroporto internacional! Ótimo, né? Mais ou menos... é que isso acaba atraindo gente demais e um público que não necessariamente está a fim de curtir um paraíso! Obviamente a concepção de paraíso pode ser bem diferente de uma pessoa pra outra, né? Mas é que um lugar com praias super lotadas de adolescentes bêbados à procura de festas loucas regadas a sexo (e prostituição), drogas e rock'n roll música eletrônica, está longe de ser um paraíso, pelo menos pra mim. Mas há quem goste, claro! E muita gente pelo jeito, já que a cidade vive lotada!

Eu sei que Phuket não é só isso, sei que tem praias mais afastadas que parecem ser bem mais bacanas. Mas eu li tantas coisas ruins sobre Phuket, que nem cogitei conhecê-la. E não me arrependo! Durante a viagem ainda topei com várias pessoas que estiveram lá e não curtiram muito o lugar. Todos foram unânimes em afirmar que Phi Phi dá de 10 em Phuket, em todos os sentidos! Dá uma lida também nesse post do Rafael do 360° Meridianos e nesse outro da Jéssica do Deixa de Frescura pra entender do que eu estou falando...

Mas se mesmo assim você ainda fizer muuuita questão de conhecer, ok. Vá lá e depois me conte o que achou. Conheci algumas (poucas) pessoas que gostaram de Phuket... apesar de terem preferido Phi Phi! Mas vai que você gosta também? Até porque não acredito que seja um lugar realmente ruim, claro! Só acho que se tem lugares melhores, porque perder tempo com algo mais ou menos? Por essas e outras, eu resolvi ir direto pra Phi Phi aproveitar tudo o que a ilha tinha de melhor pra oferecer, praias lindas e paradisíacas e ótimas festas (sem a prostituição escancarada de Phuket)!


Bom, então vamos considerar aqui que você está indo direto do aeroporto de Phuket, que situado mais ao norte da ilha, pra Phi Phi. Você terá que pegar um táxi ou um transfer (que deve ser previamente agendado) ou mesmo um ônibus (veja horários, preço e trajeto aqui) até os píers, que ficam bem mais ao sul da ilha. A viagem do aeroporto até lá dura de 1h a 1:30, dependendo do trânsito.

O Rassada Pier é o píer principal de Phuket. De lá saem ferries todos os dias pra Phi Phi nos seguintes horários: 08:30, 11:00, 12:20, 13:30 e 15:00. Existe também um outro píer secundário, o Sea Angel Pier que fica pertinho do Rassada e que tem apenas um ferry diário pra Phi Phi sempre às 08:30 da manhã.  Já no sentido contrário, os ferries saem de Phi Phi às 09:00, 11:00, 14:00 e 14:30 para o Rassada Pier e às 14:30 para o Sea Angel.

A viagem dura cerca de 2 horas e os preços variam conforme a embarcação e o horário. Nesse site você consegue checar os preços e ainda conseguir descontos se comprar antecipadamente. Mas fique atento pois existe uma taxa de emissão então pode acabar saindo até mais caro. Na alta temporada (novembro a março) existe também a opção de lancha rápida (speed boat) que gasta metade do tempo, mas também custa bem mais caro. Avalie, de repente pode ser uma boa opção.

como ir de phuket pra phi phi
Localização do aeroporto e dos píers de Phuket de onde partem (e chegam) os ferries pra Phi Phi


CHEGANDO EM PHI PHI A PARTIR DE KRABI


O aeroporto de Krabi é pequeno e recebe basicamente vôos de outras cidades tailandesas mas também de alguns países próximos como Cingapura e Malásia. Pra sair do aeroporto, existem as opções de táxi, transfer pré-agendado e ônibus. Os ônibus saem de acordo com os horários dos vôos e custam 150 baht (menos de 15 reais) para Ao Nang (1 hora de distância) ou 100 baht pra Krabi Town (45 minutos).

Veja ofertas de hospedagem em Krabi Town e Ao Nang.

Se você for ficar uns dias em Krabi pra explorar as praias da região, escolha o píer que fica mais próximo do seu hotel. Agora, se você está vindo direto do aeroporto, não tenha dúvidas, vá pra Krabi Town e de lá pegar um ferry pra Phi Phi. Além da viagem do aeroporto pra lá ser mais curta e mais barata, as opções de horário são maiores também. Saem ferries todos os dias às 9:00, 10:30, 13:30, 15:00 e 16:00 de Krabi Town em direção à Phi Phi (tem mais de um píer em Krabi Town, então fique atento, é o Klong Jilad Pier). E do Pier de Ao Nang existe apenas um ferry que sai às 9:30 da manhã. Já na volta, ele sai de Phi Phi às 15:30. Enquanto os ferries pra Krabi Town saem às 9:00, 10:30, 13:30 e às 15:30.

A viagem pode durar 1:30 ou 2 horas, dependendo do tipo de embarcação. Os preços em Krabi costumam ser mais em conta do que os de Phuket. Vale conferir antes os valores e os descontos nesse site. Mas é perfeitamente possível comprar os ingressos lá na hora mesmo e conseguir preços ainda melhores. Se for na super alta temporada, como eu (fui no réveillon),  o ideal é comprar a volta pra Krabi (ou mesmo pra Phuket) com um dia de antecedência pra não ter problema de não conseguir embarcar no horário desejado. Existem várias agências que vendem o ticket simples ou conjugado com o transfer pro aeroporto. Pesquise os valores, mas costuma ser vantajoso.

como ir de Krabi pra phi phi
Localização do aeroporto e dos píers de Krabi de onde partem (e chegam) os ferries pra Phi Phi


CHEGANDO EM PHI PHI A PARTIR DE RAILAY


Se antes (ou depois) de ir pra Phi Phi, você resolver passar uns diazinhas em Railay - como eu fiz e recomendo - saiba que existe um ferry que faz o transporte entre as 2 praias todos os dias. Eu tinha lido que pra ir de uma praia a outra era preciso voltar pra Krabi pra depois seguir viagem. Mas não tem nada disso! Tanto na alta quanto na baixa temporada, um ferry sai de Railay todos os dias em direção a Phi Phi às 9:45 e, no sentido inverso, às 15:30. A viagem dura em torno de 2 horas e custa 400 baht, o que dá uns R$36,00. Bom, pelo menos foi o que paguei em dezembro de 2016.


Agora vem a parte "com emoção" da história...rs. Na alta temporada (novembro a março) o ferry sai da praia (Railay West). Só que como ele é um barco grande e não existe píer ali, ele não conseguiria chegar até a areia sem atolar. Então, todo mundo sai da praia primeiro de long tail (aqueles barquinhos compridos de madeira e típicos da Tailândia) e, em alto mar, muda pro ferry! É isso mesmo! Ficam vários long tails parados ao redor do ferry, aí é só uma questão de equilíbrio pra você passar de um barco pro outro! É engraçado, mas super tranquilo. O pessoal do barco mesmo se encarrega das suas malas. Eu cheguei a tirar fotos e filmar todo o processo mas, como eu contei nesse post, meu celular morreu afogado em Phi Phi e eu perdi todas as fotos e vídeos que tinha feito com ele! 😥

na baixa temporada, o ferry sai e chega de Railay East, onde até existe um píer flutuante, mas acredito que o ferry não consiga chegar lá também não. O esquema deve ser semelhante ao que acontece em Railay West na alta temporada.

Ok, agora você já sabe que é possível ir de Railay pra Phi Phi (e vice versa) sem precisar voltar pra Krabi. Mas você deve estar se perguntando como chegar em Railay? O jeito mais fácil e rápido é via Krabi, uma vez que Railay faz parte de Krabi, mas está isolada da cidade por uma cadeia de montanhas. Dessa forma também só é possível chegar lá de barco. Mas é tão pertinho de Krabi que o transporte é feito de long tail mesmo e dura apenas uns 15 minutos. Mas dependendo de como for o seu roteiro, além de Phi Phi também existem ferries diários de Phuket e Ko Lanta pra Railay. Veja mais informações de preços e horários aqui.


CHEGANDO EM PHI PHI A PARTIR DE KO LANTA


E por fim, também existe a opção chegar em Phi Phi a partir de Ko Lanta, outra ilha que fica ali próxima. Todos os dias às 8h da manhã sai um ferry em direção a Phi Phi. Na alta temporada (novembro a abril) ainda tem um horário extra às 13h. Já de Phi Phi em direção a Ko Lanta, os ferries saem às 15h e na alta temporada também às 11:30. A viagem dura apenas cerca de uma hora.


E pra chegar em Ko Lanta, existem ferries diários que saem de Phuket e Krabi e também de Railay. Veja mais informações de preço e horários aqui.


CHEGOU EM PHI PHI?


Saiba que independente de onde você estiver vindo (Phuket, Krabi, Railay ou Lanta), irá desembarcar no pier de Tonsai que é bem central e próximo a tudo. Ainda no píer, você terá que pagar uma taxa de entrada de 20 baht (menos de 2 reais).

Ainda no pier, uma quantidade enorme de pessoas ficam esperando o ferry chegar com plaquinhas com os nomes dos hotéis. Procure pelo seu, se identifique e o cara irá de levar até lá ou, pelo menos, te indicar o caminho. A maioria deles fica ali no centrinho mesmo então você não terá dificuldade de achar o seu.


Já falei que Phi Phi não tem carro, não falei? Então, você terá que ir caminhando para o seu hotel mesmo, não tem outro jeito. Mas se você ficar em um hotel tão bem localizado quanto o que eu fiquei, o Panmanee Hotel, não terá que andar praticamente nada do píer até lá (veja a localização no mapa abaixo). Sem falar que o hotel é novíssimo e também fica próximo da praia, dos restaurantes, das lojinhas e das baladas! Melhor impossível! Phi Phi é bem pequena e, apesar das suas ruelas parecerem meio confusas num primeiro momento, rapidinho você já se acostuma e aprende a andar lá de olhos fechados. No post Como se locomover na Tailândia eu dou mais dicas de como fazer pra se virar em Phi Phi (e também em outras cidades tailandesas).

como ir pra phi phi
Mapa de Phi Phi
Em detalhe, localização do Píer, do hotel que me hospedei e da vilinha da cidade. 

De toda forma, na hora de fazer sua mala, tenha em mente que você não terá outra alternativa a nào ser caminhar (principalmente se for também pra Railay, onde as ruas são de areia). Em último caso, ainda é possível pagar alguém pra levar sua mala num carrinho de mão ou algo do gênero. E acredito que os hotéis mais chiques também tenham esse tipo de serviço. Maaas... eu sempre parto do pressuposto que você só deve levar o que consegue carregar. A mala tá pesada ou grande demais? Reavalie e refaça! Até mesmo porque você terá que pagar por todos esses ao voar com as low costs asiáticas. Falei mais sobre isso nesse post.

Alguns hotéis e resorts mais exclusivos ficam em Laemtong Bay, uma praia localizada no norte da ilha. Pra chegar lá, só mesmo de barco. Em alguns horários específicos, o ferry que chega em Tonsai, o píer principal de Phi Phi, vai depois também pra Laemtong Bay. Aí é mais uma hora de viagem até lá. Veja os horários aqui e se informe com seu hotel qual seria a melhor opção pra você.

Agora sim, já chegou e achou seu hotel! Ótimo! 
Então só te resta aproveitar o paraíso da melhor maneira possível! 😄
--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Oi, Rê. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natalie, tu joia!
      Que ótimo! :-)
      Obrigada mais uma vez!
      Bjs

      Excluir

Comente aqui