1

Roteiro de Viagem - Sudesde Asiático

Renata Campos | 9.2.17 |
Roteiro de Viagem Sudeste Asiático


Há tempos que eu vinha sentindo que a Ásia tava me chamando, sabe?! Rs. Falei isso várias vezes, com várias pessoas! Sonhei (acordada) com vários roteiros, com vários países diferentes, com várias possibilidades - é.. são muitos “vários” mesmo rs.

E foi nessa variedade toda que surgiu essa minha primeira viagem (de muitas, eu espero) à Asia! É porque eu já estou loooouca pra voltar e ver tudo o que ficou de fora do roteiro e até mesmo reviver alguns lugares pelos quais passei!

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho o costume de postar o roteiro das viagens que faço. Só que dessa vez minha ideia não era fazer um post com o roteiro geral da viagem, mas sim posts específico pra cada país. Só que tanta, mas taaaaaaaanta gente me pediu o roteiro dessa viagem que fui "obrigada" a escrever! haha

Antes de mais nada preciso confessar que esse não era exatamente o MEU roteiro ideal não! Se eu tivesse organizado tudo desde o início EU teria feito diferente. Mas é que eu caí num grupo já formado com um roteiro praticamente pronto. Um colega me chamou pra viajar com ele e alguns amigos. Fiquei meio receosa porque não conhecia ninguém além dele e de outra colega e também porque era um grupo grande, na época menos de 10 pessoas e eu já achava muita gente. Só que o grupo cresceu ainda mais e no final éramos 17! Isso mesmo de-zes-se-te pessoas!! Tinha pesadelos só de pensar como seria conviver tanto tempo (1 mês) com tanta gente!

roteiro de viagem Asia
Taí, todo mundo junto! Os 17 "viajeiros" em algum dos vários aeroportos pelos quais passamos! 

Só que minha vontade de conhecer a Ásia era tanta que resolvi encarar mesmo assim! Me joguei! Fui com um grupo enorme que eu mal conhecia pra fazer um roteiro que não era exatamente o que eu queria! Resultado? A viagem foi incrível! Muito mais do que eu imaginei que pudesse ser! E o mais bacana de tudo é que tive a oportunidade de conhecer lugares que não eram prioridade pra mim (como Cingapura e Malásia, por exemplo) e que, portanto, eu não colocaria no meu roteiro, mas que eu curti muito! Mas, principalmente, pela oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, o que só deixou a viagem muito mais agradável!

E eu descobri várias vantagens em se viajar com muita gente. Uma delas é que quase sempre eu encontrava alguém que queria fazer o mesmo que eu! E quando não rolava, eu fazia as coisas sozinha, de boa também!Assim, eu ficava transitando entre grupos maiores e menores de acordo com os interesses comuns. Até porque ficar todo mundo junto o tempo todo seria impossível e super estressante! Afinal de contas são expectativas, gostos, estilos de vida e de viagem, interesses, objetivos, idades, ânimo beeem diferentes! Mas o saldo foi super positivo!

Lógico que rolou uma afinidade maior com algumas pessoas do que com outras. Principalmente pelos interesses (e desinteresses) comuns e também pelo estilo de viagem! O engraçado é que parecia que já era amiga de longa data de alguns, rolou uma sintomia muito boa, uma amizade verdadeiramente sincera! Não tem nada melhor do que encontrar pessoas que compartilham a mesma paixão de viagens! Tanto é que outros planos de viagem já estão sendo colocados em prática! Adoro! rs

Como eu já disse, o roteiro não era exatametne o que eu sonhava (queria, pelo menos, Laos e Vietnã aí também) mas, hoje, eu já não mudaria praticamente nada nesse roteiro que fizemos! Se eu tivesse mais tempo, acrescentaria outros lugares, mas mudar mesmo, eu não mudaria! Acho que a viagem foi tão incrível que dá até dó de pensar em mexer! rs. O foco agora é voltar - logo, eu espero - pra visitar os lugares que ficaram de fora dessa vez.

Acho que já falei demais, né? Vamos ao que interessa, ao roteiro de viagem em si! Foram 30 dias de viagem passando 5 países, nessa ordem: Tailândia, Camboja, Cingapura, Malásia e Myanmar.


Mapa das cidades pelas quais passamos em cada um dos 5 países que visitamos

Voamos de Ethiopian Airlines! Era o melhor preço disparado na época que compramos! Nunca tinha voado com eles e achei bem bom! Não é assim a melhor cia aérea do mundo, mas está longe de ser ruim. Vale pelo custo x benefício!

O que fazer na Tailândia


A primeira coisa que você precisa saber sobre a Tailândia é que você vai se apaixonar e vai querer voltar pra lá outras vezes! E opções não vão te faltar! São inúmeros atrativos pra todos os gostos possíveis!! Gente, que país incrível! 

Escrevi um post com 15 coisas que você precisa saber ANTES de ir pra Tailândia. Leitura mais que essencial pra quem está programando uma viagem ao país! 

BANGKOK


Nosso 1° destino foi a capital tailandesa Bangkok, onde chegamos no meio da tarde do dia 24 de dezembro (2017)! Pros tailandeses, era um dia como outro qualquer, já que a imensa maioria do país é budista. Portanto, o Natal não significa absolutamente nada pra eles. Mesmo assim, reunimos nossas forças e saímos pra jantar. Afinal de contas, esse jantar seria nossa ceia de natal!

Um amigo meu que está morando na China, aproveitou uma folga no trabalho e foi pra Tailândia me encontrar (ou seja, durante uma semana fomos DEZOITO pessoas! rs). Ele chegou em Bangkok uns dias antes da gente e reservou o restaurante The Deck Bangkok que tem uma vista linda do Chao River e do Wat Arun, um dos principais templos da cidade, pra nossa "ceia" de natal!

Ficamos hospedados no Chern Hostel, um hostel boutique muito bacana e com ótimo custo x benefício.


Tivemos outros 3 dias inteiros na cidade o que eu, particularmente, achei pouquíssimo! Tivemos que fazer escolhas e eliminar muita coisa do roteiro, infelizmente. Acabamos focando apenas na parte antiga da cidade. Como era nossa 1ª vez na Ásia, quisemos priorizar os templos que seriam um grande diferencial pra gente.

Assim, conhecemos vários templos, dos quais eu destaco o Grand Palace e o Wat Pho. Se tiver pouco tempo e tiver que escolher, vá neles! Outros templos que eu também gostei bastante foram o Wat Saket (ou Golden Mount) e do Wat Benchamabophit (ou Templo de Mármore). Mas também merecem uma visita o Wat Ratchanatdaram, o Wat Traimit, onde fica o maior Buda de ouro maciço do mundo, o Wat Indra Viharn que tem um Buda de pé , o Wat Suthat que fica em frente ao The Giant Swing e o Wat Arun, o tal templo que fica do outro lado de rio e que fez parte da nossa vista durante o jantar de natal, todo bonitão e iluminado.

Templos em Bangkok Tailandia
Budas dourados no Wat Pho

Já como programas noturnos, eu destaco a famosíssima Khao San Road e sua vizinha Rambuttri. Além do Asiatique The Riverfront, pra se ter uma vista bonita do rio e claro, um rooftop. pra uma vista de toda a cidade. Eu visitei o Sky Bar, que é um dos mais famosos da cidade. Inclusive, fiz um post sobre ele, dá uma lida aqui.

Dentre os bate e volta a partir de Bangkok, a melhor opção, sem dúvida, é Ayutthaya, antiga capital tailandesa e hoje Patrimônio Mundial da Humanidade


AS PRAIAS TAILANDESAS


Optamos por dividir nossa estadia em 2 praias diferentes: Railay Beach e Ko Phi Phi. Tanto pra uma, quanto pra outra, a melhor maneira de se chegar a partir de Bangkok é voando para Krabi, cidade da qual as 2 praias fazem parte. De lá é preciso pegar um barco/ferry/catamarã/long tail/whatever. Veja mais detalhes nesse post.

RAILAY BEACH

Railay fica bem próxima de Krabi, coisa de meia horinha de long tail só. Tanto que muita gente prefere se hospedar em Krabi e fazer bate e volta! Apesar das opções de hospedagem serem menores e os preços maiores, preferimos ficar em Railay mesmo pra curtir melhor o lugar! E eu adorei!

Mas um pessoal do grupo não curtiu tanto, acho que pra eles o ideal teria sido ficar em Krabi mesmo. Ou nem isso! É que Railay é aquele tipo de lugar pacato, com muita natureza e pouca infraestrtura. Bem do jeitinho que eu gosto! Mas não é todo mundo que curte! Enfim, gosto é gosto...

Passamos 3 dias em Railay. Além das belas praias de lá, com destaque especial pra Pranang Beach, nós também fizemos passeios de barco para Hong Island e também um passeio chamado de 4 ilhas que incluem Tup Island, Chicken Island, Poda Island.

Ficamos hospedados no Viewpoint Resort que é um pouco antigo, mas nos atendeu muito bem. 


Pranang Beach. Railay Beach. Tailândia
A linda Pranang Beach, em Railay. Tailândia

KO PHI PHI


De Railay Beach pegamos um barco direto para Phi Phi. Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso voltar pra Krabi pra depois ir pra Phi Phi. Nesse post eu dei todas as dicas de Como chegar em Phi Phi.

Passamos a virada do ano em Phi Phi e achei bem legal. Rolou uma festa gratuita na praia, bem no estilo das festas de réveillon brasileiras mesmo. Com turistas pulando 7 ondinhas e tudo mais. Além disso, tiveram várias outras festas espalhadas pela ilha, muitos bares com música ao vivo e tudo mais. Bem animado!


Além de conhecer as praias de Phi Phi, nós também fizemos passeios de barco para Bamboo Island e pra Monkey Beach. Além da famosa Maya Bay, a estrela do filme "A Praia", que fomos 2 vezes. A 1ª vez num passeio que sai no fim do dia e pega a praia super vazia, apesar de sem sol, e de quebra ainda tem a opção de nadar com planctôns no cair da noite. E a 2ª vez contratamos um long tail (barco típico) privativo e saímos bem cedo pra tentar fugir das multidões. 

Nós ficamos hospedados no Panmanee Hotel que tinha sido inaugurado poucos meses antes.


Maya Bay, Phi Phi. Tailândia
A famosa Maya Bay, em Phi Phi, na Tailândia


NORTE DA TAILÂNDIA


Do sul da Tailândia voamos para o norte, onde passamos 3 dias em Chiang Mai e um dia em Chiang Rai. Em Chiang Mai ficamos hospedados no Mandala House, hotel super bem localizado, de onde podíamos fazer praticamente tudo a pé.


Chiang Mai também tem vários templos bacanas para visitar. Entre eles, o destaque vai pro lindo tempo dourado Wat Phratat Doi Suthep. Outros templos que valem a pena conhecer e ficam bem no centro da cidade, podendo ser visitado a pé, são Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh e Wat Sri Suphan,só pra cidade alguns. À noite a visita ao Night Bazar é uma ótima opção tanto pra comprar lembrancinhas, como pra provar a culinária local. 

Mas muita gente viaja pra Chiang Mai para visitar os "santuários" de elefantes. Sim, santuário entre aspas porque a esmagadora maioria deles, na verdade, são lugares onde os animais não são lá muito bem tratados. Por favor, não financiem esse tipo de "atração turística"! Até escrevi um post explicando Por que NÃO andar em elefante na Tailândia.

Elephant Nature Park, em Chiang Mai. Tailândia
Elephant Nature Park, em Chiang Mai. Tailândia

Pesquisem ao máximo o "santuário"que vocês irão visitar! Mas já adianto que o único que é recomendado por todas as associações internacionais de defesa de animais é o Elephant Nature Park e foi o que visitei! Nesse post eu conto como foi minha experiência: Elephant Nature Park - Como interagir de forma ética com elefantes na Tailândia.

De Chiang Mai, fomos para Chiang Rai visitar o famoso Templo Branco, que é lindíssimo (falei dele com mais detalhes aqui nesse post) Além desse templo também vale a pena conhecer o Templo Azul, o Templo Preto, o Big Buddha.  Por isso, eu sugiro passar ao menos uma noite lá. Assim, é possível conhecer com calma todos os lugares. Eu fiquei hospedada na fofa Na-Rak-O-Resort, uma pousada super gracinha, muito bem decorada, bem localizada e com preço ótimo.

Templo Branco. Chiang Rai. Tailândia
O lindíssimo Templo Branco, de Chiang Rai. 

Veja mais fotos da Tailândia no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendoaTailândia

Veja todos os posts sobre a Tailândia: RêVivendo a Tailândia


Nos despedimos da Tailândia com uma dorzinha no coração, querendo ficar mais e explorar mais desse país incrível (já falei que eu vou voltar, né? Pois é! rs)! Mas ao mesmo tempo cheios de expectativas para o próximo destino: o Camboja!


O que fazer no Camboja

SIEM REAP


No Camboja ficamos 3 dias e conhecemos apenas Siem Reap, a cidade base para conhecer a principal atração do país, as ruínas de Angkor, antiga capital do Império Khmer, entre os séculos IX e XV. O complexo de Angkor é enorme, tem cerca de 400 km² e você irá precisar de vários dias se quiser conhecer tudo! A maioria das pessoas se contenta em conhecer seu templo principal, Angkor Wat. O lugar é realmente impressionante e enorme! Mesmo tendo ficado lá algumas boas horas não conseguimos visitá-lo por completo! Para conhecer todo o complexo você terá que optar pelo ticket de 1, 3 ou 7 dias de visitação. Nesse post eu falo, com mais detalhes, do incrível complexo de Angkor Wat.

A grande maioria do nosso grupo comprou o ticket para apenas um dia de visita, eu comprei o de 3 dias e recomendo que façam o mesmo! Com um dia você irá conhecer Angkor Wat e também alguns outros templos. Mas tem tanto, mas tanto lugar legal lá que se você tiver tempo, recomendo que conheça o máximo possível! Caso contrário, vá um dia apenas e aproveite o máximo que puder! Se conseguir ainda ver o nascer e o pôr do sol, melhor! Terá uma experiência mais completa. Eu falei nesse post, como é o nascer do sol no Angkor Wat.

Angkor Wat Camboja
Alguns dos vários templos do Complexo de Angkor

Os templos mais próximos ficam a cerca de 7km da cidade, mas existem outros bem mais distantes, então você precisará de um transporte tanto pra chegar lá, quanto pra se locomover entre um e outro templo. Se tiver disposição, você pode alugar uma bike, ou então uma moto, mas já adianto que o calor é de matar (e olha que eu fui no inverno). Opções sem muito esforço seriam um tuk tuk ou uma van com ar condicionado que, obviamente é opção mais cara. Nós optamos pelo tuk tuk, pagamos 15 dólares pelo "carro", e o cara ficou por nossa conta o dia inteirinho! Contratamos o serviço com o pessoal que ficava em frente ao nosso hotel, o Tanei Boutique Villa (sugiro que façam o mesmo, negociem direto com eles pra ter certeza que eles ficarão com todo o dinheiro e o hotel não vai interceptar nada). 

O hotel era super bem localizado, pertinho do Night Market e da famosa Pub Street, a rua dos bares e restaurantes de Siem Reap. Uma parte do grupo ficou no Blossoming Romduol Lodge que funciona tanto quanto hotel, mas também como hostel com quartos compartilhados. Nós pagamos 26 dólares pelo quarto duplo no Tanei (o que deu mais ou menos 40 reais por cabeça por dia). O preço do Blossoming como hotel é basicamente o mesmo, a diferença fica nos quartos compartilhados que são mais baratos.


Tendo tempo e querendo fazer algo diferente que vá além dos templos, sugiro o passeio por Kompong Phluk, uma vila flutuante próxima a Siem Reap, pra conhecer um pouco da comunidade que vive, literalmente, dentro d'água. Lá você irá conhecer um pouco mais do Camboja real que inclui muita pobreza, mas muita gente simpática e com sorriso no rosto também! É uma experiência e tanto, pra fazer pensar e agradecer! Aproveite e vá no fim do dia pra assistir a um por do sol incrível!

roteiro de viagem sudeste asiático
Vila flutuante em Siem Reap

Ahhh e "detalhe" importantíssimo: brasileiros precisam de visto pra entrar no Camboja. Você pode tirá-lo na chegada mesmo ou então antecipadamente, pela internet, o que eu recomendo pra evitar filas. O site oficial é esse: www.evisa.gov.kh. O processo é rápido, fácil e super tranquilo!

Veja mais fotos do Camboja no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendooCamboja


O que fazer em Cingapura


Saímos de uma país paupérrimo como o Camboja e desembarcamos na rica Cingapura (ou Singapura, como queiram). Preciso nem dizer que foi um choque cultural, né?! Cingapura é uma cidade linda, moderna, limpa, um espetáculo! Bonito de se ver! À noite então a cidade se transforma! Não deixe de fazer um passeio de barco noturno se encantar ainda mais com a cidade, ela consegue ficar ainda mais linda! É de encher os olhos e cair o queixo!

o que fazer em cingapura
Cingapura; linda de dia e à noite!

Cingapura é conectada por linhas de metrô e é super fácil ir de um lugar a outro. Mas não deixe também de caminhar pela cidade, e apreciar toda sua beleza da região, tanto de dia quanto à noite, em especial ali pela área do Marina Bay, o hotel mais famoso de Cingapura! Não por acaso! É lá, no 57° andar, que fica a piscina mais alta do mundo! Simplesmente um escândalo essa borda infinita com vista da cidade! 😍

Bom, mas a piscina é exclusividade dos hóspedes do hotel! Nós, pobres mortais, se quisermos ter a vista lá de cima (sem a piscina, claro) temos que pagar 22 dólares de Cingapura, o que dá quase 50 reais. Se for subir - o que eu recomendo - deixe pra fazer isso no fim do dia pra ver o pôr do sol e a vista durante o dia e à noite! Vale a pena!

Vista de Cingapura
Vista de Cingapura do alto do Marina Bay

Aproveite que está por ali mesmo e, quando descer, conheça o shopping que faz parte do hotel! Um espetáculo! Tem até um riozinho que corre dentro dele onde é possível fazer um passeio de gôndola!  eu não sou muito fã de shoppings não mas, se tiver tempo, vale a visita! Fique de olho no horário pra não perder o show de luzes que acontece ali de frente ao hotel e ao shopping todos os dias às 20h, 21:30. Sexta e sábado anda rola uma sessão extra às 23h.

Outro lugar que merece uma visita durante o dia e outra à noite é o Gardens by the Bay. Vá primeiro durante o dia para passear por ali, subir nas SuperGrove Trees e visitar as estufas. E depois volte à noite para assistir ao show de luzes e som que acontece todos os dias às 19:45 e às 20:45. Outra opção noturna é a Clarke Quay, uma área super bacana e descolada, cheia de restaurantes, bares e baladinhas. É aqui que a noite de Cingapura acontece!


o que fazer em Cingapura
Gardens by the bay de dia e à noite!

Outros lugares interessantes a serem visitados na cidade são a China Town, que é super bonitinha, arrumadinha e tem uns templos bem bacanas e a Little India. Cingapura também tem uma versão da Universal Studios. Logicamente é uma versão menorzinha da original, mas uma parte do grupo foi e adorou as montanhas russas e os brinquedos! A Universal fica na ilha de Sentosa, que é outro lugar que muita gente vai pra passar o dia. Eu não fui porque não achei que seria lá muito interessante não!

Cingapura
Pelas ruas de Little India e China Town em Cingapura

Algumas pessoas (poderosas rs) do nosso grupo ficaram hospedadas lá no Marina Bay (depois eu conto tudinho aqui o que elas acharam de lá). Mas a maioria ficou no Hotel Boss, que não é aquele luxo todo do Marina Bay, óóóóbvio, mas que é bem bacaninha! Só achei o quarto um tanto quanto apertado, mas isso é o de menos! A cama era confortável, banheiro e chuveiros bons, hotel bonito, moderno, limpo, piscina boa e bem localizado. Caro pros padrões asiáticos, mas com um preço até bom em termos de Cingapura, onde tudo, principalmente hospedagem, é caro! Pagamos 100 dólares de Cingapura no quarto duplo, o que dá uns 110 reais por pessoa. Ainda teve parte do grupo que se hospedou no hostel Traveller@SG e ficou em quarto compartilhado pagando bem menos, claro!


Depois de Cingapura nosso grupão se dividiu. A maior parte do pessoal foi pra Hong Kong. E de lá voltaram pro Brasil. E eu segui viagem apenas com mais 5 meninas pra Myanmar. Mas antes, disso, fizemos uma escala de 20 e poucas horas em Kuala Lumpur, na Malásia.

Veja mais fotos de Cingapura no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendoCingapura



O que fazer na Malasia

KUALA LUMPUR


Nosso tempo na Malásia foi curtinho mas deu pra conhecer os principais pontos turísticos da capital Kuala Lumpur. Chegamos no fim da tarde, só deixamos as coisas no hotel e fomos conhecer o principal atrativo da cidade, as Petronas Towers! Liiiindas!

É possível subir até o topo, mas nós nos contentamos com a vista só de baixo! Quer dizer, na verdade, preferimos subir na KL Tower, outra torre famosa da cidade. Primeiro porque ela tem uma vista linda das Petronas e segundo porque lá tem um chão de vidro, na verdade é uma caixa toda de vidro e que é muuuito bacana!

Ainda não cansadas das Petronas, fomos até o Sky Bar, que fica no Hotel Traders, e tem uma vista ainda mais bonita das Petronas. Inclusive, se eu fosse você me hospedaria lá! rs. Imagina dormir e acordar com aquela vista maravilhosa? Sem falar que os hóspedes do hotel têm lugar reservado e privilegiado nas mesas do Sky Bar.

o que fazer em kuala lumpur
As lindas das Petronas Towers são o principal cartão postal de Kuala Lumpur

melhor vista das petronas towers
As Petronas Towers vistas de vários ângulos diferentes

Bom, mas eu mesmo fiquei hospedada no hotel China Town Inn que, como o próprio nome já diz, fica bem no meio da China Town. Taí o lugar pra você fazer compras na cidade! O hotel é bem simples, mas tem o básico necessário. E pelo precinho que nós pagamos (73 ringgits num quarto duplo, o que dá pouco mais de 25 reais por pessoa), super valeu a pena!



Na manhã seguinte, fomos conhecer outro importante atrativo da cidade: as Batu Caves, que ficam a cerca de uma hora de trem de Kuala Lumpur. O local é um templo hindu que fica localizado dentro de uma caverna. Pra chegar lá é preciso subir mais de 270 degraus que, aliado ao calor que faz por lá, deixa tudo ainda mais cansativo! Logo na entrada do local fica uma enorme e impressionante estátua do Deus Murugan (considerado o Deus da Guerra). Saiba mais sobre as Batu Caves, nesse post

roteiro de viagem asia
Batu Caves

Veja mais fotos da Malásia no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendoaMalásia


Da Malásia, então, partimos para o último país da viagem: Myanmar!


O que fazer em Myanmar


Myanmar, antiga Birmânia (ou Burma, em inglês) é um país que já estava fazendo parte do meu imaginário há um certo tempo! Eu me encantava pelas fotos e histórias de outras pessoas que haviam viajado pra lá! Como o país abriu para o turismo recentemente, eu estava muito curiosa pra conhecê-lo ainda sem a super influência devastadora do capitalismo selvagem! E foi uma experiência pra lá de enriquecedora! Autêntica, verdadeira, emocionante, simplesmente incrível! Não tenho palavras pra descrever os dias lindos que passei no país e o quão maravilhosas são as pessoas de lá! Nunca vi isso na vida! Dá até um aperto no coração quando eu lembro! Foi lindo!

YANGON


Nosso 1° destino foi Yangon, cidade que foi capital do país até 2006. Apesar de ser uma cidade grande, Yangon ainda conserva ares de pequena, com uma povo simples, simpático e super amigável. Visitamos vários templos e nenhum deles era exatamente uma atração turística. Aliás, vimos poucos turistas, a grande maioria das pessoas ali eram locais! Lembram que na Tailândia, Wat significava templo? Pois é, em Myanmar, eles são chamados de Pagodas, ou Pagodes.

A Nga Htat Gyi Pagoda, por exemplo, é um templo super tranquilo e pouquíssimo frequentado por turistas. Quase em frente fica a Chauk Htat Gyi Pagoda, templo famoso por abrigar o maior Buda reclinado do mundo! Sim, ele é maior (e também achei mais bonito) que o de Bangkok. No centro da cidade se destaca a Sule Pagoda com mais de 2 mil anos de existência!!!! Mas o grande destaque é a Shwedagon Pagoda, um dos templos mais impressionantes que vi em toda viagem! E olha que vimos foi templo, viu? O lugar é simplesmente maravilhoso! E tem uma energia incrível! Chegamos no fim da tarde e só saímos de lá quando a noite já tinha caído por completo! Vimos o local se transformando e ficando ainda mais surreal todo iluminado, à noite! Sugiram que façam o mesmo!

o que fazer em yangon
Templos de Yangon

Em Yangon ficamos hospedadas em hotéis diferentes, um no início da viagem e outro no final. É que como Bagan (a outra cidade que visitamos em Myanar), não tem voo internacional, tivemos que voltar para Yangon para sair do país. Então, passamos 2 noites no Merchant Art Boutique Hotel que tem uma vista liiiinda da Shwedagon Pagoda do terraço do hotel, onde fica um restaurante super bacana também! A diária num quarto duplo foi R$ 120, ou seja, R$60  por pessoa.

Quando voltamos, nos hospedamos no hostel Backpacker, que fica bem próximo (coisa de 2 quarteirões) da Sule Pagoda que também fica linda com a iluminação noturna. Nós ficamos num quarto quádruplo que era compartilhado mas fechamos só pra nós 4! E o bacana desse quarto é que as camas não eram um beliche tradicional. Pra ir pra cama de cima, havia uma escada de verdade! Muito bacana. E as camas eram bem confortáveis, o quarto limpo, com banheiro privativo e o preço excelente (16 mil kyats, ou 37 reais, pela cama).

BAGAN


De Yangon fomos para Bagan, cidade com mais de 2 mil templos (há quem diga que são 4 mil). Bagan é um daqueles lugares difíceis de explicar, só estando lá pra sentir! Não há foto, nem vídeo, nem palavras capazes de descrever o que vivemos lá! É surreal!

A cidade em si é pequena, simples e espalhada. Existem 3 áreas de hospedagem: Old Bagan, onde ficam os hotéis e resorts mais chiques e caros, Nyaung U, onde ficam os hotéis mais baratos e vários restaurantes e New Bagan, que é uma área intermediária e foi onde nós nos hospedamos. Ficamos no hotel The Floral Breeze e pagamos 60 dólares em cada quarto duplo o que (agora em janeiro de 2017), deu mais ou menos 95 reais por pessoa. Tinha até uns hotéis mais baratos, mas optamos em ficar em um que tivesse piscina. e que fosse bem localizado pra não ficar dependendo de táxi pra saira à noite, por exemplo.


Vi muita gente falando que o calor era tão insuportável que eles voltavam no meio da tarde pra descansar e só voltavam quando o sol abaixava, então um hotel com piscina era essencial! Mas nem usei, não fez esse calor todo não. Inclusive, à noite fazia até frio! Eu sei, fomos em janeiro, e janeiro é inverno por lá. Mas era inverno também em todos os outros países que passamos e mesmo assim fazia um calor absurdo! Enfim, independente da piscina, o hotel era bem bacana, bonito, confortável, café da manhã ótimo, pessoal simpático e também muito bem localizado! Dava pra ir a pé pra todos os restaurantes de New Bagan. E pra melhorar ainda tinha um local de aluguel de "bike elétrica" (que na verdade é uma motinha), bem em frente!

Gente, e o que dizer dessa motinha? 💓
Eu simplesmente ameeeeeeei explorar Bagan sobre 2 rodas! Achei tão, mas tão legal que eu poderia passar diiiiias assim sem me cansar! É uma sensação tão incrível de liberdade, sabe? Pra mim, não teve coisa melhor do que me "perder" pelas estradas de terras e ir descobrindo os lugares! Era cada templo mais diferente que o outro, um grandes, outros pequenos, uns super bem conservados, outros nem tanto, uns lotados, outros completamente vazios! Muuuito legal!

bike elétrica bagan
Explorando Bagan de "bike elétrica", vulgo, "motinha"
templos de bagan myanmar
Surra de templos em Bagan

Olha, se eu fosse você faria o mesmo! Alugava uma motinha e saía sem rumo pra desbravar Bagan! rs. Mas assim, eu sei que cada um é de um jeito! Algumas das minhas amigas não se sentiram tão à vontade assim nas motinhas como. Ficaram inseguras e não relaxaram muito! Uma delas, inclusive, travou! Tentou, tentou, mas não conseguiu de jeito nenhum sair do lugar! Foi frustante, coitada!

Bom, se você também não curte muito a ideia, outra opção seria alugar uma bicicleta comum mesmo. Mas aí eu já aviso: tem que ter disposição. As distâncias são um tanto quanto consideráveis, então pra quem não tem costume de pedalar pode ser cansativo! Sem falar que em alguns lugares a areia é fofa e dificulta bem (a motinha vivia derrapando rs)! E também é bom considerar o calor! Janeiro pode não ser tãoooo quente quanto os outros meses, mas faz um calorzinho, ainda mais debaixo do sol quente! Imagina nos outros meses? De toda forma, é uma das opções mais populares e eu vi muita gente pedalando por lá!

Quem não quiser esforço nenhum, também pode contratar um táxi. Dá pra fechar um dia com ele ou apenas pedir pra te levar e buscar em um lugar específico! Mas não dá pra rodar tudo lá de táxi, tem muito lugar que carro não vai, tipo as estradas de terra fofa que eu comentei! Aí só mesmo à pé ou de bike, seja comum ou elétrica. E existe também uma caminhonetezinha adaptada, tipo um pau de arara, que carrega turistas e locais pra lá e pra cá! Mas ele tem trajetos já definidos e só roda nas estradas mesmo. Então pra ir para os templos principais e/ou aqueles ficam na estrada ou próximos a ela, é de boa!

De outubro/novembro até o março/abril é a temporada de balões em Bagan. Se não tiver cacife, como eu não tive, pra andar de balão (algo em torno de 350 dólares), deixe a preguiça de lá e acorde cedo pra ver o sol nascer! Uma das cenas mais lindas que eu já vi na vida! É surreal a beleza daquele lugar pipocado de balões colorindo o céu! De chorar!

balão em bagan
O nascer do sol em Bagan! Surreal de tão lindo!

E pra fechar com chave de ouro, ainda tivemos a grande oportunidade de participar da cerimônia onde os meninos iniciam suas vidas como pequenos monges! Lindo presenciar um momento tão incrível e único como esse! Sorte enorme de estar no lugar certo, na hora certa! E o mais bacana de tudo é o quanto fomos bem recebidas! Os birmaneses são incrivelmente receptivos, simpáticos, carismáticos e tudo de melhor! Não bastasse o país ser tão lindo, seu povo consegue ser ainda mais maravilhoso!

o que fazer em Bagan Myanmar
Coisa mais maravilhosa esses meninos enfeitados


Veja mais fotos de Myanmar no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendoMyanmar

É por essas e outras que Myanmar vai ficar marcado pra sempre no meu coração! Que lugar especial, viu?! 💗

Ahhh.. faltou falar de uma informação importante: pra conhecer Myanmar, brasileiros precisam de visto. Ao contrário do Camboja, onde também é possível tirar o visto na chegada, em Myanmar você já precisa chegar com o visto. A forma mais fácil de tirá-lo é pela internet através do site evisa.moip.gov.mm. Antes mesmo de embarcar, a cia aérea já vai te pedir os documentos, visto, reserva de hotel e passagem de volta.

Falando nisso, fizemos os vôos  internos com a Air KBZ, uma das cias aéreas locais e, pelo menos quando eu estava programando a viagem, a única que tem um site que funciona (beeem mais ou menos e vive fora do ar, mas funciona) e onde é possível fazer a compra online. Parece que nas outras você precisa do intermédio de alguma agência local pra conseguir efetuar a compra.

Já os outros vôos que fizemos entre os países foram, na grande maioria dos casos, feitos pela AirAsia, uma das low costs mais populares da Ásia. Um ou outro vôo fizemos com outras cias aéreas mas, em geral, os preços da Air Asia eram imbatíveis. Só fique atento a bagagem não está incluída no valor da passagem. Só é permitido que você vá com uma mala de mão de até 7kgs. Acima disso e se quiser despachar, terá que pagar um valor extra que varia conforme o peso e o trajeto. 15kgs é um valor, 20kg é outro e por aí vai... (Pra saber mais, leia: Como se locomover na Tailândia).

Pra finalizar, só mais 2 dicas importantes:
  • Muita, mas muita gente costuma passar mal numa viagem como essa. Intoxicação alimentar é algo super comum e conheço várias pessoas que precisaram ficar internadas! Por isso, nem pense em viajar sem seguro viagem! Porque você nunca sabe se irá mesmo precisar ou não! Melhor não arriscar. Eu uso e recomendo os serviços da Real Seguro Viagem, que trabalha com as principais seguradoras do mercado.  
  • Eu passei todos os dias da viagem super conectada com o chip da Easy Sim 4You que funciona em mais de 140 países no mundo. Adquiri o chip aqui mesmo no Brasil e já cheguei lá com internet! Melhor coisa coisa que fiz! É libertador ter internet o tempo todo, não apenas para atualizar as redes sociais e manter contato com a família e amigos do Brasil, mas também para falar com as próprias pessoas que estão viajando com você. Como estávamos em um grupo grande, sempre nos separávamos para fazer coisas diferentes, e com internet era muito mais fácil combinar de nos encontrarmos. Além disso, é possível usar mapas pra se localizar e andar pela cidade, chamar táxi e Uber, procurar restaurantes, pesquisar algo no Google, usar o Skype pra fazer ligações, entre outras tantas coisas! A partir de agora, eu nunca mais viajo sem internet
Ufa...
Acho que é isso! Ainda tenho muuuuuuuuuita coisa pra contar e muitos detalhes e dicas pra dar! Mas se eu falar tudo aqui o post vai ficar ainda mais gigantesco! A ideia desse era apenas dar uma noção geral mesmo! Quem tiver dúvidas é só mandar aqui nos comentários mesmo!


Veja mais fotos do Sudeste Asiático no Instagram do blog @revivendoviagens
É só procurar pela hashtag #RêVivendoaÁsia


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Roteiro de viagem Ásia


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Um comentário :

  1. Linda a sua viagem!Love it!! Quanto custou por alto?
    Beijos
    Marcelina

    ResponderExcluir

Comente aqui