2

Onde se hospedar no Canadá?

Renata Campos | 18.9.13 |


* Minha estadia no Canadá foi parcialmente custeada pela Hostelling International do Canadá

Se tem uma coisa que eu sempre me preocupo muito, ao programar uma viagem, é com a hospedagem. Me recuso a pagar caro em um lugar que, geralmente, serve apenas para dormir e tomar banho. Acho desperdício total de dinheiro! Tendo uma cama confortável e um banheiro decente, tá ótimo! Não pago caro, só que não fico em qualquer lugar também não! Por isso mesmo é preciso muita pesquisa pra achar algo que tenha um custo x benefício bacana!

Gosto muito de ficar hospedada em hostel, adoro o clima de descontração que geralmente rola e a interação com outros viajantes. Como, geralmente, viajo com amigos, a gente acaba fechando um quarto privado. Mas se estou sozinha, como no Canadá, fico em quarto compartilhado mesmo. Assim dá pra economizar uma graninha e, geralmente, pra conhecer um pessoal legal também.

Seguro viagem geral 468x60

Quando eu estava programando minha viagem ao Canadá (veja aqui o roteiro que fiz), me deparei com os hostels da rede HI sempre nos primeiros lugares nos relatos que lia. Já fiquei hospedada em outros hostels da rede e sempre gostei muito! Sem falar que ainda rola um desconto pra quem tem a carteirinha de membro (saiba como fazer a sua aqui). Eu, como blogueira, tenho um desconto ainda maior, graças à parceria que da RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem da qual faço parte, com a Hostelling International. Mas isso, por si só, não me faria escolher um lugar pra ficar. Não basta ser barato e longe de tudo. Ou ter a localização perfeita, mas pecar na higiene. Certo?

Aí resolvi pesquisar melhor pra ver se eles atenderiam aos meus itens essenciais de uma boa hospedagem, que são: preço, localização, segurança e higiene. Os 2 primeiros itens podem ser facilmente checados na internet e os outros 2, dá tentar descobrir através dos relatos de outras pessoas que já se hospedaram no lugar. Por isso, sempre pesquiso antes em sites como, o TripAdvisor ou o Booking, por exemplo. Se tem comentários sobre sujeira ou falta de segurança no lugar, descarto na hora!  

Assim, acabei fechando com os hostels da rede HI em todas as cidades que eu passaria no Canadá: Toronto, Niagara Falls, Montreal e Quebec. Geralmente, quando faço uma boa pesquisa sobre hospedagem, antes de viajar, é difícil eu me decepcionar quando chego ao local. E dessa vez, não foi diferente. Minha experiência nos hostels da HI no Canadá foi ótima!! Não tenho nada a reclamar! Pelo contrário...


Quadro mostrando os 15 hostels que existem nos 2 estados que visitei: Québec e Ontario
PS: Esse quadro estava no hostel de Montreal, onde a língua falada é o francês, por isso o Aubergue com U! hehe

A estrutura de todos é ótima! O staff foi sempre muito atencioso e prestativo! Aliás, achei os canadenses super simpáticos e educados... ah e bonitos também, né? rs Tanto os homens, quanto as mulheres são lindos! 

Todos os hostels têm áreas de convivência bacanas, seja uma área de bar, ou de sofás, com sinuca, área interna ou área externa. Pra mim, uma das coisas mais bacanas dos hostels são essas áreas onde as pessoas interagem umas com as outras, coisa que a gente não costuma muito ver em hotéis. De vez em quando acontecem festas e churrascos nessas áreas ou nos bares que, em geral, são tudo de bom! 


Área de convivência interna do hostel de Toronto
Área externa do hostel de Niagara Falls
Terraço do hostel de Toronto com direito a uma bela vista da igreja de St James
Pátio interno do hostel de Quebec
Bar do hostel de Montreal

As cozinhas são totalmente equipadas e abertas a todos. Então, pra quem quer economizar ainda mais, rola comprar umas coisinhas e fazer sua própria comida. Mas todos eles têm, também, um restaurante e/ou um bar com comidinhas delícia e com ótimos preços. Eu provei vários pratos e sanduíches e aprovei todos! rs


Bar e restaurante do hostel de Toronto
Dois deliciosos pratos do hostel de Toronto.
Hostel Canadá
O restaurante e a cozinha do hostel de Quebec.
Armário para guardar comidas e geladeira comunitária do hostel de Montreal

Há também atividades diárias programadas que incluem visitas guiadas a pontos turísticos das respectivas cidades e também aos bares, o famoso pub crawl (algo como uma "maratona" de bares). É só ficar de olho nos painéis da recepção e colocar seu nome na atividade que desejar.


Programação semanal do hostel de Toronto.

Outras facilidades como wifi grátis e computadores para uso dos hóspedes, aluguel de bike, máquina de snacks, chocolates, e água,venda de ingressos para atrativos turísticos e tours para locais próximos também estão disponíveis. 


Computadores e área de wifi no hostel de Toronto.
    
Aluguel de bike
Máquina de snacks que quebra um galhão

Os quartos eram bacanas, alguns maiores, outros menores. Eu fiquei em quartos de 4 ou 6 pessoas, mas existem quartos para mais pessoas também. Particularmente, prefiro quartos menores. Quanto menos gente, menor é a chance de bagunça ou confusão, né? Mas em compensação, os preços são inversamente proporcionais ao tamanho do quarto, ou seja, quanto maior o quarto, menor o preço.

Quarto com 4 camas no hostel de Montreal
Quarto com 6 camas no hostel de Niagara Falls

Todas as camas (e os travesseiros) que dormi, seja na parte de cima ou de baixo do beliche, eram confortáveis, nada a reclamar! E eu sou chata pra isso, hein? Os beliches eram de muito boa qualidade também, super firmes e não balançam quando a pessoa subia! As camas tinham luz individual pra leitura e também uma prateleirinha que eu achei bem bacana, especialmente pra quem está na cama de cima do beliche deixar coisas como celular, óculos, água, etc.

Alguns quartos tinham ar condicionado, outros só ventilador mesmo. Mas não tive nenhum problema com relação à temperatura. Quanto ao barulho, também foi tranquilo. Mas, eu não viajo sem tampão de ouvido e de olho. Claridade e barulho são duas coisas que me incomodam MUITO! 

Detalhe da luz de leitura e da prateleira que ficavam acima de cada cama.

Todos os quartos tinham armário individual também. A maioria era pequena e não cabia a mala, mas dava pra guardar as coisas mais importantes como documentos e eletrônicos e a mochila ficava no chão mesmo. 

Lockers individuais

Assim que você faz o check in, você já recebe o número ou a letra da cama que irá ocupar e sua roupa de cama e banho. É, você mesmo terá que arrumar sua cama, mas assim você tem certeza de que é tudo limpinho, né?

Você também irá receber os tickets que te dão direito ao café da manhã, não os perca! rs. A maioria dos hostels trabalha com o sistema de buffet, onde você mesmo se serve. Mas, em Toronto, há um cardápio no qual você escolhe uma das opções disponíveis.

Ticket para o café da manhã do hostel de Montreal
Um das opções do café da manhã do hostel de Toronto: Pão de forma torrado com bacon,
ovo, batatas assadas e.. feijão (só não me pergunte o que ele está fazendo lá! rs). 
Café da manhã de Quebec no esquema de buffet

Você receberá, ainda, um cartão magnético que será sua chave tanto para entrar no quarto, quanto para entrar na área dos quartos, onde há uma porta (onde você deve passar o cartão pra entrar) que a separa a recepção. E, no caso de Toronto, essa cartão também é usado para chamar o elevador.
Assim, só entra mesmo no hostel que está hospedado lá!

Cartão-chave que dá acesso às dependências dos hostels da HI no Canadá
Portas que separam a recepção das áreas comuns e dos quartos nos hostels de Montreal e Toronto. 

Em alguns hostels, o banheiro era dentro do quarto e, em outros, fora. Os banheiros dentro dos quartos geralmente são bem pequenos. Mas, pelo menos, a pia fica do lado de fora. Assim dá pra mais de uma pessoa usar o banheiro ao mesmo tempo. 

Banheiro do quarto do hostel de Toronto

Já os banheiros compartilhados eram do tipo vestiário, vários chuveiros e várias privadas individuais. Seja qual for o tipo de banheiro, eram todos bem limpos e com chuveiros bons. Nada a reclamar!

Banheiro compartilhado do hostel de Niagara Falls

E, por fim, mas não menos importante, muito pelo contrário, a localização. Esse é, inclusive, o item pelo qual eu, geralmente, começo minha pesquisa por hospedagem. E no Canadá não seria diferente! Em Toronto e Montreal, procurei lugares que ficassem em locais centrais e próximos ao metrô. Assim, não perderia muito tempo, e nem dinheiro, com descolocamentos. Em Quebec e Niagara Falls, não existe metrô, mas os hostels também são muito bem localizados. 

Enfim, num balanço geral, gostei bastante de todos os lugares que hospedei. Fiquei bem satisfeita com a estrutura física, as acomodações, o atendimento, a comida e as facilidades em geral. 

E além desses, o Canadá tem outros tantos hostels, como vocês podem ver na foto abaixo. Se todos eles seguirem o mesmo padrão dos que eu me hospedei, podem ficar lá sem medo!!

Hostels da rede HI no Canadá


  • Informações utéis:


TORONTO
HI-Toronto Hostel
Endereço: Church Street, 76. Toronto
Reservas: www.booking.com/hostelling-international-toronto

NIAGARA FALLS
Hostelling International Niagara Falls
Endereço: Cataract Avenue, 4549. Cataratas do Niágara

MONTREAL
HI-Montreal Hostel
Endereço: MacKay, 1030. Montreal

QUEBEC CITY
Auberge Internationale de Quebec
Endereço: Ste-Ursule, 19. Cidade de Quebec

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Renanta,

    Olha eu agora aqui, rs

    to interessado em ficar no Hi, devido ao seu relato, mas vou comprar uns 2 PS4 pra trazer pra ca, vc acha arriscado dividir o quarto com mais 3 e comprar algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marcus,
      Particularmente, eu nunca tive nenhum problema não. Mas acho que é normal ficar com receio mesmo.
      Bom, mas você terá um armário só pra guardar suas coisas. Então, acho que se você não ficar dando mole nem nada, não tem problema não! Só não esqueça de levar cadeado!
      No mais, relaxe e aproveite a viagem e a hospedagem!

      Excluir

Comente aqui