5

Roteiro de Viagem pela Costa Leste Canadense

Renata Campos | 22.8.13 |
Canada

Confesso que o Canadá nunca esteve na minha lista de prioridades! Talvez porque sempre o tenha associado ao frio e não sou lá muito fã de frio! Mas, de uns tempos pra cá, fui me deparando (e me empolgando) com várias coisas sobre o verão canadense. Ai, resolvi incluir o Canadá na viagem que estava programando para o México e Estados Unidos em julho desse ano. Assim já faria toda a América do Norte de uma só vez!


Depois de conseguir o visto (contei como é todo o processo online aqui: Como tirar o visto para o Canadá), comecei a programar a viagem. Optei pela parte leste mesmo, que já tava ali pertinho de Nova York, o primeiro destino da minha viagem. Eu até queria conhecer mais lugares, mas o tempo era curto! Tinha apenas 10 dias e os dividi da seguinte forma: 3 dias em Toronto, 1 em Niagara Falls, 3 em Montreal e 2 em Quebec. No fundo achei meio corrido, mas deu pra conhecer praticamente tudo o que eu queria. 


TORONTO


Cheguei no Canadá por Toronto, a maior das 4 cidades canadenses que eu visitaria! E a escolha não foi por acaso. Como já falei outras vezes por aqui eu prefiro as cidades menorzinhas. Então, comecei pela cidade grande e fui "diminuindo" as cidades durante a viagem. A ideia era deixar o melhor pro final. E foi bem assim mesmo. Minha escala de "gosto" foi crescendo à medida que as cidades iam diminuindo. Assim, posso dizer que gostei de Toronto, adorei Montreal e amei Quebec!! Bom, e Niagara Falls é um caso à parte, porque tem as cataratas e só! Aí não dá muito pra competir com o restante!

Em Toronto, eu comprei o City Pass e visitei os 3 principais atrativos dele (a CN Tower, a Casa Loma e o ROM) mais nada! Dei até uma passeada pela cidade e tal, mas nada demais! Primeiro porque cheguei em Toronto morta!! Os dias anteriores (e, principalmente, a noite anterior) em Nova York foram pesados. E segundo porque o tempo não estava bom, de uma hora pra outra começava a chover!! Aí a preguiça da chuva e, principalmente, o cansaço batiam forte!


CN Tower quase nem aparece no tempo nublado e chuvoso de Toronto.
Roteiro Canadá
Os 3 principais atrativos de Toronto: CN Tower, Casa Loma e o ROM (Royal Ontario Museum)

NIAGARA FALLS


Ao invés de fazer apenas um bate e volta pra Niagara Falls, como a maioria faz, eu fui por conta própria e passei uma noite lá. E recomendo! Dessa forma eu consegui fazer todas as atrações do lugar e ainda tive a oportunidade de ver as cataratas iluminadas à noite e o show de fogos que acontece toda sexta e domingo, no verão. Fui pra Niagara de trem e voltei, no dia seguinte de ônibus. Comprei os dois na hora mesmo e foi super tranquilo.

Outra opção é alugar um carro para conhecer não só as cataratas, como também outras cidades e atrações próximas. A Mirela, do blog Viajoteca, fez isso e escreveu esse post Roteiro de 1 dia em Niagara Falls contando os detalhes.


Roteiro Canadá
Niagara Falls
Roteiro Canadá
Niagara Falls à noite: as cataratas iluminadas e o show de fogos

De Niagara voltei pra Toronto e fiquei mais um dia por lá. E então fui pra Montreal. Fiz a viagem de trem e vou te falar que se eu pudesse só andava de trem. Mas queria trens como esses do Canadá, super confortáveis (dá de 10 em qualquer ônibus ou avião), pontuais, limpos, seguros e menos burocrático também, é só chegar uns 20 minutinhos antes e embarcar. E as malas já ficam num compartimento na saída do vagão, aí é só pegar a mala, descer e pronto! Ah.. e ainda tem wifi grátis! Melhor impossível!

Melhor forma de viajar pelo Canadá? De trem, com toda certeza!

MONTREAL


Sai de Toronto debaixo de chuva e cheguei a Montreal com um sol lindo! De cara já simpatizei com a cidade. Montreal é uma cidade grande, mas é mais acolhedora do que Toronto. E Old Montreal, a parte antiga da cidade, é super charmosa! Vale um dia, ou até mais se tiver tempo, só pra ficar rodando por lá, pelas ruazinhas cheias de bares, restaurantes e lojinhas, pelas igrejas (a catedral de Notre Dame é sensacional) e pelo velho porto também.

Além disso, também visitei o Biodome, o Parque Olímpico, o Planetário e o Jardim Botânico. Fica um ao lado do outro e comprando ingresso para todos rola um descontinho. E, no último dia, fui à Biosphere. E por fim visitei o Mont Royal, local que deu nome à Montreal e de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.


Roteiro Canadá
Catedral de Notre Dame em Montreal, lindíssima!
Roteiro Canada
O Complexo do Parque Olímpico com a Torre de Observação, o Planetário, o Biodome e o Jardim Botânico.

Biosphère de Montreal

Ahh e uma coisa bem bacana que acontece em Montreal, no verão, são seus festivais diversos, de música (jazz, eletrônico, etc), de circo, de teatro, de dança, de moda, de esportes, de tudo! O verão ferve em Montreal!! Enquanto eu estive, rolou o Montreal Complètement Cirque, um festival de circo muito bacana com vários espetáculos em vários lugares da cidade. E o melhor, muitos deles de graça! Eu assisti a dois e amei!

Roteiro Canada
Espetáculo Babel, numa das praças de Montreal

QUEBEC CITY


De Montreal fui pra cidade de Quebec City, de trem novamente, claro! E o que posso dizer é que me apaixonei à primeira vista pela cidade! Quebéc é super gracinha, cada rua mais charmosa que a outra, cheia de prédios históricos, restaurantes bonitinhos, tudo lindo!! I

sso, por si só, já tornaria a cidade inesquecível!! Mas pra deixá-la ainda melhor, em julho acontece o Festival de Verão de Quebec, com vários shows de música, espetáculos de teatro e circo... e com direito a Cirque du Soleil DE GRAÇA!! Aliás, o festival quase todo é inteiramente grátis!! Bacana demais!

Roteiro Canada
Festival de Verão de Quebec. Delícia! 

Quebec é pequenininha, dá pra conhecer tudo a pé, subindo e descendo suas ladeiras pra visitar a parte baixa e alta da cidade. E, nesse sobe e desce, a cada esquina ou a cada praça, a gente se depara com uma apresentação rolando por ali. Uma delícia!! E depois de apenas dois dias, mas muitíssimo bem aproveitados, fui embora de Quebec com uma dor no coração, querendo ficar mais um pouquinho. Mas também com a certeza de que um dia eu voltarei! Ah voltarei..


Roteiro Canada
Quebec é uma graça! Amei!

Depois de 10 dias viajando sozinha pelo Canadá, fui pro México encontrar com minhas amigas pra mais 18 dias de viagem! Mas isso já é assunto pra outro post!! Aguardem!





--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!





✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

5 comentários :

  1. Que legal sua viagem pelo Canadá!!! Eu sou suspeita pra falar, né?
    Você que gosta de cidade pequena, acho que iria gostar de Ottawa :) ... peninha que não deu tempo.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh pois é, tentei de todas formas ir pra Ottawa, mas não deu! Ficaria corrido demais! Pena!
      E pena também que não deu pra gente se encontrar, né? Quem sabe na próxima? ;-)
      bjos

      Excluir
  2. Anônimo16.1.15

    Olá Renata, estou seguindo seus passos e tirando meu visto online. Devo fazer Vancouver/Victoria/Calgary, lado oeste do Canadá. Estou pensando em levar uma quantia de dólar e uma quantia em Real, tem como trocar Real por dólar canadense em Valcouver ? Acredito que sim. Devo usar o couchsurfing, para ter contato com nativos de lá e economizar também, rsss :) :)

    Abçs, Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, tudo bem?
      Não fui à Vancouver e também não troquei real em nenhum lugar do Canadá, então não sei te dizer ao certo! Mas uma coisa é fato, quando viajamos para países onde o dinheiro é mais valorizado que o nosso, o ideal é trocar dinheiro no nosso país e não no destino, já que a cotação lá será sempre pior!
      E outra, não teria assim tanta certeza que será fácil encontrar reais com facilidade não, viu? Já que não é uma moeda muito comum por lá. Maaass...
      Já que vai ficar em couchsurfing, dá uma olhada com ele/ela a respeito disso! ;-)
      Boa sorte e aproveite muito o país!

      Excluir
  3. Olá renata!! Usei muito de suas dicas para programar meu roteiro no chile ano passado e cá estou novamente para programar o roteiro do Canada!! Me tire uma dúvida, as passagens de trem entre TOR x MON x QUE você comprou com antecedência ou na hora??

    Abs e mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Comente aqui