2

A Praia do Forte e o Projeto Tamar

Renata Campos | 26.2.14 |

A Praia do Forte é uma vilazinha baiana super charmosa que fica a cerca de 80km de distância da capital. Devido à proximidade, é muito frequentada pelos moradores e turistas de Salvador, especialmente aos finais de semana, que é quando a lugar ferve de gente em busca de festas e shows. Mas se a ideia é algo mais tranquilo, com menos gente e sem badalação noturna (no máximo, alguns restaurantes com música ao vivo), então o ideal é ir durante a semana.

Só fui conhecer a Praia do Forte agora, em janeiro de 2014. Mas o que me motivou a ir até lá não foram as festas, nem as praias ou as piscinas naturais. Lógico que tudo isso vem muito a calhar, também! rs. Mas o que eu queria mesmo era conhecer a maior base do Projeto Tamar do Brasil!! Sonho antigo da época de faculdade quando eu estagiei, por 3 meses, no Tamar de Dunas de Itaúnas, no Espírito Santo. Desde então, sempre que vou a algum lugar que tenha uma base do Tamar, eu faço questão de visitá-la e matar um pouquinho das saudades dessa época boa da minha vida e das "minhas" tartaruguinhas lindas! 

Aí, dessa vez, aproveitando a viagem programada para Morro de São Paulo e Boipeba e do fato que teríamos que passar, pelo menos, uma noite em Salvador pois chegaríamos à noite, resolvemos ficar 2 noites na Praia do Forte (saiba aqui como chegar até lá). Nos hospedamos no Praia do Forte Hostel que, além de ser uma ótima opção e super em conta, também oferece entrada grátis pro Projeto Tamar, assim como em outros atrativos!  Mas como chegamos lá de madrugada, tivemos apenas um dia para aproveitar o lugar. Então, não deu pra conhecer muita coisa. Nem mesmo nas famosas piscinas naturais nós fomos, pois a maré não estava favorável. Mas conhecemos o essencial: a praia e o Projeto Tamar. 

A praia da Praia do Forte na maré alta, quando chegamos pela manhã, e na maré baixo, no meio da tarde. 

A base da Praia do Forte é, sem dúvida, a maior e mais linda que já visitei! Fiquei encantada com a variedade de coisas! São muitos tanques com tartarugas filhotes, adultas e de mais de uma espécie! Além das tartarugas, há tanques com outros animais marinhos também, como raias e tubarões. 


Existem também alguns lugares temáticos onde se tratam de temas específicos como o trabalho de proteção e manejo das tartarugas marinhas. Há um tanque em formato de barco, onde há demonstração de ações referentes à captura incidental de tartarugas pela pesca. Muitas atividades têm dia e horário programados, como o Submarino Amarelo (um lugar escuro onde estão expostos alguns peixes abissais) e as alimentações dos animais nos tanques. É só ficar de olho no horário e nas placas com a programação. 


No cercado de incubação, por exemplo, pode-se aprender sobre como é o trabalho de campo dos biólogos e veterinários do Tamar. É lá que ficam os ninhos de tartarugas que foram resgatados das áreas de risco próximas à Praia do Forte. Um dos pontos altos pra quem visita qualquer base do Tamar são as famosas e disputadíssimas aberturas de ninho, durante todo o verão, que é a temporada de desova das tartarugas. As tartaruguinhas geralmente, nascem durante a noite/madrugada quando a temperatura é mais baixa. Sempre tem alguém monitorando esse nascimento e responsável por levar as recém-nascidas até o mar, ainda durante a noite. Mas não são todas as tartaruguinhas que conseguem cavar os ninhos e subir até a superfície. Então, toda vez que registram nascimentos em algum ninho durante a noite, no dia seguinte à tarde, é feita a abertura desse ninho para ver se ainda sobrou alguma tartaruguinha, digamos, mais lentinha. E, geralmente, tem várias! Depois de retiradas todas a retardatárias de seus ninhos, é hora levá-las ao mar. 

Cercado de incubação com os ninhos de tartarugas marinhas
Depois de retiradas de seus ninhos, estagiários passam mostrando as tartaruguinhas recém-nascidas aos visitantes
Hora de soltar as tartaruguinhas no mar

As aberturas de ninho acontecem, geralmente, às 17hs. Mas, é bom conferir a programação com antecedência pois, como eu disse, os ninhos só são abertos quando há nascimento durante a noite anterior. Portanto, não há como prever. Só dá pra saber no dia mesmo. 

Além de tudo isso, o centro de visitantes também possui restaurante e lanchonete, banheiros temáticos lindinhos e a tentadora lojinha do Tamar (onde eu sempre me acabo de comprar..rs). 

Restaurante do Tamar com visto pro mar
Banheiro super gracinha em formato de concha
Lojinha tentadora do Tamar. Só coisa linda! 



PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE

Endereço: Av. Farol Garcia d'Ávila s/n, Praia do Forte, Mata de São João - BA
Telefone: 71 3676-1045
Horário de funcionamento: 09:00-17:30 (no verão: 08:30-18:00).
Ingresso: R$ 16,00





--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Estive 2 vezes lá, mas faz teeeempo, em 2000 e 2004, então nem tenho fotos boas, Vou recomendar seu post lá no meu! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/12/voce-conhece-o-projeto-tamar.html

    ResponderExcluir

Comente aqui