6

RêVivendo a Ilha de Boipeba/BA

Renata Campos | 24.4.14 |
Boipeba Bahia


Boipeba é uma ilhazinha baiana que ainda não é tão conhecida do grande público! E, graças a isso, ela vem mantendo suas praias bem conservadas e lindíssimas! Quem ainda não conhece a ilha está perdendo a oportunidade de desfrutar de praias paradisíacas e praticamente desertas, até mesmo na alta temporada!
,
Se você está procurando sossego e tranquilidade, Boipeba é o lugar ideal! Agora, quem estiver em busca de badalação, melhor seria ir pra ilha vizinha, a badaladíssima Morro de São Paulo (conheça mais sobre a ilha aqui: RêVivendo Morro de São Paulo).


COMO CHEGAR EM BOIPEBA


A ilha de Boipeba fica (relativamente) próxima à capital Salvador. Se você traçar uma linha reta de Salvador a Boipeba, seriam apenas 80 e poucos km de distância. Maaaas, a coisa não é tão simples assim! Quem dera! Chegar em Boipeba não é tarefa das mais simples não!

A maneira mais comum é pegar um ferry boat em Salvador para Bom Despacho, depois um ônibus até Valença e, aí, uma lancha até Boipeba. Esse trajeto dura, no mínimo, 4 horas (sem contar seu deslocamento do aeroporto ou do hotel até o terminal marítimo para pegar o ferry).

Mas, na prática, pode-se gastar muito mais tempo. É preciso considerar o tempo de espera entre um transporte e outro e qualquer outra eventualidade. Portanto, considere o dia de chegar (e o de partida também) praticamente perdido!

Outra opção, que não encurta o caminho mas pode deixá-lo menos cansativo e mais prazeroso, é fazer um stop over em Morro de São Paulo (veja todas as dicas aqui). E aí, depois de aproveitar a ilha por alguns dias, seguir viagem até Boipeba. Foi o que fiz nas minhas 2 últimas viagens!

Para informações mais detalhadas de como chegar em Boipeba e outras opções além das citadas acima, leia o post Como chegar em Boipeba

Localização de Boipeba
Mapa com a localização da Ilha de Boipeba e a referência de como chegar a partir de Salvador. A linha vermelha seria o trajeto em linha reta que, infelizmente, não existe. Já a linha verde representa o trajeto mais popular: ferry boat + ônibus/carro + lancha. 

ONDE FICAR EM BOIPEBA


A primeira coisa é a ser feita é definir onde se hospedar. E não estou falando só sobre pousadas e afins não! É que, apesar de pequena, existem 2 povoados principais na Ilha de Boipeba: Velha Boipeba e Moreré.

Velha Boipeba, onde fiquei hospedada nas 2 vezes que fui (fui outras 2 vezes só fazendo bate e volta de Morro de São Paulo), é o maior povoado, o que tem maior infraestrutura, mais opções de hospedagem e de restaurantes.

Comparado a Moreré, Velha Boipeba parece uma cidade grande! Mas na real mesmo é uma cidadezinha de interior, com aquele jeitão interiorano mesmo, ruas de paralelepípedo, casinhas antigas, onde os moradores ficam nas janelas e calçadas observando o vai e vem de pessoas nas ruas.

Moreré é bem menor, com bem menos estrutura e opções de hospedagem e alimentação. Lá as ruas são de areia e é tudo muito simples! Uma graça! Os dois povoados estão localizados a uma curta distância um do outro. Dá pra ir caminhando de um ao outro pela praia numa boa.

Nesse post Onde ficar na Ilha de Boipeba: Velha Boipeba ou Moreré eu falei, mais detalhadamente, sobre os dois povoados e também sobre o local que fiquei hospedada nas 2 vezes que fui, o Abaquar Hostel. Fiquei sempre em quarto duplo privativo mas, claro, o hostel também tem quartos compartilhados para quem estiver viajando sozinho.  


pousada em boipeba
Abaquar Hostel, em Boipeba


O QUE FAZER EM BOIPEBA


Como vocês já devem imaginar, a principal atração de Boipeba são suas praias lindas e paradisíacas. Não há muito além do que as praias para fazer. Boipeba é um lugar para curtir a natureza, paz e tranquilidade. A noite costuma ser bem tranquila mas, vez ou outra, rolam umas festas até tarde.  

AS PRAIAS DE BOIPEBA


Em Velha Boipeba, a praia principal é a da Boca da Barra, que é a primeira que todos conhecem, pois é por ela que as lanchas chegam na ilha. Ela é também a de mais fácil acesso. Logo em seguida, depois de uma trilha de uns 15 minutos pela mata, fica a praia de Tassimirim, com águas calmas e sem muita infraestrutura.

Mas, logo ao lado, fica a praia da Cueira, com algumas boas opções de restaurantes, como a barrada do Guido que, dizem, tem a melhor lagosta da ilha. Eu não sou fã de frutos do mar, mas meus amigos que já comeram, aprovaram! 

Cueira é a minha praia predileta de Boipeba, tanto que escrevi um post exclusivo só sobre ela (dá uma olhada aqui). É possível acessá-la tanto a partir de Tassimirim, como de Moreré, ou mesmo vindo de Velha Boipeba, pela estrada. A chegada pela vila passa por um coqueiral e é lindíssima!

Praia da Cueira, Boipeba
Praia da Cueira, Boipeba
Praia da Cueira, em Boipeba

E, por fim, o vilarejo de Moreré também tem suas praias. Além da praia da vila de Moreré e da Praia de Bainema, as piscinas naturais fazem sucesso na maré baixa, com águas transparentes dignas de Caribe. Quem fica hospedado em Velha Boipeba, pode ir para Moreré caminhando pelas praias (na maré baixa), o que eu recomendo muito pois a paisagens é belíssima. Outra opção é ir por dentro da ilha de trator, quadriciclo ou moto.

Saiba mais detalhes de cada praia da ilha no post: As praias de Boipeba

A NOITE EM BOIPEBA


Boipeba tem muito mais um jeitão de cidade do interior (tipo interior de Minas, sabe?)  do que de cidade praiana. Em À noite, todos se reúnem no entorno da praça Santo Antônio, que tem várias barraquinhas de comida e caipirinhas  no centro e alguns restaurantes ao redor. E é basicamente isso! 

O campo de futebol/pracinha da cidade à esquerda e a igrejinha lá no fundo da foto à direita. 
A "night" em Boipeba é assim!

Alguns dias da semana, rola festinha no Bar das Meninas e/ou no Pico Roots Bar, que fica ao lado. Os dois ficam um pouco mais afastados do centrinho, próximos ao ponto de trator de Boipeba. Mas é só perguntar que qualquer um sabe dizer onde fica.  

Na alta temporada, também costuma rolar uma música ao vivo no bar do hostel Abaquar (onde fiquei hospedada) que é aberto ao público. Começa cedo (umas 8:30) e termina cedo (antes da meia noite). Os mais animados, geralmente, continuam a festa no bar das meninas. 

E em Boipeba costumam rolar umas festinhas também, especialmente regadas a forró. Se você estiver hospedado em Velha Boipeba e quiser ir festas em Moreré, os tratores fazem o transporte durante a noite/madrugada também! Nesse caso, é preciso atingir um número mínimo de pessoas. Mas rola! 




👉 Todas as dicas de Boipeba estão reunidas aqui: RêVivendo Boipeba



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

6 comentários :

  1. Caroline22.9.14

    Oi Renata!! Tudo bom? Adorei seu blog.
    Estou indo agora (outubro) para Boipeba. Sairei de Morro (já conheço) e vou conhecer Boipeba.
    Adorei suas dicas.
    Mas, queria tirar algumas dúvidas.
    Como são nas praias: em todas elas tem barracas? Mesmo que simples!! Servem bebidas (sendo específica - cerveja)? Tem cadeiras e mesas?
    Por favor, me explique como é toda essa dinâmica. rsrsr
    Diante mão, já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      Obrigada! :)
      Na maioria das praias tem barraca sim. Mas nada comparado à Morro. As barracas são poucas, às vezes só tem uma em cada canto da praia. Também são pequenas e simples. Algumas nem vendem comida, só bebida! Quanto a isso, não se preocupe, dá sim pra tomar uma cervejinha sempre! ;-)
      Boa viagem e aproveite muito Boipeba!

      Excluir
    2. Caroline23.9.14

      Oiiee Renata!!
      Não, não queremos nada igual a Morro! Queremos Boipeba como ela é! rsrs
      Mas, como não conhecemos, umas boas dicas caem super bem!!
      Ótimo! Cerveja, um bom livro e mar... maravilha!!
      Obrigada mais uma vez.
      Aproveitaremos bastante!!!

      Excluir
  2. Renata muito obrigado pela postagem. Sem nível de informação sobre o local é ótimo, na medida certa.

    ResponderExcluir

Comente aqui