14

As praias de Boipeba

Renata Campos | 28.2.19 |
praias da ilha de boipeba bahia

Ilha de Boipeba, na Bahia, está cercada de belas praias por todos os lados! Praias paradisíacas que NÃO ficam lotadas nem mesmo em alta temporada! Parece um sonho? Pois é, assim é Boipeba! Uma ilha rústica, simples, não muito fácil de chegar (o que acaba preservando a ilha como tal) e com paisagens belíssimas!

Eu já estive 4 vezes em Boipeba. Sendo 2 fazendo apenas um bate e volta de Morro de São Paulo e outras 2 dormindo alguns dias na ilha, o que eu recomendo fortemente. já contei nesse post RêVivendo Boipeba tudo o que você precisa saber para conhecer a ilha, como chegar, onde ficar e o que fazer por lá!

Já nesse post, eu vou falar exclusivamente do principal atrativo da Ilha de Boipeba: suas praias!


PRAIA DA CUEIRA


Boipeba foi agraciada com praias lindíssimas. Várias delas, inclusive, já foram eleitas como as mais bonitas da Bahia e até do Brasil! A praia da Cueira, por exemplo, é simplesmente maravilhosa! A minha predileta na ilha. Aquela imensidão de coqueiros a perder de vista, a areia fina, o verde do mar, o céu azul, tudo isso deixa o cenário totalmente paradisíaco! Pena que as fotos não fazem jus à beleza da praia. 


PRaia daCueira Boipeba
Praia da Cueira
Praia da Cueira vista do mar

COMO CHEGAR NA PRAIA DA CUEIRA


Para chegar na Praia da Cueira existem 2 opções, dá pra ir caminhando pelas praias ou por uma trilha por dentro da vila. Logicamente, a trilha pela praia é muito mais bonita, mas é mais longa também! Sugiro que você faça as duas, vá por um caminho e volte por outro, por exemplo. Todas as vezes que fomos à Cueira, fomos por dentro da vila e voltamos pela praia.

Para pegar a trilha é só caminhar pela rua do posto de saúde, que é paralela ao campo de futebol/praça, até o final. Você vai chegar numa avenida curtinha, quer dizer, não é beeem uma avenida. É que a rua, de repente, se bifurca e tem uma praça estreita e comprida ou um canteiro central largo, como queira. Escolha a rua da esquerda e siga em frente até o Centro Cultural de Boipeba (são 3 casinhas amarelas que estarão à sua direita). 

Continue caminhando até uma rotatória, onde você vai pegar a estrada de terra e seguir sempre reto, sem desviar em nenhuma trilha secundária. Depois de uns 10 minutos você começará a ver a praia ao fundo. No trecho final, a trilha já é de areia fofa e, quanto mais areia você levantar, mais ela vai te queimar. Eu sei que com a vista lindíssima da praia, a vontade é sair correndo logo, mas vá com calma e tente seguir pelos caminhos mais firmes e pela sombra. Depois disso, é só correr pro abraço, digo, pro mar!

Caminho para a praia por dentro da vila. A princípio o caminho é de paralelepípedos e, após a rotatória, a estrada é de terra. 
O trecho final da trilha é com essa vista maravilhosa. 
cueira boipeba
Esse caminho de chegada é surreal de lindo


Chegando à praia, haverá duas barraquinhas que vendem água de coco, água, cerveja refrigerantes e uma ou outra coisinha de comer. As duas têm mesinhas e cadeiras de plástico com guarda sol e você não paga nada pra sentar ali! Então, aproveite! 

Se quiser comer algo mais elaborado ou almoçar, a pedida é a barraca do Guido, que ganhou fama pelas suas lagostas. Como eu não gosto de lagosta, não posso dizer se a fama é realmente merecida, mas a isca de peixe que comi estava bem mais ou menos. A barraca do Guido, que já saiu até no Fantástico, fica no canto esquerdo da praia, já quase na divisa com a praia de Tassimirim.

PRAIA DE TASSIMIRIM


Tassimirim é vizinha à Cueira e, nas 2 vezes que passamos por lá, a maré estava bem alta. Tinha trechos onde não se via praticamente nada de areia. Portanto, não chegamos a ficar na praia, apenas caminhamos por ela indo em direção à vila, quando voltávamos da Cueira.

Praia de Tassimirim

Quase no final da praia de Tassimirim, você verá uma porteira à sua esquerda, com uma plaquinha de madeira escrito "Velha Boipeba". Pegue essa trilha sem medo, depois de alguns minutos você chegará na vila. A maior parte do caminho é feito em trilhas como a da foto abaixo. Em outros momentos você terá belíssimas vistas do mar e, em uma parte do trajeto, você também passará pela praia das pedrinhas.

Trilha para Velha Boipeba no final da Praia de Tassmirim
Vista do mar durante a trilha
Praia das pedrinhas. O nome diz tudo, né? 


PRAIA DA BOCA DA BARRA


A trilha vai terminar na praia de Boca da Barra. A parte inicial dessa praia é banhada pelo mar. Mas logo que se faz a curva, o mar se encontra com o rio do Inferno. Ali é o local de mais fácil acesso pra quem está hospedado em Velha Boipeba e é também onde há maior infraestrutura, com várias opções de restaurantes. Consequentemente, é onde há a maior concentração de pessoas. É por ali também que todo mundo chega e sai de Boipeba, portanto, também é cheio de barcos. E é exatamente nesse ponto, o melhor lugar para assistir ao pôr do sol!

Boipeba
Boca da Barra na parte da praia de mar. 
Praia de boca da barra
Boca da Barrana parte do Rio Inferno
por do sol em Boipeba
Pôr do sol na praia da Boca da Barra, em Boipeba


PRAIA DE MORERÉ



Uma das praias mais famosas de Boipeba é Moreré. Ela fica no vilarejo de mesmo nome e disputa com Velha Boipeba a atenção dos visitantes. Entenda melhor aqui: Onde ficar em Boipeba: Velha Boipeba ou Moreré?

COMO CHEGAR EM MORERÉ


Para chegar em Moreré, a partir de Velha Boipeba, existem 2 opções: de trator (adaptado), quadriciclo ou moto passando por dentro da ilha ou caminhando pela praia. Nas 2 vezes que estive lá, eu fui caminhando e voltei de trator.

Pra ir caminhando até Moreré, faça aquele mesmo caminho da vila de Velha de Boipeba até a praia da Cueira que eu falei ali em cima. Ao chegar na Cueira é só seguir pelo lado direito (lado contrário da praia de Tassimirim, claro) e caminhar até o final da praia, onde há uma barraquinha de praia bem na ponta.

Ali, você terá que atravessar o rio até a outra margem e seguir por dentro de uma fazenda. Por isso é importante ir na maré baixa. Se a maré estiver alta você terá que atravessar nadando, o que, devido à correnteza, não é uma boa opção. 

Pode entrar pela porteira, sem problemas. E, então, você chegará a uma praia que até hoje não descobri o nome. Alguns dizem que ali já é a praia de Moreré, outros dizem que Moreré é só a praia (curtinha) que fica bem em frente à vila e outros falam que a praia ali faz parte das piscinas naturais de Moreré.

Chegada na praia das piscinas naturais de Moreré

Enfim, o nome é o que menos importa! Continue caminhando por essa praia e, pouco tempo depois, já estará na vila e na praia de Moreré. Ali encontrará boas opções de restaurantes para comer algo, se for o caso.

Seguindo por mais uns 15 minutos caminhando, você encontrará a praia de Bainema, que é uma delícia. Logo no início tem uma barraca de praia simples, mas na outra ponta, existem outras 2 barracas onde, inclusive, rolam umas festinhas vez ou outra. 

praia de bainema,moreré. Boipeba
Praia de Bainema, em Moreré. Boipeba.

A caminhada de Velha Boipeba para Moreré dura entre 1:30 e 2h, dependendo do ritmo de cada um e das paradas para descanso, pra tomar uma água de coco ou um banho de mar. Achei super de boa! A paisagem é tão linda que você nem percebe o tempo passando. Tente fazer a caminhada pela manhã, quando o sol escaldante da Bahia está judiando menos. Sem esquecer, claro, de conferir a tábua de maré. 

O ideal é ir na maré baixa porque você poderá caminhar mais próximo ao mar, na areia molhada e firme. Na mará alta, o mar invade tudo e só sobre a parte de areia fofa pra caminhar, aí fica puxado! Outro motivo é porque, no final da praia da Cueira, você precisará atravessar o rio Oritibe. E, por fim, na maré baixa dá pra curtir também as piscinas naturais de Moreré. Quando a maré sobe "engole" tudo.

Barraquinha no final da praia da Cueira, ótimo lugar para um pit stop e o rio Oritibe ao lado. 
Praia da Cueira vista da outra margem do rio Oritibe. 


As praias das quais falei nesse post são as mais conhecidas de Boipeba. Mas ainda existem outras praias na ilha que ficam um pouco mais afastadas e eu não tive oportunidade de conhecer. Bom que já tenho desculpa pra voltar mais uma vez, né?

No mapa abaixo, você pode conferir a localização das praias que mencionei nesse post. Além das trilhas que ligam uma praia a outra.

Mapa das praias de Boipeba
Mapa das praias e das trilhas de Boipeba



👉 Todas as dicas de Boipeba estão reunidas aqui: RêVivendo Boipeba



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

14 comentários :

  1. Eba! Obrigada, Natalie!
    Sempre uma honra!

    ResponderExcluir
  2. Uau, que maravilhosas são as praias de Boipeba! Só de saber que não ficam lotadas em alta temporada já ganharam meu coração. Apaixonada pela praia de Boca da Barra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimm.. amo Boipeba justamente por isso!
      Bom, não sei se o mesmo se aplica pra reveillon e carnaval, mas sempre fui em janeiro e sempre foi super de boa!

      Excluir
  3. As praias são paradisíacas e gostei de saber que ficam vazias até na alta temporada. Quanto às marés: há alguma placa avisando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é todo mundo que tem disposição pra chegar lá. Graaaaças a Deus hehe
      As pousadas costumam informar sobre a maré e tem uns sites que dá pra conferir também. Então é tranquilo!

      Excluir
  4. Eu amei Boipeba e nem conheci metade dessas praias. Que pena, vai ter que ficar para uma próxima. Lindas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Boipeba é demais, né?
      Bom que você tem motivos pra voltar!
      A ilha merece! hehe

      Excluir
  5. O que são essas praias de Boipeba? Chocada com tanta beleza. A cor da água de Moreré...estou impressionada até agora. Boipeba está na minha lista e gostei bastante de saber que mesmo na alta temporada não fica lotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boipeba é demais, não é?! Não é por acaso que fui tantas vezes e ainda quero voltar!

      Excluir
  6. Quem diria que o paraíso estava em Boipeba! Nossa, fiquei muito admirado com a beleza de todas as praias, mas acho que fico com boca de barra e a cueira. Quando é a melhor época para ir lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boipeba é mesmo um paraíso!
      Bom, não sei dizer ao certo qual a melhor época. Depende muito do seu objetivo. Se quiser a ilha bem vazia, vá fora de temporada. Se quiser um movimento maior, vá na temporada e se quiser festa, vá no reveillon ou carnaval. Fora isso, só evitar época de chuva, né?
      Todas as vezes eu fui em janeiro, pois é quando tenho férias. E sempre peguei ótimo clima e número ideal de pessoas na ilha, nem muito cheio, nem vazio demais!

      Excluir
    2. Brigado Renata, eu terei muito em conta essas dicas para minha viagem em Marco! Tomara eu pegue aquele céu celeste que nem nas suas fotos! Um grande abraço!

      Excluir
    3. Ah torcendo aqui por você!
      Certeza que irá amar Boipeba!
      Depois me conte! Boa viagem e aproveite o paraíso!

      Excluir
  7. Olá amigos, eu sou novo no fórum e gostaria de ouvir algumas dicas.

    Eu estava vendo as opiniões anteriores e os preços nas agências mencionadas e percebi que elas são um pouco altas para minha economia. Para as quais encontrei as seguintes agências e gostaria de saber se alguém as conhece.

    - https://www.incajungle.com
    - https://www.choquequiraotrek.com/
    - https://www.salkantayperu.com
    Espero que você possa me ajudar a realizar meu sonho de viajar para Machu Picchu.

    Abracos!

    ResponderExcluir

Comente aqui