#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte

Renata Campos | 26.6.16 |
#EncontroBH2016

No último fim de semana (17 a 19 de junho) aconteceu mais um Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte, o #EncontroBH2016! O evento reuniu cerca de 40 blogueiros que vieram de vários lugares do Brasil para conhecer o que a cidade tem de melhor!

E o que BH tem de melhor? Bom, depende do gosto! O que é ótimo pra mim pode não ser pra você e vice-versa! Mas não há como negar que os bares (não à toa que BH é a capital mundial dos bares) as cervejas artesanais (as cervejarias artesanais da cidade têm vários rótulos premiados e estão entre as melhores da América Latina) e a comida mineira (essa dispensa comentários) são alguns dos nossos maiores tesouros e orgulhos! Então a aposta foi essa: investir no turismo gastro-etílico que vem atraindo cada vez mais pessoas à capital mineira! E que, diga-se de passagem, sou fã de carteirinha!

Assim, Eu com a ajuda da Camila (do blog Viaggiando), da Lillian e do Helder (do blog Nerds Viajantes) montamos um roteiro com tudo o que a gente mais gosta em BH: os bares, as cervejas, a comida e alguns pontos turísticos também porque, afinal de contas, somos blogueiros de viagem, né? rs

A ideia desse Encontro surgiu logo depois de um outro que aconteceu aqui em BH há 3 anos. Na época, alguns blogueiros simplesmente combinaram de comprar passagem pra mesma data e vieram. Eu estava começando o blog, não conhecia quase ninguém e só fiquei sabendo alguns dias antes! Não havia nenhuma programação, mas o objetivo do pessoal era conhecer o Inhotim. De resto, fomos combinando tudo na hora mesmo. E foi MUITO legal! Tão legal que todo mundo ficou querendo mais. Escrevi sobre esse 1° encontro aqui: Encontro de Blogueiros de Viagem e Viajantes em Belo Horizonte #EncontroBH.

Assim como o anterior, o #EncontroBH2016 foi ótimo! Foram 3 dias super intensos e divertidos.... e cansativos também. Acreditam que não houve nenhum momento onde conseguimos reunir todos os blogueiros participantes? Alguns chegaram muito tarde na sexta-feira e foram direto pro hotel. Outros ficaram até muito tarde na sexta e não conseguiram participar das primeiras atividades do sábado, outros já não conseguiram participar foi das últimas atividades! E no domingo foi quando tivemos as maiores baixas! Muita gente não aguentou o batidão e só apareceu na hora do almoço... ou nem isso! Nem mesmo o kit ressaca, um dos brindes que os blogueiros receberam durante o evento, foi capaz de ressuscitar alguns! hehe.

Vou fazer um resuminho aqui mostrando como foi o evento.

SEXTA-FEIRA

A programação oficial de sexta começou só à noite. Mas alguns blogueiros que chegaram mais cedo, ou mesmo no dia anterior, aproveitaram pra conhecer um pouco mais de BH e arredores.

Às 19h estavam todos a postos no Pátio Cervejeiro da Backer para conhecer um pouco mais do processo de fabricação de algumas das cervejas mais premiadas do Brasil! O Pátio Cervejeiro é um local super agradável e muito bem decorado onde se encontram o Templo Cervejeiro, que é o restaurante do qual eu já falei nesse post e também a Maternidade Cervejeira, o local onde nascem as cervejas, daí o nome, ou seja, é a fábrica das cervejas e onde fizemos a visita!

As visitas à fabrica acontecem somente aos sábados e eu já contei todos os detalhes nesse post. Mas a Backer abriu uma exceção excepcionalmente pro #EncontroBH2016 e  o pessoal pode fazer a visita à noite! A única diferença foi que as máquinas da fábrica não estavam funcionando. De resto, foi tudo igual! A Priscila Collares, a apaixonada sommelière da Backer, deu mais um show de explicações e conquistou todo mundo com seu entusiasmo e conhecimento sobre cervejas.

Tour exclusivo pro #EncontroBH2016 na cerveja na Backer

Depois de conhecer mais sobre o processo de fabricação das cervejas e degustá-las, fomos todos para o Templo Cervejeiro tomar outras cervejas, comer algumas das delícias do restaurante. E lá ficamos, até altas horas, num bate papo super bacana sobre viagens com os blogueiros.

Blogueiros de viagem na Cervejaria Backer

Pra saber mais detalhes sobre a visita guiada à fábrica da Backer com direito à degustação, leia o post Maternidade Cervejeira da Backer.
Já para saber mais sobre o restaurante da Backer, leia o post Templo Cervejeiro da Backer.

☞ Pátio Cervejeiro da Backer
Rua Santa Rita, 221. Olhos d'água.

SÁBADO

O sábado começou da forma mais mineira e deliciosa possível, com uma café da manhã maravilhoso na A Pão de Queijaria! Se pão de queijo por si só já é delicioso, pão de queijo recheado então.... hummm. Dá água na boca só de lembrar!!

O espaço da Pão de Queijaria é relativamente pequeno e super disputado, sempre tem fila de espera lá. Por isso, eles abriram no sábado mais cedo só pra nos receber. Fizemos uma mesona enorme que ocupou praticamente todo o espaço interno do local.

Nossa mesa gigantesca na A Pão de Queijaria
Uma foto publicada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em

Eu já fui várias vezes lá e já experimentei o cardápio quase todo, dos salgados aos doces! E gostei de tudo! hehe Mas o meu predileto é o Hambúrguer Mineiro (Pão de queijo Canastra recheado com hambúrguer numa combinação de carnes de boi, porco, salaminho italiano, pétalas de cebola na cerveja preta, queijo Minas e alface americana). Os pães de queijo podem vir simples ou com acompanhamento de polenta frita, que é uma delícia! O pão de queijo de doce de leite com queijo também é maravilhoso! E olha que eu sou chata pra essa mistura de doces e salgados, mas ele é realmente muito bom.

#EncontroBH2016
Os deliciosos pães de queijo recheados da A Pão de Queijaria. Hamburguer mineira à esquerda e doce de leite com queijo à direita. Simplesmente maravilhosos!

Uma foto publicada por Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) em

☞ A Pão de Queijaria
Rua Antônio de Albuquerque, 856. Savassi

Depois de forrar o estômago, fomos começar a nossa maratona de botecos, aqui chamada de Blogtecando! Escolhemos 4 bares com estilos bem diferentes e que são super a cara de BH: um boteco, uma choperia, um espetinho e um barzinho. Todos eles ficam na região do Sion/Anchieta e bem próximos uns dos outros. Portanto, deu pra fazer todo o trajeto a pé... "se beber não dirija"

O 1° bar foi também o mais antigo e tradicional de todos: o Antônio Pé de Cana, que faz a alegria dos bebuns da região desde 1964! Chegamos lá por volta do meio dia e fomos muito bem recebidos com uma rodada de chopp grátis, oferecida pela estabelecimento, pra rebater a ressaca da noite anterior.

Iniciando os trabalhos no Bar do Antônio Pé de Cana
Detalhe pra caneca personalizada pro #EncontroBH2016 que todo mundo ganhou! Linda, né?

O bar do Antônio já ganhou, mais de uma vez, o título de melhor boteco da cidade e é um típico boteco mineiro mesmo, com mesas na calçada, ambiente descontraído e várias comidinhas deliciosas! Tanto que acumula participações nos 2 festivais mais tradicionais da cidade: Comida di Buteco e Botecar.

☞ Bar do Antônio Pé de Cana
Rua Flórida, 51. Sion

Em seguida fomos para a Choperia Almanaque onde, depois de mais uma rodada grátis de chopp, ainda rolaram algumas rodadas duplas também. Ou seja, ali o negócio já começou a animar pra alguns e a desandar pra outros... rs

Alguns dos blogueiros bebuns participantes do #EncontroBH2016 e minha caneca personalizada

Uma foto publicada por Helder Ribeiro (@heldergr) em

☞ Almanaque
Rua Pium-Í, 675. Anchieta

A rua Pium-í é uma das ruas mais badalas da cidade. Ela é lo-ta-da de bares e restaurantes. E tem pra todos os gostos, bolsos e estilos. Saímos do Almanaque e só atravessamos a rua pra outro bar também na Pium-í, mas num estilo bem diferente do anterior, o Muu.

Inaugurado no final de 2015, o Muu é um de bar de espetinhos, a nova "febre" que tem tomado conta de BH nos últimos anos. O bar funciona como outros tantos do gênero, no sistema de fichas que custam R$6,00 tanto para as cervejas como para os espetinhos. Prático e eficiente! O espaço é grande, bem decorado e super agradável! E ainda rolam uns telões em dias de jogos e/ou dj's tocando estilos variados de música.

Galera reunida!!

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues - BlogDRV (@carolmayr) em

☞ Muu
Rua Pium-Í, 630. Achieta

Chegamos ao último local no início da noite e lá ficamos até ela acabar! O 222 é um bar que eu gosto muito. O ambiente é super agradável, com mesinhas espalhadas num quintal e uma decoração muito bacana. Os tira-gostos são deliciosos, dá pra pedir qualquer coisa do cardápio de olhos fechados! É tudo muito gostoso! Sem falar nos vários drinks diferentes! O bar até ofereceu uma rodada de shots grátis pra galera esquentar de vez! rs. Acabou que, na empolgação, muitos largaram a cerveja e entraram nos drinks... (tá explicado algumas das baixas do dia seguinte, né? rs).

Uma foto publicada por Camila Navarro (@viaggiando) em

Bar 222
Rua Francisco Deslandes, 222. Anchieta

DOMINGO

Pra não perder o pique, começamos domingo logo cedo no Mercado Central. Como já seria esperado tivemos várias baixas. Muitos não tiveram pique/ânimo/condições de aparecer. Perderam! O Mercado Central de BH está entre os 3 melhores mercados do MUNDO! Orgulho demais desse lugar que é maravilhoso e delicioso!

Eu gosto muito de ir lá fazer compras lá e comer as delícias mineiras do lugar! Tem de tudo: queijos, temperos, pimentas, castanhas, produtos naturais, flores, artesanato de todos os tipos, decoração, utensílios domésticos, etc. Sem falar nas lanchonetes, bares e restaurantes lá de dentro!

Passear, fazer comprar e comer no Mercado Central é um programa tipicamente belorizontino e ao mesmo tempo, tipicamente turístico! E foi exatamente isso que fizemos! Tomamos café café no mercado, demos umas voltinhas e ainda rolaram umas comprinhas.

Pão de queijo recheado e broa de fubá! Delícias do Mercado Central de BH

#EncontroBH2016
Os sobreviventes que conseguiram acordar cedo pro café da manhã no Mercado domingo!
Foto: Belotur

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, Belotur, nos cedeu um  ônibus e uma ótima guia, a historiadora Neuma, que contou um pouco da história de BH e enriqueceu ainda mais nossa visita à Pampulha.

Museu de Arte da Pampulha, uma das belas obras de Oscar Niemeyer. O museu foi construído para ser um cassino, o 1° e único de Belo Horizonte, mas durou apenas 4 anos. Hoje abriga algumas exposições bacanas mas é importante principalmente por sua história, sua arquitetura, sua bela vista da Lagoa e seus jardins, idealizados por Burle Marx.

A bela fachada do Museu de Arte da Pampulha e seus jardins
A parte interna do Museu de Arte e suas belas vistas.

Do Museu, fomos para outra belíssima e famosíssima obra de Niemeyer, a fofa Igrejinha da Pampulha! Seu nome oficial é Igreja de São Francisco de Assis (não foi à toa que Portinari colocou um São Francisco enorme no belo mural de azulejos no fundo da igreja) mas na verdade quase ninguém a conhece por esse nome!

A igrejinha é hoje o principal cartão postal de Belo Horizonte (e também da logo do #EcontroBH2016) mas não foi sempre assim. Ela foi inaugurada no início da década de 40, mas a primeira missa só foi celebrada em 1959. Ela foi jogada pra escanteio por muitos anos pois achavam que ela não tinha cara de igreja, a obra foi considerada moderna demais pra época. Já hoje em dia a igrejinha é querida por todos e uma das mais disputadas da cidade para casamentos, a fila de espera é looonga!

A igrejinha da Pampulha ou Igreja de São Francisco de Assis
De frente ou de costas, a igrejinha é linda de qualquer ângulo!
E linda por dentro também! Precisa nem falar nada sobre esse painel de Portinari no altar, né? Demais!
#EncontroBH2016
Galera reunida na frente da Igrejinha da Pampulha.
Foto: Belotur

Hora do almoço!
Fomos todos ao restaurante Maria das Tranças, especializado em um dos pratos mais tradicionais de Minas, o frango ao molho pardo. Os mineiros geralmente adoram, mas o pessoal de fora costuma torcer o nariz pro molho pardo, que é feito com sangue! Pensando nisso, o restaurante também ofereceu frango com quiabo, outro tradicional prato mineiro, e frango frito pra conseguir agradar a todos. E ainda rolaram algumas entradinhas (mineiras,claro) deliciosas: pastel de angu, polenta frita, moelinha e pele frita!

#EncontroBH2016
O tradicional frango ao molho pardo
Hora de matar a fome com comida mineira!
Brindando com o pessoal da Belotur o sucesso do #EncontroBH2016

O restaurante tem 2 unidades em Belo Horizonte, o mais novo fica na Savassi e o mais antigo, inaugurado em 1950, no bairro São Francisco, próximo à Pampulha. Fomos no tradicional, local onde ex presidente (e ex prefeito de BH) Juscelino Kubitschek costumava frequentar. Tanto que o restaurante possui um cantinho especial, quase um memorial, com várias fotos e ainda uma estátua em tamanho real do JK.

Praticamente um "memorial" a JK no restaurante Maria da Tranças

☞ Maria das Tranças
Rua Estoril, 630. São Francisco.

Depois do almoço, o pessoal de fora começou a voltar pras suas respectivas cidades. Mas os que permaneceram ainda reuniram as forças para conhecer outro cartão postal da cidade: a Praça da Liberdade! Como já estava um pouco tarde e todo mundo muito cansado, acabamos não visitando nenhum dos museus do entorno, só demos uma volta na praça mesmo. Mas eu recomendo muito a visita a todos os museus do Circuito Cultura da Praça da Liberdade.

A bela Praça da Liberdade de BH
Detalhe pro Palácio da Liberdade ao fundo da foto da direita e pro filtro (lindo) do Snapchat na foto da esquerda! hehe

Uma foto publicada por ✈️ Dicas e relatos de viagens (@comospesnomundo) em

Finalizamos o #EncontroBH2016 repondo a glicose na Alessa Gelato, uma sorveteria artesanal deliciosa aqui de BH. A Alessa tem um cardápio de inverno que é delicioso, o carro chefe é a canjica com bola de sorvete de canela. Quem provou amou! Eu, que não sou muito fã de canjica, fui no tradicional colegial com sorvete de castanha, chantilly e nutella! Maravilhoso!

#EncontroBH2016
Eu que não sou muito fã de canjica resolvi ficar com essa delícia da foto!

Uma foto publicada por Flora (@floradegas) em

☞ Alessa Gelato
Rua São Paulo, 2112. Lourdes.

E assim, depois dessa orgia gastronômica, nos despedimos dos últimos blogueiros com a sensação de dever cumprido! Exaustos, mas felizes!

Como vocês puderam ver o fim de semana foi intenso! Cheio de atividades do início ao fim! Foi cansativo, foi trabalhoso, mas valeu muitíssimo a pena! Faria tudo novamente! Foi maravilhoso poder reencontrar tanta gente bacana e conhecer outras tantas! É por essas e outras que eu sempre digo que uma das coisas mais bacanas que conquistei nesses últimos anos foram momentos como esses. É muito prazeroso conviver com pessoas que compartilham a mesma paixão pelas viagens!

Meu muito obrigada a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para tornar esses dias tão especiais! Foi sensacional!

A Alessandra, do blog Tô Pensando em Viajar, fez um vídeo super bacana com um resumão do que rolou no #EncontroBH2016. Dá só uma olhada que bacana:

Os blogueiros participantes do #EncontroBH2016.
(Ainda faltou um bocado de gente aí que não estava presente no momento das fotos).
Fotos e Montagem: Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar

E que venham os próximos encontros!!!

Veja os posts que os outros blogueiros também fizeram sobre o #EncontroBH2016 (em construção):

Blog da Glacy
Belo, por dentro e por fora, Horizonte
Com os Pés no Mundo
Cervejaria Backer – visita ao Templo Cervejeiro
Tá indo pra onde?
Como é ficar no Adrena Sport Hostel em Belo Horizonte
Como é se hospedar no Hotel Promenade Toscanini em Belo Horizonte!
Tô Pensando em Viajar
#Encontro BH 2016, blogtecando nas Minas Gerais
Viaggiando
EncontroBH 2016: Reunindo os Blogueiros de Viagem em BH
Vícios de Viagem
Blogtecando em Belo Horizonte: um fim de semana na capital Mineira

O #EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria BackerA Pão de QueijariaBar do Antônio Pé de CanaAlmanaque ChoperiaMuu Espetos222 BarRestaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.
Tá indo viajar?

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!

➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!

✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌