4

Dicas de hospedagem em Aiuruoca

Renata Campos | 24.5.17 |
Onde ficar em Aiuruoca


Aiuruoca é uma cidadezinha mineira localizada no sul do Estado que atrai turistas à procura de suas belezas naturais. Por ser uma cidade pequena as opções de hospedagem não são muitas e, de uma maneira geral, são simples. Mas quem vai à Aiuruoca, definitivamente, não está à procura de luxo. 

Apesar da cidade ser pequena, as hospedagens são bem espalhadas e, em sua grande maioria, não se encontra na cidade, mas sim na sua área rural, onde estão os atrativos. Ficar hospedado na cidade implica ficar afastado das principais cachoeiras e trilhas. Mas ao mesmo tempo, você ficará mais central e as distâncias a serem percorridas são menores. Já se você optar em ficar hospedado próximo a algum atrativo, saiba que você ficará afastado dos demais. E aí é que começa o problema, como escolher? 

Bom, todos os lugares tem suas vantagens e desvantagens, cabe a você escolher o que é melhor pra você. Mas vou tentar te ajudar falando um pouquinho a respeito das principais áreas de hospedagem, que são o Vale do Matutu e o dos Garcias e o centro da cidade. Vale ressaltar que o ideal é que você esteja de carro pra conhecer bem a região. Caso contrário, ficará restrito aos atrativos que ficam próximos à sua pousada. 

Vale do Matutu

Desvantagens: estar afastado do Vale dos Garcias que fica a mais de 30km. Você pode até achar que 30km não é muito, mas lembre-se que são 30km em estrada de terra em não muito bom estado e com muitas subidas. De acordo com o Google Maps, a previsão é de 1:20 pra ir de um Vale ao outro.

Vantagens: estar próximo a todas as atrações do Matutu, podendo até mesmo não utilizar o carro pra se locomover por lá. Tem várias cachoeiras e restaurantes próximos, além de mercadinho com produtos locais e a única "baladinha" de Aiuruoca que acontece no Candeeiro do Vale. Além disso, o Matutu tem uma comunidade pequena mas bem ativa e engajada vivendo ali. Ótima oportunidade pra conhecer as pessoas do lugar, interagir e aprender com elas.

(Só pra citar 2 exemplos rápidos, conhecemos uma senhora de 75 anos, D. Ivete que tem um problema na perna e no braço e anda de bengala. Pra sair de casa ela precisa, obrigatoriamente, andar 1km até algum lugar pra pegar um carro. Ela é toda conversada, falante e super animada. Se precisa ir pra algum lugar mais longe, ela vai pra estrada e fica pedindo carona... e quem é que vai negar? rs. E tem também um garoto de 19 anos, o Gabriel, que largou a faculdade em SP pra trabalhar como garçom e ajudante de pedreiro em Aiuruoca. Ele tem a cabeça e um papo melhor do que muito cara mais velho). 


Vale dos Garcias

Desvantagens: estar afastado do Vale do Matutu. Como os 2 vales são longe um do outro, a maior desvantagem de ficar hospedado em um deles é a distância do outro. Nem tudo é perfeito, né?

Vantagens: ficar próximo aos atrativos dos Garcias e ter vistas liiindas de Aiuruoca pra onde quer que se olhe. As pousadas aqui se aproveitam dessa plus da vista pra atrair hóspedes, principalmente casais em busca de algo mais romântico e exclusivo.

Centro da cidade

Desvantagem: estar longe dos principais atrativos turísticos.

Vantagens: apesar de não estar próximo a nenhum atrativo, a vantagem de se hospedar na cidade é estar no meio do caminho pros principais atrativos. Você irá gastar bem menos tempo pra visitar qualquer um dos 2 vales do que alguém que esteja hospedado em um deles e queira conhecer o outro. Além disso, se a operadora do seu celular for Vivo (e talvez Tim), você terá acesso a internet na cidade. Caso contrário, irá ficará a mercê do WiFi da sua pousada, se ela tiver, ou de algum restaurante, se ele tiver. 


Eu já tinha comentado nesse post aqui que eu não fiquei hospedada em nenhum desses 3 lugares, né? Pois, é! Eu fiquei no Abrigo de Montanha do Batuque, ou Pousada do Batuque (é esse o nome que vocês irão encontrar em vários lugares, como no Google Maps ou TripAdvisor, por exemplo).  

Abrigo de Montanha do Batuque

O abrigo de montanha do Batuque foi idealizado pela Maiara e pelo Flavinho, um casal super fofo e simpático que largou tudo pra viver em meio às montanhas e trabalhar com o que gostam. Os 2 são escaladores e é super comum encontrar grupos de escalada por lá. Portanto, se você também é um escalador experiente ou iniciante, taí um ótimo lugar pra conhecer. 

Tem cada paredão enorme e lindo,  incluindo o próprio pico do Papagaio, próximo ao abrigo pra escalar. O Flávio abriu várias vias e guia grupos tanto de escalada como de trekking também! E a Maiara, cuida como ninguém do abrigo, dando um ar diferente ao lugar que é super simples, mas muito aconchegante. Tem sempre flores que ela usa na decoração e outros detalhes que dão um toque e um charme todo especial ao lugar.

Localização
O abrigo/pousada fica no bairro Pedras, na estrada que liga a cidade ao Vale do Matutu. Apesar de estar totalmente isolado de tudo e todos (a não ser de uma vizinha que mora numa casa alguns metros adiante e faz um queijo delicioso rs) eu achei a localização bem interessante. 

Onde ficar em Aiuruoca
Mapa de localização da Pousada Batuque (é esse o nome que você encontrará no Google Maps). 

Ele fica a 9 km da cidade e a 10 km do Matutu, ou seja, tá ali no meio do caminho. Então é bem tranquilo ir e voltar pra qualquer um desses lugares de dia ou à noite. Tirando o dia que chegamos e o que fomos embora que temos, obrigatoriamente que passar dentro da cidade, fomos lá uma outra vez pra jantar. Escolhemos a Pizzaria Dona Azeitona, que é bem bonitinha e gostosa e fica ao lado da igreja matriz e da praça principal. E fomos outro dia à noite no Candeeiro do Vale, no Matutu, um barzinho/restaurante/"baladinha" que vende crepes e tira-gostos, tem sinuca, lareira e música ao vivo! 

Já o Vale dos Garcias vai estar longe de todo jeito, não tem como! Mas como ele fica depois da cidade, já na estrada de saída. Deixamos pra conhecê-lo no dia de ir embora. Saímos de manhã, visitamos a Cachoeira dos Garcias e a Prainha. Almoçamos no restaurante Casal Garcia e depois fomos ao Poço Joaquim Bernardo. E de lá, pegamos estrada de volta pra casa no fim da tarde. Se você estiver hospedado lá no Batuque ou no Matutu, sugiro que faça o mesmo. 

Quartos
Como o nome já diz, o Abrigo de Montanha do Batuque, é um abrigo pra montanhistas e, claro, turistas em geral também! Assim, oferece quartos coletivos e com banheiros compartilhados que ficam na "casa grande" e também 4 suítes que ficam numa casinha menor nos fundos. Foi lá que eu e minha amiga ficamos. Pegamos um quarto com uma cama de casal e uma de solteiro, mas tem quartos só com a cama de casal também. 

Os quartos são simples, os móveis são antigos, mas a cama e os travesseiros são muito confortáveis. Os cobertores (sim, são 2 e acredite, você irá precisar) são cheirosos e quentinhos. O banheiro também é simples, mas o chuveiro é uma delícia. Água quentinha e abundante! E é tudo muito limpinho e bem cuidado. Precisa mais do que isso? 

Fachada da casa principal onde ficam os quartos coletivos e a cozinha e área comum
Onde ficar em Aiuruoca
Todas as suítes da pousada ficam nessa casinha aos fundos da casa principal. 
Pousada Batuque Aiuruoca
O que dizer dessa vista linda do Pico do Papagaio? 

Também existe a possibilidade de ficar acampado lá. Na frente da casa principal tem um gramado enorme onde cabem várias barracas de camping

Áreas comuns e alimentação
O Abrigo do Batuque parece mesmo (na verdade, é) uma casa de fazenda, com vários quartos, onde todos os hóspedes interagem em volta da cozinha e de uma grande mesa de madeira na copa. Coisas de Minas... rs. 

A cozinha é comunitária, assim como a geladeira. Então, você pode comprar coisinhas pra cozinhar e/ou pra guardar na geladeira. Mas caso não queira cozinhar e nem sair pra comer à noite, como nós fizemos, é possível se alimentar lá mesmo. É só você se informar do cardápio. Nas noites que eu passei lá rolou pizza e caldos. Delícia naquele friozinho, digo, friozão. 

Detalhes da cozinha comunitária.
Bem a cara de uma casa de fazenda mesmo, né? Adoro!

Também rola almoço por lá. E é uma delícia! Tudo feito no fogão à lenha e muito saboroso. Recomendo! Nós chegamos de viagem mais ou menos na hora do almoço e eu comi tanto que tive até dificuldade de caminhar no início da trilha da cachoeira do Batuque, que fica lá pertinho, coisa de 20 minutos de caminhada. Falei dela com mais detalhes nesse post. O café da manhã é simples, mas bem gostosinho. Tem um bolo maravilhoso e um queijo (feito pela vizinha e que vendo por encomenda) divino! 

Na ânsia de comer, acabei não tirando foto de nenhuma refeição! Mas te garanto que é tudo uma delícia! Ahh... todas elas são cobradas à parte, inclusive o café da manhã. Mas, como eu já disse, se você preferir, pode levar sua comida (ou comprar no supermercado da cidade) e comer lá. 

Bom, como a pousada fica no "meio do nada", você já deve imaginar que não tem sinal de WiFi por lá, né? Celular (somente Vivo) pega bem mais ou menos e apenas em alguns pontos específicos. Portanto, abstraia e relaxe! Conecte-se com a natureza e seja feliz! 

Uma das grandes vantagens de estar no "meio do nada", além da tranquilidade, do ar puro, etc e tal, é o céu maravilhoso! Um dos céus mais estrelados que eu já vi na minha vida! É lindo demaaaais! Tinha tanta estrela que parecia que o céu estava mais baixo, bem pertinho da gente! Emocionante! Só não passei a noite toooooda olhando pro céu porque lá faz um frio, mas um friiiiiioooo!!! Só pra vocês se situarem, fui no feriado de 1° de maio (2017). Ou seja, ainda tem potencial pra ser bem mais frio! rs

Vista do Abrigo de Montanha do Batuque do alto de um morro, na trilha para a cachoeira do Batuque.
Estão vendo aquela casa branca ali no "meio do nada"? É aquela casinha onde ficam as suítes. A casa principal do Abrigo está mais à frente, meio encoberta pelas árvores. 


onde ficar em Aiuruoca
Valores Maio 2017


                     CONTATOS

Celular (Vivo): Flávio 35 998319241
                          Maiara 35 988125350
WhatsApp: Flávio 35 992438040
                    Maiara 35 988011606
E-mail: abrigobatuque@gmail.com
www.facebook.com/abrigobatuque
www.instagram.com/abrigodobatuque






➥ SAIBA MAIS SOBRE AIURUOCA
Aiuruoca - Dicas do que fazer, como chegar e onde ficar
Vale do Matutu - Aiuruoca


Veja mais fotos de Aiuruoca no Instagram do blog. 
É só procurar pela hashtag #RêVivendoAiuruoca


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Onde ficar em Aiuruoca




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

4 comentários :

  1. q lokoo agora sim vou pra la devido aos seus comentarios q me ajudaram e muito a decidir a
    viajar para aiurioca

    ResponderExcluir
  2. q lokoo agora sim vou pra la devido aos seus comentarios q me ajudaram e muito a decidir a
    viajar para aiurioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que ótimo!
      Fico feliz em saber. Vc vai adorar Aiuruoca! :)

      Excluir

  3. "Revivendo Viagens" (Portuguese for "Reliving Travels") is likely a travel-related platform, blog, or social media account that shares experiences, tips, and memories from past journeys. It may offer inspiration, practical advice, and storytelling to encourage others to explore destinations and create their own memorable travel experiences. The name suggests a focus on nostalgia and the joy of reminiscing about past adventures while also inspiring new ones.
    tax and estate lawyer
    henrico traffic lawyer
    virginia uncontested divorce
    virginia personal injury settlements





    ResponderExcluir

Comente aqui