12

Sighisoara, a cidade onde o Conde Drácula nasceu. Romênia

Renata Campos | 4.9.19 |
Sighisoara Romênia


Sighisoara é uma cidade fofa, de nome estranho (leia "Siguixoara"), que fica no coração da Transilvânia, na Romênia. Foi lá que a "estrela" principal do país, o Conde Drácula, nasceu. Para saber mais detalhes sobre a vida do Conde Drácula e as lendas relacionadas, dá uma olhada nesse post.

Embora tenha poucas referências a esse respeito por lá, a Sighisoara por si só merece a visita. Ela conquista qualquer um com sua beleza. A arquitetura medieval, as ruas de paralelepípedos e as casas coloridas dão um ar todo especial à cidade.


COMO CHEGAR EM SIGHISOARA


Sighisoara fica a mais de 300 km da capital Bucareste. Apesar existirem ônibus e trens ligando as 2 cidades, o mais comum é chegar a partir de Brasov, Sibiu ou mesmo Cluj-Napoca (que ficou de fora do meu roteiro). Afinal de contas, essas cidades ficam bem mais próximas, merecem a visita e são uma ótima opção para quebrar a viagem de cerca de 5 a 7 horas, entre Bucareste e Sighisoara.


A distância entre Brasov e Sighisoara é de mais ou menos 120 km, já Sibiu fica um pouco mais próxima, a menos de 100 km. Existem ônibus e trens ligando essas cidades entre si. Mas a melhor opção, sem dúvida, é alugar um carro. Além de ser mais rápido e prático, também é possível conhecer vários lugares interessantes no caminho.

Foi isso que eu fiz. Mesmo viajando sozinha, preferi alugar um carro pra poder explorar melhor a região. Foi a melhor coisa que eu fiz. Super recomendo! Paguei 17 euros na diária com a RentalCars.


Sighisoara Romênia
A fofa cidade de Sighisoara, na Romênia


O QUE FAZER EM SIGHISOARA


Sighisoara é pequenininha, tem apenas 23 mil habitantes e seu centro histórico é facilmente percorrido a pé em um dia. Eu cheguei em Sighisoara (vindo de carro de Brasov) umas 2h da tarde, só deixei minhas coisas na pousada e saí pra almoçar e bater perna. Como no verão só escurece lá pelas 10h da noite, tive tempo suficiente de conhecer tudo o que eu queria tranquilamente!

O 1º lugar que visitei foi a Torre do Relógio (Clock Tower - Turnul cu Ceas) que tem uma vista bem bonita da cidade. Vale a pena! No caminho de subida tem um museu meio fraquinho, apenas com informações em romeno.

Sighisoara Romênia
Vista da Torre do Relógio de Sighisoara

Um pouco mais à frente da Torre fica a casa onde o Conde Vlad Teles, digo, Drácula nasceu e morou por 4 anos. Hoje o lugar é apenas um restaurante. Meio sem graça, né? Mas é só isso mesmo! Eu nem me interessei em entrar porque achei que não teria nada demais lá!

Eis a casa onde o Conde Drácula nasceu (é essa amarela aí da foto, fica pertinho da Torre do Relógio).

Seguindo mais um pouco, à esquerda fica uma escadaria coberta de madeira, construída em 1642. Após subir 176 degraus, você chegará na Biserica Den Deal, ou Igreja da Colina. É preciso pagar 8 lei se quiser visitar a igreja. Eu não quis!

Preferi passear pelo cemitério que tem ali do lado e apreciar a vista da cidade a partir de um mirante. Pra descer de volta à cidade, fui caminhando pela estranhadinha. O caminho é mais longo, mas mais bonito e interessante do que a escada.

Sighisoara Romênia
Biserica Den Deal e sua bela vista de Sighisoara

Sighisoara Romênia
Caminho para a Biserica Den Deal. Subindo pela escadaria de madeira e descendo pela estradinha bonitinha

Bom, depois de visitar esses atrativos, agora é só sair caminhando pelas ruas com casas coloridas e se encantar pela cidade medieval de Sighisoara. Aproveite também para conhecer algumas das 9 torres de defesa da cidade antiga que ainda estão de pé, e muito bem preservadas, diga-se de passagem.

Sighisoara, Romênia
As ruas coloridas e fofas de Sighisoara
Sighisoara, Romênia
Algumas das torres de Sighisoara

Fora do centrinho histórico, vale a pena conhecer a Biserica Sfânta Treime (Holy Trinity Church), que é lindona e fica na beira do rio, num lugar bem bonito, principalmente no fim do dia, como eu fui.

Biserica Sfânta Treime

Voltei pra pousada caminhando pelo rio até a Strada 1 Decembrie 1918, uma das principais rua da cidade, cheia de prédios lindos e coloridos e que fica fechada apenas para pedestres aos domingos. Me joguei no sofá com as comprinhas que tinha feito no supermercado e fiquei observando o anoitecer do janelão do meu quarto que tinha uma vista espetacular da cidade!



ONDE FICAR EM SIGHISOARA


Dessa vez, escolhi ficar numa pousada, na verdade em uma guest house, a Cosbuc Residence. Aproveitei que o preço estava bem acessível (paguei 93 lei, o que dá ± 90 reais) pra ficar num quarto individual, dessa vez.

O lugar é arrumadinho, o quarto bem grande e a vista, nem preciso dizer nada, né? Dá só uma olhada na sequência de fotos do entardecer, abaixo. Os donos são uns amores, super simpáticos e ganhei até uma dose de Palinca, uma bebida típica da Romênia, que seria algo tipo uma cachaça!

Sighisoara Romênia
Parte do meu quarto enorme em Sighisoara com uma vista privilegiada da cidade
Sighisoara Romênia
Fotos tiradas (de celular) sentadinha na poltrona do meu quarto em Sighisoara, com vista da cidade

Bom, a Cosbuc Residence não fica dentro da cidade medieval, mas fica bem pertinho, coisa de 3 minutos caminhando. Gostei bastante da localização. Até mesmo porque, como eu estava de carro, seria complicado (mas não impossível) dirigir e estacionar lá dentro.

Caso queira se hospedar na old town,  a Casa Bertha, a Casa Savri, a Domic Boutique e a Taschler Haus parecem boas opções. Mas pra quem preferir apartamento, o Smart ApartmentsDominic Boutique Tamplarilor, a Casa Augustus e a Peter House também estão localizadas dentro da dentro da cidade medieval. E tem também o Burg Hostel Sighisoara, o único hostel que vi por lá!


➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas da Romênia lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoaRomênia


--
Tá indo viajar? 


➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!



➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

12 comentários :

  1. Vendo uma cidade fofa e coloridinha assim, nem dá pra acreditar que o Drácula nasceu ali hahahaha Tenho muita vontade de conhecer a Romênia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha não é?
      A Transilvânia é toda assim, fofa, linda e colorida! Bem diferente da imagem sombria que passam por aí, não é mesmo?

      Excluir
  2. Seu texto me inspirou a conhecer Sighisoara na Romênia, está incrível e realmente desperta o interesse no destino. Show!

    ResponderExcluir
  3. Gente, nunca tinha ouvido falar de Sighisoara mas já fiquei doida pra ir! Que fofura! A Romênia é um sonho antigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sighisoara é demais! Não deixe de incluir no seu roteiro! Vai amar!

      Excluir
  4. Sighisoara parece ser linda e valer a pena a visita. Bom conhecer esses lugares que nem sabíamos da existência rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimm. Sighisoara é demais! Vale muito a pena!

      Excluir
  5. Que gracinha de cidade ! Fiquei encantada. Parece um mergulho no tempo. Difícil mesmo falar Sighisoara haha Bacana você compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  6. que amor essa cidadezinha! o jean visitou com um amigo ano passado e achou muito mais legal do que a capital, parece q tem um ar mais "unico e identico"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A parte menos interessante de toda a Romênia é a capital. O interior tá de 10!

      Excluir

Comente aqui