49

Como ir à Cuba: Pacote Turístico x Viagem Independente?

Renata Campos | 9.6.12 |

Cuba é um dos países que fazia parte da minha bucket list. Mas eu não estava pensando em ir pra lá por agora e nem planejando nada! Mas eis que um amigo, dono de uma agência de viagens, surgiu com uma proposta praticamente irrecusável para viajarmos à Cuba.

Convite pra viajar é uma coisa que eu tenho muita dificuldade de recusar.. rs. Mas, quem me conhece sabe que eu não curto pacotes turísticos, turismo de massa e afins. Faço um estilo mais mochileiro! Aí pensei que poderia ir de forma independente e encontrar com esse meu amigo lá, como fiz quando fomos para a Costa Rica. Ele foi pela agência dele e eu planejei minha própria viagem, que ficou bem mais em conta e até mais interessante que a dele, diga-se de passagem!

Então comecei a pesquisar sobre Cuba e percebi que o preço a ser pago por todo o pacote (aéreo + 3 dias num dos principais hotéis de Havana com city tour e 3 dias num resort all incluse em Varadero + transfers in/ou aeroporto e entre as 2 cidades + “visto” de turista e seguro saúde) estava saindo por praticamente o mesmo preço da passagem aérea somente. Aí dei o braço a torcer e resolvi encarar, pela primeira vez, o esquemão “empacotado”.
Só que dei um jeitinho de dar uma melhoradinha no pacote, adiei o voo de volta e encaixei mais 3 dias na ilhota de Cayo Largo. Dessa vez, fiz tudo por conta própria, como gosto! Assim, junto com minha amiga paulista Maira, do blog Galera do Mar, fui conhecer a "terra de Fidel". E meu amigo que teve a idéia e botou pilha pra eu ir, acabou tendo que cancelar a viagem!

Meu roteiro de viagem ficou assim:
11/05  Belo Horizonte ==> Havana
12/05  Havana
13/05  Havana
14/05  Havana ==> Varadero
15/05  Varadero
16/05  Varadero
17/05  Varadero ==> Cayo Largo
18/05  Cayo Largo
19/05  Cayo Largo ==> Havana
20/05  Havana ==> Belo Horizonte

Nosso roteiro de viagem em Cuba
Bom, mas aí vem a pergunta que não quer calar:
Eu gostei da experiência de viajar de pacote? Mais ou menos...
Mas... vale a pena ir de pacote à Cuba? Depende...

Explico:

Geralmente os pacotes só cobrem as cidades principais, o que não atende aos que pretendem conhecer outras cidades menos turísticas do interior da ilha.

Mas pros que querem conhecer apenas as cidades pólo, não se preocupar com burocracias de visto, seguro, transfers e procurar hospedagem é bem cômodo! Muitos reclamam da dificuldade em conseguir informação a respeito de Cuba. Pode não ser assim tão fácil, concordo! Mas procurando com calma e boa vontade dá pra achar bastante coisa.

Eu adoro planejar viagens. Passo dias pesquisando, montando roteiros, procurando dicas do que fazer (e não fazer também), de restaurantes, bares, hospedagem e etc. Pra mim é uma diversão e um prazer, apesar de extremamente trabalhoso. Mas tem gente que odeia fazer isso, acha chato, cansativo, arriscado e prefere pagar a mais pra não ter esse trabalho. Então viajar de pacote é a melhor solução, mesmo saindo, quase sempre, bem mais caro.

Como estava planejando outras viagens mais "complicadas" ao mesmo tempo, eu desencanei total de Cuba (já que era pacote, né?) e acabei não pesquisando muito sobre o país. Pelo menos, não tanto quanto eu gostaria!

Aí no 1º dia em Havana me senti meio perdida, sem saber direito aonde ir ou o que fazer e sem poder acessar a internet pra pesquisar algo. Não existe internet em Cuba, lembram? Quer dizer, existir até existe, mas só em pouquíssimos lugares e é absurdamente cara. Então saímos andando meio sem rumo pela cidade e fomos encontrando pessoas e lugares que nos levaram a outros lugares e outras pessoas... e foi ótimo!

A parte ruim foi que deixamos de conhecer muita coisa que parecia ser legal. Tudo bem que apenas 3 dias em Havana não são suficientes pra conhecer tudo, principalmente pra quem não gosta de visitar os lugares correndo como eu, só pra dizer que esteve lá. Mas, acredito que poderia ter aproveitando melhor se tivesse planejado a viagem. Enfim...

Mas vamos lá, algumas coisas do esquema pacotão me irritaram. Como por exemplo, o city tour que estava incluso no pacote. Olhar tudo pela janela (fechada) de um ônibus não é nada legal. Pior que isso é só aquele lance de fixar um tempo, que nunca é o suficiente, pra você “conhecer” determinados lugares e (tentar) tirar fotos. Como tirar fotos bacanas de um lugar lotado de pessoas querendo tirar as mesmas fotos que você ainda aparecer nelas? Tarefa quase impossível! Pra conseguir um pouco mais de paz, e boas fotos, eu procurava me afastar um pouco do grupo, só que aí acabava perdendo a explicação do guia, que geralmente é a parte que vale a pena em um city tour.

Conhecer os lugres pela janela de um ônibus, não tem graça
Explicações do guia ao grupo antes de decretar 15 minutos pra "explorar" o lugar

Em Havana, uma ótima opção pra quem tem pouco tempo e pouco paciência pra cities tours desse tipo é o Havana Bus Tour, um ônibus de 2 andares e aberto que percorre os principais pontos turísticos e do qual você pode descer em qualquer lugar, quantas vezes quiser, e ficar o tempo que achar necessário em cada lugar! (Saiba um pocuo mais sobre ele no Guia Prático de Cuba).

Outra coisa que não achei legal foi o hotel que ficamos em Havana, o Habana Libre. Não que ele seja ruim, está longe disso. Mas não gostei! Ter que enfrentar fila pra pegar elevador, esperar mesa vagar e trombar nas pessoas durante o café da manhã é, no mínimo, chato! Gosto de lugares menores e com mais personalidade, onde o staff é amigável, conversa com você, te orienta, dá dicas, essas coisas. Sem falar que 92% dos hóspedes fazia parte de alguma excursão da terceira idade! Definitivamente, nada a ver comigo.

Pra saber mais sobre o hotel e também sobre a casa de família que eu fiquei em Havana, leia o post sobre hospedagem em Havana.

Em Varadero o sentimento de estranheza era parecido. Lógico que eu curti as mordomias de um resort all incluse. Fiquei hospedada no Hotel Sol Palmeras. Mas ficar o dia todo de pernas pro ar na mesma praia e/ou piscina cansa! Isso é programa pra um só dia e olhe lá. Eu não sou do tipo que paga (caro) pra ficar à toa ou descansando. Isso eu faço em casa! Gosto de explorar os lugares.
Passar algumas assim é ótimo! Agora, passar vários dias desse mesmo jeito, cansa!!

Assim, no segundo dia, pegamos o Varadero Beach Tour (no mesmo esquema do ônibus de Havana), e passamos o dia inteirinho rodando, descemos em praticamente todas as paradas do ônibus. Achei Varadero uma graça e acredito que ficar hospedada na cidadezinha teria sido mais proveitoso do que ficar “presa” num resort... faz mais meu estilo! De toda forma, a experiência do resort foi bacana! Não tenho do que reclamar, só não é muito a minha cara!

Varadero Beach Tour, uma boa opção para "fugir" dos resorts e conhecer a cidade de Varadero.


Como eu disse, nossa viagem terminaria em Varadero, mas acrescentamos Cayo Largo no roteiro. Dessa vez, fizemos tudo sozinhas, por conta própria. Mas no nosso roteiro independente também houve a parte boa e a ruim da história...

Começamos mal, perdemos o voo de Varadero pra Cayo Largo! Não por culpa nossa, mas simplesmente porque não estávamos indo por nenhuma agência! Teoricamente nosso voo sairia às 8hs da manhã. Chegamos ao aeroporto de Varadero às 6:45, mas o avião já tinha partido!!!! O negócio é que, não é possível comprar passagens pelo site da cia área, só reservar. E foi o que fizemos. Mas você pode comprar o voo, que inclui o transfer para o aeroporto, nas agências locais. E, como quase todo mundo só vai pra Cayo Largo por agência, quando o transfer com os passageiros chegou e o avião simplesmente saiu. Ao questionarmos a mudança repentina de horário, recebemos, com desleixo, a seguinte resposta: esto es Cuba, chica!

Percebendo nossa perplexidade com a situação, um outro funcionário resolveu nos ajudar. Havia um voo de outra empresa saindo logo em seguida! Ufa.. Então fizemos o pagamento ao próprio funcionário da Cia aérea, ali no meio do saguão mesmo e ele nos deu os tickets! Dessa vez nos demos mal em estar sem agência.

Na chegada à Cayo Largo, outra surpresa. Desembarcamos e não havia nenhum táxi no aeroporto! Ao nos ver ali com uma cara de: E agora?, o guia de uma das agências nos ofereceu “carona” (que foi paga) no ônibus que faria o transfer de todos os outros passageiros. Parece que o voo, comprado pelas agências, inclui não somente o transfer de ida para o aeroporto de Varadero, como também o transfer do aerporto de Cayo Largo para os respectivos hotéis.

Cayo Largo possui apenas 7 hotéis (todos all incluse) e vive exclusivamente em função do turismo. Ninguém mora na ilha, todos os funcionários passam 20 dias lá e 10 em casa. E não existe táxi. Quer dizer, até existe, mas eles não ficam andando pra lá e pra cá, como em qualquer outro lugar do mundo. Pra usar um táxi, é necessário ligar pra uma central. É que, como quase todo mundo vai à ilha por alguma agência, todos os passeios já tem transfer incluído, então é bem raro alguém precisar de táxi.


Entendido isso, nos viramos super bem em Cayo Largo. Quando queríamos fazer algo, era só pagarmos para ir com o transfer de alguma agência. Chegava a ser engraçado quando dizíamos que não tínhamos ido com nenhuma agência, todos ficavam espantados e nos olhavam como se fossemos Ets!! Pelo jeito, ninguém vai pra lá por conta própria! rs

Eu adorei Cayo Largo! Nosso resort era bem grande, mas bem mais simples que o de Varadero. Acho que até por eu gostei mais de lá! Na verdade, parecia uma vilazinha ou um condomínio de praia com vários prédios baixinhos espalhados num terreno enorme. Dessa vez não tive a sensação de estar num clube chique (que é o que parecem os resorts, né?), mas sim numa cidadezinha praiana. Delícia!

Área do hotel Sol Pelicano

E o melhor, pagamos super barato fazendo a reserva diretamente com o hotel. No site das agências cubanas que vendem os tais pacotes pra Cayo Largo, o hotel estava bem mais caro!!  Ponto pra viagem independente, dessa vez!! No dia de ir embora, pensamos em pedir um táxi para ir ao aeroporto, mas acabamos indo no transfer das agências, assim chegamos ao aeroporto junto com todos os outros passageiros e não tivemos problema algum. Ufa! 

Assim, se for a Cayo Largo, ao invés de reservar o voo no site das cias áereas, talvez seja melhor e mais seguro comprar as passagens pelo site de alguma agência, como a Solways, que é um pouco mais caro, mas oferece transfer in/out e você não corre o risco de perder os voos.  

Por fim, de volta à Havana, ficamos hospedadas na casa de uma família cubana, na Ciudad Vieja. E não poderíamos ter feito escolha melhor. Ficamos na casa do David, um veterinário que aluga quartos para complementar sua renda mensal, é grande, antiga, bem bonita, com quartos enormes e confortáveis! E apesar do jeito meio caladão, ele conversou bastante com a gente, deu várias dicas e respondeu prontamente todas as várias dúvidas que fomos acumulando durante a viagem. Adorei a experiência! Além de ser bem mais barato (pagamos 25 CUCs – R$50,00 para 2 pessoas) que os geralmente caros hotéis de Havana, também gostei de ter ficado hospedada no centro histórico, que é uma graça. É lá que estão os maiores atrativos e restaurantes mais baratos (e também mais bonitinhos) do que em Vedado, bairro residencial e bem mais caro, que ficamos no inicio da viagem (Pra saber mais, leia o post hospedagem em Cuba).


Plaquinha que identifica as casas de família que alugam quartos em Cuba

Enfim, seja através de uma agência de turismo ou de forma independente, o que importa é que Cuba é um país encantador e vale MUITO a pena ser visitado! O jeito de explorá-lo vai de cada um. O meu, definitivamente, não é através de um pacote. De toda forma, eu curti muito a experiência e recomendo a todos conhecer Cuba, seja lá como for...

E o seu estilo de viagem? Qual é?



Saiba mais sobre Cuba, leia todos os posts do país aqui:

--
  Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america central 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!





✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

49 comentários :

  1. Rê, muito boas suas dicas!
    Pra vc, Havana Velha é o melhor lugar para ficar em Havana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Miriam, obrigada!
      Eu acredito que seja o melhor lugar sim! Além de ser super charmoso, é onde estão a maioria dos atrativos turísticos e onde tem mais oferta de restaurantes. Sem falar que é tudo lá é mais barato do que em Vedado ou Miramar, que são os outros 2 bairros mais populares também!!

      Excluir
    2. Ola Renata! Valiosíssimas suas dicas!! Onde a gente compra a Tarjeta d ingresso a Cuba? Aquela taxa?

      Excluir
    3. Oi Rosa, tudo bem?
      Obrigada!
      Você pode adquirir no balcão da cia aérea. Nesse post, tem todos esses detalhes práticos. Dá uma lida! ;-)
      http://www.revivendoviagens.com/2012/06/guia-pratico-de-cuba.html

      Excluir
  2. Nossa, Renata, a sua descrição de como gosta de viajar e planejar viagens parece vinda de mim! É, tb não curto ir aos lugares só para dizer que fui, não curto pacote e não curto tudo condensado em "x noites" em tal lugar. Fora a história de gastar grana para descansar... pra mim, descanso conhecendo locais, pessoas, cultura local, história... isso me renova. Estou AMANDO suas dicas de Cuba. É a próxima grande viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paula,
      E não é verdade?
      Obrigada!! Ainda preciso escrever sobre Varadero e Cayo Largo pra fechar a série de Cuba!! Mas o tempo tá curto!! rs

      Excluir
  3. Olá Renata adorei seu blog.
    Eu e meu namorado estamos planejando ir a Cuba. Será que você pode me passar o custo do seu pacote e os contatos? Meu e-mail é andreadomingos26@gmail.com Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, tudo bem?
      Então, como eu comentei, fui com a agência de uma amigo que fez um precinho camarada pra mim.
      A agência é http://www.coloursviagens.com.br
      Abs

      Excluir
  4. Olá Renata, pode indicar o nome desse seu amigo? Estou muito a fim de conhecer este ano Cuba e quando vi suas explicações me encantei, realmente o preço só da passagem sai mais caro que comprar pacote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luana,
      Quando fui, a agência do meu amigo Anderson (http://www.coloursviagens.com.br/) com uma promoção pra Cuba (e ele ainda me deu um descontinho camarada..rs) então valeu super a pena. Mas de uma forma geral eu prefiro comprar passagens direto com as cias aéreas e, de uma forma geral, tenho achado preços bons também!!
      Cuba é realmente um lugar encantador, tenho certeza de que irá adorar! :-)

      Excluir
  5. parabens renata vivendo a vida enquanto se ha vida. DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  6. Renata Alves24.8.13

    Olá Renata,estou planejando uma viagem à Cuba e vc venho pesquisando em blogs,sites e curti muito suas dicas pois assim como vc,detesto "pacotes" pois amo a liberdade de ir pra onde e como quiser sem hora pra nada,enfim ....
    Então quando tiver um tempinho,poderia enviar pro meu e-mail valores e roteiros por gentileza??grata desde já. renata.ads.ads@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Xará, tudo bem?
      Então, o roteiro que fiz em Cuba eu coloquei no começo desse post. Por enquanto, só falei sobre Havana. Nesse post aqui http://www.revivendoviagens.com/2012/06/revivendo-havana.html#.Uhl1nxukolQ, coloquei tudo que fiz em Havana.
      Ainda preciso arrumar um tempinho pra escrever sobre Varadero e Cayo Largo... mas por enquanto tá apertado!

      Excluir
  7. Há necessidade real de se fazer um seguro viagem (tipo aquele que a União Europeia solicita)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,
      Nunca fui à Europa, então não sei como é o seguro que eles solicitam!
      Teoricamente, o seguro é necessário sim. Eu tinha seguro, mas não me pediram nada não.
      Se você quiser arriscar e ir sem o seguro, é possível fazê-lo na hora mesmo. Dá uma olhada nesse site aqui http://www.asistur.cu/
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Tenho investigado o preço das pasagens, mas ainda não consegui descobrir como saber os preços dos hoteis, pois sempre aparece - sem disponibilidade para a data. Daí eu mudo as datas, mas a resposta permanece inalterada. Você tem alguma ideia de como reservar um hotel sem ficar dependente de operadora? Ah, gostaria de fazer em 10 dias o seguinte roteiro - Centro histórico ; uma fabrica de rum ; a fabrica de charutos Cohibas e Varadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloi, tudo bem?
      Então, eu só cheguei a fazer reserva no hotel de Cayo Largo e na casa e família em Havana. E foi super tranquilo! Já o meu hotel em Havana e em Varadero foram reservados pela agência!
      Se você não está conseguindo diretamente pelo site, tente mandar e-mail para o hotel. Boa sorte!

      Excluir
  9. Oi, Renata! Adoro o blog, leio há algum tempo, mas nunca comentei. Sempre tem uma primeira vez, né? ;)

    Bom, desde que uma amiga comentou por alto que desejava ir a Cuba antes da morte dos irmãos castro, pois não se sabe como vai ficar.. Cuba ficou ali, pressa na minha cabeça.

    Lendo seu post me deu mais e mais vontade. Eu só tinha ouvido falar de Havana e Varadero até então. Vi que seu roteiro mais ou menos 10 dias. Achou um tempo bom ou merecia mais dias? Indica mais algum lugar além de Havana, Varadero e Cayo Largo?

    Abraços,
    Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tatiane, que ótimo! :-)
      Vá mesmo à Cuba logo. Vc vai adorar. Tem outros lugares sim mas como eu só tinha 10 dias, então optei por esse roteiro. Cayo Largo é liiiiiindo e vale muito a pena! Todo mundo que indiquei amou. Mas é uma realidade completamente diferente de Havana. Por isso acho bacana conhecer um pouco de cada.
      Tembum amigo meu que conheceu outras cidades no interior de Cuba também. Ele até escreveu um relato no Mochileiros.com, dá uma olhada lá se vc acha e qualquer coisa me fala. Estou viajando agora e escrevendo do celular, aí fica difícil te passar o link por aqui.
      Boa sorte! :-)

      Excluir
    2. Renata,
      Adorei suas dicas. Só gostaria mesmo que v. me confirmasse que a Solways é uma agência confiável pois pretendo comprar os vôos para/de Cayo Largo através deles. Obrigada

      Excluir
    3. Oioi...
      Então, eu não cheguei a usar o serviço deles mas parece que é de confiança sim! Pelo menos é uma agência bem grande por lá!
      Boa sorte... e boa viagem! Cayo Largo é um paraíso!!

      Excluir
  10. Olá Renata, muito boas suas dicas sobre Cuba. Desde criança que sonho em conhecer esse país. Acho que em novembro desse ano realizarei. Sou maratonista e aproveito as viagens para correr e fazer turismo. Em 16/11/14, será a MARABANA, maratona de Havana, esta será se Deus quiser minha 34ª maratona. Assim como você adoro planejar minhas viagens independente de pacotes. Estou de tocaia pesquisando diariamente preços de passagens, mas infelizmente estão bem salgadinhos, isso dificulta o planejamento. Mesmo assim continuarei na busca. Li que vale a pena conhece Santiago de Cuba, como só terei apenas 10 dias então meu roteiro será: Havana, Varadero e Santiago de Cuba. Infelizmente o tempo é curto para colocar Cayo Largo. Mesmo assim vou analizar direito. Muito obrigada e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, que bacana!
      Mas fica de olho que, uma hora, deve aparecer alguma passagem num preço bacana pra lá!
      Ouvi falar bem de Santiago de Cuba mesmo e tenho um amigo que passou por lá! Mas não tive tempo de conhecer!
      Boa sorte pra você no seu planejamento!

      Excluir
  11. Anônimo18.2.14

    Olá a todos, visitem kayo guilherme é um verdadeiro paraíso.

    ResponderExcluir
  12. olá:
    Na Proxima vez que for em Cuba possu te indicar muitos lugares bacanas , pois sou Cubana e moro no Brasil a 4 anos. meu e-mail é lperezbarrabi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bnoches, chica. Voy a Cuba en abril y me gustaría mucho saber de estas pistas. Soy brasileño, 55 años, moro en Salvador, estoy estudiando español. Se necesitas de alguna información del a Bahia, Rio Grande do Norte, estoy a su orden. Mi correo es lin_13@bol.com.br. Abz.

      Excluir
  13. Grandes dicas, estou indo para Cuba e farei uso. Tenho uma pausa de 14h na cidade do Panamá, voce sabe de alguém que passeio pelo canal, o tenha alguma boa dica para compra de celular. Moro em Salvador, se precisar de alguma informação sobre a Bahia estou à disposiçao. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira, tudo bem?
      Infelizmente, não sei te dizer. Sempre passei bem rapidinho pelo Panamá, nunca deu tempo de desembarcar!
      Você vai adorar Cuba!
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Bien, chica. Gracias.

      Excluir
  14. Ola!
    Gostaria de saber valores aproximados! Tem como vc disponibilizar essa informação? é um pais caro de se hospedar, comer, passear? quanto você pagou no pacote, se nao for muito indelicado perguntar?! hehe
    Bem legais as dicas! valeu

    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruna, tudo bem?
      O meu pacote, como eu disse, foi um preço promocional feito pelo meu amigo dono da agência, então não é um preço que condiga com a realidade!
      Mas a moeda tem o mesmo valor do dólar, então não é assim tão barato. Restaurantes e hotéis você vai encontrar de todos os tipos e preços. Nesse post, falei dos lugares que frequentei em Havana e coloquei os preços, dá uma olhadinha: http://www.revivendoviagens.com/2012/06/revivendo-havana.html
      Em Varadero e Cayo Largo ficamos no regime all incluse, então não gastamos muito além não!
      Boa viagem!

      Excluir
  15. Oi Renata! Ótimo seu relato! Me deixou mt animada... Estava pesquisando sobre Cuba pq pretendo viajar p lá no fim do ano, e por sorte essa semana começou uma promoção, Turismo Week, não sei se vc conhece.... Enfim, cuba é o destino que eles estão fomentando, então tem vários pacotes em promoção! Bom, minha dúvida é, entre Varadero e Cayo Largo... Acho q não vou conseguir montar um pacote com os dois pelo preço... Qual vc acha q vale mais conhecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol,
      Que bacana, você vai adorar Cuba!
      Os 2 lugares são bem diferentes! Varadeiro é bem mais turístico e mais urbano e Cayo Largo é menorzinho e mais, digamos, "selvagem". Eu gostei dos dois lugares, justamente por serem diferentes. Mas particularmente, EU prefiro lugares menores como Cayo Largo, mas isso é bem pessoal! Sendo um ou outro tenho certeza que você vai gostar! :-)

      Excluir
  16. Parabéns pelo post. Concordo com você, também detesto viajar de pacote turistão, tô fora.

    Na Europa é tranquilo para fazer sua viagem do tipo "faça você mesmo". Mas em lugares mais exóticos, como o Marrocos ou Cuba pode ser mais difícil.

    Quero ir a Cuba e estou na fase de pesquisas. Curto muito a fase de "montar" a viagem, na verdade eu começo a "viajar" antes... e isso não tem preço.

    Suas dicas foram ótimas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allysson, obrigada!
      Realmente, a fase de planejamento é realmente uma delícia! Eu também curto bastante!
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  17. Adorei, tenho muita vontade de conhecer Cuba. Não gosto de pacotes também, acho limitadores. Melhor conhecer o lugar de verdade, com a liberdade de caminhar sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Patty!! Nada como uma viagem independente!!
      Você irá adorar Cuba!! Vá mesmo!

      Excluir
  18. Oi, Renata! Pela tua experiência, quantos dias recomendas ficar em Havana, Varadero e Cayo Largo? Vale a pena se hospedar somente em Havana e Cayo Largo, indo para Varadero só durante o dia a partir de Havana?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Felipe7.1.15

    Parabéns pela dica, realmente você consegue levar ideias bacana para quem está querendo visitar cuba.
    Quando fui para cuba não tive uma orientação como a sua, a unica coisa que usei como referencia foi esse site: /www.pacotecuba.com.br que na época me ajudou muito.

    Parabéns pelo trabalho .

    ResponderExcluir
  20. Oi Renata adorei sua postagem! Bem útil e vai me ajudar bastante a programar minha viagem. Também detesto pacotes turísticos. Essa "Casa do Davi" que você encontrou, como foi? Foi tipo um couchsurf da vida? (Mesmo sem internet por lá?) ou você achou e reservou na hora? Eu adoro esse tipo de hospedagem!!ac

    ResponderExcluir
  21. Anônimo29.10.15

    Olá! Sou portuguesa e encontrei este post porque estou neste momento a programar fazer uma viagem a Cuba para o ano e estou com o mesmo dilema. Detesto viagens organizadas, pacotes turísticos, excursões... mas, se comprar os voos eu mesma, ficam-me ao mesmo preço que uma viagem inteira, tudo incluído, para Havana e Varadero durante 9 dias com uma agência! Então ando a ver opções. Queria mesmo amrcar por mim e fazer uma volta à ilha, ou alugando um carro, ou nos autocarros ViaAzul, mas o preço dos voos é muito desmotivante... vamos ver o que decido :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... é verdade! Difícil mesmo viajar com preços de passagens tão altas! Mas tomara que você consiga se preparar para viajar bem! Cuba é um país incrível e vale muito a pena!

      Excluir
    2. Estou querendo ir à CUBA, que sabe ainda no começo de 2016, se possível me passa algumas informações sobre pacotes de viagens com hotel e aéreo . por favor. meu email: albericoios@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Albérico, tudo bem?
      Acho que você se enganou, não somos uma agência de viagens, apenas um blog independente onde a autora relata suas viagens de forma a ajudar outros viajantes a programarem suas viagens por conta própria!

      Excluir
  22. Olá! Estou indo para Havana agora em novembro e queria fazer essa excursão para Cayo Largo… Vc acha que consigo comprar esse passeios de um dia chegando lá em Havana ou, o ideal seria já estar com tudo certo antes de chegar lá?m Pois o contato com as agências são lentos.,.. queria reservar mas não senti confiança… demoraram mais de 20 dias para responder um e-mail… preferia fazer chegando lá.. para tipo, 2 dias depois,,. Será que conseguimos? Obrigada e está excelente o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Bom, se vc só tiver um dia pra visitar Cayo Largo, ok! Melhor que nada! Mas não sei se um bate e volta vale a pena não! Acho bem corrido! Mas, se não tiver outra opção!
      Como eu disse, eu fiz por conta própria e fiquei 3 dias, mas acredito que vc consegue sim fechar o passeio nas agências de viagem de lá, alguns dias antes mesmo!
      Quanto à demora na resposta, lembre-se que o acesso à internet em Cuba é super restrito! Talvez seja esse o problema da demora, não sei!
      Mas vá tranquila que tudo se resolve lá!
      Boa viagem e curta muito Cuba!

      Excluir
  23. Gente,
    Boa Tarde !
    Sou de Recife/PE me chamo Gilberto Andrade, amo Cuba; sua música, sua comida, sua história e sua cultura, estou me planejando para fazer uma viagem de lazer aquele belíssima ilha. Gostaria de saber como se faz para chegar até a ilha siando de Recife e claro pelos valores mais em conta ($$$) já que ainda estamos em crise.
    Tenho interesse de passar no máximo até quatro semanas.
    Vocês podem me ajudar nesta questão acesso aéreo, visto que a parte do VISA não é tão complicado consegui-lo. Vocês é o primeiro contato de ajuda a essa viagem, sei que existe outras empresas de suporte a turistas e empresários.
    Quanto custa a parte aérea ?
    Conto com a ajuda de vocês. Gostaria de saber tipo: Quanto devo levar em $$$ para passar esses quatros semanas, claro não vou ostentar, apenas quero poder aproveitar de forma tranquila, vou só.
    Essa questão de reserva de hotel ou casa familiar, como funciona, gostaria de hospedar em casa de familiar, não seu como funciona o contato, podem me ajudar também. Meu contato de whatsapp aqui me Recife é 81-98588-5380 e 81-9976-3156.
    No aguardo.
    E grato pela atenção.
    Gilberto Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilberto, tudo bem?
      Acho que você se confundiu, esse é um blog de viagens que apenas dá dicas para as pessoas programarem suas viagens por conta própria. Não é uma agência de viagens.
      Em relação às passagens, eu sempre procuro em sites como Google Flights, Kayak e Skyscanner pelo melhor custo x benefício.
      Já em relação à hospedagem, você pode encontrar maiores informações nesse post: Como e onde se hospedar em Havana
      Pra outras informações práticas, dê uma lida nesse outro post: Guia Prático de Cuba
      Boa sorte no planejamento e boa viagem!

      Excluir

Comente aqui