3

Dicas de hospedagem em Santiago

Renata Campos | 12.2.15 |
onde ficar em santiago chile


Onde se hospedar é sempre uma das maiores preocupações dos viajantes. Não é pra menos, uma escolha errada pode estragar uma viagem. Ou, pelo menos, atrapalhá-la ou encarecê-la. Achar um bom custo x benefício nem sempre é fácil, mas procurando direitinho é possível encontrar sim.


Muita gente tem receio de reservar hospedagem fora do Brasil pois, muitas vezes, a língua pode ser um empecilho. O espanhol é bem parecido com o português mas, mesmo assim, pode pregar umas peças. Por essas e outras, eu costumo procurar hospedagem e reservá-las através do Booking.com.

Eu já falei nesse post (Vai viajar? Que tal usar o Booking.com para reservar sua hospedagem?) todas as vantagens de se usar o Booking.com. E não é só porque o Booking é um parceiro aqui do blog, mas eu uso em praticamente todas as minhas viagens, pois lá eu consigo ler a opinião de outras pessoas que já se hospedaram nos hotéis que estou pesquisando. Isso, pra mim, conta muito mais do que qualquer descrição ou foto oficial do lugar, já que nem sempre condizem com a realidade.


MELHORES BAIRROS PARA SE HOSPEDAR EM SANTIAGO


Em Santiago, como você consegue fazer quase tudo de metrô e a pé, ficar hospedado perto de uma estação de metrô é essencial. Os melhores bairros para se hospedar: Centro, Lastarria, Bellavista, Providencia, Los Condes.

A região do Centro de Santiago costuma ter as hospedagens mais baratas. É uma ótima opção pra curtir o dia, embora talvez não seja a melhor de todas para a noite. De toda forma, muita gente opta em ficar lá por ser uma região mais econômica. O Crown Plaza Hotel, o Mercure Santiago Centro, e o Hotel Magnolia são opções confortáveis no centro. Ótimas opções pra quem quer economizar e não abrir mais do conforto são o Moneda Express Apart, Apartamentos Riviera 4, Guest House Mery, Santiago The Best Place. Quer economizar ainda mais? O La Casa Roja Hostel, o Chile Lindo Hostel e o CLH Suites Hostel.

Lastarria e Bellavista são bairros também da região central, mas com um certo charme a mais. Lastarria é uma região pequenina e fica próximo ao Cerro Santa Lucia. O Hotel Cumbres Lastarria e o Casa Bueras Hotel são os melhores hotéis da região. Mas, querendo algo mais em conta, o Lastarria Santiago Suite Apartments e o Alameda Lastarraia também são boas opções.

Já o bairro Bellavista é basicamente a região em torno do Pátio Bellavista. Na prática, ele se estende até o Cerro San Cristobal, mas ali fica uma região chamada Recoleta. Boas opções são o Bellavista Apartments, Dardignac Bellavista, Bellavista Home, Hotel Casa Mosaico, além do Hostal Tambo Verde e do Kombi Hostel. Eu fiquei hospedada no Rado Boutique Hostel que é excelente e fica coladinho no Pátio Bellavista (dou mais detalhes e fotos dele abaixo).

Outro bairro bem bacana em Santiago e que é vizinho ao Bellavista, é o bairro Providencia, uma mistura do tradicional com o moderno, além de ótimas opções noturnas. Eu fiquei no Ibis Santiago Providencia que não é, assim, excelente, mas tem boa localização (falo dele com mais detalhes abaixo). Outras opções melhores seriam o Hotel Presidente Suites Santiago, Hotel Los Espanõles Plus e Solace Santiago. Tem também vários hotéis boutique como o The Aubrey Boutique Hotel, Hotel Boutique Castillo Rojo, Hotel Boutique Le RevePark Plaza Bonaparte BoutiqueQuiral Hotel Boutique, Ladera Boutique Hotel, além de apartamentos como o Estupendo Departamento em Corazon de ProvidenciaDepartamento A Pasos CostaneraSelma Apartments e de hostels também como o Yogi Hostel, Casa Viva Hostel e Santiago Village Hostel.


Los Condes é uma região moderna de Santiago e fica um pouco mais afastada do centro da cidade, mas tem ótimas opções de hospedagem pra quem quer mais tranquilidade e conforto. O Hotel Santiago by Mandarim Oriental e o Hyatt Centric Las Condes Santiago são excelentes opções pra quem pode investir. O Best Western Premier Marina Las Condes, o Holiday Inn Express Santiago, o Time Suite e o Double Tree by Hilton Santiago são opções intermediárias. Querendo economizar mais, El Pillan "Travelers" House, o Bed and Breakfast Manque e o EcoHai parecem boas opções.


QUATRO OPÇÕES DE HOSPEDAGENS TESTADAS POR MIM EM SANTIAGO


Já estive 2 vezes na capital chilena: a primeira, em maio de 2013, quando fui à Ilha de Páscoa e a segunda, em dezembro 2014/janeiro 2015, quando estive na Região dos Lagos e no Atacama. Nas 2 vezes, Santiago não era o destino principal, foi apenas passagem, mas deu pra conhecer bem a cidade.

Nas 2 vezes, fiquei 2 noites em Santiago no início da viagem e 2 no fim da viagem. E sempre fiquei hospedada em lugares diferentes. Portanto, tenho 4 opções de hospedagem para compartilhar com vocês. Vou listá-los aqui na minha ordem de preferência, ok?

Mas já falo de antemão que gosto é algo bem pessoal e pode variar de acordo com o perfil e o bolso de cada viajante. O que é a melhor opção pra mim, pode não ser pra você e vice-versa. Eu sempre procuro opções econômicas.

Faço o máximo possível para não gastar muito dinheiro com hospedagem, mas também não abro mão de um mínimo de conforto. Cama boa e banheiro limpo são essenciais, além de boa localização. Mas é só! Não uso secador, não assisto tv quando viajo, não ligo pra frigobar, se tiver, ótimo, mas não faço questão. Mas já adianto, assim como tudo em Santiago, hospedagem também é  um item bem caro, viu? Pelo menos pro meu padrão muquirana.. hehe.

Mas a parte boa é que é possível economizar 19% do valor da sua hospedagem. Como? Pagando seu hotel/hostel/hostal com dólares ou euros. Por quê? Bom, o Chile tem um imposto chamado IVA e pagando sua hospedagem com moeda forte, tipo dólar ou euro, você fica isento do pagamento desse imposto.

Pra saber mais detalhes sobre o assunto, leia o post: Tudo o que você sempre quis saber sobre o IVA no Chile


Mas vamos lá:


Muita gente tem um pré conceito muito errado de hostel. Acham que é lugar de bagunça, de jovens sem noção e que não tem conforto ou coisas do gênero. Lógico que existem hostels e hostels, mas o Rado taí pra fazer cair por terra todos os preconceitos bobos. Ele é um dos melhores hostels que já me hospedei na vida (e olha que foram muitos) e o melhor lugar onde já me hospedei em Santiago. E também é avaliado como uma das melhores hospedagens da cidade. É só ler as avaliações do Booking e do TripAdvisor pra entender do que eu estou falando. 

Como todo hostel, o Rado tem quartos e banheiros compartilhados, o que é uma ótima opção pra quem estiver viajando sozinho. Além de ser mais barato do que reservar um quarto individual, também é uma ótima oportunidade de conhecer gente nova. Mas também dispõe de quartos privados com e sem banheiro pra quem quiser mais privacidade. Eu sou fã de um hostel. Sempre que possível fico em quartos privados, só quando estou viajando sozinha é que opto pelos quartos compartilhados. Mas eu curto muito o ambiente informal dos hostels, o clima descontraído, a oportunidade de interagir com outros viajantes, o atendimento mais caloroso e amigável. E já fiquei em muito hostel que dá de 10 em muito hotel por aí, o Rado é um deles! 

Na minha primeira ida ao Chile, eu fiquei num quarto duplo (com 2 camas de solteiro) privado e com banheiro. O quarto era ótimo, arejado, com um espaço bom e bem decorado! Cama confortável, ar condicionado, ventilador, armário, cofre e tv. Banheiro bom, limpo e com um chuveiro ótimo! 

hospedagem em Santiago
Quarto duplo Rado Hostel
Hospedagem em Santiago
Quarto e Banheiro Rado Hostel

O hostel é muito bem estruturado, todo arrumadinho e a decoração é show, com motivos de rock e pop art. A área comum é bem bacana, super bonitinha e ótima para socializar. O terraço é ótimo e tem uma vista linda das cordilheiras. O wifi funciona bem em todos os lugares e também há computadores pra quem precisar. O staff é ótimo, super prestativo e atencioso, te ajuda no que for necessário.

Hospedagem em Santiago
Decoração dos corredores e áreas comuns do Rado Hostel
Hospedagem em Santiago
Áreas comuns Rado Hostel
Hospedagem em Santiago
Terraço Rado Hostel

O café da manhã é uma delícia. Servido individualmente e tem pão, queijo, presunto, frutas, iogurte, suco, etc. A cozinha é uma gracinha e está disponível para os hóspedes que quiserem cozinhar para economizar e tem todos os utensílios necessários para isso. 

Hospedagem em Santiago
Café da manhã do Rado Hostel

A localização é excelente! Melhor impossível! Fica no mesmo quarteirão do Patio Bellavista e de vários outros bares e restaurantes. Dá pra ir e voltar pra night a pé! Tem coisa melhor? Também fica bem próximo à uma das casas do Pablo Neruda, a casa museu La Chascona, e ao Cerro San Cristobal. Há um ponto de táxi bem na esquina do hostel e uma estação de metrô a poucas quadras. 

Enfim, só tenho elogios ao Rado.  E aí vocês podem me perguntar, se foi tão bom assim porque eu não fiquei lá nessa segunda vez? Eu até tentei mas, infelizmente, não tinha vaga!


Hospedagem em Santiago
Mapa de localização do Rado Hostel

➠ Rado Boutique Hostel
Endereço: Calle Pio Nono, 5
Reservas: www.booking.com/Rado


2°  Hostal Rio Amazonas


Antes de mais nada gostaria de esclarecer que hostAl é o mesmo que a nossa pousada. Diferente de hostEl, como o que eu citei acima, que se caracteriza por ter quartos e banheiros compartilhados (mas, na maioria das vezes, também oferece quartos e banheiros privados). 

Bom, esse hostal/pousada é uma gracinha. Pequeno, com poucos quartos e localizado num prédio antigo, mas bem conservado. As donas são super atenciosas e tomam conta de tudo pessoalmente. A decoração é super bonitinha, parece mesmo que estamos numa casa antiga. Tem um quintal gostoso onde é servido o café da manhã, que também pode ser tomado na sala. O café, aliás, é bem gostoso, tem pão, queijo, iogurte, cereais, frutas e suco feito na hora. Uma delícia!

Hospedagem em Santiago
Prédio do Hostal Rio Amazonas
Hospedagem em Santiago
Rio Amazonas Hostal
Hospedagem em Santiago
Café da manhã do Hostal Rio Amazonas

Ficamos hospedadas em um quarto triplo e em um individual (uma das meninas resolveu ir depois, quando já tínhamos reservado o quarto e não havia mais vaga em quartos quádruplos ou duplos). Os 2 quartos eram bons, espaçosos e com camas confortáveis. O quarto triplo, que eu fiquei, era um pouco quente durante o dia (o verão em santiago é terrível), mas à noite geralmente esfria, então é tranquilo pra dormir! E, apesar do quarto ser virado pra rua, as janelas tem um isolamento ótimo!

Hospedagem em Santiago
Quarto individual à esquerda e quarto triplo à direita

A localização é muito boa. Quando vi que não havia vaga no Rado, procurei outros lugares próximos para me hospedar, pois havia gostado muito da localização, foi assim que encontrei o Rio Amazonas. Ele fica a uns 3 ou 4 quarteirões do Rado e, consequentemente, do Patio Bellavista. Mas, ainda é possível ir e voltar à pé, mesmo à noite, para os bares. Fica bem próximo à mesma estação de metrô do Rado, a Baquedano. Além do Cerro San Cristobal e da casa museu La Chascona, também dá pra ir ao Cerro Santa Lucia caminhando.  

Oficialmente, está localizado no centro de Santiago. Mas, na verdade, fica ali na divisa entre Centro, Lastarria, Bellavista e Providencia, que são os melhores bairros para se hospedar em Santiago. 

Hospedagem em Santiago
Mapa de localização do Rio Amazonas Hostal

Hostal Rio Amazonas
Endereço: Av. Vicuña Mackenna, 47
Reservas: www.booking.com/HostalRioAmazonas


3°  Ibis Providencia


Existem 3 hotéis Ibis em Santiago, um no Centro, um em Los Condes e outro em Providencia, onde ficamos. Ibis é aquela coisa, o padrão é o mesmo em qualquer lugar do mundo... pelo menos é o que dizem, eu nunca tinha me hospedado em um hotel da rede. O Ibis é um hotel de negócios tanto que, geralmente, as diárias nos finais de semana são mais baratas. E essa coisa toda formal não faz muito meu estilo. Já falei aqui que gosto mesmo é da descontração dos hostels, né? Ou de pousadinhas menores e tal. Os hotéis grandes (o Ibis Providencia tem quase 200 quartos) geralmente são muito cheios e impessoais. 

Por essas e outras, os hotéis da rede nunca foram uma opção de hospedagem pra mim. Não que eu tenha algo exatamente contra, mas é que sempre surgiram opções melhores que fazem mais meu estilo. Só que em Santiago, me pareceu ser um boa opção, já que estava difícil achar quartos quádruplos ou duplos com camas de solteiro a um preço justo. E até gostei da experiência! Não amei, mas gostei! O atendimento foi muito bom, apesar de um pouco demorado devido à quantidade grande de pessoas. Resolveram prontamente um problema que tivemos com um dos quartos. 

Ficamos em 2 quartos duplos praticamente idênticos. O quarto é bom, novo e bem equipado. O banheiro também é muito bom e tem um chuveiro maravilhoso, o melhor de toda a viagem! A reclamação que tenho é que o quarto é minúsculo! A cama, apesar de estreita, é bem confortável, mas fica grudadinha com a outra, virando praticamente uma cama de casal. Não sei se é sempre assim, pois nunca tinha ficado num Ibis, mas se esse é o padrão, não achei legal não. 

Hospedagem em Santiago
Quarto duplo do Ibis Providencia
Hospedagem em Santiago
Banheiro Ibis Providencia

O Ibis Providencia tem um visual até bem descontraído e colorido. Possui um bar e um restaurante, que nos quebrou um bom galho na primeira noite quando chegamos cansadas, sem ânimo para sair e sem saber pra onde ir (a gente ainda não sabia que existem vários restaurantes a poucos metros do hotel). Ainda no térreo, junto à recepção, fica um representante de agência de viagens, onde é possível agendar passeios. E também tem uma área bacana  com mesas, sofás e computadores 

Hospedagem em Santiago
Áreas comuns do térreo do Ibis Providencia

O café da manhã é bom, com sistema self service e bem variado. O problema é que, na maioria das vezes, não está inclusivo na tarifa. Mas conseguimos uma tarifa no Booking.com que dava direito ao café da manhã grátis. Logo na entrada do salão fica um funcionário pedindo o número do quarto, os que não tem café na tarifa podem pagar por ele ali mesmo, ou na hora do check out. No mesmo lugar onde é servido o café, à noite é servido um jantar também no sistema de buffet, onde você paga um valor x (que se não me engano é algo em torno de 8 mil pesos) e come à vontade.  

A localização do hotel é ótima. Apesar de não ter nenhum atrativo turístico muito próximo, onde é possível ir caminhando, mas a estação de metrô Manuel Montt está ali do ladinho. E o metrô de leva a qualquer lugar de Santiago! Ah e ali bem próximo, logo após o metrô tem vários barzinhos e restaurantes bacanas! Bom pra variar um pouco do Patio Bellavista.

Hospedagem em Santiago
Mapa de localização do Hotel Ibis Providencia

Ahh e só mais uma coisa, nunca vi taaaanto brasileiro hospedado num lugar. Juro que só ouvi português por lá. Lógico que devia ter gente de outros lugares do mundo, mas eu não reparei!! Bom, e isso foi só uma observação, tá? Não foi uma crítica e nem um elogio, só uma constatação mesmo. Pelo jeito o Ibis Providencia é o queridinho dos brasileiros em Santiago

Ibis Providencia
Endereço: Av. Providencia, 1187
Reservaswww.booking.com/IbisProvidencia

4° Don Santiago Hostel


E esse é o último lugar na minha listinha de hospedagem. Por quê? Bem, primeiro porque os outros lugares eram realmente muito bons e o Don Santiago fica na média. Não chega a ser ruim (tanto que é muito bem avaliado tanto no Booking.com, quanto no TripAdvisor), mas não achei bom também não. A principal vantagem, a meu ver, é o preço. Ele é o mais barato dos quatro. 

O lugar é bonitinho, arrumadinho e tem uma decoração fofa! E os funcionários são bem simpáticos e atenciosos. Mas é só! Eu fiquei num quarto muito velho. O chão era de madeira e tinha várias tábuas soltas ou faltando. Sem falar na barulheira que fazia ao andar pelo quarto ou no corredor. O quarto não tinha banheiro e só tinha um banheiro no nosso andar, então não era raro ele estar ocupado. Mas o problema maior que achei mesmo foi que reservamos um quarto duplo, com 2 camas de solteiro, mas quando chegamos nos deram um quarto com uma cama de casal. Tentamos mudar de quarto mas, seguindo o atendente (que foi sempre muito simpático) estavam  todos lotados. Como seria apenas uma noite, deixamos pra lá.

Não vi os outros quartos então não sei se eles são melhores, mas as fotos são bem bonitinhas. Falando nisso, como não ficamos muito tempo no hostel e eu acabei não tirando nenhuma foto de lá... desculpa aí, gente! Mas no Booking.com vocês tem acesso a várias fotos. Também não tivemos oportunidade de tomar café da manhã pois saímos muito cedo no dia seguinte para o Valle Nevado. Na volta, foi só o tempo de pegar as coisas correndo e ir pro aeroporto. 

 A localização é boa, mas não dá pra dizer que seja excelente. O hostel está no meio de 2 estações de metrô (Cumming e República), ficando a uns 4 quarteirões de cada uma. Pra quem gosta de caminhar e tiver disposição, dá até pra ir andando para o Palacio de La Moneda. Caso contrário, é só pegar o metrô e descer 2 estações depois. 

Hospedagem em Santiago
Mapa de localização do Don Santiago Hostel

Don Santiago Hostel
Endereço: Av. Cumming, 95
Reservaswww.booking.com/DonSantiagoHostel


➥ Veja todos os posts sobre o Chile aqui: RêVivendo o Chile

---
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

3 comentários :

  1. Anônimo8.9.23

    Olá Renata! Gostaria de agradecer pelas sugestões de hospedagem em Santiago. Estive hospedada em Hostal Rio Amazonas e gostei muito. Ótima localização, bom custo benefício, todos os funcionários muito atenciosos, amei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8.9.23

      Esqueci de me identificar... rs. Sou Rosilaine.

      Excluir
    2. Oi Rosilaine. Que ótimo! Fico feliz de ter ajudado e mais ainda que você tenha gostado. Obrigada pela feedback

      Excluir

Comente aqui