30

Tudo o que você precisa saber sobre o IVA no Chile

Renata Campos | 20.2.15 |


Dicas do Chile


O Chile tem um imposto chamado IVA (Impuesto al Valor Agregado) e, como o nome diz, está agregado ao valor de TUDO que se compra por lá, inclusive dos serviços que se contrata. Roupa, comida, bebida, remédio, passeios, passagens, hospedagem, qualquer transação comercial tem IVA. Mas isso não é exclusividade do Chile, claro! Praticamente todos os países do mundo possuem IVA, com nome diferente muitas vezes, mas a ideia é a mesma. Nos países da União Européia, por exemplo, esse imposto é conhecido como VAT (Value Added Tax). A sigla muda, mas o significado é o mesmo. O valor cobrado também muda de país pra país, no Chile é de 19%.



Estrangeiros, muitas vezes, têm direito ao reembolso ou isenção do IVA/VAT, mas a regra varia bastante. Na Europa, a isenção é dada a produtos como roupas, acessórios, cosméticos, eletrônicos, etc. (é o famoso tax free shopping). Na Argentina é apenas para produtos produzidos no país. No Chile, a isenção é apenas para hospedagem. Mas isso só é possível se o pagamento for feito com moedas fortes como dólar ou euro, por exemplo. Ou, teoricamente, com cartão de crédito emitido no exterior. Digo teoricamente porque, na prática, não é todo lugar que irá te isentar do imposto se você pagar com cartão. E não tem muito como você brigar por isso. E também não será todo hotel que poderá te isentar do imposto não. Pra isso acontecer, o estabelecimento tem que estar registrado no SII (Servicio de Impuestos Internos). A maioria dos hotéis das grandes cidades estão no SII, já os estabelecimentos menores e/ou que fiquem nas cidades mais do interior, pode ser que não estejam.

Exatamente por isso, não foram todos os lugares onde me hospedei que consegui esse desconto. Em Pucón e no Atacama não rolou. Já nos outros lugares, foi bem tranquilo. Se quiser ter certeza antes de viajar, é só entrar em contato com o hotel e perguntar. Mas por via das dúvidas, é melhor levar dólar (ou euro) nem que seja só pra pagar a hospedagem. Pra usar no dia a dia, aí a conta já é mais complicada. Geralmente, compensa mais levar real mesmo e trocar por peso lá, ainda mais com o dólar "nas alturas" como está.  Mas, mesmo assim, compensa ter dólar pelo menos pra pagar a hospedagem e se livrar do bendito IVA, afinal de contas, 19% é muita coisa! Caso não tenha dólar, veja se o hotel permite o pagamento com cartão de crédito! Mesmo com o IOF é mais vantajoso pagar no cartão e receber o desconto do IVA do que pagar em pesos. Afinal, se é pra pagar imposto, melhor 6,38% de IOF do que 19% de IVA, não é mesmo?

E que fique claro, o IVA já está incluído no valor da diária. Você não vai precisar pagar nada além do valor que estiver discriminado quando fizer a reserva (a não ser que esteja especificado o contrário). Os 19% NÃO SÃO COBRADOS À PARTE, eles já estão embutidos no valor total. Agora, se você pagar em dólar você receberá um DESCONTO de 19%  na diária. Muita gente se confunde e acha que não pagou o IVA já que não foi cobrado nada além do valor preestabelecido. Mas, na verdade, a pessoa pagou sem saber já que, como eu disse, o IVA já está embutido no preço da diária.

Na primeira vez que fui ao Chile eu nem sabia desse lance de imposto e, com certeza, paguei sem saber (porque não são todos os hotéis que avisam, alguns ficam caladinhos). Na segunda vez, eu já fui prevenida, levei dólar e consegui economizar uma graninha com isso. Bom, agora você também já sabe como funciona esse lance de IVA e não vai dar bobeira como eu dei na minha primeira ida ao Chile, não é mesmo?


---
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

30 comentários :

  1. Anônimo2.9.15

    Olá
    Gostaria de saber se para você conseguir essa isenção no hotel, tem que apresentar passaporte ou como somos do Mercosul, o RG basta, além de pagar em dólar ou cartão de crédito
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      Pode apresentar RG sim, sem problemas! :-)

      Excluir
  2. Renan3.9.15

    Viajaremos ao Chile no final de setembro, reservamos as hospedagens por esses sites bastante conhecidos de reservas de hotéis. As hospedagens serão em hotéis da rede Best Western. Pagamos em reais com cartão de crédito. Os valores de IVA já estão incluídos? Nós teremos direito a isenção? Como proceder para conseguir esses valores?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan, tudo bem?
      Bom, isso é relativo e depende do hotel. Alguns já cobram o IVA antecipadamente e muita gente paga sem nem saber (foi o que aconteceu comigo na 1a vez que fui). Outros deixam pra cobrar lá na hora. Alguns avisam que se pagar com dólar estará isento, outros nem isso! O melhor mesmo é você entrar em contato com o hotel pra se informar... até porque, pelo que entendi, você já pagou a diária antecipadamente, né?
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  3. Renata, muito bom sua informação. e ajudou bastante para saber isso.

    Fiquei dúvida se eu quiser pagar a moeda de dolar ou peso chileno tipo restaraunte, comida, e algumas coisa também compras algumas de lá chile e vão cobrar IVA mesmo ou isenção? Aguardo ao retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis, tudo bem?
      OBrigada!
      Infelizmente a isenção é só pra hospedagem mesmo! Todo o resto que você comprar no Chile o IVA já estará embutido na compra (assim como acontece aqui no Brasil).

      Excluir
  4. Anônimo18.11.15

    Oi, Renata! Tudo bom!
    Irei ao Chile inicio de 2016, e tenho muitas dúvidas sobre esse imposto. Fiz minha reserva de hotel por um site bastante conhecido, mas minha dúvida é:
    No site me informa um valor X , e sempre uma mensagem dando informação sobre esse imposto. Será que o valor que este site me oferece já esta com essa taxa ou além desse valor X eu terei que pagar um acréscimo de mais 19% na hora de fazer meu check in no hotel. Resumindo. Eu pago X apenas (preço final) ou X+Y (Preço do site + imposto de 19%). Aguardo retorno. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?
      Antes de mais nada, você disse que sempre aparece uma mensagem sando informação sobre esse imposto! A mensagem diz que ele está incluído ou não?
      Se diz que ele está incluído, imprima isso e mostre no hotel, caso eles queiram te cobrar a mais por isso!
      Se diz que ele não está incluído - e isso seria o ideal - você terá que pagar os 19% ainda. Na verdade, se pagar em dólar não terá que pagar a taxa, apenas se pagar em pesos!

      Excluir
  5. Anônimo27.11.15

    E na Argentina !
    Consigo isenção de IVA do hotel pagando em dolar ou euro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Como eu disse no post, na Argentina você pode conseguir isenção para produtos nacionais comprados lá, mas para hospedagem não! Essa política é exclusiva do Chile!

      Excluir
  6. Vou para Santiago em março e Reservei um hotel pelo booking, porem o pagamento vai ser no hotel, é mais vantajoso para na moeda local (PESO) ou cartão de credito, princialmente pela questão do ISS no qual mostra no site que não esta incluso no preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Robson, tudo bem?
      É o seguinte, se você pagar em pesos irá pagar o imposto. Pra fugir disso, você tem que pagar em dólar ou euro. Alguns lugares aceitam que você page no cartão de crédito e, com isso, fique isento do imposto. Outros não. Isso você vai ter que conferir lá na hora direto com o hotel!
      Boa sorte... e boa viagem!

      Excluir
  7. Boa noite, eu vou abril para Santiago e comprei hotel parcelado no crédito, como posso ficar isenta dos 19%,já que vai começar a descontar as parcelas o mês que vem...Pode me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra, tudo bem?
      Bom, não sei dizer, cada hotel ou portal de hospedagem trabalha de uma forma. Você tem que verificar com eles se os 19% já estão inclusos ou não!
      Caso não esteja, e isso seria o mais correto, é só você pagar o imposto lá com dólar, ou até cartão em alguns casos! Entre em contato com eles pra verificar essa questão!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Andei vendo no booking que alguns lugares que aceitam o pagamento em dinheiro aparece apenas o símbolo da moeda do chile e não o dólar. Nesses casos, fica implícito o aceitamento em dólar ou é apenas em pesos mesmo. Você saberia como fica essa cobrança para aluguéis pelo airbnb? Obrigado.

      Excluir
    3. Oi Fábio, tudo bem?
      Isso, na verdade, depende mais do estabelecimento do que do Booking ou do AirBnb, por exemplo. Eu fiz minhas reservas pelo Booking, mas entrei em contato com o hotel pra saber qual seria a política de pagamento! Porque cada um age de uma maneira diferente. Infelizmente não tem uma regra.

      Excluir
  8. Olá, se eu comprar e pagar com cartao de crédito direto ao site, sendo que no comprovante consta que apresentando passaporte fica isento do IVA, eles podem o cobrar alegando nao ter sido pago em dolar? Pois no booking consta que a isencao somente ocorrera se pagar em dolar e em outro site o mesmo hotel consta que somente apresentando passaporte fica isento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Infelizmente, não sei te dizer sobre casos específicos assim. Como eu disse no post, apesar de ser uma regra, cada hotel acaba agindo de uma maneira diferente! E não são todos que participam desse esquema também. O ideal mesmo é você entrar em contato direto com o hotel pra saber!
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  9. Olá Renata,
    No Chile não funciona como na Europa em que vc na volta pede o reembolso das taxas em um aeroporto num guichê para tal ?? No hotel que fiz a reserva, diz que se pagar em dólar eu me livro do imposto mas se pagar pelo cartão também ?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano, tudo bem?
      Alguns países da Europa trabalham com esse esquema de isenção de taxa de alguns produtos que você compra! No Chile, a isenção não é em cima de produtos mas sim de hospedagem, o que não acontece na Europa.
      Como eu disse no post, alguns hotéis aceitam o pagamento em cartão como forma de abatimento da taxa, já outros não, só dinheiro em espécie mesmo! Como não existe uma regra fixa, o ideal é você entrar em contato com o próprio hotel para esclarecer sua dúvida!
      Boa viagem!

      Excluir
  10. Vinicius20.6.16

    Olá Renata!!! Tudo bem?
    Gostaria de saber se está isenção do IVA é valida para APART/HOTEL também.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, tudo jóia!
      Então, não existe alguma categoria específica que esteja ausente. Mas para haver o desconto o estabelecimento tem que estar registrado no SII (Servicio de Impuestos Internos).

      Excluir
    2. Anônimo21.7.16

      Renata, como faz para saber se o estabelecimento é cadastrado nesse Servicio de Impuestos Internos?

      Excluir
  11. Olá Renata boa noite,

    Viajo sábado para Chile e Mendoza (eu meu marido e filha de 8 anos)e meu passaporte e de meu marido não ficaram prontos, me deram a opção de um emergencial mas seria muito trabalhoso pra depois desfazer dele quando retornarmos uma vez que não é obrigatorio ter passaporte. Meu ponto é que no site que reservei o hotel paguei com cartao de credito, porem tem uma msg que sé é isento a esta taxa se tiver um passaporte com visto valido... Seria 19% pelo quarto ou por pessoa, sabe me dizer??? em mendoza existe esta taxa também???por conta desta taxa estamos avaliando se vale a pena pegar amanha o passaporte de emergencia ou não, aguardo sua resposta... Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, tudo bem?
      Passaporte é modo de falar! Como o Chile não existe passaporte para os países do Mercosul, eles aceitam identidade numa boa! Colocam passaporte porque é pro público em geral! A taxa é por quarto, mas se fosse por pessoa daria na mesma também, né? rs. Como é porcentagem, se você divide o valor do quarto por pessoa, a taxa será proporcional.
      A Argentina não tem essa política de isenção de IVA, portanto isso é válido apenas pro Chile mesmo!
      Boa viagem.

      Excluir
  12. Anônimo21.7.16

    Renata, como faz para saber se o estabelecimento é cadastrado nesse Servicio de Impuestos Internos?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4.11.16

    Boa tarde.

    Farei uma viagem para Puerto Montt(Chile) em meados de novembro e aluguei um carro da Locadora Alamo, vou de carro para Bariloche(Argentina) e a Locadora está cobrando pela Autorização internacional 200 dólares mais o seguro de responsabilidade civil que a Argentina exige 100 dólares, mais 57 dólares de IVA, ficando 357 dólares.
    A Locadora pode cobrar IVA para emitir a Autorização e o seguro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?
      Olha, sinceramente, eu não faço a mínima ideia!
      A única coisa que sei é que o IVA é um imposto cobrado sobre todas as transações comerciais no Chile (e no Brasil e outros países.. só muda o nome, né?).
      Não faço idéia de como são as leis de aluguel de carro e o que se aplica ou não. Eu até aluguei um carro em Puerto Montt também, mas fiquei só ali na região mesmo, não cruzei a fronteira pra Argentina.

      Excluir
  14. Olá!! É só pagar em dolar ou é necessário copia do passaporte e carta da imigração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Mas estive viajando no último mês!
      Provavelmente irão te pedir um documento de identificação, seja passaporte ou ID na hora do check in! Mas o importante é pagar em dólar.
      Boa viagem!

      Excluir

Comente aqui