11

Como chegar à Ilha de Páscoa?

Renata Campos | 20.6.13 |

A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais remotos do planeta (dá pra perceber pela foto acima, né?)!! Isso muita gente sabe, mas o que nem tanta gente sabe é como chegar até lá.

Simples! Só existe uma opção: um único voo sai diariamente de Santiago no Chile, às 8:15 da manhã e volta pra lá, no mesmo dia, geralmente às 13:15. Até há pouco tempo, também existia um voo saindo de Lima, no Peru, mas ele foi cancelado.

Portanto, se você quiser ir à Ilha de Páscoa, você terá que ir para o Chile. Quer dizer, também existe um voo semanal de/para Papeete, na Polinésia Francesa, que chega na Ilha toda terças-feira. Mas, apesar de ser uma opção bem mais interessante, ela é muito mais cara também! E olha que o voo de Santiago já é bem "salgadinho". Quando não há nenhuma super promoção como a que me levou até lá, a passagem sai por volta de 800 a 1.000 dólares, o trecho Santiago-Ilha de Páscoa.

A LAN é a única companhia aérea que opera o trecho. Ou seja, sem concorrência o preço vai lá pras alturas, né? Mas também, o lugar é bem longinho, viu? São mais de 3.700 km e 5 horas de viagem de Santiago à Ilha de Páscoa!!! Pra se ter uma ideia, a distância aérea entre São Paulo e Santiago é de pouco mais de 2.500 km e são "apenas" 4 horas de voo.


Como o voo pra Ilha sai muito cedo e os voos do Brasil chegam durante a tarde ou a noite, você obrigatoriamente terá que passar, pelo menos, uma noite em Santiago. Por isso, muita gente prefere passar um ou dois dias em Santiago antes de ir pra Ilha. Foi o que eu fiz e contei aqui...

Mas pra quem for "direto" pra Ilha de Páscoa, terá que pensar como irá a passar a noite anterior ao voo pra ilha. Dá pra sair do aeroporto e descansar em algum hotel ou virar a noite numa balada...rs. Ou ainda, passar a noite no aeroporto mesmo. Nesse caso, uma boa opção são as salas vip. A sala do Pacific Club é uma das poucas, se não for a única, que também possui uma unidade no embarque nacional. Ela tem convênio com vários cartões de crédito. Também é possível usufruir do local por uma taxa de 25 dólares por pessoa. A sala tem cadeiras confortáveis, wifi, TV, além de comidinhas e bebidinhas. Uma opção mais confortável que as cadeiras duras da sala de embarque e mais barata que pagar táxi + hotel + táxi.

Mas seja lá onde você for passar a noite, você terá que madrugar no aeroporto. O voo sai às 8:15, e apesar de ser nacional, é tratado como internacional. Ou seja, você deverá chegar 2 horas antes, às 6:15. Além do que, como dizem que a LAN pratica overbooking, o melhor é chegar cedo mesmo pra garantir seu lugar. Apesar de que, nos meus voos, tinha vários lugares vazios. Eu mesma vim sentada sozinha tanto na ida quanto na volta.

Agora, a dica pra quem quiser tomar um bom café da manhã, é uma lanchonete chamada Ars, onde você paga cerca de 5 mil pesos por um buffet com pão, queijo, presunto, bolos, frutas, iogurte, cereais, suco, café e chá. Boa opção pros que passaram a noite no aeroporto e também pros que vieram de Santiago e tiveram que deixar o hotel antes do café da manhã ser servido.

Pra tomar um café da manhã reforçado no aeroporto de Santiago

O avião, um boeing 767-300ER, é bacaninha. São 2 fileiras de poltronas nas janelas e uma fileira de 3 poltronas no meio. 

Em todas as poltronas, há um travesseiro, um cobertorzinho e um fone de ouvido. No voo de ida é oferecido um café da manhã bem completo e no voo de volta, são 2 opções de almoço, uma massa ou uma carne.

Voo Santiago-Ilha de Páscoa

O sistema de entretenimento individual é excelente. São várias opções de filmes (inclusive lançamentos), séries de TV, músicas e jogos, que fazem com que o tempo passe rapidinho.

Ah... e não deixe de assistir a um documentário bem bacana sobre a Ilha de Páscoa, pra já ir entrando no clima e entender um pouco da história da ilha. Entre na seção de TV & Séries, selecione a opção viagens, e procure o documentário "O orgulho de ser Rapa Nui".

O documentário "Orgulho de ser Rapa Nui" no sistema de entretenimento a bordo.

Tudo isso faz com que as 5hs de voo passem, literalmente, voando!

E atenção redobrada na janela quando o avião estiver chegando. Especialmente quem estiver sentado do lado direito do avião, poderá desfrutar de uma primeira vista privilegiada da ilha. (Na volta, sente do lado esquerdo pra ter uma última visão especial). 

Chegando a Ilha, vistas do avião (não esqueça, lado direito).

O aeroporto Mataveri é bem pequeno. Ao chegar, você desce no meio da pista e já vai sentindo o clima (quente) do lugar. Pra quem vem do frio de Santiago, chegar no calorzinho da Ilha é uma delícia!

Aeroporto Mataveri
Desembarque no aeroporto da Ilha de Páscoa

E aqui vai uma dica importante: assim que você entrar no aeroporto, ainda antes de pegar as malas, haverá um guichê do lado esquerdo. Pare lá pra comprar o ingresso do Parque Nacional Rapa Nui, que custa 30 mil pesos (também é possível pagar em dólares = 60 USD). O ingresso, com validade de 5 dias, é necessário para visitar Orongo e a Fábrica de Moais, onde é carimbado para não ser reutilizado. Até há pouco tempo atrás, o ingresso também era vendido nas portarias desses dois atrativos e quem comprasse no aeroporto tinha desconto. Mas agora, o ingresso só é vendido no aeroporto e não existe mais desconto.

Guichê de venda do ingresso para o Parque Nacional Rapa Nui. 

Portanto, se você não comprar o ingresso assim que chegar, terá que voltar ao aeroporto, outro dia, para comprá-lo. E como só tem um voo por dia, o aeroporto só funciona no horário desse voo. Ou seja, não adianta chegar lá qualquer hora, tem que ser mais ou menos entre as 11hs da manhã e as 2hs da tarde. 

Depois de comprar o ingresso, aí é só seguir adiante e pegar sua mala. Já tem algum hotel/pousada/hostel reservado? A maioria deles oferece transfer in/out, confirme com o seu antecipadamente. Se sim, eles estarão esperando, muitas vezes, com um belo colar de flores de boas-vindas! Super fofo!

Colar de flores de boas-vindas à Ilha de Páscoa

Caso você ainda não tenha reservado nada (ou não ache ninguém com uma plaquinha com seu nome), procure pelos guichês de hospedagem que ficam ao lado da esteira de malas.
Já do lado de fora do aeroporto, bem no meio do estacionamento, há um quiosque grande de madeira com várias barraquinhas de artesanato. E, por incrível que pareça, o preço ali é o mesmo, e às vezes até mais barato, do que na cidade. Um ótimo lugar pra comprar seus souvenirs rapa nui, seja na hora que chegar ou quando voltar ao aeroporto pra ir embora. 

Os guichês dos hotéis/pousadas/hostels ao lado da esteira de bagagem. O guichê do Vaianny, onde me hospedei, é o último à direita. 
Na saída do aeroporto, colares de flores para recepcionar os visitantes.
Ao fundo, à esquerda, a lojinha de artesanato. 



---
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!






➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

11 comentários :

  1. Adoro relatos de voos, muito bom! E que viagem, hein? Beijos, Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, já reparei que você escreve bastante sobre isso, né Rafa? Tô começando meus relatos também! :-)
      E a viagem foi mesmo incrível! Lugarzinho especial esse!
      bjos

      Excluir
    2. Olá Renata, li o seu relato com entusiasmo, pois esta viagem é meu sonho juvenil.
      Gostaria que me explicasse melhor, quais os trechos exatos que devo fazer (o que sugere) e quais as dicas para chegar até a parte mais conhecida por sua arqueologia, e se é um espaço privado ou público. Enfim, e quanto você acha que devo levar em peso cambiado. beijos
      Fato que só terei 05 dias para esta viagem em janeiro, você acha pouco tempo?

      Excluir
    3. Oi Marcelo, tudo bem?
      A Ilha de Páscoa é mesmo incrível! Você vai adorar!!
      Dá uma lida no roteiro que fiz por lá! Se ainda tiver alguma dúvida depois de lê-lo é só falar!!
      http://www.revivendoviagens.com/2013/06/roteiro-de-viagem-ilha-de-pascoa.html

      Excluir
  2. Andressa Mares5.7.13

    Renata, adoro os roteiros que faz e AMO a forma como escreve.
    Sou uma turista como vc, que não me importo com o luxo de grandes hotéis e restaurantes e sim com a riqueza local.
    Adoro seu blog ter a sua cara e suas experiências e não como outros, vários, cheio de propagandas e viagens feitas por outras pessoas.
    Espero que um dia nossos destinos se coincidam e possamos nos conhecer...
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andressa!
      Quem sabe a gente não se encontra nssas viagens pelo nundo,ne? Seria um prazer! :-)

      Excluir
  3. Renata, quero ir de barco pra ilha de pascoa e tentar uma aventura diferente, conhece alguma empresa que faz o percurso de barco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior, tudo bem?
      Que eu saiba não existe nenhum barco que faça o trajeto comercialmente não. Até porque deve demorar alguns dias, visto que de avião são 5 horas de viagem a partir de Santiago (tempo maior, inclusive do que o trajeto de Santiago pra SP).
      Mas pelo jeito você querendo curtir trajeto mesmo, né? Mas aí acho que seria até possível, mas mais pra quem gosta mesmo de veleiros e outras embarcações do gênero! No caso, o trajeto em si é o grande barato. Ao contrário da maioria dos turistas que vão com o foco só de conhecer a ilha, onde quanto mais rápido chegar ao destino, melhor!
      Bom, mas boa sorte aí e boa viagem!

      Excluir
  4. Olá, Renata... No ano passado estive no deserto do atacama e em santiago... Simplesmente apaixonada pelo Chile! Quero voltar ano que vem e conhecer a Ilha de Páscoa. Vc mencionou que conseguiu uma promoção na passagem. Vc lembra como pagou? Como ficou sabendo dessa promoção? Estou pensando em ir em Março, espero que seja uma boa época. Beijos e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renata... No ano passado estive no deserto do atacama e em santiago... Simplesmente apaixonada pelo Chile! Quero voltar ano que vem e conhecer a Ilha de Páscoa. Vc mencionou que conseguiu uma promoção na passagem. Vc lembra como pagou? Como ficou sabendo dessa promoção? Estou pensando em ir em Março, espero que seja uma boa época. Beijos e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, tudo bem?
      Bom, promoção de passagem é algo beeeem imprevisível! Não dá muito pra contar com isso pra programar uma viagem, quando se tem data e local já meio que definidos. A não ser que você não tenha data nenhuma estipulada e tenha tempo pra esperar ela acontecer! Foi o que aconteceu comigo. Sempre tive vontade de conhecer a Ilha de Páscoa, mas o preço alto das passagens nunca permitiu! Quando vi a promoção, simulei algumas datas que eu teria disponibilidade e comprei a passagem!
      Vc perguntou como eu paguei... normalmente no site da cia aérea, como qualquer passagem normal! E já tem tanto tempo que não me lembro como fiquei sabendo dessa promoção, muito provavelmente foi através do Melhores Destinos ou outros sites do gênero!
      Boa sorte pra vc e tomara que consiga uma promoção ou, pelo menos, um preço mais em conta! Fique de olho, sempre! ;-)

      Excluir

Comente aqui