0

Experimentando Brasília: Bike Tour

Renata Campos | 24.5.15 |
Bike tour Experimente Brasília

No final de abril (2015) participei do #EncontroBSB, o 1° Encontro de Blogueiros de Viagem em Brasília. Eu ainda não conhecia a capital federal e voltei de lá encantada! Durante os 3 dias que passei na cidade, graças à pela Experimente Brasília, uma das parceiras do evento, pude conhecer e experimentar Brasília sob uma perspectiva diferente.



No primeiro dia, fizemos o Lago Sunset, um passeio de barco no Lago Paranoá. A manhã do segundo dia, foi a vez do SuperQuadra Experience, um city tour a pé nas SuperQuadras de Brasília. E em nosso terceiro e último dia, o passeio foi de bicicleta, fizemos um Bike Tour por parte do eixo monumental de Brasília, passando e parando em vários pontos turísticos. 

O ponto de encontro (e de retorno) do passeio foi a Torre de TV de Brasília. Tendo tempo, antes ou depois do passeio, vale a pena subir até o mirante pra apreciar a bela vista de 360° da cidade. Um pouco mais abaixo, fica o café da torre, que também tem uma vista panorâmica bem bacana. A foto abaixo foi tirada lá.

Torre de TV de Brasília
Torre de TV de Brasília
Vista da Torre de TV de Brasília
Vista a partir do Café da Torre

Assim que chegamos à Torre, pouco antes das 10h da manhã, fomos recepcionados pelo pessoal da Experimente Brasília e conhecemos nosso guia Gabriel que nos apresentou a nuvem. Nuvem? É, esse é o nome dessa bicicleta amarela das fotos. Ela é 100% brasiliense e foi criada, na década de 70, por um triatleta que queria melhorar sua performance nos treinos.

A nuvem é super leve, compacta, tem um design super diferente e é uma delícia de pedalar. É tão levinha que no início eu até estranhei, mas logo logo me acostumei e adorei! Ela também tem freio contra pedal que, como o nome já diz, é um tipo de freio no pedal que você ativa pedalando ao contrário. Como eu nunca tinha pedalado numa bicicleta assim, no começo achei super estranho. Eu dava cada tranco com a bike.. haha Mas assim que eu peguei a manha do freio eu achei super prático. Por essas e outras, é importante dar umas voltinhas com a nuvem, ali mesmo na Torre, para se familiarizar com tudo antes de começar o passeio.

Bicicleta Nuvem Brasília
A bicicleta Nuvem. Olha que fofa ela é..
Bike Tour Brasília
Prontos para começar o passeio depois de testarmos a "nuvem"
Foto: Camila Navarro 

Feito isso, todo mundo pronto pro passeio. Começamos descendo até a praça da Torre, passamos pela rodoviária e nossa primeira parada foi no Complexo Cultural da República, onde conhecemos um pouco da história do local e visitamos o Museu Nacional Honestino Guimarães

Em seguida, fomos até a linda Catedral Metropolitana de Brasília. E, depois, até o Palácio Itamaraty. Esse só visitamos por fora pois estávamos com o tempo contadinho. Mas quem quiser conhecer o Palácio por dentro, é bom saber que as visitas são guiadas e em horários determinados. 

Complexo Cultural da República e Museu Nacional
1a parada do bike tour no Complexo Cultural da República com o Museu Nacional ao fundo
Bike Tour Brasília
O grupo todo em frente à Catedral de Brasília
Bike Tour Brasília
A linda Catedral de Brasília
Bike Tour Brasília
Palácio Itamaraty
Bike Tour Brasília
Galera reunida na rampa do Itamaraty

De lá, seguimos para o Congresso Nacional, descemos a rampa, circundamos o jardim pedalando e chegamos até a Praça dos 3 Poderes. A praça é enorme e tem muita coisa bacana ao redor pra ser visitada mas como o tempo era curto, acabamos visitando apenas o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e também o Espaço Lúcio Costa, uma construção subterrânea que tem uma maquete gigante de Brasília. 

Bike Tour Brasília
Pedalando no Congresso Nacional
Foto: Jr Caimi
Bike Tour Brasília
Congresso Nacional
Panteão da Pátria - Praça dos 3 Poderes de Brasília
Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Espaço Lúcio Costa, Praça dos 3 Poderes - Brasília
Espaço Lúcio Costa

Finalizamos o tour ali mesmo com uma foto final debaixo de "Os Guerreiros", obra também conhecida como "Os Candangos", que foi feita em homenagem aos operários que trabalharam na construção de Brasília. Como tínhamos o encerramento do #EncontroBSB logo em seguida, ao invés de voltar para a Torre pedalando, pegamos um táxi pro evento e um carro de apoio da Experimente Brasília foi buscar nossas bikes

Bike Tour Brasília Praça dos 3 Poderes
Foto Final do Bike Tour na Praça dos 3 Poderes
Foto: Jr Caimi

Enfim, eu achei o bike tour super bacana. Foi uma manhã muito agradável onde visitamos alguns dos principais pontos turísticos de Brasília e aprendemos um pouquinho mais sobre todos esses locais com as ótimas explicações do nosso guia Gabriel. Sem falar que o simples ato de pedalar na cidade já é uma delícia. 

Alguns colegas não animaram fazer o passeio pois ficaram com receio dele ser pesado. Mas eu achei super tranquilo. O caminho é praticamente todo plano e a distância é curta. Abaixo tem um mapinha com o trajeto que fizemos, inclusive com os locais que paramos (como o trajeto de bike não estava disponível no Google Maps, tracei o trajeto a pé mesmo).





Para saber mais informações sobre o passeio, acesse o site da Experimente Brasília



Leia também: 
#EncontroBSB - Encontro de blogueiros de viagem em Brasília
Experimentando Brasília: Lago Sunset
Experimentando Brasília: SuperQuadra Experience





O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.


Blogs Participantes


Apoio




--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui