0

Experimentando Brasília: SuperQuadra Experience

Renata Campos | 20.5.15 |
Tour pelas superquadras de Brasília


No final de abril (2015) participei do #EncontroBSB, o 1° Encontro de Blogueiros de Viagem em Brasília. Eu ainda não conhecia a capital federal e voltei de lá encantada! Durante os 3 dias que passei na cidade, pude conhecer e experimentar Brasília sob uma perspectiva diferente. Seja navegando no Lago Sunset caminhei na SuperQuadra Experience e pedalei no Bike TourTodos esses passeios foram oferecidos pela Experimente Brasília, uma das parceiras do #EncontroBSB e uma das responsáveis por eu ter gostado tanto de Brasília!


O post de hoje é sobre o city tour a pé pelas SuperQuadras de Brasília. Nosso passeio começou (e terminou) no sábado de manhã em frente à fofa igreja de Nossa Senhora de Fátima, ou apenas Igrejinha, pros íntimos. Ela é minúscula no tamanho, mas tem tem grandes nomes por detrás dela: Oscar Niemeyer (que fez o projeto à pedido de Sarah Jubistcheck que pretendia pagar uma promessa à Santa) e Athos Bulcão (que decorou a fachada externa com seus lindos e característicos azulejos). Pelas fotos abaixo, vocês podem ver que essa parceria deu super certo (alguém duvidava?). Não é a toa que ela é um dos principais cartões postais brasilienses.

Tour pelas superquadras de Brasília
A fofa Igrejinha e seus fotos azulejos
Tour pelas superquadras de Brasília
Detalhes da Igrejinha
Tour pelas superquadras de Brasília
Interior da Igrejinha
Tour pelas superquadras de Brasília
Placa na entrada da Igrejinha.
Reparem que ela foi inaugurada em 1958, antes mesmo de Brasília (1960). 

Ali começamos nosso passeio por 2 das mais interessantes superquadras de Brasília: a SQ 108, que foi a pioneira e a SQ 308, que é considerada modelo e serviu de inspiração para tantas outras. Nosso guia, o historiador Ylian Miranda, é também morador da SP 308 desde que nasceu. Portanto, conhece como ninguém o lugar e suas histórias. Melhor pessoa não haveria para nos mostrar um pouquinho do cotidiano brasiliense.

Tour pelas superquadras de Brasília
Tour pelas superquadras de Brasília
Tour pelas superquadras de Brasília
O guia Ylian explicando sobre a criação de Brasília

A idéia da SuperQuadra nasceu junto com o Plano Piloto de Brasília e foi um projeto do urbanista Lúcio Costa. Uma super quadra é formada por 4 grandes quarteirões, onde não há muito acesso a carros. Lá "dentro" são vários blocos de prédios residenciais com escolas e comércio local, tudo isso cercado de muito verde. É impressionante a quantidade de área verde no local, área essa que se harmoniza super bem com a estrutura física dos edificíos e seus amplos pilotis. Mas também tendo Burle Marx como paisagista não dava pra esperar outra coisa, né?  

Uma coisa que me chamou muito a atenção é que os prédios são praticamente todos iguais. E também não são muito grandes, apenas 6 andares, no máximo, mas o número de apartamentos por andar varia de um pra outro. Então, olhando de fora, você não tem a mínima idéia se aquele prédio possui apartamentos grandes ou pequenos, se é de classe baixa, média ou alta. É tudo igual!

Outra coisa interessante é a ausência de muros e grades nos prédios. São todos abertos e com pilotis amplos e acessíveis a todos, moradores ou não! Também não há garagens nos prédios, os carros ficam em estacionamentos na ruas. O engraçado é que tudo isso, a meu ver, deixa os edifícios muito mais com cara de prédios públicos do que residenciais. Mas acho que a ideia era essa mesmo, um espaço aberto de convivência para todos.

Tour pelas superquadras de Brasília
Os prédios residenciais de Brasília são diferente de tudo o que estamos acostumados a ver em outras cidades brasileiras.
Tour pelas superquadras de Brasília
Blogueiros no tour da SuperQuadra
Foto: Diego Paiva
City tour pelas superquadras de Brasília
Aproveitando o pilotis de um dos prédios da SQ 308 para descansar

Finalizamos o passeio no Centro Cultural Renato Russo que, infelizmente está fechado por falta de incentivo e manutenção! Mas o exterior, todo cheio de grafites, já é bem interessante. Mais interessante ainda é pensar que o Legião Urbana, por exemplo, ainda como Aborto Elétrico e outras tantas bandas legais começaram ali. Falando nisso, Renato Russo foi um ilustre morador da área e grande parte das gravações do filme "Somos tão jovens" foi filmado bem ali na SQ 308!!

City tour pelas superquadras de Brasília
Centro Cultural Renato Russo
City tour pelas superquadras de Brasília
Grafites do Centro Cultural Renato Russo 
Tour pelas superquadras de Brasília
Blogueiros reunidos e camuflados nas grafites do Centro Cultural Renato Russo
Foto: Diego Paiva 

Enfim, pra quem quer conhecer Brasília sob uma perspectiva diferente eu super recomendo o tour pelas SuperQuadras de Brasília!! Vale muito a pena! 


Para saber mais informações sobre o passeio, acesse o site da Experimente Brasília


Leia também: 
#EncontroBSB - Encontro de blogueiros de viagem em Brasília
Experimentando Brasília: Lago Sunset
Experimentando Brasília: Bike tour




O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.


Blogs Participantes


Apoio




--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui