2

Encontro RBBV 2016

Renata Campos | 16.12.16 |
RBBV


No último fim de semana de novembro aconteceu o ERBBV, ou Encontro RBBV. Pra quem não conhece, a RBBV é uma Rede de Blogueiros de Viagem que possui quase mil blogueiros de viagem de todo o Brasil e de vários lugares do mundo! 

A RBBV foi criada, no dia 27 de novembro de 2011, pela Cláudia Saleh do blog Aprendiz de Viajante e pela Luciana Misura do Colagem, entre outras pessoas. Exatamente 5 anos depois, as duas se reuniram com outros 150 blogueiros de viagem aqui em Belo Horizonte, pra comemorar o aniversário da RBBV! E olha, foi uma baita comemoração, com direito a tudo o que a Rede tem de melhor: muito aprendizado, troca de experiências e networking! Além, claro, dos momentos de descontração, sociabilização e confraternização! Afinal de contas, a vida não é só trabalho!

Logo que eu criei o RêVivendo Viagens, lá em 2012, eu entrei pra RBBV. E de cara já participei do meu 1° encontro de blogueiros, o EIBTUR - Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, que aconteceu em Foz do Iguaçu, em junho de 2012. Nessa época, o blog era um recém nascido, tinha apenas 4 meses de vida e eu ainda tinha a doce ilusão de que pra ter um blog de viagens eu precisava apenas de gostar de viajar, de escrever e de tirar fotos. Foi durante o EIBTUR que eu acordei pra vida e comecei a entender o quão difícil e complicada (mas ao mesmo tempo apaixonante), era a arte de blogar! E foi lá também que eu tomei gosto por esse "trem" de Encontro de Blogueiros. O aprendizado é sempre incrível e as pessoas que você conhece, mais ainda! 

Desde então, eu já participei de outros muitos eventos do tipo. Ainda em 2012, fui também no Seminário Viajosfera, no Rio de Janeiro. E nos anos seguintes, também participei do Curitiblogando, em Curitiba; do Encontro de Blogueiros de Viagem e Viajantes, aqui em Belo Horizonte; do Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem, em São João del Rei e Tiradentes; do Encontro de Viajantes, novamente no Rio; do Santa Catarina na Bagagem, na Praia do Rosa; do Encontro BSB, em Brasília, do Vem pra Sampa, meu!, em São Paulo. Com tantos encontros no currículo, acabei criando coragem e me atrevi, junto com outros blogueiros aqui de BH, a organizar o Encontro BH 2016 que, modéstia à parte, foi um sucesso!

Bom, mas porque eu tô falando disso tudo?
Pra mostrar a força e a importância da RBBV como um todo e como ela mudou a minha vida. Tudo o que sei hoje sobre a blogosfera de viagem eu aprendi na Rede! Além, claro, da oportunidade de conhecer tanta gente legal, primeiro no virtual e depois no mundo real, graças a encontros de blogueiros como esse!

Ficou curioso pra ver como foi?
Vou mostrar agora um pouquinho do maior encontro de blogueiros da história desse país!


QUINTA-FEIRA 24/11

Oficialmente, o ERBBV começou na sexta-feira, dia 25. Mas como muitos blogueiros chegaram antes pra conhecer um pouco mais da cidade, rolou um pré evento no Hotel Max Savassi, que ofereceu um happy hour pra todos os blogueiros com direito a muitas comidinhas de boteco deliciosas, cerveja gelada e música ao vivo! Delícia demais!

Como ainda éramos poucas pessoas nesse dia (pouco mais de 30 blogueiros) foi ótimo para conversar com calma com o pessoal, conhecer algumas pessoas e rever outras tantas.









SEXTA-FEIRA 25/11

A programação de sexta começou com um tour pelo Mercado Central de BH, lugar que eu adoro e parada mais que obrigatória pra todo mundo que vem à cidade. Ótimo lugar para provar e comprar delícias mineiras como pão de queijo simples e recheado, broas, biscoitos, doces, vários tipos de queijos, pimentas e outros temperos, carnes, cachaças, cervejas e muito mais! Além disso, ainda tem muito artesanato bacana e várias outras coisas úteis, ou nem tanto, no Mercado!

Fomos super bem recebidos, como manda a hospitalidade mineira, com muita comida típica e deliciosa (redundante isso, não? rs): pão de queijo, broa, bolo, rosca e queijo! Bom demaaais! Um dos representantes do Mercado nos deu boas viandas e falou um pouco da história do lugar e depois fizemos um tour guiado. Foi ótimo! Eu, que já fui taaaantas vezes ao Mercado, me surpreendi com alguns cantinhos que nunca tinha passado (ou prestado atenção) e adorei saber um pouco mais das histórias do pessoal que trabalha lá!

Encontro RBBV
Uma pequena amostra do Mercado Central de BH



           
Reportagem que saiu na TV Câmera sobre o Encontro RBBV.
Eles nos acompanharam na visita ao Mercado Central

À noite a comilança continuou no tradicionalíssimo Maria das Tranças, restaurante especializado em frango ao molho pardo, prato típico da culinária mineira. Digamos que esse foi o evento oficial de abertura do ERBBV! Foi aqui que ganhamos nossos crachás e bottons da RBBV e 2 sacolas recheadas de brindes dos patrocinadores e parceiros!

O jantar foi oferecido pela EasySim4u, que deu também, pra todos os blogueiros participantes, um chip de internet que funciona em mais de 140 países do mundo!!! Vou testar o meu daqui uns dias no Sudeste Asiático e conto pra vocês tudo como foi! Também foram sorteados vários outros prêmios, entre eles uma semana num resort em Orlando, que a sortuda da Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar, ganhou.

Encontro RBBV
A galera durante o jantar no Maria das Tranças
É tanta gente que nem coube todo mundo na foto! rs
Foto: Alessandra Fratus Tô Pensando em Viajar

Encontro RBBV
Parte dos blogueiros presentes no Maria da Tranças... os últimos, resistentes que ficaram até o restaurante fechar suas portas! hehe
Foto: Alessandra Fratus Tô Pensando em Viajar


SÁBADO 26/11

O sábado foi um dia looongo e um tanto quanto cansativo, mas super produtivo e divertido também!

A parte da manhã foi dedicada à algumas palestras que aconteceram no Museu de Arte da Pampulha. O lugar lindo e, por si só, já é um atrativo turístico. Sem falar a bela vista que se tem da Lagoa da Pampulha!

Encontro RBBV
O lindo museu de Arte da Pampulha, onde foram as palestras de sábado

A palestra de abertura foi da Claudia Saleh e do Keith Jenkins que falaram sobre as tendências do mercado de turismo mundial e brasileiro. Em seguida, a Luciana Misura moderou a palestra Como usar as mídias sociais para alavancar o seu blog, onde a Lillian Brandão, falou sobre o Snapchat, a Lily Pestana sobre o Instagram e a Claudia Saleh sobre o Facebook. E a pra fechar a manhã, a última palestra foi sobre Monetização e Afiliados que teve moderação do Thiago Khoury e a Julia Minhoto, o Rafael Miranda e a Ana Catarina como painelistas. 

Encontro RBBV
Uma graça esse auditório do Museu de Arte da Pampulha, né? E a vista da Lagoa? 
Encontro RBBV
Palestra de abertura foi internacional! Keith Jenkins do blog Velvet Escape e co-fundador da Global Bloggers Network
Encontro RBBV
Os participantes das palestras sobre Mídias Sociais (acima) e Monetização (abaixo)

Dois Food Trucks, o Dona Coxinha e o Gertrudes Gourmet (com pães de queijo recheados e sanduíches), foram para o Museu e super quebraram o galho da galera na hora do almoço.

À tarde fizemos um city tour, oferecido pela Belotur e pela Setur, em alguns dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Começamos pela fofa da Igrejinha da Pampulha. Depois passamos pela Praça do Papa e fomos para o Mirante do Mangabeiras, de onde se tem uma vista linda da cidade. E finalizamos o passeio na Praça da Liberdade

Encontro RBBV
Vista da Lagoa da Pampulha, com o Mineirinho e o Mineirão ao fundo!

Encontro RBBV
A fofa da Igrejinha da Pampulha



Encontro RBBV
O Mirante do Mangabeiras e a vista de Belo Horizonte à esquerda e as palmeiras imperiais da Praça da Liberdade à direita também fizeram parte do City Tour em BH. 

Pensa que acabou? Que nada! Da Praça da Liberdade fomos direto para o Albanos, uma das choperias mais tradicionais de BH que fechou suas portas exclusivamente pra nos atender. Tá bom ou quer mais? A noite foi ótima! Muita bebida boa, comida excelente, atendimento impecável e uma excelente seleção musical! Tudo ficou ainda melhor por estar na companhia de tanta gente bacana que tem uma mesma paixão em comum: as viagens.







DOMINGO 27/11

No domingo tivemos o dia todinho de palestras no Quality Hotel Pampulha.

A primeira palestra do dia, foi moderada pela Claudia Saleh, e teve a Luciana Misura,  Cris Marques e Dri Lima dando seus depoimentos de como passaram De blogueiro a empreendedor de sucesso. Em seguida, o Gustavo Ziller falou sobre Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume. E pra fechar a manhã, o Thiago Khoury moderou o painel sobre o Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros do Alberto G. Martins, Garon Piceli e Flavia Perin.

Encontro RBBV
Acima, as meninas que falaram sobre empreendedorismo e abaixo o pessoal da indústria que falou sobre o relacionamento com os blogueiros... 
Depois do almoço, o Rafael Sette Camara falou sobre Conteúdo & SEO e a Luiza Antunes e a Cris Marques sobre Turismo Sustentável/Responsável. E pra encerrar, rolou um Workshop de Fotografia e Vídeo, onde o Helder Ribeiro falou sobre fotografia, o Mauricio Oliveira sobre foto 360° e o Fabio Pastorello sobre vídeo.

Encontro RBBV
O Fábio falando sobre vídeos (acima) e o Helder sobre fotos (abaixo)

E assim se encerrou, pra mim, o Encontro RBBV! Meu 10° Encontro de Blogueiros. É sempre muito bom participar de eventos assim, com muito aprendizado e muuuuuita gente bacana! Já tô aqui agora querendo o próximo! hehe

Encontro RBBV
A foto final com (quase) todos os blogueiros participantes. É gente demaaais, né?
Foto: Alessandra Fratus Tô Pensando em Viajar

Pra finalizar, gostaria de agradecer a todos da RBBV que trabalharam na organização do evento. Além claro, dos patrocinadores e parceiros sem os quais nada teria acontecido!
Vocês brilharam! 👏👏👏👏

Encontro RBBV
Os blogueiros que fizeram tudo isso acontecer!
Da esquerda pra direita: Cláudia Saleh (uma das fundadores da RBBV) do blog Aprendiz de Viajante, Antônio Jr do Retrip, Rafael Miranda do Para Viagem, Sônia Letycia do Coisos on the go e a Daniela Duarte do Só Viagem

Muita gente me perguntou o por quê do Encontro ter acontecido aqui! Bom, como a Rede é nacional, poderia ter acontecido em qualquer lugar do Brasil. Mas Belo Horizonte foi a cidade que teve a melhor proposta pra sediar o Encontro. A Belotur - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (que, aliás, também foi uma das parceiras do #EncontroBH2016) e a Setur - Secretaria de Turismo de Minas Gerais trabalharam em conjunto para viabilizar a realização do evento na cidade. Além de outros parceiros como hotéis e restaurantes da cidade que nos receberam muitíssimo bem!
Mas nada disso teria sido possível sem o patrocínio da ViajanetEasySim4uZarpo e Booking.

Encontro RBBV
Parceiros e Patrocinadores do Encontro RBBV 2016
Encontro RBBV
E não poderia faltar o j'a tradicional " carometro" com (quase) todos os participantes do Encontro RBBV 2016.
Outra obra prima da Alessandra Fratus do Tô Pensando em Viajar


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Parabéns, seu post me fez reviver os gostosos e produtivos dias que tivemos no Encontro RBBV. Adorei o relato detalhado e as velas fotos. Obrigada, eu sou Sylvia do Sentidos do Viajar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sylvia!
      Foi ótimo, né?
      Que venham os próximas agora! :)
      Bjos

      Excluir

Comente aqui