7

Elephant Nature Park - Como interagir de forma ética com elefantes na Tailândia

Renata Campos | 27.4.17 |
Como interagir de forma ética com elefantes na Tailândia


O elefante é o animal típico da Tailândia! Mas apesar de ser quase endeusado por lá, infelizmente, ele também é cruelmente explorado em todo o país, principalmente pela indústria do turismo. Triste, né? Mas é a pura verdade! No último post, eu falei sobre porque não andar em elefante na Tailândia. E espero, do fundo do meu coração, que eu tenha conseguido sensibilizar quem, por ventura, tinha interesse em fazer esse tipo de passeio!

Mas não é porque você desistiu ou nunca quis visitar lugares que exploram os elefantes que você não vai poder conhecê-los de perto! É possível ter uma experiência incrível e única com elefantes na Tailândia sem explorá-los! Felizmente, existem lugares que você pode visitar e interagir com os elefantes de forma ética. E o melhor, sua visita ainda vai ajudar a cuidar dos elefantes que lá vivem.

Faça seu Seguro Viagem pelo menor preço do mercado. 
Clique no link e faça um orçamento!

Eu pesquisei muito sobre o assunto antes de viajar pra Tailândia e de todos os lugares que eu vi, o único que tive vontade de conhecer foi o Elephant Nature Park (ENP), em Chiang Mai, cidade no norte da Tailândia que tem vários "santuários" de elefantes. O ENP funciona desde 1995 e faz parte da Save Elephant Foundation, uma fundação dedicada à proteção dos elefantes na Ásia. E é também o atrativo n°1 de Chiang Mai no TripAdvisor, possuindo certificado de excelência do site. Bom, mas isso por si só não quer dizer muita coisa... até mesmo porque o atrativo n° 2 do TripAdvisor, que também tem certificado de excelência, possui alguns comentários negativos (bem pesados até), apesar de muitos positivos.

Mas, ao contrário do ENP - onde os comentários negativos não se referem aos elefantes em si, mas sim ao sistema de reserva deles e às atividades propostas - nos outros "santuários" as reclamações são referentes à forma com que os elefantes são tratados por lá. Se quiser tirar a prova, entre no site do TripAdvisor, procure pelo "santuário" que você deseja saber a respeito, vá em avaliações e clique nas horríveis e ruins. Tire suas próprias conclusões. E que fique claro que não estou falando que o ENP é único lugar que faz um trabalho sério. Inclusive, nesse link (em inglês) a Green Thailand, uma associação que trabalha com turismo responsável na Tailândia, listou "7 experiências éticas com elefantes na Tailândia".

Eu escolhi o ENP porque não encontrei nenhum comentário negativo a respeito deles em nenhum dos vários sites que pesquisei. Também não encontrei nenhum outro lugar com tantas avaliações positivas e que faça um trabalho tão bacana quanto o deles, pelo menos não em Chiang Mai. E olha que eu pesquisei muuuito, hein? Porque eu jamais iria num lugar que tivesse a mínima suspeita de maus-tratos. E se, por ventura, eu caísse numa pegadinha, eu também falaria pra vocês com certeza. Afinal de contas, como influenciadora digital (e bióloga) que sou, me sinto no dever e na obrigação lutar contra esse tipo cruel de turismo exploratório. Assim como de divulgar quem faz um bom trabalho legal também! E esse é o caso do Elephant Nature Park!

Elephant Nature Park
Feliz da vida no Elephant Nature Park

E não, isso não é um post patrocinado e eu não ganhei absolutamente nada com isso! Mas, como eu já disse, me sinto na obrigação de divulgar quem faz um trabalho bacana, até mesmo pra evitar que vocês visitem lugares que maltratam os elefantes! Depois de visitar o ENP, eu posso atestar que não existe nenhum tipo de exploração animal por lá. Você não irá subir em nenhum elefante e também não os verá pintando quadros, dançando, jogando futebol ou fazendo qualquer tipo de show pra atrair a atenção de turista sem noção. Pode até parecer óbvio eu falar isso, mas é que tem muito "santuário" por aí, onde você encontra uma ou mesmo várias dessas "atrações"!


Elephant Nature Park funciona como um centro de resgate e reabilitação de elefantes que sofreram maus-tratos, seja em santuários fakes ou na indústria madeireira ou em circos ou em qualquer outro lugar de exploração. Além disso, o ENP também cuida de outros animais como cachorros e búfalos. E isso tudo começou meio que por acaso quando, em 2011, aconteceu uma super enchente em Bangkok e várias pessoas e animais ficaram desabrigados.

O ENP resgatou mais de 2000 mil cães!!! No entanto, 150 deles não foram encontrados por seus donos ou não encontraram novos donos e foram levados para o ENP. De lá pra cá, o ENP tem feito, em paralelo, um projeto também com cães da redondeza vítimas de abandono ou maus-tratos. Para saber mais detalhes do Dog Rescue Project é só clicar nesse link! Já nesse outro link, você encontra a ficha completa dos cães que estão disponíveis para adoção.

Durante a visita nós conhecemos vários elefantes e ficamos sabendo a história deles. Nesse link aqui é possível encontrar a ficha completa de cada um com informações como nome, idade, quais os abusos eles sofreram, quais os problemas de saúde eles têm, onde  eles "trabalhavam" antes de ir pra lá, como e quando eles foram parar lá, etc. Tem até umas fotos de antes e depois!

Elephant Nature Park
Esse elefante teve o pé estourado por uma bomba (!). Mas olha só que estiloso o curativo dele! Tem até um coração desenhado nele! hehe
Elephant Nature Park
Reparem: o elefante da esquerda teve o quadril deslocado por carregar turistas naquelas cadeirinhas em suas costas. O elefante do meio (que é uma menina, reparem no "brinco" rs) tem uma ferida agora já quase cicatrizada no rosto. E à direita, um outro elefante que ficou com a pata deformada devido ao trabalho excessivo. 
Elephant Nature Park
Elefante doente recebendo soro

É triste ver de perto as sequelas que esses elefantes carregam. Muitos sofreram mutilações, ficaram cegos, mancos e com vários outros tipos de problemas físicos e também emocionais. Sim, eles também têm problemas emocionais! Todo mundo aqui conhece a expressão "memória de elefante", né? Pois é... a memória deles é ótima! O que significa que eles não esquecem os maus-tratos e abusos pelo quais passaram. É por isso que eles se sujeitam a fazer todas essas barbaridades que a gente vê por aí, com medo de serem torturados novamente (vejam os vídeos desse post). E isso acaba gerando traumas psicológicos irreversíveis! 😢

Como é a visita ao Elephant Nature Park


Bom, vou falar agora então como é exatamente a visita ao ENP. Antes de mais nada, pra fazer a visita é preciso fazer a reserva antecipada pelo site oficial através desse link. Não tem como você chegar lá na hora e resolver ir por conta própria. As vagas são limitadas e a procura é enorme. O ideal é reservar com, pelo menos, um mês de antecedência pra não correr risco, principalmente na alta temporada.

Existem três tipos de visita: a Single Day onde você passará um dia inteiro no Parque, a Short Park Visit que é um pouco mais curta e a Overnight, na qual você passará uma noite (e 2 dias inteiros) no ENP. Caso você queria se aprofundar ainda mais, existem também programas de voluntariado onde você passa 7 dias no ENP envolvido em programas diversos, tem até um programa exclusivo para veterinários. Legal, né? Pra saber mais sobre as visitas comuns ou sobre o programa de voluntariado, é só clicar aqui.

Como visitar o Elephant Nature Park
Os 3 tipos de visitas comuns do Elephant Nature Park
Programa de voluntariado no Elephant Nature Park
Opções de voluntariado no Elephant Nature Park
Voluntariado no Elephant Nature Park
Programa especial de voluntariado para veterinários

Eu fiz a visita chamada single day, mas alguns dos meus amigos não conseguiram vaga (não falei que as vagas eram disputadas?) e acabaram fazendo apenas a short visit. A diferença entre elas é que na visita single day você poderá entrar no rio com os elefantes e "dar banho" neles, já na short visit você só observa o banho, da beira do rio, é por isso que essa visita acaba sendo mais curta que a outra. Além disso, a single day tem transfer de e para hotel, mas na short visit você terá que ir (e voltar) por conta própria do seu hotel até o escritório do ENP em Chiang Mai para pegar a van que te levará até o Parque. De resto é tudo exatamente igual, inclusive o preço de 2500 bath (225 reais) por pessoa.

Bom, mas conforme descrito na reserva, uma van do ENP nos buscou no hotel no horário marcado (entre 8h e 8:30 da manhã), depois passou em outros hotéis e nos levou para o Parque, que fica a mais de 1 hora de viagem de Chiang Mai. No trajeto vimos um vídeo sobre o trabalho do Elephant Natural Park desenvolve e também sobre a cruel indústria do turismo de elefantes na Ásia!

Elephant Nature Park na Tailândia
Os vídeos que assistimos durante o trajeto de van de Chiang Mai até o ENP

Assim que chegamos, fomos apresentados à nossa guia, que ficou responsável por nos acompanhar durante todo o dia. Havia vários grupos visitando o ENP ao mesmo tempo, mas achei tudo bem organizado e tranquilo. Às vezes cruzamos com um ou outro, mas em outros momentos nem víamos os demais. Cada grupo era formado por umas 10 ou 12 pessoas que foram e voltaram juntas na mesma van e permaneceram juntas durante toda a visita.

O 1° contato que tivemos com os elefantes foi  para alimentá-los em uma plataforma de observação. Cada grupo recebeu 2 cestas grandes de frutas que acabaram em poucos minutos. Assim que você pegava uma fruta e esticava a mão, logo aparecia uma ou mais trombas pra pegar essa fruta da sua mão! Hehehe

Elephant Nature Park Tailândia
Os elefantes chegando para o "café da manhã"
Deck de alimentação do Elephant Nature Park
O 1° contato que tivemos com os elefantes foi através desse deck de alimentação.
OBS: reparem no filhotinho que fofinho! 

Em seguida, fomos caminhar pra conhecer outros elefantes que estavam espalhados pela área do Parque. Algo que achei bem bacana é que eles tem total liberdade para se unirem aos grupos que eles mesmo escolhem e acabam formando até mesmo novas famílias. Às vezes eles mudam de grupo, outras ficam sozinhos. Mas tudo isso acontece naturalmente. Durante a caminhada, parávamos para observar os elefantes que encontrávamos pelo caminho, tirar algumas fotos e conhecer melhor a história deles que, diga-se de passagem é cada uma mais triste que a outra. Conhecemos elefantes cegos, praticamente surdos, mancos e com várias deformidades.

A maioria deles estava se alimentando e pudemos nos aproximar mais e até mesmo passar a mão neles. Tudo com o consentimento e a supervisão dos tratadores. Aprendemos que devermos estar sempre no campo de visão deles e ir nos aproximando aos poucos e observando a reação deles. Se eles se afastarem, melhor não insistir no contato. Também nunca devemos chegar por trás deles para tocá-los. Eles precisam nos ver para consentir a aproximação.

Carinho no elefante Elephant Nature Park
No 1° contato direto, a gente fica assim, meio receoso.. passando a mão de longe e mantendo uma certa distância. 
Interagindo com elefantes no Elephant Nature Park
Depois de um tempo, a gente já fica íntimo e até abraça o elefante que continua na dele, comendo de boa! 

Hora do almoço! Todos os grupos se encontraram no grande refeitório do ENP, que fica numa varanda de madeira com pra vista de todo o Parque. Cada grupo tinha uma mesa reservada com o nome do seu guia. O sistema é self service e você pode comer à vontade, quantas vezes quiser, mas sem desperdício. A mesa é enorme e tem opções bem variadas, mas todos os pratos são vegetarianos. Nada mais natural pra um lugar que trabalha com conservação animal, não é mesmo? O almoço já está incluído no valor do ingresso, mas as bebidas são pagas à parte.


Depois do almoço, o programado era "dar banho" nos elefantes, ou seja, entrar junto com os elefantes no rio. Só que nesse dia eles não quiseram tomar banho esse dia não! hehe. A guia já tinha nos avisado que talvez os elefantes não quisessem entrar no rio já que o dia estava frio (fomos no início de janeiro, que é inverno por lá, apesar do super calor que pegamos em Bangkok, pegamos frio em Chiang Mai e Chiang Rai).

Pois é, e eles não quiseram entrar na água mesmo. Na real, alguns até entraram um pouquinho, mas saíram logo em seguida, sem nem se molhar por inteiro. Só mesmo um filhotinho é que se jogou na água, deitou, rolou, brincou e arrancou risadas de todos! Foi meio frustrante já que essa era uma das partes mais esperadas por nós. Mas fazer o que, né? No ENP os elefantes têm total liberdade de fazer o que bem quiserem. E isso é muito legal!

elefantes tomando banho de rio no Elephant Nature Park
Os poucos corajosos que encararam a água gelada!
Só o filhotinho que tava felizão rolando na água! haha
elefante Elephant Nature Park
A água devia estar gelada e eles resolveram sair de lá sem nem se molhar por inteiro.. hehe

Bom, mas como não rolou o banho, fomos conhecer outros elefantes do lugar. Ou seja, acabamos fazendo o mesmo que tínhamos feito pela manhã. Foi legal porque conhecemos elefantes diferentes e ficamos ainda mais próximos deles, mas achei que ficou meio repetitivo. Nossos amigos que fizeram a "short visit" foram embora durante da tentativa frustrada de banho. E achei a hora ideal. Bom, pelo menos nesse dia onde não rolou o banho com eles.

Portanto, como o preço é exatamente o mesmo, eu sugiro que você escolha o mesmo programa que eu fiz, o single day. Achei a segunda parte repetitiva porque não rolou banho, mas se tivesse rolado, acredito que seria bem legal, um dos pontos altos do passeio, inclusive. Maaas se você estiver com pouco tempo e quiser fazer uma visita um pouco mais curta, pode optar pela short visit, numa boa! Você não vai perder muita coisa, além do banho. E ainda assim sua experiência será incrível!

Elephant Nature Park
Alguns dos elefantes do Elephant Nature Park

Gostou do trabalho do Elephant Nature Park e quer ajudar? Bom, além de fazer a visita ao ENP (o valor do ingresso é usado para a manutenção do lugar), também é possível você patrocinar um ou mais elefantes por 1 ano ou 6 meses. Veja aqui nesse link como fazer. Além disso, você pode fazer doações tanto de produtos específicos como de dinheiro mesmo, entre aqui para saber detalhes. E você também pode patrocinar e fazer doações para os cães (saiba mais aqui).

Quer fazer ainda mais? Que tal investir então em um voluntariado? Passar um tempo em algum desses santuários (sérios, né gente? Por favor!) e trabalhar ajudando efetivamente no trabalho desenvolvido por essas instituições. A Patti Neves, do blog Tripping Unicorn, dá várias opções de voluntariado, tanto com elefantes na Tailândia, como com outros animais em outros países da Ásia nesse post Voluntariado com animais no Sudeste Asiático.


➤ Confira todos os posts já publicados sobre a Tailândia, aqui: RêVivendo a Tailândia


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

7 comentários :

  1. Matéria incrível! Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas suas dicas!!!! Obrigada por compartilhar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dani!
      Obrigada pela feedback! :)

      Excluir
  3. Adorei o seu blog Renata, parabéns! Renata, viajo para a Tailândia dia 21-02-2018 e já não há disponibilidade para o Single Day para as datas em que estarei em Chiang Mai, mesmo assim você recomenda o Short Day? Parece que o que eu mais queria era dar banho nos elefantes! :( Outra coisa, você mandou entregar os ingressos no hotel em Chiang Mai? Foi tranquilo? Teve que avisar ao hotel? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder, eu estava viajando e só agora estou retornando.
      Eu também queria muito dar banho nos elefantes, mas como o tempo estava ruim não rolou. Então acabei fazendo basicamente o mesmo que faria no short day e mesmo assim achei que valeu suuuuuper a pena!
      Como eu não teria coragem de ir em outro "santuário", no seu caso, eu ia preferir ir no short day mesmo do que não ter essa experiência!
      Eu comprei pela internet e apenas imprimi o ingresso (ou o comprovante, não sei). Não mandei entregar nada não!
      Boa viagem e aproveite muuuuuuuito!

      Excluir
  4. Many residents of the natural park can surprise the visitors with their incredible size and intelligence. Each of the representatives of the fauna is very interesting.

    ResponderExcluir

Comente aqui