16

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte

Renata Campos | 26.8.17 |
Road trip rio grande do norte


Programando uma viagem pra Natal? Que tal sair um pouco do tradicional e visitar também outros lugares do Rio Grande do Norte!? E não estou falando apenas de fazer bate e voltas a partir de Natal não. Mas sim de conhecer mais a fundo e se hospedar em outras cidades lindas do Estado, que podem ser até mais interessantes do que a capital.

Ficou interessado? Confira então o roteiro da viagem de 11 dias que fiz percorrendo de carro toda a costa do Rio Grande do Norte.

Vocês acreditam que o Rio Grande do Norte era o único estado do Nordeste que eu não conhecia ainda? Geralmente é um dos primeiros que as pessoas visitam, né? Pois é, mas antes tarde do que nunca! rs. Há tempos venho programando uma viagem pro RN, só que nunca dava certo. Mas aí surgiu a oportunidade de viajar com uma amiga agora em julho (2017) e eu não pensei 2 vezes.

Quer dizer, até pensei já que essa é a época de chuva no Nordeste... Fiquei na dúvida se valeria arriscar, mas acabei resolvendo que sim. Considerando que em julho a temporada de chuva já está caminhando pro fim e que o RN sofre menos com a chuva do que os estados nordestinos mais pra baixo. 

Se vocês observarem no mapa, apenas uma parte do RN tem a costa voltado pro litoral do Nordeste mesmo. A partir de São Miguel do Gostoso, a costa do Estado já é virada pro Norte, onde o regime de chuvas é outro. Tanto que essa é uma ótima época pra visitar os estados do Ceará (que eu também visitei nessa mesma viagem e peguei sol o tempo todo), Maranhão e Piauí (que visitei em outros anos, também em julho, sempre com tempo ótimo).

Road Trip Rio Grande do Norte
Mapa da nossa road trip pelo litoral do Rio Grande do Norte

Bom, mas parece que esse ano choveu bem mais do que o esperado e eu acabei pegando muita chuva em Natal e tempo instável, alternando sol e chuva, nas outras cidades. Baita azar! Maaass... faz parte! Independente do tempo não estar maravilhoso, a viagem foi ótima e deu pra aproveitar bastante!

O roteiro ficou dividido da seguinte forma:
  • Natal - 3 noites
  • Pipa - 3 noites
  • São Miguel do Gostoso - 2 noites
  • Galinhos - 2 noites
  • Ponta do Mel (Dunas do Rosado) - 1 noite


NATAL


Chegamos em Natal no início da tarde e pegamos o carro que tínhamos alugado antecipadamente pela RentalCars e fomos direto para o Quality Suites Natal (leia post completo sobre o hotel aqui), onde nos hospedamos. O Quality tem uma localização ótima e uma vista linda da varanda do quarto. Ele fica bem de frente pra Praia de Ponta Negra e próximo a vários restaurantes e bares bacanas. Ou seja, dá pra fazer muita coisa a pé. Tanto que nesse 1° dia nem usamos o carro. Fomos à praia a pé e saímos à noite caminhando por Ponta Negra também. Super tranquilo.


Tínhamos agendado um passeio pra Genipabu pro dia seguinte, mas adivinha? Amanheceu chovendo e desistimos. A chuva passou logo mas o tempo ainda não estava bom pra praia, então fomos conhecer o Forte dos Reis Magos que foi o marco da fundação de Natal, lá em 1599. A entrada é grátis, mas se você quiser fazer uma visita guiada pra saber a história do lugar é preciso pagar a parte. De toda forma, vale a visita pelas belas vistas que oferece da cidade. Bom programa pra um dia sem sol, mas sem chuva também porque ele é todo aberto.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Forte dos Reis Magos, Natal - RN
Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Interior do Forte dos Reis Magos, em Natal

O sol reapareceu e resolvemos ir pra praia, mas foi só chegar lá que a chuva voltou. Mas como toda boa mineira que se preze, continuei na praia assim mesmo. Porque, né? Já tava ali mesmo, ia fazer o que? rs. Obviamente, não fiquei tomando chuva na praia, fomos pro Aloha Beach Club, um barzinho pé na areia super gracinha que fica no final da praia de Ponta Negra, bem ao lado do Morro do Careca. Ficamos lá até anoitecer.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Praia de Ponta Negra
Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Aloha Beach Club, Natal

No dia seguinte o tempo estava ainda pior. A chuva não deu trégua um minuto sequer. Chovia tanto que era difícil até sair do hotel. Passamos a manhã toda curtindo preguiça, e a tarde fomos passear no shopping e depois ao cinema. Pra vocês verem o quão grave a coisa era.... era tanta chuva, mas tanta chuva que o único jeito de sair de hotel era indo pra um lugar totalmente fechado.

Acordamos no outro dia com um tempo inacreditavelmente bom. Mas, nosso tempo em Natal já tinha chegado ao fim! Saímos cedo para conhecer alguns lugares que tínhamos planejado no caminho entre Natal e Pipa, que seria nosso próximo destino. Ou seja, não conheci praticamente nada de Natal! 😕 Vou precisar voltar em outra época melhor pra conhecer a tal "cidade do sol".

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte

Como o dia estava bonito, aproveitamos para conhecer a Lagoa de Alcaçuz, que fica no município de Nísia Floresta, a cerca de 30km ao sul de Natal. A água é totalmente transparente e o lugar uma delícia. Essas redes na água sempre ganham meu coração. Mas tinha chovido tanto nos dias anteriores que o nível da água estava super alto e algumas redes estavam totalmente encobertas. Mas deu pra aproveitar bem. O lugar tem bar com mesinhas e guarda sol de palha, e ainda é possível fazer passeios de pedalinho, caiaque e stand up paddle.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Lagoa de Alcaçuz

Existem também outras lagoas que ficam próximas, como a Lagoa da Juventude. Se tiver tempo, vale dar uma passada lá pra conhecer. Nós passamos direto e fomos pra Lagoa de Arati, que fica em Tabatinga, 20 km mais ao sul. A lagoa é grande e muito bem estruturada, com vários restaurantes na beira, o que acaba atraindo muita gente. Como era domingo, o lugar estava lotado e acabamos nem ficando lá, pois preferimos algo mais tranquilo. Mas pode ser uma boa pra famílias que viajam com crianças, já que a estrutura do lugar e a oferta de atrativos é bem boa.

Saímos de lá e paramos no Mirante dos Golfinhos, um restaurante que fica no caminho de Pipa. Como estava no meio da tarde, não vimos nenhum golfinho por lá, mas a vista é linda e merece a parada de toda forma. O restaurante é legal e pode ser uma opção de lugar pra almoçar ou lanchar. Nós preferimos seguir um pouco mais e parar na praia de Camurupim, onde almoçamos e passarmos o resto do dia.

Mirante dos Golfinhos, parada estratégica no caminho entre Natal e Pipa

PIPA


Chegamos em Pipa no início da noite. Ficamos hospedadas na Pousada Cavalo Marinho que é super bem localizada. Fica em uma rua lateral à rua principal, super perto de tudo, mas longe o suficiente do barulho.

Tivemos 2 dias inteiros em Pipa. Achei suficiente pra conhecer tudo o que eu queria. Mas eu gostaria de ter ficado mais tempo. Portanto, se você tiver tempo disponível, fique mais. Rola de ficar 5 dias ou mais de boa.


A gente conseguiu otimizar o tempo fazendo um passeio de um dia inteiro pra conhecer tanto o lado sul, quanto o lado norte de Pipa. Achei que foi um ótimo custo benefício... e olha que eu não curto muito passeios do gênero, prefiro fazer tudo por conta própria. Mas dessa vez achei que valeu a pena.

Fechamos o passeio, direto na pousada, com a empresa Pau de Arara, que é a pioneira e a que oferece o passeio mais completo. Pagamos R$85,00 por pessoa por um passeio de 9h às 18:30 e conhecemos o Chapadão, Praia das Minas, Sibaúma, Barra do Cunhaú e Baía Formosa, na parte sul. Depois brincamos de sandboard (esquibunda) nas dunas de Cacimbinhas e finalizamos o dia assistindo ao pôr do sol na Lagoa de Guaraíras. Foi um dia cheio e super proveitoso.


Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Passeio super completo em Pipa

No outro dia fomos conhecer as praias de Pipa mesmo. Caminhamos da praia do centro até a Praia do Madeiro, passando pela Baía dos Golfinhos pra assistir ao show de saltos e piruetas que eles dão por ali. Muuuuito legal! Fiquei maravilhada e parada ali um tempão só admirando. Mas também dá pra nadar bem próximo a eles, sem incomodar, numa boa.

Super recomendo fazer esse caminho pela praia. O trajeto é lindo e a caminhada é super tranquila. Só fique atento ao horário da maré, que precisa estar baixa pra conseguir passar pelas pedras das praias. Consulte antes de sair e programe os horários direitinho.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Baía dos Golfinhos, Pipa RN

Ficamos o resto da manhã na praia do Madeiro (onde também tem muitos golfinhos). De lá pegamos um ônibus para a Ponta do Pirambu, onde almoçamos e passamos o resto do dia no sistema de day use deles. Gente, que delícia de lugar. Vale suuuper a pena pra relaxar!


o que fazer em pipa RN
Ponta do Pirimbau, em Pipa.

Saímos de lá ainda a tempo de curtir o fim de tarde num barzinho super legal que um pessoal que conhecemos no passeio do dia anterior nos indicaram: o Sunset Mirante Bar. Como o nome já sugere, é um ótimo lugar pra assistir ao pôr do sol.


SÃO MIGUEL DO GOSTOSO


Cidadezinha de nome engraçado, clima tranquilo, restaurantes fofos e deliciosos e praias gostosas. Vale a pena reservar, pelo menos, 2 noites pra curtir a cidade. Gostoso, como é popularmente chamada, fica a 100km ao norte de Natal (e a 180km de Pipa). Chegamos lá debaixo de uma chuvinha chata. Fomos almoçar na praia mas o tempo não colaborou e voltamos em seguida pra pousada. Ficamos hospedadas na Enseada do Gostoso. Pousada simples, pequenininha e super aconchegante. A dona é uma fofa e faz um café da manhã maravilhoso e personalizado. Fica bem de frente pro mar e tem nota 9,7 no Booking! Excelente!


O tempo deu uma firmada e fomos caminhar pela praia. Nossa pousada ficava na Praia de Maceió. São Miguel, na teoria, tem várias praias. Mas, na prática, eu entendo que é tudo uma praia só, já que você não faz ideia de onde começa uma e termina outra. É uma praia enorme e dividida, apenas por nome, em várias menores. Na sequência: Maceió, Xêpa, Cardeiro e Santo Cristo

Pra finalizar o dia de tempo feio fomos surpreendidas com um pôr do sol incrível! Quer dizer, um fim de tarde incrível. Porque o sol mesmo se pôs atrás das nuvens. Mas as cores do céu e das nuvens... coisa mais linda do mundo! 

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Fim de tarde espetacular em São Miguel do Gostoso RN

À noite caiu uma tempestade que eu achei que o dia seguinte seria todo perdido. E qual não foi a minha surpresa quando acordei e dei de cara um céu azuuuul!?! Aproveitamos então pra ir até Tourinhos, uma praia que fica a cerca de 8km de Gostoso. Muita gente faz passeio de buggy ou aluga um quadriciclo pra ir pela praia. Como estávamos de carro, preferimos ir por conta própria mesmo.

Pra mim, é a praia é a mais bonita da região. Do lado direito tem umas dunas petrificadas de mais de 2 mil anos (!!!) e várias piscinas naturais que se formam na maré baixa. Muita gente recomenda ir no fim do dia. Dizem que o pôr do sol lá é maravilhoso. Mas resolvemos aproveitar que o dia amanheceu ensolarado pra conhecer a praia. Como o tempo estava muito instável, achamos melhor não arriscar deixar pra ir no fim do dia e pegar o tempo fechado.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Praia de Tourinhos RN
Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Piscinas Naturais de Tourinhos RN

Pena que não conseguimos curtir muito a praia porque vimos várias águas vivas na rede de uns pescadores que estavam lá e uma menina que resolveu entrar na água foi queimada. Ficamos lá um tempo, tiramos umas fotos e voltamos pra curtir praia em Gostoso mesmo. Passamos o dia no Spaço Mix, um barzinho/restaurante/barraca de praia super gostoso que tem vários ambientes e é uma delícia. Fica aberto durante todo o dia e à noite também. Lá, inclusive, que rola umas baladinhas nos finais de semana, ou mesmo durante a semana na alta temporada.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
São Miguel do Gostoso RN

Aliás, restaurantes lindinhos e gostosinhos não faltam em Gostoso. A variedade é enorme! Tem pra todos os gostos, desde a tradicional comida nordestina até comida asiática, passando por pizzarias e steak houses. A grande maioria desses lugares está nas 2 ruazinhas que cortam a rua principal e levam às praias da Xêpa e de Maceió. 

No dia seguinte, seguimos viagem mais pro norte do Estado. Mas antes fizemos uma parada numa pousada e beach club com o nome providencial de Paraíso do Brasil! rs. O lugar aberto recentemente e fica bem ao lado do Farol do Calcanhar, na cidade de Touros, vizinha a Gostoso. Esse é o maior farol do Brasil e tem esse nome porque fica bem ali naquela "quebradinha", onde começa a BR101 que desce pelo litoral até o Rio Grande do Sul, e onde o litoral brasileiro deixa de ser voltado pro Nordeste e passa a ser voltado pro Norte.

Pra usufruir da estrutura do lugar que conta com restaurante, piscina e bar de praia é preciso pagar apenas 10 reais que serão revertidos em consumação. Ficamos lá até mais ou menos a hora do almoço e seguimos viagem pra Galinhos.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Farol do Calcanhar, no Marco Zero da BR 101. 

GALINHOS


Galinhos é uma cidadezinha minúscula de apenas 400 habitantes (pensa!) e, como era de se esperar, aquele climinha tranquiiiilo de cidade praiana do interior. Galinhos fica numa península de ruas de areia onde carros não entram. Pra chegar lá só mesmo de barco. Quer dizer, também é possível ir pela praia e pelas dunas de buggy, existem até alguns passeios de bate e volta que saem de São Miguel do Gostoso. Mas o transporte, digamos, oficial é o barco mesmo.

Ficamos hospedadas na Pousada Made In Aqui e fiz a reserva pelo Booking, mas não consigo localiza-la mais lá. E olha que tem pouco mais de um que me hospedei lá. É uma pena, porque a pousada era uma graça. De toda forma, existem outras opções bacanas pra vários bolsos.


Nós chegamos em Galinhos no fim do dia mas ainda a tempo de assistir a um pôr do sol lindo no farol que fica bem na ponta da península. São comuns os passeios de charrete até lá, mas dá pra ir caminhando pela praia numa boa.

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Pôr do sol no farol de Galinhos 

No dia seguinte, fizemos um passeio de barco com o famoso Júnior Tubarão. Ele oferece passeios de barco exclusivos e privativos no seu "Camaro Amarelo", barco que construiu com as próprias mãos. O passeio dura o dia quase todo e passa por manguezais, dunas de sal e de areia, com uma parada estratégica pra banho na base da duna com direito a rede armada no braço de mar e tudo mais! O grande diferencial do passeio é o almoço feito com frutos do mar frescos servido dentro da água.

Maaaasss eu sou chata e não gosto de frutos do mar 🙈 Então, acabamos optando por almoçar em Galos, distrito de Galinhos. Maaas se você curte a comida, não deixe de ter essa experiência que deve ser incrível! O passeio saiu por 100 reais por pessoa, com almoço pago a parte.

Farei um post com mais detalhes desse passeio depois, mas é bem bacana e super recomendo que façam também. É bom agendar com antecedência porque ele só faz passeios privativos e a procura é grande. Só mandar um WhatsApp pre ele e chorar um desconto em meu nome!! hahaha ☎ Júnior Tubarão - (84) 8115-2772

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Passeio de barco privativo no Camaro Amarelo do Júnior Tubarão, em Galinhos

Demos azar de pegar um dia feio e céu todo encoberto por nuvens quando fizemos o passeio, o que acaba deixando as paisagens menos bonitas, né? Em compensação, presenciamos um fim de tarde lindo e cor de rosa na praia de Galinhos! 

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Pra despedir bem de Galinhos

DUNAS DO ROSADO


Na manhã seguinte, seguimos para nosso último destino no Rio Grande do Norte, as Dunas do Rosado. Eu já estava com essa viagem marcada quando vi uma foto liiiiinda de umas dunas meio cor de rosa num desses perfis de repost no Instagram (já não lembro mais qual). Só sei que fiquei louca pra conhecer e fui pesquisar o destino. Descobri que iríamos passar bem próximo a ele e resolvi incluir no roteiro da viagem.

As Dunas do Rosado são o 2° maior conjunto de dunas móveis do Brasil, perdendo em extensão apenas pros Lençóis Maranhenses. Estão inseridas dentro de uma área de proteção ambiental e se localizam entre Porto do Mangue, cidadezinha do litoral norte do Rio Grande do Norte, quase na divisa com o Ceará.

O ideal é visitar as dunas preferencialmente no fim da tarde pra pegar o pôr do sol e poder caminhar pelas dunas sem queimar os pés nas areia quente, nem torrar debaixo do sol. Por isso, passamos uma noite em Ponta do Mel, distrito de Areia Branca que fica a menos de 20km de lá. Ficamos na Pousada da Maré, uma pousadinha bem simples que fica quase de frente pra praia de Ponta do Mel. Almoçamos na praia e fomos para as dunas umas 4:30 da tarde.

As dunas são realmente um espetáculo ao vivo. Gente, que lugar mais lindo! Sério! A cor da areia é impressionante, tudo rosinha. Parece mentira até! E é uma delícia caminhar pelas dunas, deitar e rolar rs. Não tenha preguiça de andar, explore o máximo que puder! As paisagens são simplesmente incríveis. E o melhor de tudo! O lugar é totalmente vazio! Não tinha absolutamente ninguém por lá! Foi perfeito!

Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
Roteiro de Viagem Rio Grande do Norte
As incríveis Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte

Como o lugar não é dos mais conhecidos e nem muito próximo a Natal, acaba não sendo muito visitado. Mas eu super recomendo que você o inclua no roteiro se estiver fazendo uma viagem de carro semelhante à nossa. Só pra vocês se situarem, as Dunas do Rosado ficam a 84 km de Mossoró, 120 km de Galinhos, 230 de Natal e 170 de Canoa Quebrada, no Ceará, que foi nosso destino seguinte. Então, no nosso caso, foi uma parada mais do que estratégica no meio do caminho.

Enfim, nossa viagem acabou aqui. De Ponta do Mel seguimos pro Ceará, onde visitamos Canoa Quebrada e Jericoacoara, pela 2a vez e Fortaleza pela 2a vez. Bom, mas isso é assunto pra um outro post. 

Acho que já falei demais, né? hehe
Ainda irei escrever alguns posts específicos sobre cada destino, mas acho que deu pra ter uma ideia geral do nosso roteiro de viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte, né? Qual dúvida é só deixar nos comentários aí abaixo. 😉


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉


Roteiro de viagem rio grande do norte



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

16 comentários :

  1. Que delícia de post! Já fomos em Natal e Pipa e amei demais, principalmente Pipa. Mas agora deu vontade de voltar e conhecer Gostoso, que deve ser gostoso, heheheheh. Adorei as dicas e o roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostoso é uma delícia!
      Vale super a pena reservas uns dias pra curtir a cidade com calma!

      Excluir
  2. Nossa, que delícia....a resposta é: sim, fiquei interessada!! Que lugar incrível e que você conseguiu retratar perfeitamente pelas imagens que colocou. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Seu roteiro é muito bom, Rê! Dá vontade de ir pro Rio Grande do Norte e fazer igualzinho (mas com menos chuva, por favor hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha vai amar!
      E pelo amoooor de Deus! Ninguém merece chuva em praia, né? rs

      Excluir
  4. Menina, que delícia! Faz tanto tempo que fui pra Natal. Preciso voltar urgente. Cada pôr do sol mais lindo que o outro, hein?! Aliás, amo viajar com você por esse Brasil afora! Demais! :)!

    ResponderExcluir
  5. AMO Natal e Pipa! Infelizmente só conheço essas duas cidades no RN, mas fiquei com muita vontade de voltar e conhecer São Miguel do Gostoso... Só esse pôr do sol que você assistiu na praia já valeu o perrengue de ter pego chuva direto em Natal né? xD

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha essas dunas cor de rosa! Queremos já!
    Precisamos ir mais vezes ao Nordeste! A gente baba demais nessas fotos!
    Anotamos tudo, especialmente o contato do Júnior Tubarão, pra chorar um desconto! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pode chorar o desconto mesmo, viu? rs
      Nordeste é demaaais! Eu AMO!

      Excluir
  7. Olá, amei as dicas.
    Queria saber qual carro vocês alugaram. Com um carro popular eu consigo chegar a todas praia e lagoas
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou!
      Sim, alugamos um popular mais.. o mais barato que tinha (com ar condicionado rs). Pode ir tranquila! Vai adorar!

      PS: Desculpe a demora em responder, eu estava viajando!

      Excluir
  8. Olá! Adorei o roteiro :) Queria saber como vocês chegaram nas Dunas de fato. Tem acesso de carro ou é feito por passeio particular? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, muito obrigada! :)
      As dunas estão praticamente dentro da cidade. Elas estão tomando conta da estrada, inclusive. Mas o lugar é enorme e acho que dá pra subir nas dunas de vários lugares. Nós fomos dirigindo contornando elas e paramos o carro em 2 lugares diferentes e seguimos caminhando até as dunas. Não sei se tem um local exato onde as pessoas visitam, porque onde fomos não tinha ninguém!

      Excluir
  9. Amei apesar das chuvas que fotos lindas. Estou pensando em fazer o mesmo roteiro de vocês em março 2019. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que delícia! Vai amar!
      Ainda mais se pegar sol (e a chance em março é enorme).
      Boa viagem e curta muito!

      Excluir

Comente aqui