2

Como visitar o Museu do Louvre sem fila e sem multidões

Renata Campos | 23.8.18 |
museu do louvre paris


O Louvre é o museu mais famoso do mundo! É também o maior e o mais visitado de todos! Ou seja... ele vive lotado! Tudo bem que ele é enorme, mas é também o museu que mais recebe turistas em todo o mundo! Só no ano passado (2017), o Louvre recebeu 8,1 milhões de visitantes!

Vocês tem noção do que é isso? 8,1 de visitantes!!! Sendo 5,7 de visitantes estrangeiros. Alguém tem ideia de quantos turistas estrangeiros o Brasil recebeu no mesmo período? Pasmem: apenas 6,5 milhões! O Brasil inteiro, esse país com dimensões continentais recebeu quase a mesma quantidade de turistas do que um museu!! E olha que, em 2017, batemos record e recebemos até mais turistas do que em 2014 e 2016, os anos da Copa do Mundo e das Olimpíadas!


Ou seja, o Louvre é visita "obrigatória" pra quem vai a Paris.  Obrigatória entre aspas porque ninguém é obrigado a nada rs). Mas até eu, que não sou lá super fã de museus (o que também não quer dizer que eu odeie, digamos que eu gosto com moderação rs), morria de vontade de conhecer o Louvre!

museu do louvre paris
Muito lindo o Museu do Louvre, né?

Se você também tem vontade de conhecer o Louvre é bom estar ciente que você não vai conseguir ver tudo num dia só. O acervo do museu é tão enorme que seria preciso uns 2 ou 3 dias inteiros pra ver tudo. Bom, mas isso seria pro aficionados e entendedores de obras de arte, o que não é o meu caso. Me dei por satisfeita com apenas com algumas horas lá.
Como eu não teria tanto tempo assim, tentei programar minha visita de forma que pudesse aproveitar ao máximo o tempo que eu tivesse no museu. Li muita gente sugerindo ir de manhã cedinho pra pegar menos fila. Mas quase todo mundo visita o museu de manhã. Então, mesmo que você chegue cedo e consiga escapar das filas quilométricas, não vai escapar da multidão lá dentro.

Portanto, eu sugiro o contrário: vá o mais tarde possível! Se conseguir ir à noite então, melhor ainda! O Louvre funciona todos os dias (exceto terça-feira) de 9h às 18h. Mas nas quartas e sextas, o museu fica aberto até as 21:45! Então, se programe direitinho e vá num desses 2 dias.

Eu´fui numa quarta-feira por volta das 17:30 e não peguei absolutamente nenhuma fila. Fiquei até na dúvida se eu estava mesmo no lugar certo, porque não tinha ninguém. O segurança viu minha cara de indecisão e fez sinal pra eu entrar rs

museu do louvre paris
Louvre totalmente sem fila! É ou não é uma maravilha?

Outra coisa que também ajuda a ganhar tempo e evitar filas, é comprar ingresso com antecedência. Você pode comprar o ingresso direto no site do Louvre. Nesse caso, terá que escolher um horário pra visitá-lo. Ou também pode comprar no site da Tiqets, que é parceira aqui no blog e tem essa e várias outras atrações de Paris, além de outras cidades da Europa. E o melhor, o site tem tudo explicadinho em português.
museu do louvre paris
Foto tirada de dentro da pirâmide,
logo na entrada do Louvre, bem tranquilo e vazio.
Detalhe pra estrutura lindona! 

Uma boa opção é adquirir o Paris Museum Pass que te permite visitar vários museus da cidade (sem hora marcada) por 2, 4 ou 6 dias, você escolhe de acordo com seu planejamento. Eu usei um desses* e achei ótimo! Consegui "furar" várias filas com ele. Super prático!

Bom, mas uma vez dentro do Louvre, é quase unanimidade, toooodo mundo quer saber onde está a Monalisa. Não se preocupe! Vai ter placa em vários lugares te guiando pra lá! Então, relaxe, e aproveite o museu, uma hora ou outra você vai dar de cara com ela! Certeza!

museu do louvre paris
Tem placa indicando onde está a Monalisa espalhada pra todo lugar

Mas caso você  tenha algum(ns) outro(s) interesse(s) específico(s), além da Monalisa, o ideal mesmo seria ter um roteiro já mais ou menos planejado. Porque é muuuuuita coisa pra ver e super fácil se perder. Pegue um mapa logo na entrada para te guiar e saia explorado o museu por conta própria. 

Você também pode baixar o app do Louvre que, além do mapa do museu, ainda tem fotos e vídeos em 3D, descrições de várias obras de arte e até mesmo um áudio guia. É, inclusive, um ótimo material pra ser estudado antes da visita.

Ou então, pode fazer como eu fiz, sair andando a esmo pelo museu, se perdendo e se encontrando! haha Como eu não tinha interesse específico algum, até porque não entendo muito de arte, apenas sai andando e apreciando tudo que aparecia no meu caminho. E quando eu digo tudo, é tudo mesmo, não apenas as esculturas, gravuras e pinturas, mas também o teto (cada um mais lindo que o outro), o piso, as paredes, as janelas e as vistas lindas que se tem delas. Experiência completa! rs

museu do louvre paris
Como não se apaixonar por esses tetos?
museu do louvre paris
E essa vista da janela do Louvre? Como ignorá-la?

Nem sei direito por onde passei, só sei que amei tudo o que vi. Deixei pra ver a Monalisa no final, acreditando que a maioria das pessoas já tivesse ido embora, assim eu poderia pegá-la menos cheia. E deu certo! Tão certo que eu fiquei surpresa! Por mais que eu tivesse feito de tudo pra evitar as multidões, ainda assim achei que teria muito mais gente, pelo menos, em frente à Monalisa.

museu do louvre paris
Museu do Louvre

Em muitas outras salas eu cheguei a ficar sozinha em vários momentos. Lembro que entrei na sala das "Pinturas Italianas", onde a Monalisa se encontra e vi um aglomerado de pessoas em um determinado lugar e fui caminhando achando que seria a Monalisa. Não era! No caminho, dei de cara com ela, assim de repente, e totalmente livre, com pouquíssima gente ao redor.

Devia ter pouco mais de meia dúzia de pessoas na hora. Fiquei surpresa! Totalmente diferente do que eu esperava e todas as fotos que eu já tinha visto. Parei um tempinho ali pra apreciar a pintura, quando percebi um grupo, desses de tour guiado, se aproximando. Tratei de me virar, tirar uma selfie com a Monalisa e ir embora. 

museu do louvre paris
Aquela selfie desejada com ela! 💓

Mas antes de ir embora, tirei essa foto abaixo só pra mostrar que, mesmo com o grupo do tour guiado que chegou depois, ainda assim, dá pra considerar que o lugar não estava lotado. Pelo menos, não tanto quanto nas fotos que já vi e relatos que ouvi. Se eu tivesse tirado uma foto antes desse grupo chegar (ou tivesse paciência de esperar eles saírem), aí vocês iriam entender o quão vazio estava esse lugar quando eu cheguei. Mas eu nem pensei nisso na hora! Só queria mesmo curtir o momento! 

museu do louvre paris
Tira mais da metade das pessoas aí da foto, foi assim que eu vi a Monalisa. 

Outra coisa interessante é que eu sempre vi as pessoas dizendo que se decepcionaram com o tamanho do quadro. Fiquei com isso na cabeça e achava que ela fosse minúscula. Ok, ela é pequena, mas achei que fosse ainda menor. Talvez porque na maioria das fotos que eu tinha visto, tinha tanta gente na frente, que ela parecia minúscula. rs

Enfim, depois de 4 horas no Louvre, dei por encerrada a visita. Fui embora pouco antes do museu fechar, por volta das 21:30 e aproveitei pra tirar algumas fotos noturnas do lado de fora com pirâmide e os prédios do entorno todos iluminados. Muito lindo!

museu do louvre paris
Louvre à noite

* O Paris Museum Pass foi cortesia oferecida pelo Paris Info Convention and Visitors Bureau


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tem fotos lindas de Paris lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoParis



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90


✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Olá Renata. Adorei seu post sobre o Louvre a noite. Gostaria de saber o mês que vc foi para tentar pegar essa calmaria hehehe. Bjs e obrigada por compartilhar dicas tão valiosas.

    ResponderExcluir
  2. Leandro Mendes10.3.24

    Muito bom. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Comente aqui