0

Um passeio pelo Rio Liffey em Dublin

Renata Campos | 9.5.19 |
Dublin Irlanda


Rio Liffey é um dos principais da Irlanda. Nasce nas montanhas do condado de Wicklow até desaguar no mar em  Dublin e divide a cidade em 2 setores: a parte norte, onde ficam os "bairros" ímpares, tipo Dublin 1, Dublin 3, etc e tal; e a parte sul onde ficam as "Dublins pares". 
Ligando uma parte à outra da cidade, existem mais de 20 pontes que, por si só, são um atrativo turístico. Cada ponte conta com uma história própria, cada uma foi criada em épocas distintas e possuem arquiteturas totalmente diferentes entre si. Entre elas se destacam:


O'Connell Bridge 

É a ponte principal que, como o nome já sugere, chega na principal rua da cidade, a O'Connell Street. Uma curiosidade é que muitos dizem que ela é uma ponte quadrada, no sentido literal mesmo, ou seja, teria tem os 4 lados iguais! Mas na verdade, ela é 5 metros mais larga do que comprida. Mas que parece quadrada, ahh isso parece rs

O'Connell Bridge Dublin
Parte da O'Connell Bridge vista de uma das margens do Rio Liffey

Rosie Hackett Bridge 

É a ponte mais nova de Dublin, inaugurada em 2014. Por lá passam vários transportes públicos da cidade. É ali, inclusive, que acontece a ligação das linhas vermelha e verde do Luas (tram). O legal dela é que ela tem alguns banquinhos pra sentar, descansar da caminhar e ficar apreciando a vista. E ainda tem vários vasos de flores que dão um charme especial ao local.

Rosie Hacket Bridge Dublin
Rosie Hacket Bridge

Ha'Penny Bridge 

É uma ponte de pedestre que tem esse nome porque, quando ela foi inaugurada (no início do século XIX), era cobrado um pedágio que custava 50 centavos (half cents), daí o nome ou melhor, apelido! Porque, na verdade, o nome dessa ponte é Liffey Bridge, mas todos a conhecem mesmo como Ha'Penny.

Ha'penny Bridge Dublin
Ha'penny Bridge

Samuel Beckett Bridge 

É uma ponte estaiada, moderna, o formato de uma harpa, que é um dos símbolos irlandeses. Ela foi inaugurada em 2009 em homenagem ao escritor irlandês Samuel Beckett ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e fica na parte nova e moderna da cidade, quase em frente ao bonito e inovador prédio do Centro de Convenções de Dublin. Ela é a última ponte do Rio Liffey. Poucos metros depois, ele deságua no mar.

Samuel Beckett Bridge Dublin
Samuel Beckett Bridge
Dublin Irlanda
Centro de Convenções de Dublin à esquerda e esculturas ao longo do Rio Liffey

Enfim, um passeio bacana é ir caminhando, ou pedalando, pela margem do rio Liffey pra conhecer essas e outras tantas pontes do caminho, além das belas construções, cujo destaque aqui vai para a lindíssima The Custom House. Interessante observar como a arquitetura, das pontes e das construções mudam em poucos metros, numa mistura incrível do tradicional com o moderno.

The Custom House Dublin
A bela Custom House fica nas margens do Rio Liffey

Eu caminhei muito pelas margens do Rio Liffey, em momentos, trechos e horários do dia e da noite diferentes. Mas em um dos meus últimos dias em Dublin, eu resolvi caminhar por quase toda a extensão da área central.

Conheci lugares que eu ainda não tinha visto, reparei em outros que eu passava correndo e não reparava, revivi outros tantos lugares e momentos ótimos que aconteceram ali nas margens do rio. Foi uma despedida e tanto! Um misto de felicidade por ter vivido tudo aqui e tristeza por estar indo embora! Foi lindo! Uma bela maneira de encerrar uma bela etapa da minha vida! 💓
Contrate agora mesmo um seguro viagem

A região também é uma boa opção para ficar hospedado, já que é próximo de vários atrativos e muitos pubs.. se bem que se tratando de Dublin, tem pub em tudo que é lugar! hehe

Eu fiquei hospedada uma noite no Abbey Court Hostel (um desses prédios que aparecem na 3ª foto abaixo). Ele é super bem localizado, fica bem de frente ao rio e pertinho da região do Temple Bar. O hostel até é bom (não ótimo, mas bom), o problema pra mim foram os hóspedes bêbados. 

Nos outros dias, fiquei no Jacobs Inn Hostel. A localização não é tão maravilhosa, mas ainda assim é boa. O hostel fica, também, próximo ao rio Liffey e tem uma estrutura, e um público, muito melhores do que o anterior. Talvez por isso, seja um pouco mais caro também.  


Rio Liffey Dublin
Pelas margens do Rio Liffey

Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas de Dublin lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendo Dublin

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui