2

Reveillon tipicamente brasileiro na Colômbia: Cartagena 2011/2012

Renata Campos | 30.3.12 |


O reveillon, pra mim, é uma das melhores, se não a melhor, data festiva do ano. Eu adoro o clima de confraternização que toma conta das pessoas, todas felizes e cheias de esperança em dias melhores. Pode parecer piegas, mas acho lindo todo mundo vestido de branco brindando e se abraçando à meia-noite, sob uma chuva de fogos de artifício!


E em Cartagena, o reveillon é exatamente assim.  O povo colombiano é super festivo e celebra a virada do ano nas ruas. Vários bares, restaurantes e até casa de moradores, colocam suas mesas nas calçadas e nas ruas para la cena de año nuevo. À meia noite, a maioria se dirige à muralha para assistir à queima de fogos e depois a festa rola solta, seja nas várias praças do centro histórico que tem música ao vivo, ou nas festas fechadas por a cidade.

Ao planejar essa viagem, conhecemos, através do site Mochileiros, vários outros brasileiros que também passariam a virada do ano em Cartagena. A idéia era passarmos todos juntos.  Chegamos em Cartagena no dia 29/12 e ficamos meio que enrolando pra ver o que cada um faria. Resolvemos, de última hora, que passaríamos a virada do ano, no Café Del Mar e depois continuaríamos a festa no Mister Babilla.

A ceia com Buffet liberado no Café Del Mar era 400 mil pesos (R$ 400,00). Mas nós optamos por pagar “apenas” 60 mil (R$60,00) de entrada sem direito a nada, só a uma mesa,e isso se chegássemos cedo. Marcamos com a Meire – uma paulista que estava viajando sozinha e que eu até já havia conhecido antes da viagem, como contei nesse post – de encontrar às 8:30 lá na porta. Quando chegamos, ela já tinha feito amizade na fila, com outros duas paulistas, a Mariana e a Adriana.

Conseguimos duas mesas e sentamos todas juntas. Como já sabíamos que o serviço lá era demorado, pedimos nossos pratos assim que chegamos. Infelizmente o serviço novamente deixou a desejar. As garçonetes estavam ainda mais perdidas que de costume, e optamos por comprar as bebidas diretamente no balcão. Bem mais rápido e eficiente! Até aí tudo bem, o problema foi quando a garçonete serviu todos os outros pratos e disse que não poderia fazer o meu prato e o da Meire, porque estava faltando alguns ingredientes! E pior, não daria tempo de pedirmos outra coisa.  Agora me diz, porque essa mulher não nos disse isso há 2 horas atrás quando fizemos o pedido?  Afff...

Já era mais de 11hs da noite, quando eu e a Meire saímos pelas ruas pra procurar comida. Entramos em alguns bares e nada. Por fim, compramos um pacote de chips e uma cerveja (geladíssima, por sinal) que compramos de um vendedor ambulante que estava ali nas muralhas. Bela ceia de ano novo, não? Rsrs

Voltamos ao Café Del Mar, pouco antes da meia noite. Depois de muitos abraços, de brindarmos ao novo ano, de assistirmos à queima de fogos dos vizinhos, fomos embora continuar festa fora dali.  

Café Del Mar
Um brinde à 2012

Nossa belíssima "ceia" de ano novo!! 
Nesse meio tempo, ainda conhecemos o carioca Max e reencontramos as paulistas Fernanda e Geovana, que havíamos conhecido na noite anterior, e fomos todos juntos para o Mister Babilla. Já na saída do Café Del Mar, encontramos com o Nicholas e o Guilherme, dois curitibanos que também conhecemos no Mochileiros.com e seguiram com a gente até o Mister Babilla.

O trajeto foi muito divertido. Por todos os lugares que passamos havia uma festa acontecendo!!! E acabamos encontrando outros brasileiros pelo caminho (Acho que já deu pra perceber, né? Cartagena estava lo-ta-da de brasileiros!! E mais interessante é que as outras cidades pelas quais passamos na Colômbia – Bogotá, Santa Marta, San Andrés e Providencia – havia pouquíssimos brasileiros).

Pelas ruas da cidade..

As ruas cheias de gente festejando.. 
Caminhando, cantando e bailando...

Chegando ao Mister Babilla os meninos foram barrados na porta porque estavam de bermuda!!!!! Como assim, uma cidade à beira-mar que faz um calor infernal exige que os homens usem calça???!!! Agora, as mulheres podem entrar semi-nuas que está tudo bem, né?!! Affff...

Quando chegamos, a festa estava apenas começando e a animação durou até quase 6hs da manhã!! Lá, nosso grupo "verde e amarelo", ainda ganhou o reforço do Luciano, Teilor, Maurício e Vagner - 4 gaúchos que também conhecemos previamente pelo Mochileiros.com. Eles haviam reservado uma mesa bem de frente ao disputadíssimo balcão que serve de palco para os mais animados fazerem coreografias das músicas caribenhas – e a alegria da galera – madrugada a dentro!
E assim, 2012 começou com tudo!!!

Continuando a festa no Mister Babilla
Mister Babilla
Já que o balcão tá ocupado.. a gente improvisa em cima da cadeira mesmo, né? hehe


Veja aqui todos os posts publicados sobre a Colômbia:


Guia Prático da Colômbia
Roteiro de Viagem à Colômbia
Colômbia: donde hospedarse?



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Essa viagem foi simplesmente magnífica!

    ResponderExcluir

Comente aqui