38

Arquipélago de San Andrés & Providencia: o caribe colombiano

Renata Campos | 1.4.12 |


Fora dos tradicionais roteiros caribenhos, o arquipélago de San Andrés e Providencia está localizado a noroeste do continente colombiano. Geograficamente está mais próximo à Nicarágua (250 km) do que da própria Colômbia (800 km). Além dessas duas ilhas, e da Ilha de San Catalina, que é ligada à Providencia, outras ilhas menores, conhecidas como cayos, também fazem parte deste arquipélago.


O arquipélago possui um Parque Nacional (Parque Nacional Old Providence McBean Lagoon) e três Parques regionais: Parque Natural Regional Johnny Cay, Parque Regional Old Point Mangrove e Parque Natural Regional El Pico. E ainda foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco.




Região de águas cristalinas, o arquipélago é conhecido pelo seu encantador mar de sete cores (mas desconfio que seja bem mais do que sete, viu?) As praias são lindas! Um paraíso com areias brancas e coqueiros e mar repleto de peixes e corais, onde snorkel é um item de 1ª necessidade!

A língua oficial é o espanhol, por fazer parte da Colômbia. Mas o inglês é tão usado quanto. Tanto que as escolas dão um ensino bilíngüe inglês-espanhol. Além das duas, o Criollo – uma mistura de Inglês, espanhol e Francês – é a língua falada pelos nativos.

A história de San Andrés e Providência é marcada por histórias de piratas e de conquistas.
Provavelmente seus primeiros habitantes foram um grupo de colonizadores holandeses que fixaram residência em Providencia. Alguns anos depois, eles foram expulsos pelos ingleses que, efetivamente, colonizaram as ilhas. Os ingleses buscaram escravos na vizinha Jamaica para iniciarem o cultivo de algodão e tabaco. Os espanhóis, descontentes com o sucesso inglês nas ilhas, iniciaram ataques ao arquipélago por volta de 1635.

Um pouco depois de Colômbia ter conseguido sua independência da Espanha, ela reivindicou as ilhas como parte de seu território. No entanto, a Nicarágua também disputava o poderio sobre as ilhas. Impasse que só foi resolvido em 1928 com um acordo que confirmou soberania colombiana.

Geograficamente isoladas, as ilhas permaneceram, por muitos anos, praticamente intactas. Na década de 1950, as coisas começaram a mudar quando passaram a ser ligas ao continente por avião, o que atraiu turistas, comércio e empresários, além da cultura colombiana. Com isso, San Andrés cresceu rapidamente e acabou perdendo um pouco de sua originalidade pelo extensivo contato com várias culturas diferentes. Ao contrário de Providencia, que se manteve mais intacta, devido à maior dificuldade de acesso.

Para chegar a San Andrés existem voos regulares da Copa, Lan e Avianca partindo das principais cidades colombianas como Cartagena, Medellin e da capital Bogotá. Já para Providencia só partem voos de San Andrés, em aviões pequenos de apenas 18 pessoas. Há também a opção mais econômica, mas também bem mais demorada, de se chegar à ilha de Catamarã (Veja como chegar, nesse post Voando à Ilha de Providencia).

Nos próximos posts falarei, mais detalhadamente, de San Andrés e de Providencia. Mas até lá, vá se deliciando com algumas fotos e esse vídeo que tem imagens lindíssimas do arquipélago de San Andrés e Santa Catalina. 

Playa Peatona - San Andrés
Playa de San Luis - San Andrés
Cay Cangrejo - Providencia
Playa Manzanillo - Providencia
Santa Catalina


Veja aqui todos os posts publicados sobre a Colômbia:


Guia Prático da Colômbia
Roteiro de Viagem à Colômbia
Colômbia: donde hospedarse?

BOGOTÁ


SANTA MARTA


CARTAGENA


SAN ANDRÉS


PROVIDENCIA


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

38 comentários :

  1. Olá! irei provavelmente para San andres Maio do ano que vem..onde é a melhor regiao para ficar hospedado??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Emiy,
      Bom, eu fiquei hospedada no centro e indico! Dava pra fazer praticamente tudo a pé.
      Agora, depende também do que você está querendo. Tem gente que prefere ficar hospedada em grandes hotéis e resorts, que tem aos montes por lá. Nesse caso, eles geralmente são um pouco mais afastados do centro, mas ficam à beira mar, então se a idéia é curtir mais o hotel mesmo e a praia ali em frente, ótimo! Caso contrário, vai precisar de táxi pra tudo! Não que isso seja péssimo, mas é algo a ser considerado! ;-)

      Excluir
  2. Anônimo16.1.14

    Re, adorei seu blog, muito completo e com varias dicas ótimas.... Queria saber se nas lojas de eletrônicos, tem para vender câmeras profissionais tipo Canon, Nikon.... Preciso comprar e se tiver compro lá, pois vou viajar m fevereiro..... Obrigada Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada! :-)
      Tem câmeras profissionais sim, só não sei se tem muita opção ou se terá o modelo específico que você quer. Agora, uma coisa que você tem que ficar atenta é que tem muita coisa falsificada também. Então, se o preço estiver muuuuito barato, desconfie! De toda forma, existem ótimas lojas e confiáveis lá também!
      Boa viagem!

      Excluir
  3. Anônimo26.2.14

    Oi, do Sirius Hotel da pra ir caminhando até agua dulce ou é longe? E a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Dá pra ir, dá! Mas é meio longe, viu? Não sei dizer ao certo, mas acho que dá, pelo menos, 1 hora de caminhada, pelo asfalto!

      Excluir
  4. Anônimo9.3.14

    Oi, vamos ficar no Sirius também. Como foi o esquema de contratar o barco para dar a volta a ilha? Voces optaram por um barco só pra vocês 4 ou deram sorte? Estou querendo fazer isso, assim se tem mais liberdade. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, tudo bem?
      Contratamos o barco diretamente no Sirius mesmo. A maioria dos barcos lá são pequenos mesmo, mas existem alguns passeios que saem com mais pessoas. Quando fomos contratar o passeio, nos disseram que podíamos simplesmente fazer parte de um passeio com um grupo maior ou fechar um barco e dividir o valor entre nós 4. E achei que valeu muito a pena, pois o barqueiro (Joel, que é ótimo por sinal) ficou totalmente por nossa conta e pudemos escolher quanto tempo ficar em cada lugar!!
      Boa viagem!! :-)

      Excluir
  5. Olá, estou querendo ir para san andres em jan/15, porem quero tbm passar uns 3 dias em providencia mas pelo que vi é extremamente dificil o acesso, como faço para chegar ate lá? e o custo é muito alto? vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duke, tudo bem?
      Não é difícil chegar em Providencia não! É só pegar um avião que em 20 minutinhos vc está lá!
      Dá uma lida nesse post aqui http://www.revivendoviagens.com/2012/04/voando-ilha-de-providencia.html

      Excluir
  6. Primeiro quero agradecer as dicas. Nem fui ainda mas parece q já conheço tudo hehehe. Eu e meu noivo estamos pensando em ir a san andres e ficar 10 dias. A gente estava querendo ir em fevereiro, mas vários hotéis e aptos já estão lotados. Será que está muito em cima da hora? Outra duvida, é muito arriscado ir por conta (sem uma agência de viagens)? Nunca viajamos pra fora do Brasil, e tenho medo de dar algum problema no vôo, enfim...O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, tudo bem?
      Que ótimo!! Bom que quando vcs chegarem já vão estar por dentro de tudo! rs
      Sério que já estão lotados? Fevereiro? Não está em cima da hora não! O problema talvez seja porque algumas operadoras fazem bloqueios de quartos pra poder vender depois! Mas dá um procurada no booking que sempre tem opções bacanas http://www.booking.com/city/co/san-andres-co.html?aid=370631
      Quanto à viajar sem agência, sou supeita pra falar, porque eu sempre viajo por conta própria!! Vai na fé, sem medo que dá tudo certo! Se der algum problema com o voo, você reclama diretamente com a cia áerea!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ah ta certo então. Vou fazer de tudo pra ir em fevereiro, e com as tuas dicas tudo ficou mais fácil ;) Muuuuito obrigada Renata.

      Excluir
  7. Anônimo15.9.14

    Ola Renata

    pesquisando cheguei no seu blog muito bom.
    Gostaria de saber ....to querendo ir no dia 24 dez ate 1 janeiro mas to com uma duvida
    Eu estava a principio querendo ficar no decameron aquarium mas ja esta sendo praticado um valor fora da realidade entao......estou pensando em ir e pegar outro hotel gosto muito de praia e tb vi sobre providencia oque vc me indica.....hotel no centro.....a praia é boa.....da pra aproveitar outras praias
    obrigada

    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, tudo bem?
      Realmente, nessa época, os preços são assustadores, de resort então..
      Acho uma boa opção ficar no centro porque dá pra fazer tudo por ali a pé e é mais fácil se locomover pra outroas praias. Dá uma olhada no booking que sempre tem umas opções bacanas por lá.
      Com relação a Providencia, se você tiver um tempinho extra acho que vale muitíssimo a pena conhecê-la também. A ilha é minúscula e tem pouca coisa pra fazer, mas é linda! Eu fiquei hospedada no hotel Sirius e gostei. Dá uma olhada nele: http://www.booking.com/hotel/co/y-centro-de-buceo-sirius.pt-br.html?aid=370631

      Excluir
  8. Anônimo29.9.14

    Ola Renata. Muito complicado ir com crianças de 12 e 9 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tudo bem?
      As ilhas são super tranquilas e têm bastante infraestrutura (San Andrés mais).
      Mas, de toda forma, com essa idade você não terá problema algum com eles!
      Vá e aproveite tudo de melhor que o lugar tem!

      Excluir
  9. Anônimo8.12.14

    Ola Renata
    parabens pelo blog

    gostaria de saber se consigo sacar dinheiro facil na ilha de qualquer agencia-(ouvi falar que funciona caixas eletronicos para varias agencias juntas\0

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada!
      Você está falando de qual ilha? San Andrés ou Providencia?
      Se for San Andrés, é super tranquilo. Você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico de qualquer banco. Você só precisa olhar se seu cartão é cirrus, plus, etc, mas a maioria dos caixas aceitam todos. Só não se esqueça de desbloquear seu cartão pra uso no exterior.
      Já em Providência parece que só existe 1 ou 2 caixas eletrônicos.

      Excluir
  10. Anônimo9.12.14

    Ola Renata

    Li neste ultimo comentario sobre caixas eletronicos
    isso tb é uma duvida minha eu tenho conta no Hsbc e queria sacar em san andres e meu cartao de debito
    é plus vc disse que é facil sacar nos caixas eletronicos?
    outra coisa para levar em espécie é melhor dolar ou real oque vc indica

    obrigada
    andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem?
      É sim super tranquilo sacar em qualquer caixa eletrônico em San Andrés, mas não se esqueça que é preciso desbloquear seu cartão, diretamente no banco ou através do site. Eu mesma saquei lá, mas isso foi antes da inserção da taxa de IOF nessa transação. Ainda assim, continuo achando essa opção vantajosa em alguns acasos.
      Quando eu fui, levei só real e troquei tudo em Bogotá. Em San Andrés só saquei dinheiro no caixa aletrônico. Não cheguei a procurar casas de câmbio lá, mas passei por algumas e reparei que elas não trocavam real, apenas dólar e euro. Não sei te dizer se algum lugar troca real lá, até porque minha viagem já tem quase 3 anos, de lá pra cá isso pode ter mudado, já que o destino está cada vez mais popular entre brasileiros.

      Excluir
  11. Ola Renata
    Em primeiro lugar, adorei seu blog!
    Queria muito saber se lá tem nado com golfinhos, e se tiver, se é próximo ao centro..

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá Renata, td bem? Estou fazendo meu roteiro de lua de mel e queria lhe perguntar uma coisa: como vc foi para San Andres e Providencia, vc fez duas reservas separadas no hotel que ficou em San Andres (uma para os dias antes de Providencia e a outra para os dias quando retornou de Providencia)????? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan, tudo bem?
      Bom, eu fiquei em San Andrés primeiro e depois fui à Providencia. Na volta, peguei um voo pela manhã e no mesmo dia, à tarde, eu fui pra Bogotá. Então passei só algumas horas em San Andrés.
      Você pode ver se consegue encaixar os horários dos voos também. Ou então, faça mais uma reserva no final em San Andrés mesmo!!
      Boa viagem!

      Excluir
  13. Ola Renata, tudo bem? Nao consegui encontrar onde alugou o apto em San Andres.. Voce teria como me passar o link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?
      Eu entrei em contato com eles diretamente por e-mail gladys.smith@hotmail.es, mas o pessoal tem comentado que eles não estão dando retorno.
      Quando eu fui, não tinha muito apartamentos dispníveis pra aluguel, mas isso está ficando cada vez mais comum agora.. ainda bem, porque os hotéis lá costumam ser caros.
      Dá só uma olhada nesse link que tem várias opções de apartamento:

      http://bit.ly/apartamentoSanAndres

      (É só copiar e colar no navegador)
      Espero que ajude!
      Boa viagem!

      Excluir
  14. Bruno Violin17.9.15

    Boa noite Renata.
    Gostaria de ir a San Andrés e Providencia, uns 10 dias no total. Iremos Eu, minha esposa e filha de 07 anos. Você acha que para uma criança de 07 anos seria muito cansativo esta viagem???? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      A viagem em si é sempre cansativa, não tem jeito! Mas isso em qualquer viagem, né?
      Mas lá mesmo é super tranquilo, dá pra ficar curtindo praia bem relax! E vocês podem programar suas atividades no seu ritmo (ou da sua filha no caso, né?).
      Vá tranquilo que vocês vão gostar!

      Excluir
  15. Estou pensando em ir em dezembro de 2016 com meu noivo para San Andres, mjnha dúvida é em qualbairro da ilha me hospedar. O centro seria uma boa opção? Adorei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bem?
      A ilha é bem pequena. Ficando no centro você terá tudo à disposição, restaurantes, lojas, etc. Se optar por ficar mais afastada, talvez tenha mais privacidade e tranquilidade, mas dependerá de táxi ou ônibus para fazer tudo!
      Portanto, vai do seu objetivo e estilo de viagem!
      Boa viagem!

      Excluir
  16. Olá Renata.
    Tô planejando de ir em setembro. Você sabe me dizer se é melhor fazer o cambio em Bogotá ou em San Andres mesmo. No aeroporto de San Andres faz o cambio? Li que lá é bem pequeno...
    Seus relatos são ótimos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilia, tudo bem?
      Fazer câmbio em aeroporto nunca é a melhor opção pois a cotação geralmente é a pior! Eu fiquei uns dias em Bogotá e fiz o câmbio no centro da cidade, que era bem melhor do que no aeroporto. Em San Andrés não precisei trocar dinheiro. O aeroporto realmente é bem pequeno e, infelizmente, não lembro se tinha casa de câmbio lá, já fazemos 4 anos que eu fui.
      Mas, na dúvida, troque um pouco de dinheiro no aeroporto e deixe pra trocar o restante na cidade!
      Boa viagem!

      Excluir
  17. Anônimo4.7.16

    oii renata tudo bem?
    entao eu e meu noivo vamos no casar em outubro desse ano e pensamos em passar a nossa lua de mel na ilha san andreas só que nenhum de nos dois falamos outra lingua fora o portugues e estamos com medo de ficar perdidos, nos iriamos pegar um pacote de viajem com a decolar voce acha muito ariscado?? bjoss me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      O espanhol é bem parecido com o português, acho que dá pra se virar com o portunhol! E mesmo que você compre um pacote, não vai ter alguém 100% do tempo com vocês! Aliás, muito provavelmente, não vai ter ninguém hora nenhuma. Eles devem vender só a passagem e o hotel. Quando é excursão é que todo mundo faz tudo junto!
      Portanto, você pode comprar tudo de forma independente que costuma sair mais barato! No Booking, por exemplo, você fazer a reserva e navega nos hotéis em português. (Tem um link no final desse post ou você pode clicar no banner na lateral direita tb!)
      Mas se quiser mesmo comprar um pacote, não faça pela Decolar! O serviço deles é péssimo e existem inúmeros relatos de pessoas que perderam o voo ou que chegaram no lugar e o hotel não estava reservado! Procure uma agência de viagem séria! Ou então, compre sua própria passagem e reserve seu próprio ótimo! Mais simples e mais barato!
      Só mais um detalhe: Outubro é época de chuva (e furacões) no Caribe. Dá uma pesquisada direitinho melhor! Eu conheço gente que foi nessa época e não pegou nem um pingo de chuva, já outras pessoas tiveram a viagem quase perdida! O tempo tá doido e essa coisa de época de chuva quase não existe mais,né? De toda forma, fica o alerta!
      Boa sorte e tenha uma ótima viagem!

      Excluir
  18. Olá Renata, adorei seu blogs. Parabéns.

    Em Julho vou voltar a Colômbia, mas dessa vez vou conhecer San Andrés. Um amigo colombiano me disse pra visitar Providência também, vale MUUUUITO a pena ou se eu não for não estarei deixando de aproveitar a viagem?
    10 dias está bem para conhecer a ilha?
    Há mergulho com golfinhos em San Andrés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?
      Obrigada!
      Então, Providencia é bem diferente de San Andrés, eu acho que vale super a pena! Vc já está lá mesmo e tem tempo suficiente pra aproveitar as 2 ilhas com folga! Separe uns 3 dias pra Providencia, se vc gosta de lugares mais simples, tranquilos e com muita natureza, vai amar!
      Com relação aos golfinhos, não sei te dizer. Não curto esse tipo de turismo! Mas não lembro de ter visto nada a respeito quando eu fui.
      Boa viagem! E aproveite as ilhas!

      Excluir

Comente aqui