2

O que fazer em Dublin DE GRAÇA

Renata Campos | 29.12.18 |

o que fazer em dublin de graça

Ao contrário do que muito se fala por aí, Dublin não é uma cidade barata! /pelo menos eu anão achei! Tudo bem que é possível achar roupas baratíssimas nas lojas de departamento tipo Penneys, além de ótimas ofertas nos supermercados e afins. Mas é só! De resto, achei o custo de vida bem caro em Dublin!

Mas, para nooossa alegria, existem vários programas totalmente gratuitos em Dublin! 🙏 E é exatamente sobre esses lugares grátis que vou falar nesse post!



THE TEMPLE BAR


Vou começar logo com um dos lugares mais famosos de Dublin, o Temple Bar. E não estou me referindo apenas ao famoso pub que leva esse nome não, mas sim a toda região do qual o pub faz parte. O Temple Bar é quase que um bairro de Dublin, uma região lotada de pubs que é visita o-bri-ga-tó-ri-a pra quem visita a cidade! Sério, não tem como ir a Dublin e não conehcer a região do Temple Bar!

Mesmo se você não for muito fã de cerveja, não importa! Apenas vá! A região é muito legal, alegre, com muita coisa acontecendo na rua, muita música, turistas e locais pra lá e pra cá, curtindo suas pints de Guinness e afins. Eu amava caminhar pelas ruas, de dia ou à noite, e sentir aquela vibe gostosa de lá! 

Bom, caminhar pela região do Templo Bar é programa totalmente gratuito! Agora, se você vai resistir e não vai tomar nem que seja um "copinho" de cerveja, aí já são outros 500! hahaha

o que fazer em dublin de graça
The Temple Bar

THE ICON WALK



Ainda ali na região próxima ao Temple Bar, se destaca o The Icon Walk, uma área meio que abandonada e "esquecida" que foi revitalizada com o intuito de promover a cultura local. São vários painéis e pinturas nos muros que retratam um pouco da história cultural da Irlanda.   


Eu, confesso, nunca tinha ouvido falar do lugar e descobri totalmente por acaso quando estava andando sem rumo pela região. As ruelas coloridas me chamaram atenção e fui até lá pra ver de perto. Me encantei e fiquei horas ali vendo tudo, lendo o máximo possível. Quanto mais eu andava, mais coisas legais eu descobria pelo caminho. 


o que fazer em dublin de graça
The Icon Walk



Vale muito, muito a pena reservar um bom tempo pra explorar o lugar e conhecer um pouco mais da história irlandesa através de seus artistas, escritores, atores, músicos, esportistas e muito mais! São 10 seções diferentes e muito interessantes: 


1.Harry Clarke Stained Glass
2. Irish Clothing since the 20’s
3. Folk and Traditional Music Revival
4. Oddballs, Crackpots and Assorted Genius
5. The Playwrights
6. Great Moments of Irish Rock
7. Poets and Novelists
8. Irish Humour
9. Irish Movie Actors
10. The Wall of Irish Sport



Fonte: iconfactorydublin.ie


ANNE'S LANE


Dublin também tem sua rua com sombrinhas coloridas, a Anne's Lane. Ela é uma ruazinha pequenininha, sem saída e meio que escondidinha em Dublin 2. As sombrinhas ficam bem em frente ao Zozimus Bar. ⠀
Vale super a pena a visita, não apenas para tirar aqueeela foto com as sombrinhas, como também pelos vários pubs que ficam lá perto! 😃🍺 Além do Zozimus, bem em frente, existem vários outros bares na região. Um bem legal que fica bem na entrada da rua, é o Kehoe's. Frequentado basicamente por locais, o pub é bem tradicional por lá! 


o que fazer em dublin de graça
Anne's Lane, a rua das sombrinhas de Dublin

JARDIM BOTÂNICO


O Jardim Botânico de Dublin (National Botanic Gardens) é uma gracinha de lugar. Inaugurado em 1795, ele tem várias estufas (com uma grande variedade de espécies), fontes, lago, estátuas, gramado gostoso onde as pessoas usam pra descansar, ler um livro, fazer picmic, etc.

o que fazer em dublin de graça
Jardim Botânico Dublin

Vale a pena incluir no seu roteiro e curtir o lugar com a calma que ele merece. Não deixe de conhecer também o Glasnevin Cemitery, que fica ao lado. O lugar é lindo e todo florido, como não poderia deixar de ser, devido à sua localização.



PHOENIX PARK


O Phoenix Park é o maior parque de Dublin, aliás, é o maior parque urbano de toda a Europa! Tem mais de 700 hectares. Enoooorme! O local é muito visitado por turistas que vão principalmente atrás dos veados que vivem soltos por lá. Todo turista empolgado que se preze tem uma selfie com os veados! E, claro, eu tirei a minha também! Hahah Mas os moradores locais também utilizam o parque para lazer, praticar atividades físicas, picnic, etc. 

Nesse post tem mais informações sobre o Phoenix Park

o que fazer em dublin de graça
Os veadinhos fofos do Phoenix Park


STEPHEN'S GREEN PARK


Apesar do Phoenix Park ser o parque mais famoso de Dublin, o meu queridinho é o Stephen's Green Park. Ele é uma graça, cheio de flores, lagos, gramado, banquinhos e está sempre muito movimentado. Pudera, ele fica no coração de Dublin e é de fácil acesso pra todos!

Lugar super gostoso pra descansar, encontrar com os amigos, fazer picnic ou apenas jogar conversa fora ou ficar curtindo a paisagem. Eu fui lá várias vezes, tanto sozinha, como com meus amigos. E adorei! Não deixe de dar uma passadinha por lá também! Ele fica pertinho da Grafton Street, então é uma boa opção de pausa pra antes e/ou depois das compras.

o que fazer em dublin de graça
Stephen's Green, meu parque predileto em Dublin


GRAFTON STREET


Localizada próximo à região do Temple Bar e do Stephen's Grren, a Grafton Street é uma das principais ruas de Dublin. Movimentada a qualquer hora do dia ou da noite, a rua exclusiva para pedestres, tem uma grande variedade de lojas de todos os tipos, restaurantes, cafés e pubs também, claro!
Como a Grafton Street tem uma localização ótima, bem no burburinho de Dublin, uma hora ou outra você vai acabar passando por ela, nem que seja por acaso. Aproveite então pra curtir o local. Além do comércio e dos prédios históricos, tem sempre algum artista de rua fazendo alguma apresentação por lá! Não me lembro de ter passado por lá sem alguém tocando algum instrumento e/ou cantando na rua. Bem legal!
o que fazer em dublin de graça
Grafton Street, uma das ruas mais famosas de Dublin


MERRION SQUARE


Apesar do nome de praça (square), a Merrion Square, na verdade, é um parque de quase 5 mil hectares. Quando foi criada, no final do século XVII, o local funcionava como parque  privado para os moradores do entorno.

Entre eles, destacam-se nomes como Daniel O'Connell (que dá nome à principal rua de Dublin), George Russel e Oscar Wilde. Todos eles, e mais algumas figuras importantes como Michael Collins, estão representados por esculturas espalhadas pelo parque. Mas a mais famosa delas, sem dúvidas, é do Oscar Wilde, essa aí da foto abaixo! haha

o que fazer em dublin de graça
A famosa estátua de Oscar Wilde, na Merrion Square



O'CONNELL STREET


Essa é a rua principal de Dublin, super movimentada, cheia de carros, ônibus, trams (que lá são chamados de Luas) e gente pra todo o lado. Impossível você não passar pela O'Connell Street. É ali, e nas ruas paralelas (destaque aqui vai para  Henry Street), que você vai encontrar as principais lojas, supermercados, cafés, agências de turismo, pubs e vários outros atrativos da cidade. Tudo acontece por ali! 

É lá, bem no meio da O'Connell Street, que fica o Spire, o marco de Dublin. Ele é enorme (tem mais de 120 metros de altura) e pode ser visto de vários lugares da cidade, servindo meio que como um ponto de referência quando se está perdido. É só olhar pra cima, procurar pelo Spire e se localizar (fiz muito disso por lá no início) haha Impossível se perder! rs


o que fazer em dublin de graça
O icônico e enorme Spire, bem no meio da O'Connell Street


GARDEN OF REMEMBRANCE


Como o nome já diz, o Jardim das Lembranças (Garden of Remembrance) é um jardim construído para lembrar de todos que deram suas vidas pela independência irlandesa (que viveu séculos sob domínio inglês). O jardim é pequeno e comprido, com muitas fores, esculturas, banquinhos para você sentar e curtir o lugar.

O Garden of Remembrance fica no alto da O'Connell Street, a principal rua da cidade, como eu mencionei acima. Eu passava todos os dias na frente dele e vocês acreditam que eu só entrei um único dia? Tirei umas fotos bem mais ou menos já que a luz não estava favorecendo, e acabei não voltando nunca mais!

O que fazer de graça em Dublin
O simpático Garden of Remembrance


MUSEUS NACIONAIS


Dublin tem vários museus gratuitos. Pra falar a verdade, todos os museus que são administrados pelo governo federal são gratuitos, embora algumas coleções específicas sejam pagas. Eu conheci a National Gallery, o National Museum of Ireland e o National History Museum.

Mas outros museus governamentais gratuitos que merecem destaque, mas que eu não cheguei a visitar, são: Dublin City Gallery The Hugh Lane, Irish Museum of Modern Art, Archaeology Museum, Decorative Arts & History Museum, Science Gallery e National Library of Ireland.

O que fazer de graça em Dublin
National Gallery de Dublin


RIO LIFFEY


O Rio Liffey é um dos principais de Dublin e divide a cidade em duas: o setor sul onde ficam os "bairros" pares e o norte, onde estão os ímpares. Muita gente se localiza pelos "bairros" Dublin 1, Dublin 2, Dublin 3 e por aí afora.

Um passeio bacana pra se fazer é caminhar, ou pedalar, pela margem do rio Liffey pra conhecer as  mais de 20 pontes que cruzam o rio, além das belas construções do entorno. Pra saber mais detalhes leia o post Passeio pelo Rio Liffey em Dublin.

o que fazer de graça em Dublin
Vários cenários do Rio Liffey, em Dublin

Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas de Dublin lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendo Dublin

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Anônimo10.12.19

    só dá pra andar, não me surpreendi! mas que ótima viagem hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10.12.19

      é verdade! só trouxe informação útil de caminhada!
      mas foi uma excelente matéria

      Excluir

Comente aqui