10

Sibiu, uma graça de cidade na Transilvânia. Romênia

Renata Campos | 29.8.19 |
O que fazer em Sibiu, Romênia


Sibiu é uma das maiores cidades da região da Transilvânia, na Romênia. O que não significa exatamente que ela seja uma cidade grande, já que menos de 170 mil habitantes. Comparando com as nossas cidades enormes aqui do Brasil, ela é até bem pequena, né?

Independente do tamanho que tenha, Sibiu é uma graça! Me surpreendi e me encantei pela cidade! Amei! E recomendo fortemente que você se programe para passar, pelo menos, uma noite em Sibiu. Garanto que não irá se arrepender!



COMO CHEGAR EM SIBIU


Sibiu tem uma posição bem estratégica na Transilvânia, fica próxima a Sighisoara (menos de 100km), Brasov (170km) e Bucareste (280km). Sem contar, que é um dos melhores pontos de partida, ou de chegada, para quem vai cruzar a belíssima estrada Transfaragasan, que por si só já é um atrativo à parte (veja aqui o post completo sobre a estrada)

Existem opções de transporte público, seja trem e/ou ônibus, ligando as principais cidades do país, incluindo as 3 citadas acima, à Sibiu. Como eu já comentei no post Dicas para planejar uma viagem à Romênia, eu aluguei um carro pela Rental Cars, em Bucareste. Durante 6 dias rodei sozinha de carro por várias cidades da região da Transilvânia. Confira aqui o roteiro completo dessa viagem.

O que fazer em Sibiu, Romênia
A lindinha Sibiu, uma das maiores cidades da Transilvânia

Portanto, cheguei em Sibiu de carro, vindo de Sighishoara, outra cidade fofa da Transilvânia. A cidade foi meu último destino no país. De lá, dirigi de volta para Bucareste, passando pela belíssima Transfaragasan, eleita uma das estradas mais bonitas do mundo!

Mas também existe a opção de voar de ou para Sibiu, já que a cidade possui um aeroporto internacional, que é pequeno, mas atende!



O QUE FAZER EM SIBIU


Muita gente faz apenas um bate e volta para Sibiu, seja de Brasov ou Sighisoara, o que eu não recomendo de forma alguma. Separe ao menos uma noite para curtir a cidade com calma e apreciar toda a sua beleza.

Piata Mare, ou Praça Maior, é a principal da cidade. Enorme! linda! Cercada pro restaurantes que merecem uma visita. Foi em um deles que eu comi uma das melhores comidas da Romênia. Infelizmente, não lembro o nome! Na praça também fica a Biserica Sfânta Treime (Holly Trinity Church). E um pouco mais adiante, a Council Tower, que oferece uma vista bem bonita lá de cima.

O que fazer em Sibiu, Romênia
Piata Mare, a praça principal de Sibiu

Logo ao lado da Piata Mare, fica a Piata Mica, ou seja, a Praça Menor. Mais alguns metros à frente, encontramos um dos lugares mais marcantes e, na minha opinião, uma das áreas mais bonitas da cidade, que é o entorno da Bridge of Lies, isso mesmo, a ponte dos mentirosos. Dizem que se você for mentiroso e passar por ela, a ponte cai! Pensa numa ponte dessas em Brasília? 😅

Bridge of Lies, Sibiu. Romênia
Fazendo pose tranquila e serena na ponte dos mentirosos, sem medo dela cair! 

E um pouco mais adiante fica a Piata Albert Huet de frente pra linda Catedral Luterana de Sibiu e seus telhados coloridos. Por falar em telhados, uma das características marcantes de Sibiu são seus telhados que parecem ter olhos. A impressão é que você está sendo vigiado a todo momento! hehe Mas, na real, ao que tudo indica, é que isso é apenas uma característica da arquitetura local mesmo, sem nenhuma razão específica para tal.

Reparem nos detalhes com "olhos" dessas 2 fotos, algo bem típico da arquitetura de Sibiu. 

Descendo pela Pasajul Scarilor (ou Passagem das Escadas) chega-se à parte baixa da cidade, também com pracinhas, casas coloridas e restaurantes bonitinhos. Vale muito a pena caminhar por lá sem rumo e descobrir essa parte um pouco menos turística de Sibiu.

O que fazer em Sibiu, Romênia
A parte baixa de Sibiu

Um dos lugares que mais gostei foi a lindíssima e enorme Catedral Sfânta Treime di Sibiu (Catedral da Santa Trindade). Vale muitíssimo a pena entrar, ela é muito bonita! Algumas quadras após, chega-se ao Parcul Astra e, logo em seguida, ao Parcul Citatti, que fica entre as muralhas da cidade e a rua lindinha de mesmo nome Strada Citatti.  Ao final dela, chega-se ao Haller Bastion, o 1º bastião construído em Sibiu, em 1550, e um dos mais antigos da Transilvânia.

O que fazer em Sibiu, Romênia
Haller Bastian, na Strada Cetatti, em Sibiu

Outra rua que merece um caminhada, é a Strada Nicolae Balcescu, ela liga a Strada Cetatii à Piata Mare e é cheia de restaurantes, lanchonetes e lojinhas. Foi nela, inclusive, que eu fiquei hospedada no B13 Hostel, que tem ótimas avaliações e localização idem.


ONDE FICAR EM SIBIU


Como eu comentei acima, fiquei hospedada no B13 Hostel, um dos poucos hostels da cidade. Paguei 64 lei (± 60 reais ou 14 euros, em julho de 2019) num quarto feminino para 6 pessoas. O lugar é confortável, tem cozinha, área de convivência, lockers e excelente localização. Embora eu tenha ficado num quarto com banheiro privativo, experimentei também os banheiros compartilhados e gostei bastante.

onde ficar em Sibiu, Romênia
Hostel B13, em Sibiu. 

Caso você prefira ter mais privacidade, os hotéis Poet Pastior ResidenceHotel DamianiLumiere House Sibiu, as pousadas GoldsmithCasa GeppettoVila Sibiu e Vila Bohemia além dos apartamentos Bella-Isa Apartment CentralPanorama Studio e Studio Max também têm notas altas no Booking (acima de 9) e são bem localizados.


➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas da Romênia lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoaRomênia


--
Tá indo viajar? 


➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!



➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

10 comentários :

  1. Já pode querer viajar só para ver o telhado de olhos ao vivo? Achei muito real! :D
    E que cidade gracinha! E como é se comunicar na Romênia em uma cidade menor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sibiu é mesmo muito fofa!
      Não é muito difícil achar pessoas que falem inglês por lá, nem que seja o basicão!
      De toda forma, o romeno é uma língua latina, então dá pra entender uma coisa ou outra também! :)

      Excluir
  2. Adorei o post! A imaginação e o cinema pinta a Transilvânia como sombria e cinza, mas Sibiu é uma cidade colorida e com uma arquitetura muito bonitinha. Sua sugestão de não fazer apenas um bate-volta parece ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A Transilvânia não tem nada de cinza. É super colorida na verdade! Uma grata surpresa!

      Excluir
  3. Que gracinha de cidade! Não a conhecia. Curiosamente, me lembrou cidades da Toscana. Bem interessante porque como a Lulu comentou, a gente tem o imaginário de uma Transilvânia sombria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. realmente, tem um quê de Itália nas construções romenas hehe

      Excluir
  4. eu botei essa cidade no meu roteiro na transilvania, meu marido foi com um amigo mas não seguiu a minha instrução de passar por ai e olha o que ele perdeu haueahue agora vai ter q voltar comigo pra sibiuuu ihaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh gente, que pecado!
      Bom que tem um ótimo motivo pra voltar hehe

      Excluir
  5. Sempre achei que Transilvânia na Romênia fosse interessante, e não conhecia Sibiu. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Transilvânia é maravilhosa! Vale muitíssimo a pena!

      Excluir

Comente aqui