8

Brasov, a porta de entrada na Transilvânia. Romênia

Renata Campos | 13.9.19 |
Brasov. Transilvânia. Romênia


Brasov é a cidade mais conhecida da Transilvânia. Tem uma posição estratégica, ficando próxima à maioria dos atrativos turísticos da região. Sem falar que a cidade em si é uma graça. Impossível não se encantar por suas construções coloridas. Não por acaso, muita gente acaba a utilizando como base para conhecer os arredores.




COMO CHEGAR EM BRASOV


Brasov fica a cerca de 180 km da capital Bucareste. E é possível chegar lá de ônibus ou trem (esse último, além de mais barato, é também mais rápido). A partir de Brasov é possível conhecer vários atrativos do entorno seja de transporte público ou mesmo por tours, caso prefiram. Por isso, a cidade é uma boa base para conhecer os arredores.

Mas a melhor opção, sem dúvida, é alugar um carro e fazer tudo por conta própria. Foi o que eu fiz! E mesmo estando sozinha, não ficou assim tão caro. Paguei 17 euros a diária no site da RentalCars. Além da liberdade, a agilidade de deslocamento é excelente. 

De transporte público ou tour você "perde" praticamente um dia inteiro para visitar um, no máximo, dois atrativos. De carro, você consegue visitar vários lugares num mesmo dia. Obviamente, sem correria. Do seu jeito!  




ONDE FICAR EM BRASOV


Eu fiquei hospedada no Boemia Hostel que tem uma localização excelente, fica bem próximo da praça principal. Ele é pequeninho, mas bem arrumadinho. O pessoal é simpático e dá várias dicas. E ainda tem café da manhã. Recomendo!

Brasov. Transilvânia. Romênia
Localização excelente do Boemia Hostel 

Eu reservei esse hostel meio em cima da hora e, como era fim de semana, época que a cidade enche mais que o normal, não havia tantas opções assim. Mas, outros hostels que me pareceram bem interessantes foram: Bed StageDowntown HostelCoresi e Hostel Home Brasov. Todos eles têm ótima localização e avaliações muito boas também.

Mas se preferir ter mais privacidade, considere as pousadas Casa TereziaVila Alba e Pension Casa Timar ou os hotéis Drachenhaus, o Antlers Boutique Hotel ou ainda os apartamentos All Season StudiosLovely Brasov FlatMontana Penthouse Coresi Mall e Apartment Central.



O QUE FAZER EM BRASOV


Passei 2 noites em Brasov, sendo que no 1º dia já cheguei no fim da tarde. Portanto, tive apenas um dia inteiro lá, que foi totalmente dedicado à cidade mesmo. Deixei o carro parado o dia todinho.

Pela manhã, fiz um free walking tour com o pessoal da Walkabout Free Tours, que foi indicação do hostel que me hospedei. Sempre gosto de fazer tours do tipo logo de cara pra conhecer a história da cidade e, às vezes, descobrir lugares que fogem do tradicional. Depois, eu volto nos lugares que mais gostei para conhecê-los melhor ou mesmo para visitá-los internamente, o que nem sempre acontece nesses tours por causa do tempo.

Na parte da tarde, eu visitei as torres negra e branca Turnul Negru - Black Tower e Turnul Alb - White Tower que têm vistas bem bonitas da cidade. O que eu recomendo fazer é visitar a Torre Negra primeiro e, de lá, pegar uma trilhazinha no meio da mata até a Torre Branca. Não existe sinalização, mas o caminho tá marcado, não tem erro.

Dessa forma, você economiza tempo e, principalmente, esforço físico! Não faz sentido voltar pra cidade e de lá, subir para a Torre Branca. Até porque, pra chegar lá, vindo da cidade, você teria que subir uma escadaria enorme. Melhor ir pela mata e só descer no final. Pra baixo todo santo ajuda, não é mesmo? rs

Brasov. Transilvânia. Romênia
Black Tower, com a vista da Black Church e da cidade
Brasov. Transilvânia. Romênia
White Tower com a vista da cidade de Brasov

Além disso, fui também na montanha Tâmpa, onde fica o letreiro escrito Brasov. É de lá que se tem a melhor vista de toda a cidade. Pra chegar lá em cima é possível ir de teleférico (Telecabina Tâmpa) que custa 18 lei ida e volta (ou 10 lei só um trecho).

Outra possibilidade é subir e/ou descer caminhando. Nesse caso acho até que valeria a pena. A trilha é no meio da vegetação mesmo e  não parece ser muito puxada não. Dizem que leva em torno de 1 hora. Se considerar que eu esperei quase isso parada na fila...

Brasov. Transilvânia. Romênia
Á direita, a trilha para subir ao topo da montanha. E, à esquerda, o teleférico (telecabina). 

Brasov. Transilvânia. Romênia
Vista de cima da montanha Tâmpa, ao lado do letreiro escrito Brasov

Aproveitei o restante do dia pra caminhar bastante pela cidade que é muito fofa, quanto mais eu caminhava, mais eu me apaixonava por ela. Acabei revisitando com mais calma alguns dos lugares que tinha passado com o free walking tour mas não tinha tido a chance de entrar.

O 1º desses lugares foi a Biserica Negra - Black Church, que é a igreja principal da cidade e onde, infelizmente, não é permitido tirar foto. Esse é um dos poucos atrativos da cidade onde é preciso pagar pagar entrar. O ingresso custa 10 lei (uns 9 reais) e vale a pena!

Brasov. Transilvânia. Romênia
A linda e enorme Black Church se destaca nas ruas de Brasov

Também visitei a Biserica Sfânta Adormire a Maicii Domnului e a Casa Sfatului que ficam na praça principal; a Strada Sforii, que é uma das ruas mais estreitas da Europa, com apenas 1.11m de largura; e também a Piata Unirri e a Biserica Sfântul Nicolae din Brasov, que ficam um pouco mais afastadas do centrinho, mas foi lá que o walking tour terminou.

Sfântul Nicolae din Brasov
Biserica Sfântul Nicolae din Brasov, à direita e Biserica Sfânta Adormire a Maicii Domnului, à esquerda

Mas de todos os lugares, a Piata Sfatului foi, sem dúvidas, o meu lugar predileto de Brasov. A praça principal da cidade é simplesmente maravilhosa! Foi o 1º lugar que conheci e que me fez me apaixonar de cara por Brasov.

A praça é linda, assim como as ruazinha do entorno, todas fechadas para trânsito. As construções do entorno são maravilhosas, os restaurantes deliciosos, o clima gostoso. Enfim, um lugar pra visitar várias vezes e passar o tempo caminhando ou sentado observando o vai e vem de pessoas e a vista da montanha Tâmpa com o letreiro escrito Brasov.

Brasov Romenia
Piata Sfatului
Brasov Romenia
Piata Sfatului
Brasov Romenia
Piata Sfatului

Bate e volta a partir de Brasov


Como comentei acima, Brasov é uma boa base para se conhecer alguns dos atrativos da região, principalmente para quem for fazer isso de transporte público ou através de tours particulares ou privados.


Mas todos esses passeios que o pessoal costuma fazer a partir de Brasov, eu já tinha feito nos dias anteriores ou iria fazer nos dias posteriores. Como eu estava de carro, fui dormindo cada dia em um lugar e explorando as atrações mais próximas... o que eu recomendo fortemente. Dessa forma, dediquei o dia todo que passei lá para conhecer a cidade mesmo como descrevi acima.

Bom, mas nos 2 dias anteriores à minha chegada em Brasov, eu conheci: no 1º dia, a cidade de Sinaia (a 50km de Brasov), onde ficam o Monastério de Sinaia e também o lindo Castelo de Peles. No 2º dia, conheci o Parque Natural Bucegi, em Busteni, (a 38km) além das cidades de Rasnov (18km) e Bran (27km), essa última sede do famoso Castelo do Drácula.


Brasov Romênia
Castelo do Drácula, à direita e Castelo de Peles, à esquerda. 

E depois de passar 2 noites em Brasov, segui viagem para Sighisoara, a cidade onde o Conde Drácula nasceu. Sighisoara fica a 116 km de Brasov, a cidade é uma graça e merece entrar no roteiro. Sugiro dormir ao menos 1 noite lá, como eu fiz. Mas vi algumas pessoas fazendo bate e volta apenas.

É possível chegar em todos esses lugares que citei acima de transporte público, seja trem e/ou ônibus. E também existe tours para praticamente todos eles. Existem algumas agências espalhadas pela cidade caso opte por um tour. Ou então, o próprio hotel ou hostel que você estiver, pode te dar informações a respeito de como chegar por conta própria a cada lugar.

➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia



Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas da Romênia lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoaRomênia

--
Tá indo viajar? 


➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!



➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

8 comentários :

  1. Que linda!!! Fiquei me imaginando caminhando por Brasov... Bom saber que o trem é rápido e barato, minha primeira escolha de deslocamento sempre. Apesar de ser indicado bate/voltas gosto também, dentro do possível estar nas cidades: poucas cidades por viagem e mais tempo nelas, ainda que sejam pequeninas. Então acho que também dormiria em mais cidades. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena dormir em Brasov mesmo. A cidade é fofa e merece tempo pra ser bem
      explorada.

      Excluir
  2. meu marido visitou essa cidade e achou puro charme, foi dirigindo com um amigo, porem passou pouco tempo! falou que vai me levar pra brasov na proxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Brasov é uma delícia.Vale a pena ser explorada com calma. Você vai adorar!

      Excluir
  3. Que gracinha que é Brasov! Parece muito aquelas cidadezinhas que pararam no tempo e mantiveram aquele charme de antigamente! Já quero conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasov é exatamente assim mesmo. Uma graça de cidade!

      Excluir
  4. O tipo de cidadezinha que adoro! Um lugar que é uma mistura de passado, presente, beleza e tranquilidade. E suas fotos ficaram lindas. Dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo! Brasov é uma graça de lugar. Você iria gostar

      Excluir

Comente aqui