0

Tour com degustação na fábrica da Cervejaria Backer - Maternidade Cervejeira

Renata Campos | 8.6.16 |

Maternidade Cervejeira da Backer


Todos os sábados, pela manhã, a Cervejaria Backer abre as portas da sua "Maternidade Cervejeira" a todos que queiram se aprofundar um pouco mais no mundo das cervejas, entender como elas feitas, quais seus ingredientes, como é dado o teor alcoólico, o sabor, a cor, o odor... ou mesmo pros que querem, simplesmente, degustar algumas cervejas artesanais da marca.

Eu, que sou fã de uma cerveja, e me enquadro tanto no quesito "querer saber mais sobre o processo de fabricação", como "querer degustar" as cervejas, fui lá na Backer conferir como é essa visita e contarei tudo aqui nesse post! 

Eu já tinha feito algumas outras visitas desse tipo. Em Nova York, eu visitei a Brooklyn Brewery e fiz um tour semelhante ao que acontece na Backer (leia nesse post). Já em Joanesburgo, na África do Sul, o tour foi no "museu da cerveja", o SAB (The South African Breweries) World of Beer’s, onde provamos várias cervejas sul africanas (veja aqui). E na "capital da cerveja" Munique, na Alemanha, o tour passou por vários lugares, mas a degustação também foi num museu, no caso, o Museu da Oktoberfest. E ainda rolou umas comidinhas deliciosas (e mais cerveja, claro) na Hofbrauhaus, uma das cervejarias mais tradicionais do país (saiba mais nesse post). Foram todas ótimas! Mas todas em inglês, então a gente acaba perdendo algumas (ou muitas) informações! Até porque tem muitas palavras bem específicas. Ou seja, nada como um tour em português! hehe

Por isso, desde que a Backer abriu seu Templo Cervejeiro e começou a fazer visitas guiadas à fábrica e com degustação de cerveja ainda, eu logo me interessei. Demorou mais de um ano, mas no mês passado (maio/2016), eu,  a Lillian e o Helder do blog Nerds Viajantes e a Camila e o Eduardo do Viaggiando fizemos a visita a convite da Backer.

Maternidade Cervejeira da Backer
O Helder e a Lillian do Nerds Viajantes, Eu, o Eduardo e a Camila do Viaggiando
na visita à Maternidade Cervejeira da Backer

Nossa visita começou às 11h da manhã, ainda antes do restaurante abrir (o que foi ótimo porque deu pra tirar umas fotos do lugar sem ninguém). Portanto, não se assuste se chegar lá e der de cara com o portão fechado, é só falar com o segurança que está indo fazer a visita. Ele vai te encaminhar para a loja, onde você dar baixa no seu nome na lista e pagar (R$40,00) pela vista.

Maternidade Cervejeira Backer
O Templo Cervejeiro ainda vazio, antes da abertura da casa,

Começamos a visita num "auditório", onde a sommelier (de cervejas, claro!) Priscila Colares falou um pouco sobre a Backer e como é o processo de fabricação das cervejas. Mostrou seus ingredientes, como fazer cada tipo de cerveja, quais as leveduras usar, como é dado o teor alcoólico e muitas outras informações bacanas, sempre de uma forma bem descontraída, nada chato ou cansativo! Rolou até uns exemplares dos ingredientes pra gente conhecer!

E o legal de dar essas explicações nessa sala é que todo mundo consegue prestar atenção, ouvir e entender tudo. Porque dentro da fábrica mesmo é mais difícil de escutar o que a pessoa está falando, seja por causa do barulho, porque está mais afastado na hora, porque está tirando foto ou distraído ou conversando com o coleguinha, ou sei lá!

Maternidade Cervejeira Backer
A sommelier Priscila Colares falando sobre os ingrediente da cerveja, entre outras coisas. 
Maternidade Cervejeira Backer
Alguns dos ingredientes da cerveja, malte, lúpulo e leveduras


No site da Backer tem uma animação bem legal sobre o processo de fabricação da cerveja. Confere lá: www.cervejariabacker.com.br/maternidade

Depois dessa "aula" nós fomos conhecer a fábrica, ou seja, a Maternidade Cervejeira. Afinal de contas, é lá que nascem as cervejas, né? Daí no nome! Assim que entramos na fábrica recebemos toquinhas descartáveis para o cabelo e óculos transparentes. E o ideal é fazer a visita de sapatos fechados também! Tudo para manter a segurança e higiene do lugar! 

Lá dentro, a Priscila nos mostrou, diretamente nos tanques, como é o processo de fermentação e armazenamento da cerveja. Em seguida, fomos conferir como é feito o envase das cervejas.

Maternidade Cervejeira da Backer
Maternidade Cervejeira da Backer
A Maternidade Cervejeira da Backer

E, finalmente, chegou a hora mais esperada: a degustação das cervejas! Já estávamos ansiosos, pois a mesa estava toda arrumadinha com nossos copinhos lá em cima! Quase uma obra de arte!!! rs

Maternidade Cervejeira da Backer
E chegou o grande momento: a degustação!

Nós degustamos 5 rótulos da marca, sempre com as valiosas explicações da Priscila. Por ordem, da mais fraca pra mais forte, são elas:

Maternidade Cervejeira da Backer
As 5 cervejas degustadas

🍺Exterminador de Trigo

Essa cerveja é envasada sem filtragem, portanto ela tem uma quantidade maior de trigo! Ela é feita com lúpulos americanos, mas tem também um ingrediente tipicamente brasileiro, o capim limão. "Cada gole é como domar um crocodilo: a sensação é única". Achei ótima essa frase que o pessoal da Backer usou pra descrever a cerveja! haha

Maternidade Cervejeira da Backer
Ficha Técnica da Cerveja Exterminador de Trigo
Fonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

🍺Capitão Senra

A cerveja foi criada pra homenagear o lendário Capitão Senra, um oficial do Exército na época do presidente Juscelino Kubitschek e também um apaixonado pelas motos Harley Davidson, tão apaixonado que possui 15 modelos!!
Ela possui um sabor suave aliado a um moderado amargor. Uma delícia! 

Maternidade Cervejeira da Backer
Ficha Técnica da Cerveja Capitão SenraFonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

🍺Medieval

A Medieval é uma cerveja que tem história! A Blond Ale é um tipo de cerveja fabricada desde a Idade Média pelos monges. Ela é feita com maltes especiais, leveduras belgas e lúpulos florais e condimentados. Uma cerveja com sabor marcante. 

Maternidade Cervejeira da Backer
Ficha Técnica da Cerveja MedievalFonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

🍺Pele Vermelha - American IPA

Essa é uma das cervejas da série Três Lobos e foi inspirada nos índios norte-americanos. Ela tem um aroma cítrico - devido a um ingrediente especial e tipicamente brasileiro, a laranja da terra -, com  um final seco e amargo.

Maternidade Cervejeira da Backer
Ficha Técnica da Cerveja Pele VermelhaFonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

🍺Bravo - American Imperial Porter

Como bem diz o nome, essa cerveja é forte! Maturada em barris de umburana, ela possui aromas fortemente amadeirados, além de chocolate amargo e café. 

Maternidade Cervejeira da Backer
Ficha Técnica da Cerveja Bravo
Fonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

No site da Backer, vocês encontram fichas técnicas como essa, de todas as cervejas da marca. Bacana, não? 

Bom, mas depois da degustação, ainda tomamos mais uma cerveja, a Backer Trigo, uma das minhas prediletas da marca! E essa ainda nem tinha sido envasada, foi tirada direto do tanque! Fresquinha, fresquinha! Delícia! 

Maternidade Cervejeira Backer
Cerveja Backer Trigo direto do tanque. Delícia!
Maternidade Cervejeira Backer
Ficha Técnica da Backer Trigo
Fonte: www.cervejariabacker.com.br/cervejas

E assim, com uma foto de todos os participantes, finalizamos nosso tour na Maternidade Cervejeira da Backer! A visita durou pouco mais de uma hora! E achei ótima! Valeu muitíssimo a pena!

Quando saímos o Pátio e o Templo Cervejeiro já estavam praticamente lotados! Por sorte, já havíamos reservado uma mesa para continuar lá! Sugiro que vocês façam o mesmo!

Maternidade Cervejeira Backer
Foto oficial de todos os participantes no final da visita à Maternidade Cervejeira da Backer
Fonte: 
Visita à maternidade Cervejeira Backer
Uma hora depois, o Templo Cervejeiro já estava praticamente lotado! 

Aproveitamos que já estávamos ali mesmo e era hora do almoço e fomos para o Templo Cervejeiro, o restaurante da Backer que fica ali do lado e do qual eu já falei nesse post: Templo Cervejeiro da Backer. O lugar é lindo, delicioso e tem um ambiente super agradável! E assim, terminamos nossa visita, tomando mais algumas cervejas e provando algumas delícias do restaurante!


Maternidade Cervejeira Backer
Eu já pedi logo uma canecona de 600ml de chopp e um sanduíchão pra acompanhar! 
Maternidade Cervejeira Backer
A Camila é vegetariana e foi de massa com vegetais. Já o Eduardo, o Helder e a Lillian pediram um bife ancho com batata gratinada e uma farofinha. 

Para saber mas sobre o restaurante/bar da Backer, leia o post: Templo Cervejeiro da Backer.



Agradeço à Cervejaria Backer pelo convite para a visita à Maternidade Cevejeira.

Rua Santa Rita, n° 221. Bairro Olhos d'água. Belo Horizonte/MG

As visitas à Maternidade Cervejeira acontecem aos sábados, às 10h30 e às 11h30 (mas os horários podem variar, nossa visita foi às 11h) e tem duração aproximada de 1 hora. Tem o custo de R$40,00 por pessoa e incluem a degustação de 5 rótulos de cervejas Backer, 1 rótulo de Chopp direto do tanque e 1 copo personalizado. É proibida a entrada para menores de 18 anos.

DICAS
• Marque a visitação com antecedência pelo telefone (31)3228-8875 ou pelo e-mail restaurantebacker@gmail.com
•   Caso queira permanecer no Pátio Cervejeiro para curtir o dia, não deixe de fazer a reserva no restaurante pelo telefone (31) 3288-3068 ou no ato do agendamento.


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Tour degustação cervejaria Backer


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui