16

Mergulho de Batismo em Fernando de Noronha

Renata Campos | 30.10.15 |
Mergulho de Batismo em Noronha


Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso na Terra! Suas praias figuram sempre nas listas das mais bonitas do Brasil, e até mesmo do mundo!

Mas é no fundo do mar que estão os maiores tesouros da ilha. Com água super cristalina e uma vida marinha riquíssima, o mar de Noronha faz a alegria de mergulhadores profissionais e amadores. Seja de snorkel ou cilindro, mergulhar é uma das coisas mais incríveis que você pode fazer por lá. Impossível não se encantar com os cardumes de peixes, os corais coloridos, as tartarugas, os polvos, as lagostas, as moreias, as arraias e até mesmo os tubarões, que são figurinha fácil nas praias de Noronha. Apesar ser possível ver ver tudo isso só usando um snorkel, não deixe de fazer pelo menos um mergulho de cilindro também! A sensação é única, nada se compara! 

Eu fui desafiada pelo Expedia.com.br a mostrar como é o mergulho de bastimo em Fernando de Noronha.


Mas peraí, mergulho de batismo? O que é isso?
Bom, é um tipo de mergulho pra quem não tem curso de mergulho, mas pretende mergulhar de cilindro! Você deve estar pensando que é difícil lidar com toda aquela parafernalha, né? No batismo, você não vai precisar saber nada além de respirar pela boca dentro d'água. Pouco antes do mergulho, na praia mesmo, você receberá algumas instruções básicas, mas é só o básico do básico mesmo. Depois você já vai pra água testar o equipamento e quando menos perceber, já estará mergulhando. Simples assim! 

Existem várias operadoras de mergulho em Noronha e acredito que todas ofereçam o mergulho de batismo. Antes de escolher uma delas, é bom você saber que existem 2 tipos de mergulho por lá: o embarcado, onde você vai de barco até o alto mar, e salta dali pra começar o mergulho; e o mergulho que sai da praia, onde você vai afundando aos poucos.
Eu optei pelo mergulho que sai da praia.
Por que? Primeiro por causa do preço. Enquanto o mergulho de batismo embarcado custa entre 400 e 450 reais, o mergulho da praia custa quase a metade do preço: R$250,00!!! Diferença gritante, né? E não pense que só porque é mais barato ele é pior não! Pelo contrário! Existe um grupo super bacana no Facebook, chamado Dicas de Fernando de Noronha, no qual eu peguei muita informação legal e li vários depoimentos de pessoas que tinham feito esse mergulho, adoraram e recomendavam. Aliás, foi lá que eu peguei essa dica do mergulho na praia porque, até então, tudo o que eu tinha lido sobre mergulho em Noronha eram sempre a respeito do mergulho embarcado.

Outra razão pela qual eu escolhi o mergulho da praia é que na praia do Porto, onde esse mergulho é feito, existe um navio grego naufragado. Gente, mergulhar num naufrágio é demaaaaais!!! E o tanto de peixes coloridos que tem lá dentro? Sem falar em outros tantos animais ao redor! Fantástico!

Além disso, também acho que, para quem está começando e tem receio/medo de mergulhar, o mergulho da praia seja o mais indicado. Como você sai do rasinho e vai afundando pouco a pouco, é melhor pra se ir se acostumando com tudo! No mergulho embarcado, você pula em alto mar e começa a mergulhar meio que "na marra"... rs. Mas pra quem já tem curso de mergulho e total autonomia, isso não é nenhum problema! Estou falando mesmo pra quem for fazer um mergulho de batismo e não está familiarizado com a coisa toda. Sem falar que muita gente, seja amador ou profissional, enjoa com o balançar do barquinho em alto mar... 

Agora, a desvantagem do mergulho da praia é que você descerá até, no máximo, 12 metros de profundidade, se não me engano. Já no mergulho embarcado é possível atingir profundidades maiores, além de ver animais bem maiores também. No entanto, ao que tudo indica, no naufrágio a vida marinha é bem mais rica. Seja como ou onde for, não deixe de mergulhar. É um experiência única e incrível!

☛ Veja as dicas do Expedia Brasil sobre Mergulho no Brasil.

Bom, mas vou falar um pouquinho de como foi o meu mergulho de batismo em Noronha. Eu optei pela Mar de Noronha que é uma das operadoras que fazem o mergulho na praia do Porto e foi muito bem recomendada por todos do grupo do Facebook. O Bodão, instrutor de mergulho e criador da Mar de Noronha é uma figuraça! E todos os meninos da equipe são ótimos!

Pra mergulhar com eles, é só você chegar na praia e perguntar pelo Bodão, todo mundo conhece ele por lá! A barraca deles é uma vermelha, essa aí da foto abaixo. Dá pra chegar lá e marcar um horário com eles na hora. Mas é melhor ir com uma certa antecedência. Um pessoal que conhecemos na ilha, deixou pra marcar de última hora e não conseguiu horário com eles. Eu preferi já agendar com antes mesmo de ir. Como eu fiquei só 5 dias na ilha, queria me programar direitinho pra conseguir fazer tudo. Assim, agendei 3 passeios que saíam do Porto para o mesmo dia (o mergulho, a trilha do Morro São José e um passeio de barco no fim do dia para ver o pôr do sol). Aí não precisava ficar deslocando de um lugar pra outro e ganhava tempo! Se também quiser agendar antes, é só mandar um e-mail para  mardenoronha.reservas@gmail.com.

Mergulho em Fernando de Noronha
Barraca da Mar de Noronha, na praia do Porto.
Foto: Mar de Noronha

Com tudo agendado antecipadamente, chegamos na praia no dia e hora marcados. Mas, logo no início da conversa com o Bodão, ele nos disse que o mar não estava dos melhores! Nossa, foi como um balde de água fria jogado em nossas cabeças! Se bem que, no fundo a gente já sabia! Afinal de contas, havia chovido nos dias anteriores, coisa leve, mas suficiente pra deixar a água mexida e mais turva. Outro problema era o tal do swell que estava deixando o mar virado! O Bodão então sugeriu que remarcássemos o mergulho pro dia seguinte, quando o mar estaria melhor. Sorte que tínhamos flexibilidade em nosso roteiro. 

Como eu disse, nós tínhamos agendado outro passeio que também saía do Porto (a trilha do Morro São José), para algumas horas após o mergulho. Assim, ficamos com o tempo livre e aproveitamos para curtir um pouco da praia do Porto mesmo até a hora da trilha. Apesar de não ser das mais bonitas da ilha, a praia do Porto é bem gostosinha e tem uma vida marinha riquíssima! É só colocar um snorkel que você vai se deparar com arraias, tartarugas e muitos peixes. É possível, inclusive, ir nadando até o naufrágio. Mas você o verá por cima e de longe. Só mesmo mergulhando é possível aproveitá-lo ao máximo!

Mergulho em Fernando de Noronha
Praia do Porto

Voltamos no dia seguinte para, finalmente, fazer nosso mergulho de batismo. Nesse dia, as notícias sobre as condições do mar eram bem melhores. Assim que chegamos, recebemos as orientações básicas para o mergulho. Também tivemos que preencher um formulário com algumas informações médicas e assinar um termo de que estávamos cientes dos possíveis riscos do mergulho. Após isso, já começamos a nos equipar, vestimos a roupa de neoprene, o lastro (cinto com pesos que impede que o mergulhador suba à superfície), o colete com o cilindro, também provamos as nadadeiras e a máscara, e fomos direto para o mar para nos familiarizarmos com o equipamento e aprender a respirar debaixo d'água! O princípio é o mesmo do snorkel, seu nariz estará tampado pela máscara e você terá que puxar e soltar o ar pela boca! Se você se vira bem com o snorkel não terá problema algum para usar o respirador, rapidinho você se acostuma e tira tudo de letra!

Mergulho em Fernando de Noronha
Recebendo as instruções iniciais na praia. 

Eu viajei com 2 amigas. Uma delas, estava com bastante receio de fazer o mergulho, mas acabou se convencendo e foi super bem. Já a outra amiga, que tinha topado de cara, na hora do teste debaixo d'água não se familiarizou muito bem com o equipamento, teve um pouco de dificuldade de respirar pela boca e ficou receosa. Um dos instrutores, então, foi de mãos dadas com ela e ficou praticamente por conta dela o tempo todo. Mas depois de um tempo, ela já estava se sentindo bem à vontade e relaxou.

Mergulho em Fernando de Noronha
Eu e minhas amigas já no finalzinho do mergulho. Nessa hora, minha amiga já estava super habituada ao fundo do mar e até posou pra foto sozinha.

Nós 3 fomos com outras 2 meninas e foi um instrutor pra cada grupo, além de um fotógrafo. Ele vai tirando fotos dos lugares e suas e depois te vende o CD com todas as fotos. O preço é negociável e varia de acordo com o número de pessoas que comprá-lo, quanto mais gente quiser, mais barato ele fica. Mas como as 2 meninas já tinham combinado previamente com ele, ele acabou tirando foto praticamente delas. Acho que apareci em umas 3 ou 4 fotos só e nenhuma delas, assim, muito interessante. Quer dizer, até teve uma que tirei com vaaaaaarias lagostas enormes, que ficou bem legal. Mas não valeria a pena pagar mais de 100 reais só por isso. Eu queria mesmo era ter tirado fotos no naufrágio, passando dentro do navio, com as tartarugas e os cardumes enormes de peixes coloridos. Foi uma pena, pois vi fotos lindíssimas de outras pessoas.

Eu queria muito ter tirado uma foto como essa, numa das janelinhas do navio naufragado. Na verdade, eu até tirei, só que ela não saiu! Mas essa foto do Bodão está ótima, não está?
Foto: Mar de Noronha
Mergulho em Fernando de Noronha
Algumas das fotos super bacanas que eu gostaria de ter tirado em Noronha, mas fiquei só na vontade! Estou postando só pra dar um gostinho mesmo e pra vocês verem como é bacana lá embaixo, porque se depender das minhas fotos... ! rs
Fotos: Mar de Noronha
Uma das fotos tiradas pelo fotógrafo durante nosso mergulho. Olha só a diferença das minhas fotos...rs
Foto: Cosme Johnny

Pena maior ainda foi porque as fotos que tiramos de nossas máquinas ficaram muito ruins. Tinha pouca luminosidade, aí as fotos saíram borradas e sem vida/sem cor... ficou tudo meio verde!  A máquina do fotógrafo tinha flash, por isso as fotos dele ficaram bem melhores. Mas também nosso mergulho foi bem tarde. Na verdade, ele estava agendado para 15hs, mas atrasamos uns minutinhos e, quando chegamos, a palestra de introdução já estava no final e como já tinham 3 casais, acabamos ficando pra próxima turma. Assim, recebemos as instruções desde o início, preenchemos o formulário, nos equipamos e quando finalmente caímos na água já devia ser mais de 16:30. Quando o mergulho terminou o sol já tinha até se posto. Na verdade, o sol ficou escondido atrás das nuvens durante todo o mergulho. Outro problema foi que, apesar de a qualidade da água estar melhor, ela não estava das mais cristalinas, ainda não tinha retornado ao "padrão Noronha de qualidade". Mas isso tudo só atrapalhou mesmo as fotos, pois durante o mergulho, a visibilidade até que estava boa! Com o dia nublado, a pouca luminosidade do fim do dia e a água ainda um pouco turva, não tinha mesmo como as fotos ficarem boas. Vai ficar na memória mesmo!

Mergulho em Fernando de Noronha
Essa foto foi tirada praticamente no mesmo lugar da foto anterior. Olha só a diferença!!
A foto está péssima. Mas coloquei aqui só mesmo pra ilustrar parte do naufrágio onde é possível passar por dentro do navio. O lugar é cheio de peixinhos.  No canto esquerdo, minha amiga sempre de mãos dadas com o instrutor. 
Mergulho em Fernando de Noronha
2 das selfies que tirei com o naufrágio. Na foto da esquerda, existe uma quantidade gigantesca de peixes que, infelizmente, praticamente não apareceram na foto. Já a foto da direita, eu tirei quando estava saindo de dentro do navio, o  mesmo da foto anterior. As fotos que tirei lá dentro ficaram péssimas, já que estava bem escuro lá. 

O mergulho foi sensacional! Uma delícia! Vimos muitos animais bacanas! Inclusive, alguns diferentes dos que havíamos visto de snorkel. Valeu muito, muito a pena mesmo! A sensação de mergulhar num naufrágio é única! Passar por dentro do navio lotaaaado de peixes, então, é incrível! Eu recomendo muito! Se tiver que investir apenas em um passeio, que seja o mergulho! 

Mergulho em Fernando de Noronha
Alguns dos animais que vimos no mergulho e que consegui tirar uma foto (mais ou menos). Vimos muito mais do que isso, mas não consegui tirar foto de tudo! 
Mergulho em Fernando de Noronha
Nosso grupo finalizando o mergulho.

As minhas fotos, como vocês puderam ver, não ficaram boas. Fiz um videozinho também, que não está muito bom, mas dá pra ter uma ideia de como é uma parte do naufrágio.


                         


Fernando de Noronha é um dos principais lugares para mergulhar do Brasil! Portanto, a não ser que você tenha uma excelente desculpa, não vá embora sem ter essa experiência incrível! Há quem diga que ir a Noronha e não mergulhar é o mesmo que ira à Roma e não ver o Papa. Bom, eu não vi o Papa quando fui à Roma... rs. Mas considero que ir pra Noronha e não mergulhar seja quase um sacrilégio! 

Mergulho em Fernando de Noronha
Foto tirada logo após mergulho. Todo mundo super feliz!! :-) 
 Eu no centro. Minha xará Renata e o instrutor Egon à esquerda. A Roberta e o Bodão à direita. E o fotógrafo Cosme embaixo. 

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉


mergulho de batismo em noronha


Já segue o blog no Instagram
Tá cheio de fotos de Noronha lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoNoronha


☛ Saiba mais sobre Fernando de Noronha:

16 comentários :

  1. Anônimo13.11.15

    Obrigado por compartilhar a experiência! Irei pra Noronha na próxima semana; não curti a ideia de batismo em alto mar e não sabia dessa opção pela praia, a qual optarei. Obrigado novamente e parabéns! JPF, São Paulo/Capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!
      Aposto que você irá adorar o mergulho!!
      Boa viagem! :-)

      Excluir
  2. Eu fiz o mergulho com o Bodão e recomendo, ele segurou minha mão na maior parte do tempo, já q eu estava com medo! Depois me soltei e aproveitei!!! Saí maravilhada....Paguei um rapaz pra tirar fotos pra mim (90,00 tirou 150 fotos e me filmou nadando ao lado de uma tartaruga!!!!) Quando eu voltar quero fazer o outro mergulho (o do barco em alto mar). É mais caro, mas eu vou me preparar pra pagar e viver mais essa aventura!!! Obg pelas dicas...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nice,
      O mergulho com o Bodão é ótimo, não é?
      E mergulhar é viciante mesmo, cada vez a gente fica querendo mais e mais!! rs
      bjs

      Excluir
  3. AMEI SEU BLOG... SUAS DICAS SERÃO MTO UTEIS... VC PEGOU UM TEMPO MEIO INSTAVEL, QUE MES VC FOI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keili, tudo bem?
      Obrigada! :-)
      Eu viajei em outubro que, teoricamente, é o melhor mês pra viajar pq "nunca" chove e a água é super cristalina. Mas sempre rola uma exceção, né? E eu fui premiada! Afff

      Excluir
  4. Oi Renata.... Esse mergulho de batismo que sai da praia vão só no barco naufragado ou também tem recifes de corais e vida colorida? por ser porto não é mais barulhento, poluído e movimentado para manter a vida marinha em baixo? Dá pra ver muita diversidade de vida e cores? Corais coloridos por ex? Agradeço se puder responder. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tudo bem?
      O Porto de Noronha não é nada disso! rs
      Até porque o movimento que se tem lá é apenas dos barcos que fazem os passeios mesmo. Não existem grandes embarcações e não lembra nem um pouco outros portos que você já deve ter conhecido!
      Bom, tem bastante vida marinha sim. Só não sei se é mais ou menos do que no mergulho embarcado. Eu achei bem legal. Pode fazer que não irá se arrepender!

      Excluir
  5. Bianca beatriz5.5.17

    AMEI SUAS DICAS , EU E MEU NOIVO FIZEMOS NOSSO ROTEIRO POR SUAS DICAS! AMAMOS E AINDA NÃO LEMOS TUDOOO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bianca, que ótimo!
      Obrigada pela retorno, fico feliz em ter ajudado!
      Boa viagem!

      Excluir
  6. Navegando pelo seu blog!!!! Amando!!! Muita coincidencia, a Renata da foto é minha vizinha aqui em Vitória. Que show!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Flávia, tudo ótimo que gostou!
      Só vi suas mensagens aqui agora que voltei de viagem!
      Mundo pequeno, né? hehe
      Ótima viagem pra vc

      Excluir
  7. Estou coletando muitas dicas aqui no seu blog. Não sabia desse mergulho saindo da praia, me interessei principalmente pelo preço. Agora uma perguntinha, que câmera você usou nessas fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?
      Eu gostei bastante do mergulho, viu? Achei o custo x benefício ótimo!
      As subaquáticas eu tirei com uma GoPro.. a primeirona, mas antiga de todas! rs

      Excluir
  8. Menina, lendo seu blog viajei junto com você! Os olhinhos aqui até lacrimejaram de emoção me imaginando. Estou indo agora em dezembro, :,( não me atentei ao swell antes de comprar as passagens... poxa minha primeira vez lá e, pegar bem época de swell, justo eu que amo o mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bacana.
      Só estou vendo sua mensagem agora. Vc já foi então? O que achou? Amou?

      Excluir

Comente aqui