28

O que levar para Fernando de Noronha?

Renata Campos | 9.12.15 |
O que levar pra Fernando de Noronha


Na dúvida do que levar para Fernando de Noronha? Relaxa, a mala pra Noronha não tem muito segredo, você não vai precisar de muita coisa. Mas existem aqueles itens essenciais que quebraram o maior galho. Separei umas dicas aqui para te ajudar a fazer a mala para Fernando de Noronha e não errar. 



Roupas

Primeira coisa a se ter em mente: Noronha não tem frescuras. Invista em roupas simples e confortáveis e deixe suas roupas sofisticadas ou arrumadinhas demais em casa. Tenha em mente que você irá caminhar muito e/ou ficar subindo e descendo de um buggy tempo todo, por exemplo. À noite, nada de exageros também. Pros homens, camisetas e bermudas está de bom tamanho. Pras mulheres, shortinhos, saias, camisetas e vestidos, tudo sem exagero. Até rola umas "baladinhas" em Noronha mas é tudo bem despojado.

Apesar de todo o calor, vale a pena levar um casaquinho. De dia é quente, mas à noite costuma fazer um friozinho. Eu tinha lido isso mas meio que ignorei, levei só uma blusa fininha, mais pra usar no ar condicionado do avião do que na ilha mesmo. Na verdade, não ignorei totalmente porque também levei umas blusas de manga 3/4 e foi o que me salvou! A noite que sai de alcinha passei frio. Eu fui em outubro, acho que no verãozão mesmo talvez as noites sejam mais quentes. Mas também me disseram que no inverno faz um friozinho bom à noite. 

Calçado


O mesmo que falei pras roupas vale pros calçados! Pense no conforto! E esqueça o salto alto! Até porque, duvido que alguém consiga se equilibrar num salto subindo e descendo as ladeiras de pedras mal cuidadas de Noronha. Leve apenas chinelos e rasteirinhas! Tá ótimo!

Se for fazer alguma trilha, até vale levar um tênis. Mas, salvo raras exceções, a maioria das trilhas envolve água. Então, pra evitar ficar tirando e colocando tênis e meia, o ideal mesmo seria levar uma papete - aquelas sandálias de caminhada com sola de borracha, como a que estou usando na foto - ou aqueles sapatinhos tipo de mergulho que são de plástico ou neoprene e também tem sola de borracha, geralmente usados em praias que tenham pedras ou corais, ouriços, etc. ou até mesmo as feiosas  crocs. Tem uns trilhazinhas de pedra pra chegar nas praias, até dá pra fazer de chinelo, mas esses sapatos são mais indicados, pois dão mais segurança pra andar. De chinelo, seu pé fica "dançando" lá dentro e pode até sair dele, sem falar no risco de soltar as tiras ou arrebentar. E falo por experiência própria, tudo isso aconteceu comigo... hehe.

Eu até levei uma papete e também um desses sapatinhos de neoprene pra viagem. Usei na trilha da Atalaia, mas esqueci de levar para a trilha do Morro São José e foi meio complicado. E também estava de chinelos no dia que visitei a Baía dos Porcos. A única forma de chegar lá é por uma trilhazinha nas pedras a partir da Cacimba do Padre. O caminho é curto mas achei bem chatinho pra fazer de chinelo. Eu sabia que tinha uma trilha mas não sabia que era sobre pedras pequenas e soltas. O chinelo saiu 2 vezes do meu pé e soltou as tiras uma vez. Mas temos que levar em conta que eu sou bem desastrada também! haha

O que levar pra Fernando de Noronha?
Taí um dos sapatinhos que é ótimo usar para trilhas em pedras e em locais molhados.
Eu esqueci de levar o meu pra Baía dos Porcos, mas minha levou o dela!

Biquínis

Taí o item mais essencial pra levar pra Noronha: biquíni, maiô, sunga, calção... ou qualquer coisa que você possa usar pra nadar! rs. Afinal de contas, você vai passar a maior parte do seu tempo os usando.

Canga/Toalha


Falou em praia, a gente (pelo menos as mulheres) logo pensa em levar uma canga, certo? Em Noronha elas serão muito úteis. 1° porque em muitas praias você não terá nenhuma infraestrutura. E mesmo nas que têm, você pode não querer pagar por uma cadeira, né? Então se quiser sentar, terá que ser na areia mesmo, ou melhor, na canga!

A canga faz as vezes de toalha também. E tem a vantagem de ser mais leve e ocupar menos espaço do que uma toalha comum. Mas existem umas toalhinhas especiais que são usadas por nadadores, por exemplo. Elas menores, mais leves e super absorventes, além de secarem muito rápido. Pode ser uma boa opção também!

Blusa com proteção solar


O melhor investimento que fiz nesse viagem foi uma blusa de manga comprida com filtro de proteção solar - FPS 50. Eu comprei a minha na Decatlhon, mas já tinha uma outra há algum tempo que, se não me engano, comprei na Centauro. Levei as 2 e usei praticamente todos os dias. Se você não puder ou não tiver onde comprar, não se preocupe. Lá existem várias lojas que vendem. Elas são um pouco mais caras na ilha, é verdade! Mas vale (e muito) o investimento!

Como você estará a maior parte do tempo de biquíni e afins, ficará muito exposto ao sol. Principalmente porque a maioria das atividades de Noronha são no mar. Depois de algum tempo dentro da água, o protetor que você passou vai acabar saindo. Sem falar que em alguns lugares, como nas piscinas da Atalaia, não é permitido passar protetor solar! E aí, meu amigo, você vai esturricar! O sol de Noronha não perdoa!

Gente, vocês não fazem ideia do estado que e minhas amigas ficamos depois de quase 2 horas fazendo mergulho de snorkel na praia do Sueste!!! E olha que nós passamos protetor antes de sair de casa e até repassamos pouco antes de cair na água, mas nossas pernas e principalmente o bumbum ficaram vermelhos de um tanto! Só salvaram mesmo os braços e as costas que estavam protegidos pela blusa "milagrosa".

Protetor Solar


Mas não é porque você vai usar a blusa com proteção solar que não irá passar protetor no resto do corpo, nééé? Várias praias de Noronha não têm estrutura de guarda-sol e nem mesmo árvores para fazerem uma sombrinha. Portanto, não deixe de usar protetor e reaplique sempre, várias vezes ao dia!

Outra coisa que pode ser interessante, são esses cremes pós sol que ajudam a recuperar a pele. Foi uma santa ajuda pra mim!

Chapéu/boné e óculos de sol

Assim como em qualquer destino de praia, esses são itens essenciais. O sol em Fernando de Noronha é implacável. E, como eu já comentei antes, as praias não tem muitas sombras pra você esconder do sol! Então, toda proteção é bem vinda!! 

Repelente

Apesar de ter levado, não usei repelente nenhum dia. Mas parece que em algumas épocas, no fim do dia, é cheio de mosquitinhos chatos. Muita gente comentou isso. Portanto, na dúvida, leve!

Remédios

Leve sua farmacinha particular. Principalmente se você faz uso de algum remédio específico. Até existe farmácia na ilha, mas ela é bem fraquinha e os preços bem carinhos. 

Máscara e Snorkel

Você vai usá-los todos os dias da sua viagem e várias vezes por dia! Então se tiver que ficar alugando máscara em todo lugar, vai acabar perdendo tempo e, dependendo, dinheiro também! Sem falar que esse negócio de ficar botando a boca num lugar que todo mundo botou e que você não sabe nem como, ou se, ele foi limpo, não é nada higiênico, né? Portanto, eu acho que vale a pena investir em num snorkel pra chamar de seu! Até porque você poderá usá-lo em outras viagens futuras.

Se for mesmo comprar, melhor experimentar a máscara antes para não ficar pequeno, nem grande no seu rosto. Algumas delas têm tamanho P, M e G, mas muitas só tamanho único mesmo. Por isso é importante experimentar e se sentir confortável. E já que você vai investir, escolha uma boa máscara e um bom snorkel. Já comprei um desses vagabundos durante uma viagem e não consegui usar mais do 2x e já arrebentou. Sem falar no tanto de água que entrava na máscara.

O que levar para Fernando de Noronha?
Acho que não dá pra ler direito a legenda, mas pelas fotos você entende: para testar a máscara você tem que colocá-la no seu rosto (sem passar a tira pela cabeça) e segurar a respiração, ela não pode cair. 

Mas se você achar melhor não comprar, tá ok também. Você não terá dificuldades pra alugar máscara, snorkel - e nem nadadeira e colete - quando precisar! Falando nisso, muita gente compra o kit completo com nadadeira, mas aí eu já não acho tão necessário! A nadadeira ajuda bastante, claro, mas não é essencial em todos os lugares. Além do que ela é bem chata pra carregar, né?


Máquina Fotográfica Subaquática

Os maiores tesouros de Fernando de Noronha estão debaixo d'água. A ilha é conhecida por ser um dos melhores - se não o melhor - pontos de mergulho do Brasil! Então é até um pecado você não deixar isso registrado pra eternidade! Portanto, vale muitíssimo a pena investir numa máquina subaquática, seja ela uma gopro (que tá na modinha) ou outra qualquer. Não tá podendo comprar uma máquina, não se preocupe. Você pode alugar uma em Noronha! Parece que o aluguel fica em torno de 50 a 60 reais por dia. Tá caro ainda? Bom, em último caso existem aquelas bolsinhas de plástico onde você coloca o celular, ou mesmo uma máquina comum, e pode mergulhar... melhor que nada, né?Além disso, em alguns passeios, como no mergulho de cilindro, é possível comprar as fotos do passeio que são tiradas por um fotógrafo profissional.

Aproveitando pra dar uma dica. Os famosos "paus de selfie" são proibidos em vários lugares. Tô falando dentro d'água tá gente? Nas piscinas da Atalaia e Morro São José, além das praias do Sueste e do Sancho, por exemplo, você não poderá usá-los? Por quê? Pra não incomodar os bichinhos, claro! Mas esses bastões curtinhos (tipo esse meu da foto que ainda é inflável) são permitidos,

O que levar para Fernando de Noronha?
Esse bastão inflável amarelinho aí é permitido, agora os paus de selfie não.

Por fim, acho que não preciso nem falar que uma máquina fotográfica comum e/ou um celular com uma boa câmera, é item obrigatório na mala, né? Básico do básico do básico! rs


Comida

Mas peraí... comida? É isso mesmo? É! Na verdade são só uns lanchinhos para tapear a fome entre as refeições e economizar. Você pode comprar lá nos "supermercados" também, claro! Mas a oferta é bem menor e o preço maior. Então se quiser algo específico, leve! Eu levei uns biscoitinhos e toddynho... coisas que costumo levar pra trilhas sempre. Mesmo que você não vá fazer nenhuma trilha, em várias praias você não vai achar absolutamente nada para comprar. Nem água!

Eu também levei 2 garrafas de espumante daqui. É que já tínhamos agendado um passeio de barco privativo para ver o pôr do sol. E como o nome do passeio é "Entardecer Vip", achamos que merecia um brinde à altura!

O que levar para Fernando de Noronha
Brindando em alto mar com o espumante que levamos na mala.


Mochila

E onde você vai carregar tudo isso?
Quando a maioria das mulheres pensa em praia já vem logo à cabeça uma bolsa de praia bonitona, né? Pois é, mas em Noronha essa bolsa pode se tornar uma mala sem alça. É que pra chegar na maioria das praias você terá que fazer uma caminhadinha, ou "caminhadona", que pode ser feita na estrada, na areia, ou sobre pedras! E ter que segurar uma bolsa pesada pode atrapalhar mais do que ajudar! Então, o melhor é levar uma mochila de ataque - essas mochilas pequenas comuns - pra carregar suas coisas. Bem mais prático e muito mais confortável! Deixa a bolsa de praia pra outro destino mais relax

O que levar para Fernando de Noronha?
Taí um resumo de tudo o que falei: começando pelos calçados (sapatinho de neoprene e papete), blusa de manga longa e FPS50, boné, óculos de sol e mochila (a minha tá escondida atrás do colete, mas tem uma mochila ali rs).
Foto tirada durante a trilha da Atalaia

Bom, acho que é basicamente isso o que você vai precisar em Fernando de Noronha. Lembrando que viajar leve é sempre uma boa ideia! Como você não precisa de muita coisa lá, faça uma mala pequena! Fica a dica!

Sentiu falta de alguma coisa? Conta aí!! 
--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

28 comentários :

  1. olá, eu vi que vocês estavam carregando coletes, é obrigado a usar nesses passeios normais ou vocês usaram só para passeios de barco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      O colete que estamos carregando nessa última foto é da trilha da Atalaia. Pra fazer a flutuação na piscina da Atalaia é obrigatório o uso do colete porque a piscina é muito rasa. E na praia do Sueste tb!! Se bem que, no Sueste acho que é só recomendado e não obrigatório, não lembro ao certo! Mas como nadamos muito, por muito tempo e em alto mar, acho interessante usar pra não cansar muito!
      Mas nos outros lugares, você só usa mesmo se quiser! Nós não usamos! Nem mesmo nos passeios de barco!

      Excluir
  2. Fernanda24.4.16

    Oi Renata! Adorei as dicas! Vamos para Noronha em julho, eu, minha irmã (que se formou com vc!) e minhas filhas, uma de 16 e outra de 8 anos de idade. Há alguma trilha que você recomenda que não façamos com a pequena? Ela é bem esperta! Obrigada! Abraços! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?
      Eu só fiz a Atalaia curta (que é super tranquila) e a do Morro São José (pra quem nada bem também é de boa, apesar de ter uma pedras chatinhas). Pelo que ouvi falar, as outras trilhas são um pouco mais complicadinhas, mas não sei dizer ao certo. Acho que não é uma boa ideia fazer a Atalaia Longa com criança. Dizem que ela é mais pesada e tem muitas pedras escorregadias. Além do que não é lá grandes coisas não!
      Mas me diz aqui, quem é sua irmã que estudou comigo? Fiquei curiosa! rs
      Abrçs

      Excluir
    2. Sou eu, Rê! rssss Seu blog é precioso! Obrigada pelas dicas! Beijos!

      Excluir
    3. Ahhhh Grazi!! hehe
      Bacana!
      Obrigada!!
      bjosss

      Excluir
  3. Adorei. Muito útil suas notas e sugestões.BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madalena,
      Muito obrigada!
      Bjos

      Excluir
  4. Olá Renata!Eu e 2 amigas vamos a Noronha agora em setembro, adorei as dicas. BJs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucina, que ótimo!
      Obrigada!
      Boa viagem e aproveitem muito! bjos

      Excluir
  5. Anônimo1.9.16

    Olá! onde encontro ou como se chama este sapato furadinho. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.. não sei o nome deles. E nem sei se tem um nome específico! rs
      Mas vc encontra em lojas que vendem coisas de mergulho! Aqui em BH eu já vi na Centauro e na Decathlon!

      Excluir
  6. Muito obrigado, Renata!!! Pessoas como vc tornam nossas viagens mais seguras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,
      Que ótimo ouvir isso!
      Obrigada pelo retorno e tenha uma viagem ótima e segura! :)

      Excluir
  7. Olá Renata, vou para Noronha em agosto de 2017, e queria saber se alguma praia tem tempo de permanência? Gostaria de saber também se podemos ir a praia a noite ou tem alguma restrição ??

    Obrigada.
    Lívia Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Mas estive viajando no último mês! Mas como sua viagem é só em agosto, ainda tô em tempo de responder! rs
      As praias que fazem parte do Parque e onde você tem que mostrar a carteirinha pra entrar tem horário limitado sim! Já as outras, como as praias centrais, como a Conceição, do Meio e Cachorro, não! Você pode visitá-las a qualquer hora!
      Boa viagem e aproveite muito o paraíso! :)

      Excluir
  8. Olá, Renata. Eu e meu noivo estamos preparando nossa viagem para Noronha no fim do ano, e estou montando meu roteiro praticamente por aqui kkk Você teria alguma dica sobre como fazer o orçamento direitinho, já que eu vi que lá as coisas não são muito baratas, né? Muito obrigada e parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thuanny, tudo joia?
      Que ótimo! :-)

      Quando vc diz pra fazer o orçamento direitinho é pra guardar o dinheiro (sou péssima nisso rs) ou pra saber quanto irá gastar?
      No post sobre o roteiro eu passei os valores de alguns dos lugares que fui e dos passeios. Então até dá pra ter uma base! Mas, assim, é tudo bem relativo tb! Eu fiquei hospedada numa pousada intermediária e não fui em nenhum dos restaurantes famosinhos e caros de lá! Não fiz ilhatur, nem aluguei buggy e andei bastante de ônibus! No final das contas a diferença de gastos com quem fez tudo isso é considerável! Por isso que sempre digo que cada viagem é uma viagem e depende muuuuuuito do estilo de vida de cada pessoal... e mesmo da época do ano. Já que os preços variam bastante!
      Bom, mas se programe direito e curta o paraíso da sua melhor maneira!
      Boa viagem!

      Excluir
  9. Caracaaaaa suas dicas foram de grande valía!! Show de bola...Valeu linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada, Dilma!
      Que ótimo que você gostou e que vai te ajudar!
      Aproveite muuuito o paraíso!

      Excluir
  10. Olá Renata! Adorei o blog, comentários de quem já foi é importantíssimo para os "leigos".
    Estou com uma dúvida e já pesquisei no google e não ficou claro ainda. No avião de Recife para Noronha (cia AZUL) podemos levar qualquer tipo de alimentos? tipo sanduichinhos, água, cerveja, biscoitos, etc. Vc sabe?
    Levou o espumante na mala despachada?
    Obrigada!!

    Melisa - Brasília-DF (vou em junho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melisa, tudo bem?
      Que bom que gostou! :)
      Então, de uma forma geral eles não implicam com comidas e bebidas em voos nacionais não. Já trouxe cerveja de alguns lugares mas sempre despachei, assim como vinho. E fiz o mesmo com o espumante! Na mala de mão algumas cias não permitem garrafas, mas sua ideia não é mesmo beber durante o voo, né? Então, o melhor é despachar mesmo. Só proteja as garrafas direitinho pra evitar que elas quebrem e também que sujem toda a mala, caso isso aconteça!
      Boa viagem e aproveite o paraíso! :)

      Excluir
  11. Olá Renata, parabéns pelo blog! O colete para flutuação vc levou ou alugou por lá? Sabe a marca? Ou o valor do aluguel? Obrigado, Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem? Obrigada! :-)
      Não levei colete não! Usei pouquíssimas vezes (só quando era obrigatório mesmo) e seria um super trampo levar um colete desses na mala!
      Eu já ia falar que não lembro o valor do colete, mas achei a informação no post que escrevi sobre o roteiro hehe. Eu paguei 6 reais pelo aluguel!
      Não sei se vc chegou a ler o roteiro, vou deixar o link aqui, tá cheio de dicas lá. De repente te ajuda!
      Roteiro de Viagem a Fernando de Noronha

      Excluir
  12. Indispensável o uso de repelente. Tem muito mosquito... Principalmente na praia do cachorro (Bar do cachorro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mirian,
      Acho que vai muito da época. Porque eu levei repelente, mas não peguei nada de mosquito lá! Que mês você foi?
      De toda forma, sempre melhor prevenir e levar! rs

      Excluir

Comente aqui