9

Passeios de Barco em Fernando de Noronha

Renata Campos | 20.11.15 |
Passeio de Barco em Fernando de Noronha

Um dos programas mais clássicos de Fernando de Noronha é o passeio de barco. E não é à toa! Apreciar as belezas da ilha de um ângulo diferente é mesmo imperdível!

Existem basicamente 2 passeios de barco pra se fazer na ilha: um pela manhã e o outro à tarde. E você fazê-los em barcos maiores, através de uma das agências de receptivo ou então em barcos menores e privativos, de barqueiros independentes. Eu fiz os dois, pela manhã fui num barco grande com várias pessoas e à tarde num o passeio privativo.

Vou contar nesse post, como são os 2 passeios de barco que fiz e suas diferenças e semelhanças. 




Passeio de barco pela manhã ou "Passeio dos Golfinhos"


Esse é, sem dúvida, o passeio de barco mais popular de Noronha. Várias agências o oferecem. Os barcos são diferentes, claro, uns maiores, outros melhor equipados e alguns ainda oferecem almoço. Mas o trajeto que todos fazem é exatamente o mesmo. Os barcos saem do Porto por volta de 8h ou 9h da manhã, navegam por todo o mar de fora, passando pelas ilhas secundárias, até a Ponta da Sapata, no final da ilha. Já no caminho de volta, o barco faz uma parada pra mergulho de 1 hora na Praia do Sancho. E então, continua o caminho de volta até o Porto, onde chega por volta do meio dia.

O foco principal desse passeio são os golfinhos, além das belas paisagens, claro! Tanto que ele também é chamado de "passeio dos golfinhos". Já o passeio da tarde, tem o por do sol como objetivo principal. Os golfinhos costumam aparecer aos montes logo cedo. A chance de você vê-los é enorme! Mas, infelizmente, acontece deles não aparecerem também. Sei que isso é imprevisível, mas quanto antes o passeio começar, melhor! Duas pessoas que disseram não terem visto golfinhos, saíram do Porto depois das 9hs da manhã. Pode até ter sido coincidência, mas... acho que não! Portanto, quanto mais cedo, melhor!

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Passeio de Barco em Fernando de Noronha

Eu fiz o passeio pela Agência Costa Blue que fica um pouco abaixo da Praça Flamboyant, pertinho da pousada da Germana, onde nos hospedamos. Fui pra Noronha com a maioria dos passeios já agendados, mas esse eu reservei lá mesmo, na noite anterior ao passeio.


A agência nos pegou na pousada 7:40 da manhã, fomos o 2° grupo a entrar na van, o que quer dizer que ainda rodamos um pouquinho até chegar ao Porto. Pior ainda foi que fizemos uma parada totalmente desnecessária num lugar para quem quisesse alugar equipamento. Digo desnecessária porque no próprio barco tinha equipamento para alugar. Mas o problema mesmo é que várias outras vans tanto da Costa Blue, como de outras agências param ali, e a rua é super estreita e esburacada, então rolou até um engarrafamento ali!! Não lembro que horas chegamos ao Porto, mas nosso barco deve ter saído por volta de 8:30, mais ou menos. Só lembrando que para entrar no píer onde os barcos saem, é preciso mostrar a carteirinha que dá acesso às áreas do Parque Nacional.

O dia amanheceu bem feio, com jeitão de que ia chover. Tanto que quando entramos na van, o guia chegou a dizer que se quiséssemos remarcar o passeio, poderíamos! Algumas pessoas fizeram isso, mas nós não tínhamos outra data disponível pra isso. Quer dizer, até tínhamos, mas resolvemos encarar. E foi ótimo! Durante o passeio, o céu limpou, o sol apareceu e o dia ficou lindo! Só no finalzinho do passeio é que o tempo fechou novamente.

Logo que o barco saiu, ainda bem próximo ao Porto, apareceram muitos, mas muuuuuuuuuuitos golfinhos. Nunca vi tantos juntos!! Eles estavam por todos os lados do barco, na frente, atrás, em todos os lugares. E eles ficaram por lá durante muito tempo! E de novo, depois, quando estávamos passando pelo 2 irmãos, outro grupo um pouco menor, apareceu!! Liiiiindos! ❤

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Golfinhos! Muitos golfnhos lindos! 


Continuamos navegando, passamos por todas as praias do mar de dentro: Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho, até chegarmos ao finalzinho da ilha, num lugar chamado ponta da Sapata, onde há uma rachadura na pedra que, dizem, lembra o mapa do Brasil... mas tem que usar a imaginação!! rs

2 dos principais marcos de Noronha, o 2 Irmãos e o Pico
Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Alá... o "mapa do Brasil" na pedra, na Ponta da Sapata! 

O barco, então, retorna e começa seu caminho de volta pro Porto, mas antes, faz uma parede de mais ou menos uma hora na praia do Sancho. Impressionante como a água é bem mais clara no Sancho! E olha que nesse dia a água nem estava tão cristalina devido às chuvas dos dias anteriores. Dois dias depois, quando voltamos ao Sancho por terra, a água já tinha retomado o seu "padrão Noronha de qualidade". Uma lindeza!

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Parada na praia do Sancho... olha só a cor dessa água! 
Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Parada do barco na Praia do Sancho

Quem não tiver seu próprio snorkel ou não tiver alugado antes, pode alugar lá na hora mesmo. O barco não chega até a praia, pára em alto mar mesmo, então, quem preferir nadar de colete salva-vidas ou com "espaguete" é só pedir pra tripulação. Além do nosso, haviam outros 3 barcos parados no Sancho. Exatamente os mesmos que vi de cima do mirante do Sancho, no dia que voltei à praia por terra. Então, ACHO que são só esses 4 barcos que fazem o passeio, pelo menos nos 2 dias que estive lá, eram só esses.

A estrutura do nosso barco era ótima, tinha bastante espaço pra circular, vários lugares pra sentar, e uma grande área coberta, além também de uma área aberta. Nosso guia, o Henrique, também era muito bom!! Gostei de tudo! Comparando nosso barco com  os outros que estavam lá, achei ele melhor do que todos! Achei melhor até mesmo que o "famosão" Trovão dos Mares, que muita gente diz ser ótimo! Não que não seja, mas olhando de fora, eu não achei nada demais não. Pelo menos nada que justifique um preço tão alto: R$190,00. Tudo bem que ele tem almoço incluído, mas considerando que eu paguei 100 reais pelo passeio, 90 reais a mais por um almoço no barco é meio demais, né? Mas assim, eu não fiz o passeio com eles, então não posso falar que não valha a pena! Eu só acho que é caro! (Preços de outubro de 2015). 

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Os 4 barcos parados na praia do Sancho, vistos do mirante (o meu é esse maior da direita)
Passeio de barco em Fernando de Noronha

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
A estrutura do barco que fizemos o passeio. 
Passeio de Barco em Fernando de Noronha
Barco Trovão dos Mares

A maioria dos barcos oferece também (por um valor extra, claro) o passeio de plana sub, que é uma pranchinha na qual você coloca seu snorkel e vai apreciando a vida marinha rebocado por um barco menor. Nesse caso, no final do passeio de barco, quem for fazer o plana sub passa pra um barco menor. E aí, em duplas ou trios, as pessoas vão sendo puxadas pelo barco por cerca de 20 minutos mais ou menos. Mas como são várias pessoas, você terá que esperar todo mundo "brincar" na pranchinha. E isso pode demorar um pouco... ou muito! 

Mas como o plana sub estava incluído no passeio de barco privativo que eu fiz em outro dia, deixei pra fazer o passeio lá, claro! E é dele que vou falar agora! 


Passeio de barco pela tarde ou "Entardecer Vip"


Outra opção de passeio de barco super bacana é feito à tarde, também chamado de "Entardecer Vip". E ele é vip porque assistir ao pôr do sol, ou melhor, ao entardecer no mar é muito vip mesmo, não é não? E fica ainda mais vip se você fizer um passeio privativo como o que eu fiz!

Como eu já tínhamos feito um passeio num barco grande com muita gente, resolvemos fazer o outro passeio de forma diferente. Num barco pequeno e privado! Foi uma dica de ouro que tirei do grupo do Facebook, chamado Dicas de Fernando de Noronha, do qual eu vivo falando aqui, inclusive! rs

Fizemos o passeio de barco com o "Tio Élcio", que é uma simpatia de pessoa, muito gente boa mesmo! Pra agendar o passeio, você pode chegar lá na praia do Porto mesmo, de onde o passeio sai, e perguntar pelo Tio Élcio... todo mundo conhece ele! Ou então, se quiser agendar com antecedência, é só ligar pra Pousada da Mirtes (81)36191792 e falar diretamente com a Mirtes, esposa do Élcio, dona da pousada e também uma simpatia de pessoa. Como o passeio é privado, logicamente, só vai um grupo por dia! Na verdade, dois grupos, pois ele faz passeio pela manhã também! Então, se quiser mesmo garantir, melhor não deixar pra última hora. Eu liguei pra eles com mais de uma semana de antecedência e só havia disponibilidade pra um dos dias que eu estaria na ilha! E é bem verdade que outros barqueiros também fazem esse tipo de passeio, mas eu não conheci nenhum outro, então não posso falar deles, só mesmo do Tio Élcio, que é top demais!

Passeio de barco em Fernando de Noronha
O Tio Élcio e seu barco "Tsunami"

O passeio começa às 3hs da tarde e termina lá pelas 6hs. Custa R$150,00 por cabeça e leva no máximo 4 pessoas. Como eu estava viajando com 2 amigas, fomos só nós 3 mesmo! E foi ótimo! O barco é uma delícia! Tem almofadões para sentarmos/deitarmos, achei bem confortável! O fundo é de tela, ou seja, você irá se molhar durante o passeio... não tem como fugir! Mas também, quem é que iria querer fugir da água num passeio de barco? rs. Mas não se preocupe porque tem compartimento interno pra guardar as bolsas e o que mais não puder molhar.

Passeio de barco em Fernando de Noronha
Nós 3 curtindo o entardecer no barco do Tio Élcio

Há também um espaço com uma redinha, na frente do barco, pra curtir o passeio "na área vip". Ao lado, fica uma prancha de SUP (Stand Up Paddle), onde também é possível sentar/deitar! A propósito, quem quiser fazer SUP, fique à vontade. Ele está incluído no passeio. Mas nós não fizemos! 1° porque o mar estava um pouco agitado (e equilíbrio é uma coisa que definitivamente eu não tenho rs) e 2° porque como só tinha uma prancha, iríamos perder muito tempo até que as 3 "brincassem".

Preferimos gastar nosso tempo fazendo algo diferente, e que também já estava incluso no valor do passeio, o tal do plana sub (também chamado de "pranchinha") que comentei anteriormente. Ele é feito logo no início do passeio de barco, ainda no Porto. O barco do Tio Élcio tem 2 pranchas - mais ou menos como as pranchas de natação, mas com uma abertura pra gente colocar a mão e segurar - que ficam presas ao barco por uma corda longa pela qual vamos sendo puxados... é mais ou menos como um guincho, sabe? rs. Aí você vai observando a vida marinha lá embaixo, de camarote! Você pode ficar só na superfície mesmo ou então afundar a pranchinha e mergulhar. É uma delícia! Pra falar a verdade, no começo eu estranhei um pouco porque entrava muita água no meu snorkel, mas depois que eu peguei a manha, achei ótimo!

Em tempo: o tio Élcio não tem snorkel, então se você não tiver o seu, melhor alugar um pra fazer o passeio.

O mar estava um pouco turvo, aí em alguns lugares nem dava pra ver muita coisa! Só que eu vi um tubarão liiindo e enorme (pelo menos era maior do que eu), então já valeu super a pena! Mas o ponto alto mesmo do passeio, pra mim, foi passar por cima do navio naufragado!! É muuuuito legal! Eu ainda não tinha feito o mergulho de cilindro no naufrágio, então foi uma grata surpresa! Digamos que foi como fazer um reconhecimento da área antes do mergulho! São perspectivas totalmente diferentes, mas tudo bem legal!

Passeio de barco em Fernando de Noronha
Eu e uma amiga nas nossas "pranchinhas" sendo rebocadas pelo barco. 

Depois do plana sub, fomos navegando pelo mar de dentro. O caminho é quase o mesmo do passeio pela manhã, mas os barcos pequenos só têm permissão de ir até o 2 irmãos. Assim, chegando lá, nós voltamos e fizemos uma parada em alto mar, próximo à praia da Conceição, pra mergulharmos e assistirmos ao por do sol!! Mas essa parte aí, não rolou! O dia estava liiiiiindo e o sol brilhou no céu durante todo o passeio, mas bem na hora dele se pôr, umas nuvens intrometidas apareceram e avacalharam tudo! Maaaas, como bem disse o sábio Tio Élcio: "o passeio se chama entardecer vip, não é?  O pôr do sol é só um detalhe".

E não é que ele tem razão? O que importa mesmo é que a tarde foi ótima! O entardecer foi lindíssimo e realmente vip! É impressionante como as paisagens conseguem ficar ainda mais bonitas do que já são na luz do entardecer! E pra deixar tudo ainda mais perfeito, a seleção musical do Tio Élcio era sensacional! Só musicão! Os estilos eram bem variados, mas todas as músicas eram excelentes!! Sem falar que o Tio Élcio tem um papo super agradável, ele é muito gente boa, então a coisa toda flui ainda melhor. E no final ainda rolou um sanduíche natural delícia com um suquinho!

Passeio de barco em Fernando de Noronha
O sol tava lá lindão e brilhando no céu azul, mas na hora de se por... 
Passeio de barco em Fernando de Noronha
Passeio de barco em Fernando de Noronha

Levamos 2 garrafas de espumante pra tomar durante o passeio. O entardecer não é vip? Então... rs. Tomamos a primeira garrafa enquanto navegávamos e a outra dentro da água, quando paramos para assistir ao "por do sol". Momento ostentação! hehe. O Tio Élcio tem um cooler com gelo, e aí a garrafa ficou no jeito! Ele também tem umas tacinhas de plástico que dão super pra fazer uma graça! Isso sim é ser vip, o resto é bobagem!! haha

Passeio de barco em Fernando de Noronha
Momento ostentação em alto mar.. rs
Passeio de barco em Fernando de Noronha
Passeio de barco em Fernando de Noronha
Isso sim é ser vip! hehe
Vocês devem ter reparado que eu e minhas amigas estamos usando umas blusas de manga longa, né? São blusas com fator de proteção solar 50. Nós a usamos na trilha do Morro São José e emendamos um passeio com o outro. Aí acabamos ficando com a blusa mesmo, não tiramos nem pra nadar!

As agências também oferecem esse mesmo passeio "Entardecer Vip". Mas no caso, são feitos nos mesmos barcos do passeio pela manhã. A diferença é que a parada pra cair no mar é na praia da Conceição e não na praia do Sancho. No dia que fomos, tinham vários barcos parados lá, tanto grandes como pequenos. Alguns deles oferecem churrasco de peixe. Pareceu ser legal. Se bem que eu não troco meu passeio vip não! rs. Mas não deixa de ser uma opção.

Ahhh eu tinha falado que o passeio da manhã é para ver os golfinhos e do da tarde o por do sol, lembram? Bom, como não tivemos por do sol, ganhamos um bônus de golfinhos!! De novo, vários deles apareceram pra nos saudar! E, de novo, foi lindo!

Passeio de Barco em Fernando de Noronha
E não é que os golfinhos resolveram aparecer de novo, à tarde também? 
O melhor do vídeo nem são os golfinhos, mas a mega empolgação da minha amiga ao vê-los ali, tão de pertinho! haha


Enfim, basicamente são esses os passeios de barco de Fernando de Noronha: de manhã ou à tarde, por agência num barco grande ou num passeio privativo num barco pequeno. Eu optei por fazer um de cada jeito justamente para ter experiências diversas e, sem dúvidas, elas são mesmo muito diferentes. Gostei muito dos 2 passeios e também das escolhas que fiz, de manhã com a galera e à tarde passeio só com minhas amigas. Mas, claro, é possível fazer o contrário também: de manhã passeio vip e à tarde com agências. Seja como for, é só escolher aquele(s) que mais te interessar(em) e aproveitar as belas paisagens de Fernando de Noronha! Vai valer muito a pena! 


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

passeios de barco em noronha

Já segue o blog no Instagram
Tá cheio de fotos de Noronha lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoNoronha


☛ Saiba mais sobre Fernando de Noronha:


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

9 comentários :

  1. Segundo o seu relato, será que não vale a pena fechar com o tio Elcio o passeio dos golfinhos e um adicional pra fazer mais uma hora de navegação pelo trajeto que a agência Costa Blue faz com o aquasub? Assim ganharia mais um tempo pra fazer outra atividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otthon, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder, estava viajando e só retornei ontem.
      Não sei se entendi muito bem... sua idéia é fazer o passeio de barco dos golfinhos (pela manhã) com o tio Elcio e depois pagar o aquasub a parte. É isso?
      Se for, não sei se vale a pena não, pois o Tio Élcio já tem plana sub, você não precisa pagar a mais por isso. Se a ideia é porque achou o tempo do plana sub pouco, acho que não é não. Na verdade, acho que uma hora só de plana sub seria cansativo. E se fizer com agência seu tempo será bem menor porque rola um revezamento com outras pessoas, então o tempo é ainda mais curto!
      Bom... não sei se é isso que você quis dizer, mas qualquer coisa é só falar!
      Boa viagem!

      Excluir
  2. Matheus Leal25.10.16

    Melhor passeio de Noronha é o Entardecer VIP com o tio Élcio. Fui agora em agosto e estava R$200,00 por pessoa. Só fomos eu e minha noiva. Valeu muito a pena!! Muito obrigado pelas dicas, inclusive levei o espumante. Foi excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo demais, né Matheus!!
      Melhor passeio!

      Excluir
  3. Olá Renata!! Onde eu consigo o contato da Agência Costa Blue? Procurei no google e não encontrei! Adorei teu relato, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, tudo bem?
      Eu também não tenho o contato deles, acredita?
      Fechei o passeio lá mesmo, no dia anterior!
      Super tranquilo!

      Excluir
  4. Como vc fez pra reservar com o tio Élcio? O telefone da pousada da Mirtes só da ocupado, será que mudou? Vc teria outro número pra passar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jakky, tudo bem?
      Eu falei com eles pela pousada mesmo! Tenta em horários diferentes porque como é uma hospedagem domiciliar, nem sempre tem alguém lá! Vale a pena insistir, o passeio é ótimo! Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, hoje consegui a ligação para a Pousada dá Mirtes e tentei agendar o passeio Jakky !! Por enquanto ainda não é possível, mas pediram para eu retornar ligação dia 10 pq o barco está em manutenção e não pode navegar ... 😢😢😢

      Excluir

Comente aqui