76

Intercâmbio em Malta: como é estudar na EC

Renata Campos | 26.9.14 |

Intercâmbio em Malta

Nos últimos posts eu contei como foi fazer intercâmbio depois dos 30 e como escolher a melhor escola. Continuando a série sobre intercâmbio, vou falar agora sobre a escola que estudei em Malta, a EC.

Não foi tarefa fácil escolher uma entre tantas escolas. Mas acho que fiz uma excelente escolha ao optar pela EC. A escola é uma das melhores, mais conhecidas e tradicionais de Malta e de toda a Europa. Mas eu não a escolhi "só" por isso não, foi também pelas boas críticas e comentários que li e porque ela tem turmas para pessoas acima de 30 anos o que, pra mim, foi o grande diferencial do meu intercâmbio. 

Seguro viagem europa 468x60

Como eu fiquei muito na dúvida de qual escola escolher e uma das coisas que mais me ajudou a decidir foi a opinião das pessoas que já tinham estudado nas respectivas escolas, resolvi escrever esse post para ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo que eu passei.

Vou contar, nesse post então, um pouco de como é a EC, o que ela oferece e como foi minha experiência nas 4 semanas de curso de inglês que fiz em Malta, entre os dias 16 de junho a 11 de julho de 2014. E não, esse não é um post patrocinado, eu não estou ganhando nada pra escrevê-lo e nem tive desconto algum no curso... quem dera! rs

Intercâmbio em Malta
Foto: Divulgação EC Malta

A escola 


Sem sombra de dúvidas, a EC é uma da melhores escolas de Malta, tanto pela estrutura, como pela qualidade dos professores e serviços oferecidos. É uma das poucas escolas de inglês que possuem a certificação de qualidade ISO 9001. A EC também faz parte da ALTO (Association of Language Travel Organisations) e da FELTOM (The Federation of English Language Teaching Organisations Malta).

Outra coisa interessante é que há uma grande variedade de nacionalidades nas turmas. Sim, tem bastante brasileiros, mas tem muito mais gente de outras nacionalidades. Pelo que eu pude perceber, os russos são maioria. Mas tem muitos turcos, suíços, franceses, italianos e espanhóis também. O engraçado é que não tinha muitos orientais como todos comentam que há em outros destinos de intercâmbio de inglês. Eu mesma só conheci 2 japoneses e 1 coreana, mas vi outros, claro! E também não tinha muitos latino americanos, além de brasileiros. Só conheci 1 venezuelano e 1 equatoriano e trombei com alguns colombianos no dia do jogo Brasil x Colômbia na Copa do Mundo. O que não quer dizer que não tenha muito mais, estou falando apenas a respeito de quem conheci ou vi por lá!

Na minha turma, por exemplo, passaram pessoas de vários países como Rússia, Espanha, França, Japão, Croácia, República Tcheca, Suíça, Turquia, Finlândia e Cazaquistão. 

Em seu site, a EC fez um gráfico das principais nacionalidades que passaram pela escola no ano passado (2013) e outro da porcentagem da idade dos estudantes no mesmo período. 

Intercâmbio em Malta


 Localização


A EC está localizada em St Julians, uma das cidades mais conhecidas, turísticas e bonitinhas de Malta. Como eu já contei no post Malta: como, onde e por quê?, as cidades maltesas são mais ou menos como os bairros brasileiros, você caminha de um pra outro em poucos minutos. Assim, a escola fica em San Julians mas meio que na divisa com a calma cidade de Swieqi, que é basicamente residencial e onde muitos estudantes acabam se hospedando, e a agitadíssima Paceville, uma área lotada de boates e bares que é o point da galera mais jovem.

Para saber mais sobre hospedgem, leia: Onde se hospedar em Malta

A escola é composta por 3 prédios. Os 2 principais, onde estão as salas de aula e secretarias, estão localizados um de frente pro outro e são chamados de West e East. Eles ficam numa rua curtinha e ocupam grande parte dela. O 3° prédio fica numa rua lateral aos demais. É lá que acontece o teste de inglês no 1° dia de aula.

Nas proximidades estão algumas lanchonetes, inclusive tem uma dentro do próprio prédio da EC que é bem boa. Elas quebram bem o galho pra lanches rápidos, café da manhã e até almoço. Na esquina de um dos prédios da EC tem até uma lanchonete, a Melanectar, que é de uma brasileira (e de uma espanhola) que tem comida brasileira e os preços são bem bons, vale a pena dar uma conferida.

Por ali ficam também algumas empresas de táxi, que oferecem desconto pra alunos da EC, além de 2 pontos de ônibus. Andando mais um ou dois quarteirões, já é possível encontrar várias lojinhas, salão de beleza, supermercados, sorveterias, fast food, restaurantes, bares e boates de Paceville. E andando pouca coisa mais, já encontramos praias (praias de rocha que lembram mais um clube, as de areia fica do outro lado da ilha), cinema e até um pequeno shopping.

Intercâmbio em Malta
Localização da EC no mapa de Malta
Intercâmbio em Malta
Localização da EC em St Julians, próximo à Paceville e Swieqi
Intercâmbio em Malta
Localização dos 3 prédios da EC e dos pontos de ônibus próximos. 
Intercâmbio em Malta
Os 2 principais prédios da EC: East e West.
Fachada da EC

Estrutura da Escola


Como eu disse, as 70 salas de aula da escola são divididas em 2 prédios: West e East. Eu estudei no West, mas não faço idéia de qual seja o critério de divisão das turmas entre um ou outro prédio. Estudei em umas 3 salas diferentes, praticamente toda semana mudávamos de sala, só não me porgunte o porquê. Mas essas salas eram bem diferentes umas das outras. Em uma delas as carteiras eram acolchoadas e de braço e estavam dispostas formando uma meia lua. Em outra sala, haviam 3 mesas grandes e compridas ligadas uma a outra formando um quadrado sem um dos lados. Já na outra, haviam 3 mesas quadradas e separadas entre si, assim a turma acaba sendo dividida em 3 grupos.

Mas todas as salas são espaçosas, confortáveis e equipadas com ar-condicionado e quadros interativos que dão muito mais dinâmica às aulas... sonho de qualquer professor! Pra quem não conhece esses quadros interativos, eles estão associados a um computador com internet, e podem funcionar como uma grande tela de computador. Assim, além de escrever no quadro, o professor também pode exibir imagens e vídeos. O mais bacana é que qualquer assunto que surge na aula pode ser pesquisado e mostrado na hora. O que é bem interessante quando temos uma turma multicultural, dessa forma podíamos conhecer melhor os lugares e a cultura de cada aluno, através de fotos e mapas.

A escola também possui biblioteca, sala de estudos, student lounge, business lounge, sala de computadores com acesso à internet e um terraço em cada prédio para interação entre os estudantes. Além de wifi em todas as dependências.

Intercâmbio em Malta

Intercâmbio em Malta
Terraço da EC
Intercâmbio em Malta
Recepção da EC
Intercâmbio em Malta
Biblioteca
Foto: Divulgação EC Malta
Intercâmbio em Malta
Student Lounge
Foto: Divulgação EC Malta
Intercâmbio em Malta
Business Lounge
Foto: Divulgação EC Malta
Intercâmbio em Malta
Corredor (reparem que todas as salas tem janelões e portas de vidro) e uma das salas de aula que estudamos. 
Intercâmbio em Malta
Taí o tal quadro interativo da EC

O Curso


A EC oeferece vários cursos diferentes em Malta, os principais são:
  • Geral (20 hr/aula)
  • Intensivo (30hr/aula)
  • Business 
  • Mini Grupos
  • Preparatórios para exames IELTS e TOEFL 
  • Cambridge ESOL
  • Semestre/Ano Acadêmico
  • Aulas particulares
Para saber mais sobre esses e outros cursos clique aqui e sobre os preços de cada um deles aqui.

Eu fiz o curso intensivo que tem 30 aulas por semana. Cada aula tem 45 minutos e são dadas em blocos de 2 em 2. Então, minhas aulas aconteciam de 9h às 10:30 e após 15 minutos de intervalo continuavam de 10:45 à 12:15. Pra quem fazia o curso geral de 20hr/aula as aulas terminavam aqui. Eu ainda tinha mais um bloco de aulas que ia de 13h às 14:30. Nas segundas-feiras, como acontece o teste de nivelamento, as aulas começam (e terminam, claro) meia hora mais tarde. Assim, os alunos que vão ficar pouco tempo já podem começar a estudar no mesmo dia após o intervalo. 

Esse horário é válido durante praticamente todo o ano exceto no verão, quando a procura é muito grande e a escola trabalha com um rodízio de horários. Funciona assim: as turmas são divididas em A e B e alternam aulas pela manhã e à tarde. Portanto, se você tiver aula hoje pela manhã, amanhã será a tarde, depois de amanhã de manhã novamente e assim sucessivamente. Veja os horários abaixo:

Intercâmbio em Malta
Horário das aulas durante o verão

Esse horário é interessante pra quem está afim de "enfiar o pé na jaca" e cai na balada, porque aí dá pra dormir até mais tarde! rs Mas, no meu caso, como eu estudei numa turma apenas para pessoas acima de 30 anos, chamada Club 30+, eu só tinha aulas pela manhã. As minhas aulas à tarde, eram da turma de intensivo e iam apenas até as 14:30. Portanto, mesmo nesse esquema de "rodízio" é possível fazer o curso intensivo, já que as aulas do curso geral, quando são à tarde, só começam às 14:45. 

As aulas 


Eu já contei com detalhes no post Intercâmbio depois dos 30? como eram as aulas na turma Club 30+ e na turma de intensivo, que tinha alunos de idades variadas. Então, não vou repetir tudo aqui, mas gostaria de reafirmar uma coisa: as aulas da Club 30+ foram muito melhores e infinitamente mais proveitosas. O nível das discussões e debates era muito superior ao da turma de intensivo que tinha muitos adolescentes que não sabiam e não tinham interesse em nada ! Consequentemente, o próprio tipo de aula que tínhamos na turma 30+ eram muito melhores. Mas, ainda assim, eu achei que valeu a pena ter feito o curso intensivo. As aulas podiam não ser tão interessantes e com tanta interação como as da 30+, deu pra aprender bastante coisa, principalmente vocabulário

Na turma 30+ tivemos 2 professores: a Sue, uma inglesa adorável, super gente boa, engraçada e animadíssima. Foi pra balada com a gente e também assistiu a alguns jogos do Brasil, torceu e sofreu com a gente e, no nosso último dia de aula, convocou todo mundo pra um happy hour de despedida (que lá começa às 3hs da tarde). E o Willie, um americano daqueles patriotas fanááááticos, que nos ensinou todo o mapa dos Estados Unidos. Eu saí de lá quase sabendo de cor o nome e a localização no mapa de todos os 50 estados americanos (aprendi que são 50 com ele tb..rs). Se eu tivesse nos EUA até acho que seria bacana aprender mais sobre o país mas, poxa, Malta tá do outro lado do mundo, fala sério! Mas, fora isso, ele era divertido e dava aulas bem dinâmicas. Sem falar que só pelo simples fato de já ter viajado por 68 países (por enquanto, como diz ele..rs) e, inclusive, ter escalado o Everest, ele já merece todo meu respeito e admiração eternos. 

Intercâmbio em Malta
Nossa turma na última semana com nossos professores Willie e Sue
Nossa professora Sue num dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e com parte da turma no nosso último dia de aula. 

Todas as aulas eram basicamente de conversação, mas nas segundas, quartas e sextas a Sue tinha uma ênfase maior em gramática. Já nas terças e quintas, o Willie focava mais em vocabulário. Eles também tinham o hábito de dar uns homeworks vez ou outra, mas não era nada muito grande ou complicado não. Mas alguns amigos, especialmente de turmas abaixo da minha, tinham bastante atividades pra casa e até mesmo alguns trabalhos para fazer!

Intercâmbio em Malta
Nosso livro didático e o livro de exercícios atrás


O 1° dia de aula

As aulas começam sempre às segundas-feiras. Quer dizer, segunda-feira é o dia do Placement Test, o teste que irá determinar qual o seu nível de inglês e pra qual turma você irá. Algumas pessoas, as que vão ficar pouco tempo, já começam a ter aulas na segunda mesmo, logo após o teste. Mas, pra grande maioria das pessoas as aulas só começam efetivamente na terça-feira. 

Bom, o teste consiste em 3 provas: uma de leitura e escrita, uma de gramática e outra de audição. Eu achei as 2 primeiras provas super tranquilas, mas na de audição eu me embananei toda..rs. Gente, essa coisa de ouvir e escrever ao mesmo tempo, não é pra mim! Se eu já me atrapalho pra fazer isso em português, em inglês então nem se fala... um verdadeiro desastre!

Intercâmbio em Malta
Intercâmbio em Malta
Placement Test - Teste de Nivelamento
Fotos: EC Malta

Depois das provas, enquanto esperamos o resultado dos testes, o pessoal da EC nos leva para o Orientation Walk, uma caminhada pelas redondezas para que a gente se ambiente com o lugar. Passamos pela farmácia, supermercado, lojas, bares, shopping e pelo Beach Club da EC. É bacana pra gente já se situar logo de início e pra já ir conhecendo o pessoal. 

Assim que voltamos para o local dos testes recebemos uma bolsa com caneta e um bloquinho de anotações, um mapa de Malta, um livrinho com os locais onde temos descontos como estudantes da EC e um calendário com as as atividades extras da semana. Além disso, também ganhamos um chip de celular da operadora maltesa GO Mobile (aí é só ir em qualquer loja da GO e colocar crédito. Pronto, você já tem um n° maltês com 3G). Recebemos também um papel com o nível e a turma que estamos e com os horários das aulas. 

Apesar do fiasco que deve ter sido minha prova de listening, eu até fiquei num nível bom, o Upper Intermediate, que é o 8° dos 10 níveis de inglês da EC que são:

Intercâmbio em Malta

Em seguida, é hora de fazer a carteirinha de estudante da EC. Com ela, a gente consegue descontos em lojas, restaurantes, táxis, etc. e tem entrada permitida no Beach Club. As fotos são tiradas na hora e são bem baratinhas, mas se você tiver uma foto 3x4 pode usá-la também. A carteirinha pronta você só pega no dia seguinte na recepção do prédio East.

A carteirinha da EC. Não reparem na foto estranha (tirada na hora)
e nem nos amassados de muito uso! 

Nesse mesmo dia à noite, tivemos o Welcome Dinner, um jantar de boas vindas oferecido pela escola a todos os alunos novatos. Nos encontramos na porta da escola e fomos de ônibus até o restaurante. A comida era tipicamente maltesa, bom pra gente já ir conhecendo e se ambientando. É servida uma sopa maltesa de entrada e também uma sobremesa, além de água, refrigerante e vinho à vontade. Durante o jantar uma bandinha super animada tocava além de música maltesa, pelo menos, uma música de cada país, fazendo a alegria da galera. O evento foi bem bacana e é uma excelente oportunidade pra se começar a fazer amigos além daqueles que serão da sua classe.

E no dia seguinte, ou melhor, na noite seguinte, tivemos o Welcome Drink. Novamente nos encontramos na escola, mas dessa vez fomos caminhando mesmo para um dos vários bares em Paceville, a "área de festas" de Malta que tem vários bares e boates, um atrás do outro, e que fica a apenas um quarteirão da escola.

Intercâmbio em Malta
O jantar maltês do 1° dia de aula

O último dia de aula

No nosso último dia de aula, recebemos o certificado do curso e também um Assessment Report, que é um relatório, tipo uma avaliação final composto de 4 itens:

1- Avaliação sobre o nível de inglês relacionado ao uso e entendimento de gramática, pronúncia, conversação, escrita, leitura, etc
2- Pontos Fortes
3- Pontos a serem melhorados
4- Sugestões para aprimorar o inglês

E no final ainda tem comentário do professor sobre nosso desempenho durante as aulas.

Intercâmbio em Malta
Meu certificado (amassado)
Intercâmbio em Malta
Minha avaliação final

Atividades Extras


A EC oferece uma grande variedade de atividades extraclasse e extracurriculares.

Acabei não fazendo nenhuma atividade extraclasse, mas quem fez gostou bastante. Todo mês sai uma  escala de atividades diferente. Na foto abaixo, está a escala do mês de maio de 2014 que eu peguei no site da EC antes de viajar (eu fui em junho). Acabei não tirando foto dos meses que estive lá, mas basicamente é a mesma coisa. Mas senti falta das sessões de cinema que não vi nessa escala aí. 


Recebemos também uma escala de atividades extracurriculares, que muda toda semana. Eu fiz algumas no início, mas sinceramente? Não vale a pena! Lógico que no começo é bom pra você se enturmar e conhecer pessoas, mas é muito mais vantajoso (leia-se barato) fazer tudo por conta própria, claro! De toda forma, as 2 atividades que fiz (visita à Blue Grotto e à cidade de Mdina) foram bacanas.

Fiz também, no meu 1° fim de semana, um passeio de barco pelas ilhas vizinhas de Gozo e Comino. O passeio foi bacana porque foi uma galera grande e foi bem animado. Mas já adianto que essa não é exatamente a melhor forma de se conhecer as 2 ilhas, já que você passa mais tempo navegando do que em terra firme. Se quiser ir pra curtir, otimo! Mas se a idéia for conhecer Gozo e/ou Comino, o ideal mesmo é ir por conta (pegar um ônibus e um ferry) e passar um dia inteiro em cada uma das ilhas. 

Além dos tours de meio dia durante a semana e dia inteiro aos finais de semana, a escola organiza viagens de bate e volta pra Sicília, na Itália, que fica pertinho (só 90km de distância).  E também transporte pras festas, shows e eventos em Malta. Na minha semana semana lá, em plena quarta-feira, aconteceu o Isle of MTV, um festival de música promovido pela MTV. Poderíamos ter ido de ônibus comum, mas nos encontramos na escola e fomos com o ônibus da EC e ganhamos uma blusa também.   

Intercâmbio em Malta
Intercâmbio em Malta
Isle of MTV em Malta

Por fim, durante e ao final do curso, recebemos, por e-mail, um questionário para avaliar a escola e o curso. Assim, dá pra elogiar o que foi bom e criticar o que não foi tão bom e/ou deixou a desejar. Porque, logicamente, a escola também tem seus defeitos, mas definitivamente não é nada que comprometa a qualidade do ensino! Coisinhas pequenas como a aula ser interrompida, às vezes até mais de uma vez por dia, por algum funcionário com algum recado pra turma ou pra um aluno específico ou para o professor. É chato e poderia ser feito de outra forma.

Enfim, por tudo o que falei acima, acho que dá pra ter uma idéia de como é a escola e avaliar se ela será boa também pra você ou não! Pois como eu já disse antes, o que é bom pra mim pode não ser pra você, e vice-versa. Por exemplo, a escola Sprachcaffe é super popular entre brasileiros (mais jovens) pois, entre outras coisas, tem uma grande piscina na própria escola, que acaba virando meio que um clube. Pra muita gente só isso já é motivo para escolhê-la e adorá-la, mas pra mim não! Até porque, ao mesmo tempo que muitos elogiam a escola, outros já a criticam.

Bom, mas só quis dar um exemplo. Eu não vou ficar falando aqui sobre o que ouvi falar de outras escolas. Até porque eu não conheci nenhuma outra escola, algumas eu só passei na porta, outras nem isso, então não posso dizer nada a respeito de nenhuma. Assim como não posso dizer que a EC seja melhor, ou pior, que nenhuma delas. A única coisa que posso afirmar é o que eu já disse antes: a EC é uma ótima escola, pelo menos, foi pra mim! E sim, eu a recomendo de olhos fechados!

Agora, se quiserem mesmo saber um pouco mais sobre outras escolas, separei aqui alguns relatos pra vocês. Mas já adianto que eu não tenho nada a ver com nenhum deles e não conheço ninguém também não. A Caroline, do blog Bora pra Malta, estudou na Clubclass. Tem também a entrevista da Mariana Malagutti sobre a ESE para o blog Descubra o Mundo. E pra quem está com o espanhol em dia, tem esse post sobre a Elanguest.

Se alguém também tiver estudado em qualquer escola de Malta, inclusive na própria EC, e quiser deixar seu relato aqui nos comentários, será super bem-vindo! Assim, podemos ajudar, cada vez mais, outros estudantes nessa difícil arte de escolher a "escola ideal". 



Para saber mais sobre a EC, acesse o site da escola e acompanhe também as redes sociais para ver as atividades que acontecem na escola:

Endereço: Marguerite Mangion Street, St. Julians, STJ 3180
Site: www.ecenglish.com
Facebook: Facebook.com/ec.malta
Instagram@ecmalta
Twitter: @ECEnglish




Saiba mais sobre Malta
Malta: como, onde e por quê?
Intercâmbio depois dos 30?
Como escolher a melhor escola... pra você?
Onde se hospedar em Malta
O paraíso é aqui: Blue Lagoon

--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

76 comentários :

  1. Nathasha23.11.14

    Muito bom seu post!Estou indo no dia 12/12 e escolhi a EC também, primeiro pq vi que ela é uma das instituições mais sérias de Malta. Me diz uma coisa, por favor, vc já foi sabendo algo forte de ingles ou só com o basico?Fez a imigracação aonde?Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathasha, tudo bem?
      Obrigada!
      A EC é realmente muito boa!
      Então, como eu disse no post, entrei no 8° dos 10 níveis que a EC tem, chamado de Upper Intermediate.
      Fiz imigração em Roma, a mulher nem levantou os olhos pra olhar na minha cara. Carimbou o passaporte e pronto!
      Vá tranquila!

      Excluir
  2. Bruna2.12.14

    Oi Renata, tudo bem? Parabéns pelo post, gostei bastante!
    Estava lendo outro blog que vc recomendou sobre a Clubclass e vi q lá vc tem direito a 2 semanas de férias qndo vc fecha 3 meses de curso. Por acaso você sabe se na EC tem algum esquema assim também?
    Valeu pelas informações.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo jóia!
      Obrigada! :-)
      A EC tem esse esquema também, conheci algumas pessoas que comentaram e que viajaram nessas "férias". Só não sei exatamente quanto tempo de férias e nem quanto tempo você precisa estudar pra ter direito a isso!

      Excluir
  3. Bruna2.12.14

    Ah, outra dúvida!
    Estou vendo q em outras escolas a lan house é cobrada a parte!
    Você disse q na EC tem uma sala de computadores com acesso a internet. Essa sala é de uso livre para os alunos ou é necessário pagar a parte?
    Estou na dúvida se levo meu notebook ou se deixo pra usar os computadores na escola!
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na EC não é cobrado pelo uso de computadores não.
      Eu mesma usei algumas vezes os computadores que ficam na recepção de um dos prédios e foi super tranquilo!
      O notebook é bom pra você usar em casa ou à noite e aos finais de semana!
      Mas dá pra se virar bem só com o celular também!

      Excluir
  4. Anônimo8.12.14

    Oi Renata..
    Estou planejando ir estudar inglês por um mês no meu período de férias do serviço e para aproveitar também ;)
    Estou muito em dúvida se vou pra Miami ou Malta. Eu já fui a passeio pra Miami e amei demais e já pesquisei intercâmbio por lá e achei uns bem econômicos, porém vejo que Malta além de ser lindo, não parece ser caro (aparentemente haha) É muito caro? vale a pena mesmo? tenho 25 anos e estarei indo sozinha. Pretendo ir em outubro ou novembro do ano que vem. tudo depende de quanto de grana precisarei levar também. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Bom, isso é bem particular de cada um.
      Eu não conheço Miami, até porque imagino que não é um lugar que eu vá achar muita graça por tudo que já vi e li...rs. Escolhi Malta justamente porque é um lugar pequeno onde você consegue fazer muita coisa a pé, lógico que pra conhecer a maioria dos atrativos tem que pegar ônibus/táxi, mas no dia a dia faz tudo a pé. E eu gosto de lugares desse tipo! Também por isso, amei Malta!
      Maaas, não sei se Outubro ou Novembro seja uma boa época se a idéia é aproveitar as praias, porque aí já começa a fazer um friozinho. Se isso não for tão importante pra você, vá sem dúvidas, muitos dizem que a ilha fica melhor fora do verão que é sempre mais lotado! Lá é barato se você comparar com outras cidades da Europa, mas é euro, né? E euro nunca é barato! Se bem que o dólar nas alturas como está também não é! rs
      Eu não cogitei em momento algum ir pra Miami, mas se você já gosta de lá talvez seja uma boa (pensando no clima na época). Tem uma amiga minha que fiz intercâmbio agora em outubro em Fort Lauderdale, que fica pertinho de Miami, e adorou!
      Dá uma olhada no blog Finestrino, a Anna acabou de voltar de lá está postando um monte de coisas!
      Boa sorte!! :-)

      Excluir
  5. Anônimo29.12.14

    Oi Renata,
    Lembra de mim ? Talvez não, mas estivemos no mesmo período na EC, embora não na mesma turma. Estou voltando por mais 2 semanas para a EC em de 4 - 18 maio 2015. Na realidade vou fazer outra viagem a Polônia / Israel com conexão na volta em Roma. Daí já viu ... não resisti, estando tão perto. Como fiquei 2 semanas ainda há muito o que ver e sentir.em outro período fora do verão. Abraços. Eliene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliene, que legal!!!
      Que delícia voltar à Malta!!! Um dia também volto!
      Verdade, 2 semanas não dá pra conhecer tudo! Eu fiquei 1 mes e também achei que ficou faltando muita coisa.. rs
      Depois me conte o que achou de ir em maio.. comparando com o verão!!
      Boa viagem e aproveite muuuuito a ilhota! :-)

      Excluir
  6. Anônimo16.1.15

    Olá Renata, você fez o intercâmbio por alguma agência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Como eu disse no post, não fiz nada por agência não. Na verdade, fechei a escola pela Life in Malta porque eles me deram isenção na matrícula. Senão, teria fechado diretamente com a escola mesmo!!

      Excluir
  7. Oi Renata, tudo bem?
    Gostei demais do seu post, estou indo para Malta no final de abril, vou passar quatro semanas estudando na EC.
    Lendo aqui já solucionei a maioria das dúvidas, ainda gostaria de pedir uma dica: que tipo de roupa, e quanta, você me aconselha a levar? Dá pra ir pra escola de short e blusa manga curta, ou devo levar roupa de frio?
    Outra coisa, você lembra mais ou menos quanto gastava com café, almoço nas lancherias, como fazia para jantar?
    Abraço, e parabéns pelo blog!
    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      Obrigada!
      Então, abril ainda está frio por lá, viu? Acho que não dá pra usar camiseta e short não! Eu fui no verão então todos se com roupa curta mesmo. Mas acredito que nào será o seu caso. Você não precisa levar roupa pra um mês inteiro, dá pra levar pra bem menos que isso e ir lavando, quando necessário.
      Não sei te dizer exatamente quanto gastei pois não costumo fazer esse controle quando viajo (acho que tenho medo de saber..rs). Mas pro café da manhã eu comprava as coisas no supermercado mesmo e ficava bem mais em conta. No almoço geralmente eu comia numa das lanchonetes próxmas à EC. Muitas delas servem almoço que era em torno de 4 a 8 euros, se nào me engano.Jantar variava muito, às vezes lanchava em casa (não tenho o hábito de jantar) e outras comia fora com o pessoal... variava muito!
      Boa viagem e aproveite muito Malta!

      Excluir
  8. Anônimo5.2.15

    Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência, muito nos ajuda. Gostaria de saber onde vc ficou hospedada? Eu pretendo ficar na casa de estudantes ou alojamento. O que vc sugere? Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom, isso é muito relativo. Varia de pessoa pra pessoa, dependendo do que cada um gosta ou não gosta. Eu aluguei um quarto so pra mim numa casa de uma mulher que não tinha nada a ver com a escola. Aluguei pelo AirBnB e saiu mais em conta. Mas eu não tinha nenhum contato com outros estudantes... o que pode ser bom por um lado e ruim por outro.

      Excluir
  9. Olá Renata, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelas postagens, ficaram incríveis!

    Estou me planejando para fazer meu 1º intercambio. E estou na duvida entre Toronto e Malta. Confesso que sou uma apaixonada por mar, cada vez que vejo as fotos de Malta me apaixono. Por outro lado, o Canadá também se tem incríveis paisagens e opções de lugares para se conhecer, sem contar no custo beneficio.
    Sendo assim gostaria de uma opinião sua, meu inglês não é muito bom, o que você mais me indica?
    Acredita que vou passar por muitos 'perrengues' kkkkk
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, tudo bem?
      Obrigada! :-)
      Pra começar, você tem que pensar em qual época você vai, já tem idéia disso? Porque pra aproveitar bem mesmo Malta o ideal é ir no verão. Já Toronto você também pode ir na primavera ou outuno. Inverno não indico porque é muito frio e aí talvez você não aproveite muito.
      Outra coisa a ser considerada é o tipo de lugar você vai gostar mais pra passar... quanto tempo?
      Toronto é uma cidade bacana, grande, cultural, bonita. Bem parecida com São Paulo. Eu fiquei só alguns dias e gostei bastante. Mas ainda assim foi o lugar que menos gostei no Canadá. É que eu prefiro lugares menores.
      Enfim, eu amei Malta!! Primeiro porque é tipo de lugar que gosto, pequeno, onde se faz tudo a pé e de chinelo. E segundo porque fiquei mais tempo lá, né? Então criei mais laços em Malta!!
      Bom, é difícil falar qual é melhor! Mas EU gostei mais de Malta!
      Quanto aos perrengues, impossível fugir deles!! Faz parte do aprendizado! rs
      Boa sorte

      Excluir
  10. Anônimo17.6.15

    Olá Renata!Amei seu blog irei para Malta no final de Agosto até Setembro2015 e ficarei na EC.Com suas dicas sobre a escola não ficarei mais tão perdida quando chegar lá.rs Gostaria de saber se o Welcome dinner e o Welcome drink são cobrados a parte?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, tudo bem?
      Obrigada!
      Você vai gostar muito de lá, pode ter certeza!
      O Welcome dinner e drink já estão inclusos no "pacote", não precisa pagar nada por eles!
      Aproveite Malta! :-)

      Excluir
  11. Adorei as dicas!
    Estou cotando com a Life In Malta e eles me mandaram orçamento para 4 escolas (mas não para a EC), fiquei tentada em pedir agora! haha
    Beijos
    =)

    ResponderExcluir
  12. Legal, obrigado pelas informações.
    E como ficou seu inglês após o curso? Você passou para qual nível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudarei por 9 semanas no intensivo também. Acredito que eu esteja no nível 5.

      Excluir
    2. Olá tudo bem?
      Desculpe a demora em responder, eu estava viajando desde o final do ano passado e com pouco acesso a internet. Só voltei ontem!
      Eu fiquei apenas 4 semanas, que é o tempo mínimo para cada nível. Portanto, não fiz prova para mudar de nível. Mas esse não era exatamente o meu objetivo também. Fui sem expectativas e sem pensar em qual nível eu estaria. Mas me dei super bem com o nível que fiquei. Achei o ideal. Mas conheci pessoas que não ficaram tão satisfeitas como nível delas. Algumas acharam fácil e pediram pra subir (mas nesse caso é preciso fazer prova antes) e outras acharam difícil e pediram para descer pois não conseguiam acompanhar!
      Como você ficará 9 semanas, provavelmente conseguirá subir um nível, pelo menos!
      Boa viagem e boa sorte!

      Excluir
  13. Ola Renata! Seu post é excelente, e com certeza já esta ajudando a muitas pessoas interessadas. Estou com uma duvida em relaçao a opção de English for work ou english geral. Sabe dizer a diferença? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, tudo bem?
      Antes de mais nada, desculpe a demora em responder, eu estava viajando desde o final do ano passado e com pouco acesso a internet. Só voltei ontem!
      Então, até conheci uma menina que estava fazendo o English for Work, mas ela só comentou por alto que estava fazendo esse curso porque a empresa dela estava pagando e ele era mais voltado pros negócios. Mas não sei exatamente como é isso na prática! Desculpe!

      Excluir
  14. Livia8.3.16

    Oi, Renata!
    Estou adorando seus relatos!
    Quero fazer intercâmbio de 4 semanas também, mas só posso ir em dezembro por causa das férias do trabalho. Não quero ir para os Estados unidos, e para fugir do frio e da libra pensei em Malta! Você acha que malta é muito pequeno pra ficar 1 mês no inverno? Você viajava nos finais de semana? Se você tiver outra dica de lugar da Europa que eu não congele em dezembro, já agradeço! haha Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, tudo bem?
      Que bom! Obrigada!
      Olha, no verão, achei Malta foi muito grande pra um mês só! Haha Não consegui ver tudo e viajei no num fds, pra Sicília. Mas só pq eu tinha mesmo muita vontade de conhecer e fica bem pertinho. Senão teria ficado em Malta mesmo!
      Agora, no inverno a coisa já muda de figura. O país não é só praia, mas elas são a principal atração, com toda certeza! Eu, particularmente, não gosto de frio e adooooro praia. Acho que ficaria meio frustada de não poder aproveitá-las! rs. Mas isso sou eu, tem gente que não liga!
      Não sei se a idéia te atrai, mas a minha 1a opção de lugar pra fazer o intercâmbio era Cape Town, na África do Sul. Mas como eu tinha só junho/julho pra ir acabei desistindo pq lá é frio e chove nessa época! Mas não desisti de conhecer o lugar e acabei viajando pra lá agora em janeiro. Voltei encantada com a cidade (que é liiiiinda) e com o país todo! Dezembro deve ser uma época ótima por lá, já que é verão!! E o melhor, lá não é caro!!
      Bom, de repente é uma alternativa pra fugir do frio sem praia de Malta! rs
      Boa sorte! bjos

      Excluir
  15. Olá Renata, tudo bem?
    Estou pensando em fazer o intercâmbio pra Malta em semtembro e como você, eu adoooro praia! Então tenho a intenção de usufruí-las rsrs Só escolhi essa data por acrodo com a empresa, infelizmente.. você acha que nesse mÊs ainda consigo pegar praia?
    Não vi os outros posts, mas onde ficou hospedada?
    Você utilizou o clube da escola?
    Muito obrigada pelas dicas, super me ajudaram!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Setembro ainda é verão, né? Só no finalzinho do mês é que começa o outono! Então acredito que o tempo esteja ótimo!
      Sim, fui ao clube da escola umas 2 ou 3 vezes! Mas tem tanto lugar pra conhecer em Malta que nem "perdi" muito tempo lá não!
      Com relação à hospedagem, falei a respeito nesse post http://www.revivendoviagens.com/2015/03/onde-se-hospedar-em-malta.html
      Ele e vários outros sobre Malta estão listados no final desse post. Dá uma lida lá! ;-)
      Boa viagem!

      Excluir
  16. Oi Renata! Me chamo Mariana e estou planejando fazer intercâmbio pra Malta de setembro de 2016 a março de 2017, fiquei muito feliz com sua resposta anterior sobre ainda dar pra pegar praia! hahaha
    Eu gostei do que voce disse sobre a EC, particularmente da carteirinha de estudante de lá que dá descontos e do chip de celular que eles oferecem, pq são coisas que ainda não ouvi falar que são oferecidas na escola que estou olhando, que é a IELS. Eu gostaria de saber se você chegou a pesquisar essa escola (se sim, pq optou pela EC) e se ouviu algo sobre ela..
    muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IELS é a chamada LAL School! =]

      Excluir
    2. Oi Mariana, tudo bem?
      Uma amiga minha esteve em Malta em setembro e adorou o clima! Já o irmão de outra amiga foi em fevereiro e odiou! rs. O inverno lá não é tão rigoroso como em outros lugares da Europa, mas é inverno, né? E inverno não combina com praia! Portanto, aproveite ao máximo todas as praias enquanto conseguir e deixe as atividades mais culturais pra depois!
      Bom, quando à escola, eu "cheguei" à Malta justamente pela LAL. Eu estava olhando pra fazer intercâmbio com eles em Cape Town, já estava bem adiantada nas negociações quando me dei conta que a época que eu tinha disponível (junho/julho) é inverno por lá e, além do frio, chovia muito. Abortei a missão e entrei no site da LAL pra ver os destinos que eles ofereciam também turmas de adultos (acima de 30 anos). Eu já morria de vontade de conhecer Malta e quando vi o país lá, não pensei 2 vezes! Quando entrei em contato com a LAL de lá me assustei com o preço. Era mais caro do que em Cape Town (julho é baixa temporada lá, ao contrário de Malta) e ainda tinha o bendito adicional verão (que todas as escolas cobram). E aí comecei a olhar outras escolas. A EC era a única outra que também oferecia turmas acima de 30 anos. Fiquei MUITO em dúvida entre as 2 (olhei outras tb, mas gostei mesmo foi das 2), pesquisei tudo, comparei todos os detalhes e acabei optando pela EC, não me lembro exatamente o porquê, mas acho que foram alguns pequenos detalhes que fizeram a diferença... talvez o chip de celular e o clube, como vc comentou, ou ainda o jantar de boas vindas que a EC oferece e que achei bem bacana. Agora, em relação à preço, credibilidade da escola, nível das turmas - que é o que realmente importa - acho que as 2 escolas são equivalentes!
      Acho que já falei demais, né? rs
      Boa viagem e aproveite muuuuito "minha" Malta querida!

      Excluir
  17. Bom dia!
    Renata parabéns e parabéns pelo seu blog,estou pesquisando sobre Malta desde o ano passado e é incrível como falta material sobre intercambio lá! Encontro muito sobre Dbli, canada, Austrália, mas sobre Malta quase nada. Então dá para imaginar o quanto estou feliz lendo seus textos! Estou programando ir em junho de 2017, verão né? Quanto a escola gostei muito Sprachcaffe justamente pq o numero de brasileiros é menor que na EC. Mas agora estou na duvida, pq ouvindo de alguém que foi a escola parece mesmo ser boa. Mas isso eu decido! Obrigada!! Seus textos fizeram uma diferença certamente não só pra mim. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lamice, tudo bem?
      Muito obrigada!
      Verdade, as pessoas estão começando a descobrir Malta ainda!
      Bom, eu não acho que a Sprachcaffe tenha menos brasileiros do que a EC não. Pelo contrário! Em todos os fóruns brasileiros de Malta que eu participei, muuuuuuita gente falava de lá e da Club Class tb. E pouca gente citava a EC.
      Até fui olhar o e-mail que recebi do pessoal da Life in Malta me mandou quando eu estava pesquisando sobre as escolas. E a Sprachcaffe é mesmo a escola com uma porcentagem maior de brasileiros (17%) enquanto a EC tinha 9%!
      Mas assim, não se prenda só ao número de brasileiros não! Pode ser que na sua sala não tenha nenhum! E, de verdade, conhecer brasileiros não é exatamente uma coisa ruim, pelo contrário! Até porque se você tem um grupo de vários países vai ter que falar inglês sempre! Só não rola é fazer panela de brasileiros!
      Outra coisa, a EC é bem superior à Sprachcaffe em relação à estrutura da escola e ao ensino. Até por isso é mais cara tb! Mas eu achei que foi um ótimo custo x benefício!
      Boa sorte nos preparativos! bjos

      Excluir
  18. Anônimo16.8.16

    Oi Renata, tudo bem? Meu nome é Ana, tenho 17 anos e vou pra Toronto em novembro, ficarei 6 semanas e farei o curso intensivo de 30 aulas também, você acha que dá pra fazer as atividades extras da escola como passeios etc? Ou fica pesado demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Não sei como vai ser pra você. Mas eu só tinha de manhã e a parte do intensivo ia só até as 14:30. Mas sei que algumas pessoas tinham parte da manhã livre e estudavam até o fim do dia.
      Como eu viajei no verão, o sol só se punha por volta das 9h da noite! Eu conseguia aproveitar muuuuito o dia!
      Você já vai viajar no outono (quase inverno) então os dias serão bem mais curtos... e frios! Mas acho que dá sim pra você fazer algo depois das aulas, ou antes dependendo de como for o seu horário lá. Escolha fazer uma atração por dia apenas. Como você vai ficar 6 semanas terá tempo de conhecer tudo com calma e até mesmo de fazer umas pequenas viagens aos finais de semana. A escola mesmo deve oferecer várias dessas viagens. Mas também é possível fazer tudo por conta própria. Sugiro que vá a Niagara Falls e também pra Montreal, no fim de semana!
      Boa sorte, boa viagem e bons estudos!

      Excluir
    2. Anônimo27.8.16

      Obrigada, Re! Você acha que eu vou encontrar adolescentes na faixa dos 17 lá? Parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Oiii, Obrigada! :-)
      Eu acredito que sim!
      Apesar de sempre existirem pessoas de todas as idades fazendo intercâmbio. Adolescentes são sempre a maioria!
      Boa viagem!

      Excluir
    4. Anônimo28.8.16

      Ah então tá! Ficarei na EC também e tava com receio de só encontrar pessoas muito mais velhas hahaha.
      Obrigada!

      Excluir
  19. Anônimo26.9.16

    Ola Renata

    Gostei muito do seu post referente a escola EC, explicando o dia a dia do primeiro dia e ultimo dia, é muito importante essas informaçoes.

    Se possivel, vc me ajudaria a tirar uma duvida. eu posso ficar 90 dias em Malta, sem visto. correto? caso eu queira fazer um mochilao na europa após o curso de 90 dias eu vou precisar de um visto?

    Estou planejando ir em abril de 17. pela agencia CI e cursar na escola EC em Malta.
    agradeço pela atençao.

    Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, tudo bem?
      Obrigada!
      Bom, só pode ficar na Europa (especificamente nos países que fazem parte do tratado de schengen) por 90 dias e, pelo menos até onde eu sei, não tem como estender esse prazo não. Pra tirar um visto que te permita ficar um tempo maior você tem que estar estudando. Ou seja, caso você queira estudar 3 meses e viajar um, você só conseguiria um visto de 4 meses, caso pague por um curso de 4 meses. E mesmo assim não é realmente garantido que você consiga viajar por muito tempo pois em muitas escolas você não pode ter muitas faltas já que o visto está associado a frequência.
      Bom, mas isso é apenas o que eu ouço falar, nunca fiquei tanto tempo e não precisei correr atrás pra saber exatamente como funciona.
      Já que você está indo por uma agência, sugiro que tire todas as dúvidas com eles antes. Com certeza eles saberão te informar melhor já que lidam diariamente com questões do gênero!
      Boa sorte, boa viagem e curta muito Malta!

      Excluir
    2. Anônimo27.9.16

      Oi Renata, obrigado pela resposta!

      É isso mesmo, verifiquei aqui e sem visto só permitem ficar por 90 dias.

      Estou muito ansioso para conhecer Malta, achei um pais incrível. Pretendo ficar em acomodação de casa de familia, vc conhece alguem que ficou? vc sabe me dizer se as familias sao bem receptivas? e tambem se o bairro costuma ficar perto da EC?

      Muuito obrigado pela atenção!!
      att,
      Guilherme

      Excluir
    3. Oi Guilherme,
      Conheci várias pessoas que ficaram em casas de família e as experiências delas foram as mais diversas possíveis. Tinha lugar bem pertinho da escola e outras mais afastadas. Tinha casa super tranquila e outras cheias de regras e horários. Tinha famílias gente boa e outras chatas. Teve gente que até pediu pra mudar de casa. Normal. Já escutei várias histórias de amor e ódio em Malta e em outros países de intercâmbio tb. É meio loteria!
      Eu preferi não arriscar, gosto de ter independência e fazer as coisas como e quando eu quiser. Mas é uma alternativa muito usada por muitos. E muita gente adora! Vai mesmo da personalidade de cada um... e da sorte tb pra cair numa família bacana!
      Boa sorte pra vc! Certeza que irá amar Malta! :-)

      Excluir
  20. Olá Renata, amei o seu post!! O mais completo que encontrei. Estou pensando em fazer intercabio em Malta em Abril, será que nesta época ainda é frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada!
      Que ótimo que gostou!
      Então, acho que abril ainda é frio sim, viu? O irmão de uma amiga foi no início de maio. Ele ficou só uma semana e não conseguiu pegar muita praia mas gostou assim mesmo!
      Bom, mas de um ano pra outro isso muda bastante, né? O tempo tá louco! rs
      Tomara que no próximo ano o verão dê as caras mais cedo pra você conseguir aproveitar melhor!
      Boa viagem e aproveite muito!

      Excluir
  21. Anônimo4.10.16

    Olá Renata, parabéns pelo blog, esclareceu muitas dúvidas sobre a escola e o intercâmbio nesse lugar que parece ser maravilhoso, estou indo em fevereiro pra ficar 6 semanas, bem provável que pegue o frio lá, não vou conseguir aproveitar as praias, infelizmente rs
    poderia tirar uma dúvida minha? em relação ao material didático, qual seria o valor ?
    após o término será que teria como revender o material pra escola ? desde já agradeço pela atenção e parabenizo novamente pelo post e blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada! :-)
      Verdade! Fevereiro ainda é bem frio! Não vai aproveitar as praias mas ainda assim dá pra curtir Malta!
      Eu realmente não lembro qual o preço do material didático! Quando vc compra o curso o material e a matrícula já estão meio que inclusos, então não lembro quanto custaram separadamente! Como você escreve nos livros, não tem como eles serem reaproveitados, então acredito que não tenha como revender!
      Boa viagem e curta muito Malta!

      Excluir
  22. Anônimo7.10.16

    Olá Renata! Tudo bem?
    Você disse que fechou a escola com a Life In Malta, correto?
    Queria saber como que foi o procedimento, se são confiáveis, conhece mais gente que fechou com eles pra outras escolas!
    Estou querendo fechar com eles mas pra ir pra ClubClass, mas to com o pé um pouco atrás pois o preços deles é realmente imbativel comparado com outros lugares!
    Muito obrigado pelos relatos, estão ajudando muito!
    Abraços,
    Jose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jose, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder, estava viajando!
      Sim, fechei com a Life in Malta e conheci várias outras pessoas que fizeram o mesmo. Com certeza, eu jamais indicaria algo que eu não achasse confiável!
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  23. Oi Renata td bem? Vou pra malta em maio e marcaram meu welcome drink no domingo. Vc lembra ou sabe se consigo alterar a data pois estarei chegando no domingo na cidade talvez não de tempo.

    Tassiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassiana, tudo bem?
      Nunca tinha visto welcome drink no domingo não. Bom, eu sei que o welcome dinner vc pode remarcar. Um colega meu só chegou na segunda à noite (dia do welcome dinner) e foi na semana seguinte. Perde um pouco do sentido, já que a ideia é que o pessoal que acabou de chegar se conheça e socialize. Mas não deixa de ser uma oportunidade bacana de conhecer novas pessoas também, né?
      Agora o welcome drink é bem mais simples. Eles te levam pra algum dos bares de Paceville e você ganha só uns shots de bebida. Nada demais! Maaaas se vc gosta de balada e tal é uma boa! Até mesmo pra interagir com a galera!

      Excluir
    2. Tem razão! Muito obrigado pelas dicas no blog. Tirou várias dúvidas que tinha,tbem vou fazer intensivo 30+ estou super anciosa. Bj

      Excluir
    3. Que ótimo, Tassiana!
      Vai amar!
      Aproveite muito "minha" Maltinha linda!
      bjos e boa viagem!

      Excluir
  24. Oi Renata,
    Estou pesquisando sobre as escolas, e queria tirar algumas dúvidas.
    Você chegou a pesquisar valores por agencias? Achou que realmente vale mais a pena comprar o curso por si só? Sai mais barato?
    Outra coisa, os passeios que a escola oferece são inclusos? E as atividades extraclasses?
    O inglês realmente da para aprender? Li muitos relatos que as vezes se ouve mais italiano e o maltês do que inglês nas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Eu não costumo fazer nada por agências, gosto de programar tudo do meu jeito. Sem falar que quase sempre vai sair mais caro por um agência, a não ser quando tenha um bom desconto! Eu fechei o Intercâmbio pela Life in Malta, que é uma agência maltesa e me deu desconto na taxa de matrícula, então ficou mais em conta.
      Só está incluso o que eu falei mesmo, o Welcome Dinner, que é o jantar do 1° dia e um Welcone Drink no 2° dia. Todo o resto é pago a parte! E é caro! Vale muuuito mais a pena fazer por conta própria!
      Você aprende inglês em qualquer lugar do mundo, até mesmo no Brasil. Só depende da sua dedicação.
      Agora, gostaria de saber onde uma pessoa se esconde pra dizer que ouviu mais maltês do que inglês... ou pior, mais italiano(????). Bem bizarro!
      A língua nativa do país é o maltês, mas o inglês é segunda lingua, ou seja, todo mundo fala as 2 línguas! Todas as placas, restaurantes, lojas, tudo está em inglês! Óbvio que vc vai ouvir Maltês, italiano, russo, mandarim, francês, português! O país é cheio de turistas de todas as partes do mundo! E todos conversam entre si na sua própria lingua! Mas quando conversam entre si, irão falar em inglês, claro!
      Qualquer país do mundo no qual vc for estudar, você vai ouvir muitas línguas diferentes!
      Mas pra mim, o que vale são as aulas e as suas companhias. Se vc se relaciona com pessoas de outros países, vai ser obrigada a falar inglês o tempo todo, não tem como fugir disso!
      Quanto a isso, relaxa! Vá focada que tudo dá certo!
      Boa viagem!

      Excluir
  25. Renata, primeiro: parabéns pelo post! é um dos mais completos que já vi, e vi MUITO! hahahaha
    Segundo, estou indo para Malta de 12/02 - 12/03, farei 4 semanas de curso e também optei pela EC, e apesar de ter 28 anos anos, também optei pelo programa +30! Não queria arriscar cair em uma turma muito nova. Eu optei por ficar três semanas em acomodação estudantil e vou ficar a ultima semana em hostel! achei teu post bem interessante, mas não vi informações sobre os valores. Você ainda possui quanto custou tuas diárias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Obrigada! :)
      Desculpe a demora em responder, estava viajando nos últimos 30 dias! Mas acho que ainda dá tempo de te responder, né?
      Então, não coloquei preços pq eles costumam variar muito! O melhor mesmo é você entrar e confirmar os valores. Eu como fui no verão os preços eram bem mais altos. Já você deve conseguir preços bem melhores agora!
      Dá uma olhadinha no Booking ;-)

      Excluir
    2. Oi Renata, tudo certo! ainda dá tempo sim! vou dar uma olhada. Olha só, outra dúvida, você chegou a ir a Sicília por conta própria ou pela escola? Vou por uma escola de intercambio aqui de Recife, pedi que eles entrassem em contato com a EC e eles me mandaram informações dos pacotes antigos. Pela EC para Sicília é 134 euros. Achei bem salgado... Você tem alguma informação com relação a isso? E eu vou ficar em Sliema, li que é a tua "cidade" quase bairro ( kkkk) preferida. Qual o melhor lugar para compras próximo? vou ficar na street Howard. Minha última dúvida! kkk você lembra quando custa em média para mergulhar? será meu primeiro mergulho! mesmo que as águas estejam congelantes, vou tentar arriscar! Obrigada!

      Excluir
    3. Oi Amanda, que bom então! :)
      Eu fui pra Sicília por conta própria. Eu e mais 4 amigos saímos de Malta na sexta à tarde e voltamos domingo à noite! Alugamos um carro lá, reservamos hotéis pelo Booking e e rodamos por conta própria! Não lembro mais qto gastamos. Mas sei que o passeio da EC é um bate e volta. Sai domingo cedinho e volta à noite! Conheço algumas pessoas que fizeram e gostaram, mas acharam cansativo! Preferi fazer por conta própria e ficar mais tempo!
      Ahh Sliema é liiiiiiinda! Vc vai amar! Não lembro mais os nomes das ruas, mas se for próximo à orla estará super bem localizada! Olha, eu sou a pior pessoa pra vc perguntar sobre compras... Não tenho, mesmo, o costume de comprar praticamente nada! Já em relação a supermercado, tinha um em St Julians, próximo à EC que tinha o melhor preço!
      Não cheguei a olhar preço de mergulho! Já tinha feito em outros lugares e vi que a diversidade marinha lá não é das maiores. De toda forma, é uma experiência válida!
      Aproveite muito!

      Excluir
  26. Oi Renata,
    Também achei o seu post bem completo. Tenho uma cliente que vai estudar lá e gostaria de saber se você recomenda algum tipo de acomodação próximo a escola. Preferência apartamento. Obrigada, Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, tudo bem?
      Obrigada!
      Então, durante 15 dias eu fiquei em um apartamento, mas a dona morava nele também. Aluguei um quarto e usava toda a área do apartamento! Falei dele nesse post: Onde se hospedar em Malta?
      Era perto da EC, eu ia à pé. Aluguei pelo AirBnB e ficou bem mais em conta que outros amigos que alugaram pela escola! Mas ali próximo tem muuuuuuuuuitas opções!

      Excluir
  27. Anônimo12.2.17

    Olá Renata! Adorei seu relato, tenho interesse em fazer intercambio em Malta, porém li comentários de que lá não seria muito indicado para o aprendizado do ingles pois eles costumam falar o maltes com maior frequencia. Voce acha que isso atrapalhou seu aprendizado? Ou o ensino da escola compensou essa parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Várias pessoas aparecem aqui me perguntando isso... e eu juro que fico sem entender se quem fala isso já foi realmente à Malta ou se foi pra lá e só ficou "preso" com nativos. Porque, sinceramente, eu não vejo lógica nenhuma nisso!
      O inglês e o Maltês são as línguas oficiais do país e muitas vezes eles falam maltês entre eles sim! Mas é só mesmo entre eles e nem é sempre também! E, na boa, se é conversa é entre eles, não tem porque a gente ficar tentando ouvir conversa alheia! Sério!
      Porque fora isso, eles vão conversar em inglês com você ou nos lugares públicos, óbvio! Senão ninguém entende nada! Então não faz sentido algum as pessoas falarem que você vai ouvir maltês mais do que inglês! Até mesmo porque o seu contato maior será com os estudantes, professores e turistas em geral. Você vai ouvir e, principalmente, falar inglês o tempo todo! E qualquer contato que você tiver com os nativos, obviamente, será feito em inglês! Alguns tem um sotaque mais carregado, é verdade! Mas provavelmente muito estudantes também terão! Inclusive você!
      Ou seja, você vai aprender inglês na escola, vai conversar com seus colegas em inglês, vai visitar os pontos turísticos e conversar em inglês. Mas vai sim ouvir alguns nativos conversarem em Maltês, assim como ouvirá grupos de russos falando em russo, de italianos, franceses, espanhóis e, obviamente, brasileiros! Assim como acontecem em qualquer lugar turístico! Quer lugar pra ouvir mais português (e espanhol) do que nos Estados Unidos?
      Enfim, acho que quem fala isso sobre Malta, ou nunca foi pra lá, ou não aproveitou o lugar direito!
      Vá e aproveite o melhor do país!
      Boa sorte!

      Excluir
  28. Oi Renata, parabéns pelo post. Muito esclarecedor.
    Estou programando um intercâmbio de 8 semanas pra Malta para outubro/novembro desse ano OU março/abril de 2018. São os únicos meses disponíveis pra mim nesse momento. Qual dessas duas escolhas você me indicaria se fosse pra pegar o menor feio possível? Heheheh gratidão desde já ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, tudo bem?
      Então, não vou saber de falar especificamente sobre Malta porque só estive lá no verão. Mas, se você pensar pelos outros países europeus, e até mesmo EUA, março costuma ser bem mais frio do que novembro, por exemplo. Afinal de contas, você estará saindo do inverno (março ainda é inverno até o final do mês, né?) e entrando no outono. Só vai começar a esquentar meeeesmo no final do outono. Já outubro/novembro você está saindo do verão... então ainda não esfriou totalmente.
      Não conheço ninguém que tenha ido esses meses então, mas uma amiga foi em setembro e pegou bastante calor e a temperatura da água ótima (eu peguei a água gelada em junho que só foi esquentar mesmo em julho). Já o irmão de outra amiga foi em maio e pegou muita chuva e frio!
      Enfim, se eu fosse você iria em outubro/novembro. Fato!
      Boa viagem e aproveite muuuuuito a ilha!

      Excluir
  29. Anônimo9.3.17

    Renata, muito obrigada pela generosidade de escrever um post tão detalhado e cheio de informações importantes. Fazer intercâmbio é uma decisão importante e uma aventura cara em termos financeiros, por isso quanto mais informação, melhor. Fiquei animada em programar o meu curso 30+! Obrigada e sucesso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi,
      Muito obrigada pelo retorno!
      Fico feliz em poder ajudar. Quando eu estava programando meu intercâmbio também tive muitas dúvidas e não achei tantas informações. Por isso resolvi escrever a respeito!
      O curso 30+ é bem bacana. Você vai gostar!
      Boa viagem e bons estudos

      Excluir
  30. Anônimo29.3.17

    Muito interessante seu post, esclarecedor mesmo! Eu fiz um intercâmbio na Inglaterra em julho em casa de família num curso intensivo, achei que compensou.Agora vou enviar minha filha de 21 anos para Malta( escolha dela).O país parece lindo, só espero que as atrações não sejam mais atraentes do que a sala de aula pois é duro ter que pagar e não aproveitar.Ela vai em maio e fica dois meses.Na inglaterra usava lavanderias para lavar roupas, ela vai ficar em casa de família, mas não sei se vai poder lavar roupas na casa. A tensão lá é 220? Como usar celular por lá? Será que ela deve ficar na sala dos 30mais para não ficar com muitos adolescentes? O país é segurao para se andar? Tem refugiados por lá?

    grato!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que gostou! Obrigada!
      Tem muuuuuuuuita coisa bacana pra fazer em Malta, mas dá sim pra conciliar os estudados com a diversão. Converse com ela direitinho sobre isso!
      Sinceramente, eu não me lembro qual era a tensão lá, mas usei meus eletrônicos todos normalmente. Hoje em dia a maioria já é bivolt, né?
      É possível e recomendado, inclusive, que se compre um chip de celular local. Assim ela pode se comunicar com o pessoal de lá e também com vcs aqui pelo WhatsApp, sem falar que terá acesso a internet 24, né? Mas muitos lugares tem wifi, então é tranquilo também!
      Bom, se ela só tem 21 anos ela não será aceita na turma de e mais de 30!!!! E mesmo que fosse, ela se sentiria um peixe fora d'água! Ela tem 21 anos e é praticamente uma adolescente! Ela vai ser dar super bem na turma dos mais novos pois terá pessoas da mesma idade para interagir e fazer amizades!
      Achei o país super seguro, andava sozinha durante o dia e a noite, sem problemas! Quanto a refugiados, não entendi muito bem o sentido, mas eles existem em todos os lugares, inclusive aqui no Brasil! A situação desses países está de insuportável e só resta a eles fugir.. e a nós apoiar da melhor maneira possível! :)
      Boa viagem pra ela! Certeza que irá adorar!

      Excluir
  31. Anônimo20.4.17

    Oi Renata, tudo bem?

    Estou pensando em fazer um intercambio em Malta de 1 ou 2 meses, tenho 32 anos porém não falo nada de inglês. Nada mesmo!!! Por isso estou com um pouco de medo... Será que com esse tempo dá para aprender alguma coisa? Na verdade queria fazer e ficar na turma com mais de 30 anos, mas na verdade seria eu um bebe recem nascido em ingles... Consigo me virar em Malta, pois a unica lingua que falo é portugues...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      Bom, se você não fala nada nada mesmo, o ideal é ficar o máximo de tempo que conseguir. 1 mês é muito pouco!
      Sinceramente é difícil pra mim te falar se e como você vai conseguir se virar por lá já que eu nunca passei por essa situação. Mas conheci pessoas que não falavam nada! Como não conseguia conversar com elas, não posso te dar mais informações. O que sei é que a turma de iniciantes é sempre cheia! Então, é fato que muita gente encara! Mas se não me engano, não existe turma +30 nos 1°s níveis não!
      De toda forma, será uma experiência super válida! Pode ter certeza! :)

      Excluir
  32. Olá Renata, parabéns pelos relatos, muito importante ter pessoas que se sensibilizam e compartilham informações como vc fez com toda dedicação.
    Estou pensando em fazer um intercâmbio em Malta e com seu último comentário fiquei intrigada, também não sei quase nada de inglês e vc comentou que não lembra se existe turma 30+ nos primeiros níveis, é isso mesmo? Tenho 36 anos e se chegar lá fizer o teste de nivelamento e ficar digamos no nível 1, me mandam para as turmas de adolescentes, seria isso? Outra coisa, posso me programar para quaisquer meses em 2018, entre 04 e 12 semanas, quais os meses você recomenda para aproveitar a cidade ao máximo, principalmente as praias? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Realmente, eu não me lembro se existe essa turma de 30+, mas qualquer coisa, você pode mandar um e-mail perguntando. Bom... e não necessariamente você irá pra uma turma só de adolescentes. A turma terá todas as idades misturadas, só isso! A grande maioria das escolas trabalha dessa forma. Eu até conheci uma ucraniana que tinhas uns 40 anos e estava na turma inicial, mas não consegui me comunicar com ela o suficiente pra descobrir se a turma tinha idades misturadas ou não rs.
      Se você quer aproveitar as praias, vá no verão, com certeza! Apesar de ser a época mais cara tb. Todas as escolas e as acomodações cobram uma taxa extra de verão. Mas, sinceramente, eu não consigo enxergar Malta fora do verão. O mar é gelado (em junho era, em julho já estava mais de boa) e fora do verão é impossível aproveitar praia por lá! Julho e agosto são os meses mais cheios por causa das férias na Europa, mas junho e setembro talvez seja uma boa opção.. pegar o verão começando e terminando, respectivamente!

      Excluir
  33. Mas qual é o ingles de Malta?
    Nao gosto do ingles britanico. Estou estudando o ingles americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?
      Bom, o inglês falado em Malta deriva do britânico já que o país foi colônia britânica. Mas, assim como todos os outros países de língua inglesa, desenvolveu seu jeito único de falar.
      Só que no curso existem professores de vários lugares do mundo, então vai depender muito de qual professor pegar. Eu tive aula com um professor americano e uma inglesa, mas conheci também professores malteses, australianos e escoceses. Ou seja, não existe exatamente um padrão...

      Excluir

Comente aqui