8

Intercâmbio: Como escolher a melhor escola... pra você?

Renata Campos | 24.9.14 |
Intercâmbio em Malta


Não sei vocês, mas uma das maiores dificuldades que tive quando decidi fazer um intercâmbio foi escolher a escola de inglês na qual eu estudaria! Procurei muito, li muito a respeito de cada uma, conversei com várias pessoas até optar por aquela que me pareceu ser a melhor escola... pra mim!

Vou contar aqui então como foi esse meu processo de escolha e dar umas dicas pra você tentar encontrar a melhor escola... pra você!


COMO ESCOLHER UMA ESCOLA DE INTERCÂMBIO


PRIMEIROS QUESTIONAMENTOS


Acredito que todo mundo pretende estudar em uma escola boa, certo? Mas antes de mais nada é preciso que você se pergunte o que exatamente uma escola precisa ter pra ser boa? Vou fazer uma listinha aqui pra te fazer pensar. Vamos lá:

  • Você procura uma escola mais séria ou descontraída? 
  • Com um método de ensino mais tradicional ou moderno? 
  • Prefere estudar numa escola pequena ou grande? 
  • Localização, infraestrutura e material didático são importantes ou não? 
  • E o número de alunos por turma? E a idade deles? E a nacionalidade?
  • Você procura atividades extraclasse e extracurriculares?
  • A experiência dos professores experientes conta?
  • E os prêmios e certificações da escola?
Então, assim, se eu procuro uma escola grande, renomada, moderna, bem equipada e com muitas atividades extracurriculares mas você prefere uma escola pequena, mais intimista e tradicional muito provavelmente escolheremos escolas diferentes, certo? E nossas experiências podem ser igualmente maravilhosas... ou não, se a escolha não for bem feita! Percebeu agora que a melhor escola pra mim pode não ser a melhor pra você? Portanto, mais do que encontrar a melhor escola de todas, você precisa encontrar aquela que seja ideal pra você, que atenda às SUAS necessidades.

Tendo essas, e outras tantas, coisas em mente fica mais fácil começar a busca pela escola ideal! Analise os sites, e também as redes sociais, das escolas para saber o que elas oferecem. Procure fotos da escola e a opinião de alunos que já estudaram lá, converse com alguns para saber o que mais gostaram e o que menos gostaram. Filtre tudo! Pese os pós e os contras. Pondere e faça sua escolha conscientemente!

PREÇO

Vocês devem ter sentido falta do item preço, no tópico anterior, né? Foi proposital! Apesar de ser um dos principais fatores, o preço de um intercâmbio não pode nunca ser o único critério de escolha!

Claro que ele é essencial e que influencia, e muito, na sua escolha. Mas lembre-se que fazer um intercâmbio é uma experiência única e não é nada barata. Vários fatores vão influenciar aí a sua experiência e, pode ter certeza, a escola é uma das principais.

Não adianta muito você pegar a escola mais barata e ter uma experiência ruim. Não estou falando que as escolas baratas são ruins, assim como não quer dizer que a escola mais cara seja a melhor! Mas procure saber sobre o que a escola oferece, se realmente ela preenche aos seus requisitos, se ela vai te ajudar a aprender/melhorar seu inglês, se vai te dar suporte e outras coisas mais.


Cuidado com as promoções! Todo mundo adora uma promoção, claaaro! Mas procure se informar direitinho de todos os detalhes. Veja se é mesmo uma promoção real e se não terá que pagar nada a parte quando chegar lá! Também tenha cuidado com a conversa fiada de muitas agências que te forçam a a fechar rápido porque "só tem mais 1 vaga disponível" ou porque "hoje é o última dia da oferta". Isso quase nunca isso é verdade.

Sabe aquele famoso barato que sai caro?! Pois é! Não decida nada de forma precipitada, no calor dar emoções. Pense bem antes, analise os prós e os contras e pesquise muito! E tente achar o melhor custo x benefício pra você, de acordo com o dinheiro que você tem disponível e suas expectativas.

Outra coisa a ser levada em conta é a época do ano. Pode até ser mais barato fazer um intercâmbio no auge do inverno, mas será que você vai mesmo se adaptar ao frio congelante? Lembre-se uma coisa é passar um frio de 10 graus, outra bem diferente, é pegar temperaturas negativas. Será que não é melhor pagar um pouco mais caro e ir em outra época?

Eu fiz meu intercâmbio em Malta, no auge do verão europeu, e tive que pagar uma "taxa de verão "extra! Ficou mais caro, claro! O ideal talvez fosse ir em outra época. Mas eu só tinha a opção de ir no verão ou no inverno! E Malta, definitivamente, não é um lugar pra se visitar no inverno! Teve gente que foi e gostou, ok! Vai de gosto, né? Mas pensa só: se você está indo pra um país que é uma ilha, cercada de belas praias por toooodos os lados, provavelmente é porque você curte muito praia, né? Vai o sentido de você não poder aproveitar as praias? De pegar pegar tempo ruim e chuvas constantes? Será que vale mesmo a pena ir no inverno só pra economizar?

E esteja sempre aberto a novas opções. Que tal pesquisar outras cidades também? Fazer um intercâmbio em Malta ou na Irlanda vai ser bem mais barato do que em Londres ou em Nova York, por exemplo. Outra opção é você ficar menos tempo do que havia planejado inicialmente, ou então esperar mais um tempinho até juntar mais dinheiro.

O importante é pensar bem antes de tomar qualquer decisão!


Intercâmbio em Malta
Qual a melhor escola... pra você? 


É PRECISO CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO?

Você não precisa necessariamente contratar uma agência! Pode muito bem fazer tudo isso sozinho! Há quem se sinta inseguro de fechar tudo por conta própria ou ainda não tem um nível de inglês bom o suficiente pra negociar (em inglês) direto com as escolas. Então, o ideal é mesmo ter uma agência pra te dar todo esse suporte, tanto antes, quanto durante o curso, caso algum problema venha acontecer. Mas saiba que, geralmente, você irá pagar a mais por esse serviço, claro!



Agora, se você já tem um nível de inglês bom, já é "safo"e gosta de fazer as coisas do seu jeito, o ideal é mesmo você fechar tudo por conta própria. Dá mais trabalho, claro! Mas além de economizar uma graninha, você já vai chegar lá muito mais inteirado de tudo. Porque, teoricamente, você pesquisou bastante antes de fechar com alguma escola, certo? 

PESQUISE MUITO

Mas você está mesmo disposto a encontrar uma boa escola e com bom custo x benefício, não tem jeito, você ter que arregaçar as mangas e pesquisar bastante. A chance de encontrar uma escola que te atenda bem é bem maior, assim como a chance de se decepcionar ou se arrepender será muito menor.

Mesmo que você escolha fazer tudo através de uma agência. Não se acomode ou se deixe levar apenas pela opinião do atendente. E aqui vale a dica também para pesquisar não só sobre as escolas, mas também sobre as agências. Afinal de contas, todo o seu intercâmbio está na mão deles. Cuidado com agências picaretas. Cuidado com agências que só querem ganhar em cima de você.

Pesquise as opções de escolas por conta própria antes de bater o martelo. Nem sempre a opção que o atendente te sugere, seja por causa de parcerias, ou porque irá ganhar uma comissão maior, ou porque todo mundo vai pra uma escola X, será a melhor! Como diria sua mãe: você não é todo mundo! 

Pesquise e escolha a escola que tem mais a ver com o que você procura. Faça uma uma listas das escolas e vá anotando as que você não gostou, as que achou apenas OK e as que gostou muito. E aí procure ler mais respeito de cada uma. Pergunte pra quem já estudou nas escolas. Leia blogs de pessoas que fizeram intercâmbio e escreveram sobre suas experiências. 

Eu tenho 2 posts, contando sobre a MINHA experiência de intercâmbio aqui no blog, que são super acessados. Escrevi um sobre a escola que eu estudei quando fiz meu intercâmbio: Como é estudar na EC Malta e outro sobre Intercâmbio depois dos 30.

Entre em grupos de Facebook específicos da cidade onde você irá estudar (sempre rola um "Brasileiros em..." ou "Intercâmbio em...") para saber sobre as escolas e sobre o dia a dia da vida de estudante, etc. A interação com outras pessoas que já passaram ou estão passando por um intercâmbio ou até mesmo que estão planejando fazer um, é super rica em vários sentidos.

Mas, por favor, não chegue já perguntando "Qual a melhor escola de inglês de tal lugar?". Primeiro porque, obviamente isso é algo muito subjetivo. Não existe unanimidade, claro! E não existe apenas uma melhor escola. Senão, todo mundo estudaria lá! Como eu já disse, o que é bom pra mim, pode não ser pra você!


Fica aqui uma dica de boas maneiras pra participar desses grupo.... Aliás, de qualquer grupo no Facebook. Antes de fazer a mesma pergunta que pessoas milhares de vezes, use a caixinha de busca (que fica no canto superior direito, caso você ainda não conheça) para pesquisar o que já foi falado no grupo sobre as escolas - ou sobre qualquer outro assunto. Pode ter certeza que encontrará as respostas pra muitas das suas dúvidas lá.
Intercâmbio Malta
Sempre que entrar em qualquer gripo do Facebook, dê uma procurada pelo assunto antes. Basta escrever o que procura nessa caixinha e clicar na lupinha! Simples assim! 


A MINHA EXPERIÊNCIA 


Quando eu estava pesquisando escolas de inglês em Malta, onde fiz meu 1° intercâmbio (é, porque eu amei tanto que pretendo fazer outro em breve), encontrei uma enorme variedade delas. Me senti muito perdida no começo. Mas pesquisei muito, li muuito a respeito e aos poucos, fui eliminando algumas escolas e selecionando outras.

Acho importantíssimo, você verificar se a escola fazer parte de algum grupo ou organização que a licencie a funcionar na cidade em questão. Parece óbvio, mas não é! No caso de Malta, o primeiro passo é verificar se a escola que você selecionou é membro da FELTOM (The Federation of English Language Teaching Organisations Malta), uma organização que estabelece padrões de qualidade para as escolas de inglês maltesas. No caso de outros países, procure saber se existe alguma organização semelhante. Ou, pelo menos, se a escola possui outras certificações do gênero. 

Intercâmbio em Malta
Escolas de inglês certificadas pela FELTOM

Entrei em vários grupos de intercâmbio em Malta, conversei com várias pessoas, li muitos relatos e fui selecionando e eliminando escolas. Foi no Facebook, que encontrei uma assessoria super legal, a Life in Malta, que foi importantíssima no meu processo de escolha da escola.

Eles são uma agência lá de Malta que tem parcerias com várias escolas e que possuem, inclusive, acomodação própria também. E o melhor, eles não cobram comissão para consultoria nem taxa extra ou coisa do gênero! Pelo menos, comigo foi assim! 

Meu contato inicial com eles, foi ótimo! Eles me fizeram algumas perguntas sobre o tipo de escola que eu queria e me apresentaram algumas opções inciais. O que achei bacana é que me passaram detalhes sobre cada uma das escolas, como: os programas de cada uma, as atividades extras, o que oferecem aos alunos e até mesmo a porcentagem de brasileiros estudando em cada uma delas. Sem falar que foram sempre super solícitos e responderam prontamente a todas as minhas dúvidas, me passaram o feedback de alunos com as críticas e elogios às escolas que estudaram. Cheguei até a conversar por skype com eles. Ah e tudo isso em português! Ótimo, né? 

Por tudo isso, resolvi fechar meu curso de inglês diretamente com a Life Malta. Além da segurança e de toda ajuda que me deram, ainda me ofereceram taxa de matrícula grátis e 10% de desconto! Sim, por incrível que pareça saiu mais barato fechar o curso com eles do que diretamente com a escola em questão. Outra vantagem é que eles têm uma conta bancária no Brasil. Assim, dá pra fazer uma transferência simples ou um depósito sem ter que pagar taxas de transação internacional ou de cartão de crédito. Show de bola!!

Assim, depois de muito pesquisar, analisar, pesar prós e contras, conversar com pessoas, pensar e repensar, a escola que escolhei foi a EC.

PORQUE ESTUDAR NA EC?

Bom, pra começar, todos que conversei foram unânimes em afirmar que ela é uma das melhores escolas de Malta! Eu só ouvi/li elogios à escola. Desde o início gostei também de tudo o que a escola oferecia dentro e fora da sala de aula.

O grande problema, pra mim, era o preço! EC é uma das escolas mais caras de Malta! Eu tinha até cortado ela no início, mas acabei reconsiderando. Pensei muito e fiz muitas contas mas decidi que o investimento valeria a pena! E achei que foi um excelente custo x beneficio! Indico a escola de olhos fechados. E quando eu fizer um novo intercâmbio, com certeza a escola será uma das minhas primeiras opções. 

Intercâmbio em Malta
EC Malta

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Enfim, encontrar a escola de inglês ideal é algo complicado e trabalhoso mas que merece toda a atenção. Afinal de contas, uma escolha errada irá influenciar, e muito, no sucesso ou fracasso do seu intercâmbio. E não falo "apenas" pelo aprendizado do inglês em si não, mas também num contexto geral e mais amplo que inclui a experiência fora de sala de aula também! Portanto, procure com carinho por aquela que será uma das principais responsáveis pelas suas boas (ou não tão boas assim) recordações de intercâmbio!

Boa sorte!


Saiba mais sobre Malta

--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

8 comentários :

  1. Anônimo27.1.15

    Olá Renata,
    Estou amando seu blog, acabo lendo e relendo todos os dias.
    Bom, pretendo fazer um intercâmbio em Malta em Julho e não achei no blog nada sobre como escolher moradia etc. Gostaria de saber se já escreveu sobre isso, pq nesse texto sobre "como escolher a melhor escola" li que falou que ia escrever sobre como achar a moradia em um próximo post, porém ainda não achei.

    Obrigada por todas as Informações!!
    Andiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andiara, tudo bem?
      Que ótimo que está gostando, fico feliz!!
      Realmente eu estou devendo muitos posts sobre Malta ainda e o da hospedagem já está no rascunho até.
      Bom, mas resumindo, eu fiquei num hostel 15 dias e depois aluguei um quarto pelo AirBnb, conhece? www.airbnb.com.br
      Fiquei mais em conta do que se eu tivesse fechado um apartamento ou um quarto pela escola!
      Boa sorte! E aproveite muuuuuuuito Malta!!

      Excluir
  2. Anônimo25.11.15

    Oi Renata
    Definitivamente, teu blog foi fundamental na minha escolha por Malta. Tudo muito esclarecedor e convidativo!
    Tenho algumas dúvidas ainda, se você puder ajudar, agradeço!
    - Qual cia aérea ou site você utilizou para comprar a passagem aérea? Tem alguma dica para comprar promocional?
    - Como você morou longe da escola, utilizando ônibus todos os dias, o valor não se equilibrou?
    - Quais cidades você indica, que se possa ir a pé, próximas a St. Julians?
    - Quais cias ou sites você utilizou no momento de viajar para a Espanha? É tranquilo conhecer outros lugares da Europa vivendo em Malta?

    Obrigado, Andressa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, tudo bem?
      Que ótimo! Muito obrigada!
      Vamos lá:
      - Eu fui de Alitalia pq foi o preço mais em conta que encontrei! Mas procurei em todas! Costumo usar o kayak e o google fligths pra pesquisar passagem.
      - Preço se equilibrando com o que? Residência estudantil? Se for, nem se compara!! Morei "longe" apenas metade do tempo. Mas independente disso, a passagem custa só 1,50 e vale pro dia todo (também existem passes semanais mais baratos). Então acabava que eu ia ter que comprar passagem mesmo pra fazer alguma outra coisa durante a tarde e a noite, aí ela acabava saindo "de graça". Pois mesmo quando eu me mudei pra perto da escola e ia a pé pra aula, eu tinha que pegar bus pra conhecer outros lugares.
      - Lá você consegue fazer muita coisa a pé pois as cidades são como bairros. É tudo muito perto. Mas o ônibus roda tudo também! Então é tranquilo! Agora, próximo a St Julians, que tenha algo interessante e que dê pra ir a pé, acho que só mesmo Sliema (a cidade "longe" onde fiquei hospedada no começo da viagem).
      - Sinceramente já não lembro mais em qual cia aérea comprei a passagem pra Barcelona, já voei em tantas.. rs. Mas sempre pesquiso nos sites que citei acima! Fui pra Barcelona no final da viagem e fiquei uma semana lá. Agora, pra fazer bate e volte de fim de semana, EU particularmente não acho que valha a pena não! 2 dias é muito pouco tempo pra você "conhecer" qualquer lugar que seja. Talvez valha a pena ir pra Sicília que é bem ali do lado, mas é só! Não sei quando tempo você vai ficar, mas tem muito o que você conhecer por lá! Eu fiquei um mês e fui embora sem conhecer várias coisas!
      Boa viagem!

      Excluir
  3. Ola,parabéns pelo post.

    Estou querendo fazer um intercambio de ferias 04 semanas, devo levar necessariamente EURO?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Obrigada!
      Se você for pra Malta, com certeza você terá que levar euros, já que é essa a moeda do país!
      Você tinha pensado em levar outra moeda? Qual?

      Excluir
  4. Seiq ue é uma pergunta relativa, mas estou querendo ir passar 4 semanas em Malta e estou pesquisando sobre quanto eu preciso levar para passar um mês levando em consideração que quero conhecer os lugares, porem não quero ostentar muito rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dávilla, tudo bem?
      Realmente é algo bem relativo! Eu levei mil euros e foi de boa! Alguns amigos levaram o dobro e gastaram tudo, e teve gente que ainda precisou de mais! Assim, como outros gastaram bem menos de mil. Vai muito do tipo de lugar que vc come, se sai à noite, se bebe, se faz muitas compras, passeios com agências ou por conta própria... é bem relativo mesmo!

      Excluir

Comente aqui