8

Intercâmbio: Como escolher a melhor escola... pra você?

Renata Campos | 24.9.14 |
Intercâmbio em Malta


Não sei vocês, mas uma das maiores dificuldades que tive quando decidi fazer um intercâmbio foi escolher a escola de inglês na qual eu estudaria! Procurei muito, li muito a respeito de cada uma, conversei com várias pessoas até optar por aquela que me pareceu ser a melhor escola... pra mim!

Vou contar aqui então como foi esse meu processo de escolha e dar umas dicas pra você tentar encontrar a melhor escola... pra você!

Acredito que todo mundo pretende estudar na melhor escola - ou, pelo menos, numa muito boa - né? O problema é que geralmente elas são as mais caras e nem sempre cabem no bolso de todos. Em contrapartida, escolher a mais barata geralmente também não é uma boa opção, uma vez que o ensino pode ficar comprometido. É o tal do barato que sai caro!

Achar o melhor custo x benefício nem sempre é uma tarefa fácil, até porque envolve uma série de fatores que, logicamente, variam de pessoa pra pessoa! Por isso, é bom ter em mente o que você procura numa escola para (tentar) escolher uma. E quando eu digo a melhor, não estou falando necessariamente da mais top de todas, mas sim daquela que seja melhor pra VOCÊ!!

Você procura uma escola mais séria ou descontraída? Com um método de ensino mais tradicional ou moderno? Prefere estudar numa escola pequena ou grande? Localização, infraestrutura e material didático são importantes ou não? E o número de alunos por turma? E a idade deles? E a nacionalidade? Professores experientes, prêmios e certificações fazem diferença pra você? E atividades extraclasse e extracurriculares?

Se eu procuro uma escola grande, renomada, moderna, bem equipada e com muitas atividades extracurriculares mas você prefere uma escola pequena, mais intimista e tradicional muito provavelmente escolheremos escolas diferentes, certo? E nossas experiências podem ser igualmente maravilhosas... ou não, se a escolha não for bem feita! Percebeu agora que a melhor escola pra mim pode não ser a melhor pra você? Portanto, mais do que encontrar a melhor escola de todas, você precisa encontrar aquela que seja ideal pra você, que atenda às suas necessidades. 

Intercâmbio em Malta
Qual a melhor escola... pra você? 

Tendo essas, e outras tantas, coisas em mente fica mais fácil começar a busca pela escola ideal! Analise os sites, e também as redes sociais, das escolas para saber o que elas oferecem. Procure fotos da escola e a opinião de alunos que já estudaram lá, converse com alguns para saber o que mais gostaram e o que menos gostaram. Filtre tudo! Pese os pós e os contras. Pondere e escolha!

Você pode muito bem fazer tudo isso sozinho! Há quem se sinta inseguro e prefira usar os serviços de uma agência! Ok, mas saiba que você irá pagar a mais por esse serviço, claro! Lógico que é mais cômodo também, né? Já que a agência irá te dar as opções de escola já mastigadinhas. Mas saiba que nem sempre a agência irá te oferecer todas as escolas disponíveis pois possuem parceria apenas com algumas. Por isso, não custa nada dar uma pesquisada nas escolas também, né? Independente se através de uma agência ou por conta própria, o importante é que você encontre uma escola que te atenda!

Quando eu estava pesquisando escolas de inglês em Malta, onde fiz meu intercâmbio, encontrei uma enorme variedade delas. Me senti muito perdida no começo mas, aos poucos, fui eliminando algumas e selecionando outras.

No caso de Malta, o primeiro passo é verificar se a escola que você selecionou é membro da FELTOM (The Federation of English Language Teaching Organisations Malta), uma organização que estabelece padrões de qualidade para as escolas de inglês maltesas. No caso de outros países, procure saber se existe alguma organização semelhante. Ou, pelo menos, se a escola possui outras certificações do gênero. 

Intercâmbio em Malta
Escolas de inglês certificadas pela FELTOM

Feito isso, é hora de selecionar outros critérios. O meu primeiro critério de seleção foi o preço! Cortei as mais baratas e as mais caras! Encontrei escolas que custava até um terço ou metade de outras e desconfiei! Vai saber porque eram assim tão baratas, né? Provavelmente elas não têm a mesma qualidade das outras, não sei! E, de cara, cortei também as mais caras! Mas acabei voltando atrás e escolhendo, juntamente uma dessas mais caras. 

Já meu segundo e principal critério de seleção foi a opinião de outros alunos. Entrei em alguns grupos no Facebook sobre Malta e achei muita informação útil neles - veja alguns aqui. (Existem grupos desse tipo a respeito de vários países). A interação com outras pessoas que já tinha estudado em Malta ou estavam lá ou até mesmo que estavam planejando ir pra lá, como eu, foi essencial para que eu cortasse algumas escolas e selecionasse outras.

Acho que vale muito a pena participar de alguns desses grupos pra colher informações. Mas, por favor, não chegue já perguntando "Qual a melhor escola de inglês de Malta?". Primeiro porque, obviamente você não vai encontrar a resposta. Não existe unanimidade sobre a melhor escola, claro! Senão, todo mundo estudaria lá! E segundo, porque as pessoas podem (e devem, em muitos casos) simplesmente ignorar sua pergunta. Procure fazer perguntas menos vagas, mais objetivas e específicas. Assim, a chance de conseguir respostas é muito maior. 

Mas antes de perguntar a mesma coisa que outras pelas pessoas pela enésima vez, use a caixinha de busca (que fica no canto superior direito, caso você ainda não conheça) para pesquisar o que já foi falado no grupo sobre as escolas - ou sobre qualquer outro assunto. Pode ter certeza que encontrará as respostas pra muitas das suas dúvidas lá.

Intercâmbio Malta
Sempre que entrar em qualquer gripo do Facebook, dê uma procurada pelo assunto antes. Basta escrever o que procura nessa caixinha e clicar na lupinha! Simples assim! 

Só tenha cuidado pois existem algumas pessoas nesses grupos que são funcionários de algumas escolas ou ainda que recebem uma grana pra cada aluno que levarem pra escola (até me oferecerem esse "trabalho" recentemente). Essas pessoas falarão maravilhas da(s) escola(s) em questão! Mas é um discurso bem forçado, dá pra sacar! Acho que não preciso falar que cortei todas as escolas que fazem esse tipo de coisa pra enganar atrair aluno, né?

Mas nesses grupos também existe muita gente disposta a ajudar, além de muitas empresas sérias, inclusive. A Life in Malta é uma delas e foi importantíssima no meu processo de escolha. Eles são uma agência lá de Malta mesmo que tem parcerias com várias escolas e que possuem, inclusive, acomodação própria. Não sei exatamente como eles funcionam porque eles não cobram comissão para consultoria nem taxa extra ou coisa do gênero! Pelo menos, comigo foi assim! E que fique claro que estou sim fazendo propaganda espontânea e gratuita simplesmente porque eu gostei muito do serviço deles. Não ganhei, nem estou ganhando nada com isso! (E se tivesse, não teria problema nenhum em falar também, claro!).

Bom, mas entrei em contato com a Life in Malta que me fez algumas perguntas sobre o tipo de escola que eu queria e me apresentou algumas opções. O que achei bacana é que me passaram detalhes sobre as escolas como os programas de cada uma, as atividades extras, o que oferecem aos alunos e até mesmo a porcentagem de brasileiros estudando em cada uma delas. Sem falar que foram sempre super solícitos e responderam prontamente a todas as minhas dúvidas, me passaram o feedback de alunos com as críticas e elogios às escolas que estudaram. Cheguei até a conversar por skype com eles. Ah e tudo isso em português!

Por tudo isso, resolvi fechar meu curso de inglês com a Life Malta. Além da segurança e de toda ajuda que me deram, ainda me ofereceram taxa de matrícula grátis e 10% de desconto! Sim, por incrível que pareça saiu mais barato fechar o curso com eles do que diretamente com a escola em questão. Outra vantagem é que eles têm uma conta bancária no Brasil. Assim, dá pra fazer uma transferência simples ou um depósito sem ter que pagar taxas de transação internacional! Show de Bola!!

Assim, depois de muito pesquisar, analisar, pesar prós e contras, conversar com pessoas, pensar e repensar, a escola escolhida por mim foi a EC.

E por quê a EC
Bom, pra começar, todos que conversei foram unânimes em afirmar que ela é uma das melhores escolas de Malta! Eu só ouvi/li elogios a ela. Desde o início gostei também de tudo o que a escola oferecia dentro e fora da sala de aula. O grande problema era o preço! EC é uma das escolas mais caras de Malta! Eu tinha até cortado ela no início, mas acabei reconsiderando. Pensei muito e fiz muitas contas mas decidi que o investimento valeria a pena!

Intercâmbio em Malta
EC Malta

Entre tantas coisas que a EC prometia, uma delas chamou muito minha atenção e foi crucial para a minha escolha: a divisão das turmas por idade! Estudar numa turma só com alunos acima de 30 anos fez toda a diferença e foi o maior diferecial do meu intercâmbio, como já contei aqui Intercâmbio depois dos 30?.

Já com relação à hospedagem, não fechei nem com a EC e nem com a Life in Malta (que tem até hospedagm própria, inclusive). Os preços estavam exorbitantes, chegavam a sair pelo mesmo preço do curso ou até mais caro! Se fosse em quarto individual então... No verão a coisa complica ainda mais já todos os lugares cobram a bendita summer fee, uma taxa extra de hospedagem cobrada apenas no verão. Assim, preferi fechar tudo por fora e por conta própria, como eu contei nesse post: Onde se hospedar em Malta.


Enfim, encontrar a escola de inglês ideal é algo complicado e trabalhoso mas que merece toda a atenção. Afinal de contas, uma escolha errada irá influenciar, e muito, no sucesso ou fracasso do seu intercâmbio. E não falo "apenas" pelo aprendizado do inglês em si não, mas principalmente num contexto geral e mais amplo que inclui a experiência fora de sala de aula também! Portanto, procure com carinho por aquela que será uma das principais responsáveis pelas suas boas (ou não tão boas assim) recordações.

Saiba mais sobre Malta

--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

8 comentários :

  1. Anônimo27.1.15

    Olá Renata,
    Estou amando seu blog, acabo lendo e relendo todos os dias.
    Bom, pretendo fazer um intercâmbio em Malta em Julho e não achei no blog nada sobre como escolher moradia etc. Gostaria de saber se já escreveu sobre isso, pq nesse texto sobre "como escolher a melhor escola" li que falou que ia escrever sobre como achar a moradia em um próximo post, porém ainda não achei.

    Obrigada por todas as Informações!!
    Andiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andiara, tudo bem?
      Que ótimo que está gostando, fico feliz!!
      Realmente eu estou devendo muitos posts sobre Malta ainda e o da hospedagem já está no rascunho até.
      Bom, mas resumindo, eu fiquei num hostel 15 dias e depois aluguei um quarto pelo AirBnb, conhece? www.airbnb.com.br
      Fiquei mais em conta do que se eu tivesse fechado um apartamento ou um quarto pela escola!
      Boa sorte! E aproveite muuuuuuuito Malta!!

      Excluir
  2. Anônimo25.11.15

    Oi Renata
    Definitivamente, teu blog foi fundamental na minha escolha por Malta. Tudo muito esclarecedor e convidativo!
    Tenho algumas dúvidas ainda, se você puder ajudar, agradeço!
    - Qual cia aérea ou site você utilizou para comprar a passagem aérea? Tem alguma dica para comprar promocional?
    - Como você morou longe da escola, utilizando ônibus todos os dias, o valor não se equilibrou?
    - Quais cidades você indica, que se possa ir a pé, próximas a St. Julians?
    - Quais cias ou sites você utilizou no momento de viajar para a Espanha? É tranquilo conhecer outros lugares da Europa vivendo em Malta?

    Obrigado, Andressa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, tudo bem?
      Que ótimo! Muito obrigada!
      Vamos lá:
      - Eu fui de Alitalia pq foi o preço mais em conta que encontrei! Mas procurei em todas! Costumo usar o kayak e o google fligths pra pesquisar passagem.
      - Preço se equilibrando com o que? Residência estudantil? Se for, nem se compara!! Morei "longe" apenas metade do tempo. Mas independente disso, a passagem custa só 1,50 e vale pro dia todo (também existem passes semanais mais baratos). Então acabava que eu ia ter que comprar passagem mesmo pra fazer alguma outra coisa durante a tarde e a noite, aí ela acabava saindo "de graça". Pois mesmo quando eu me mudei pra perto da escola e ia a pé pra aula, eu tinha que pegar bus pra conhecer outros lugares.
      - Lá você consegue fazer muita coisa a pé pois as cidades são como bairros. É tudo muito perto. Mas o ônibus roda tudo também! Então é tranquilo! Agora, próximo a St Julians, que tenha algo interessante e que dê pra ir a pé, acho que só mesmo Sliema (a cidade "longe" onde fiquei hospedada no começo da viagem).
      - Sinceramente já não lembro mais em qual cia aérea comprei a passagem pra Barcelona, já voei em tantas.. rs. Mas sempre pesquiso nos sites que citei acima! Fui pra Barcelona no final da viagem e fiquei uma semana lá. Agora, pra fazer bate e volte de fim de semana, EU particularmente não acho que valha a pena não! 2 dias é muito pouco tempo pra você "conhecer" qualquer lugar que seja. Talvez valha a pena ir pra Sicília que é bem ali do lado, mas é só! Não sei quando tempo você vai ficar, mas tem muito o que você conhecer por lá! Eu fiquei um mês e fui embora sem conhecer várias coisas!
      Boa viagem!

      Excluir
  3. Ola,parabéns pelo post.

    Estou querendo fazer um intercambio de ferias 04 semanas, devo levar necessariamente EURO?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Obrigada!
      Se você for pra Malta, com certeza você terá que levar euros, já que é essa a moeda do país!
      Você tinha pensado em levar outra moeda? Qual?

      Excluir
  4. Seiq ue é uma pergunta relativa, mas estou querendo ir passar 4 semanas em Malta e estou pesquisando sobre quanto eu preciso levar para passar um mês levando em consideração que quero conhecer os lugares, porem não quero ostentar muito rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dávilla, tudo bem?
      Realmente é algo bem relativo! Eu levei mil euros e foi de boa! Alguns amigos levaram o dobro e gastaram tudo, e teve gente que ainda precisou de mais! Assim, como outros gastaram bem menos de mil. Vai muito do tipo de lugar que vc come, se sai à noite, se bebe, se faz muitas compras, passeios com agências ou por conta própria... é bem relativo mesmo!

      Excluir

Comente aqui